Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationInteligência de MercadoConsumo na América Latina cresce pelo décimo trimestre seguido

Consumo na América Latina cresce pelo décimo trimestre seguido

  • Written by:

Estudo da Worldpanel by Numerator mostra que desempenho é puxado por marcas próprias e foco em custo-benefício

A América Latina registrou, no primeiro trimestre de 2025, o décimo trimestre consecutivo de crescimento no setor de bens de consumo massivo, consolidando a maior sequência positiva da série histórica. De acordo com o estudo Consumer Insights 2025, produzido pela Worldpanel by Numerator, o desempenho médio foi de 1,7% na região, impulsionado por uma combinação de diversificação de canais e priorização dos gastos por parte dos consumidores.

O norte da América Latina segue liderando o avanço do consumo, sendo que as marcas próprias tiveram papel central nesse desempenho, com crescimento expressivo em volume – 5,7% na América Central, 5,2% na Colômbia, 2,3% no Equador e 2,2% no México.

Já a alta de preços no setor – que acumula 15% no primeiro trimestre de 2025 – levou os latino-americanos a reorganizar os hábitos de consumo. O número médio de canais usados aumentou de 8,9 para 9,5, enquanto as compras se tornaram mais planejadas e menos frequentes. A busca por melhor custo-benefício também impulsionou o crescimento das marcas próprias (13% em unidades) e dos canais modernos (+3%).

Essas mudanças ocorrem mesmo com o aumento de lares classificados como Comfortable, que têm maior capacidade de consumo. A proporção desses domicílios subiu de 23% em 2024 para 26% em 2025, com destaque para Argentina (de 15% para 25%), México (de 25% para 32%) e Peru (de 18% para 24%).

As categorias de Bebidas e Cuidados Pessoais também se destacam no início de 2025: a primeira impulsionada pelo crescimento na penetração de produtos como chás prontos para beber (+4,1 pontos de penetação), e águas (+5,4 pontos). Já a segunda, pelo aumento de frequência de compra de produtos como hidratantes (+5,1%) e skincare (+5,9%). No total, 87% das categorias registraram ganho de penetração, 15% apresentaram aumento de frequência e 28% cresceram simultaneamente nas faixas de marcas próprias e premium.

O relatório trimestral Consumer Insights acompanha de forma contínua o comportamento de consumo dos latino-americanos, com foco em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. A edição referente ao primeiro trimestre de 2025 contempla 14.220 entrevistas em nove mercados: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Comments are closed.

Parceiros 2025