As principais tendências mundiais do setor de shopping centers
A Delegação Abrasce esteve presente na RECon 2017, maior feira do setor e conferiu de perto as mudanças dos empreendimentos norte-americanos
São Paulo, 25 de maio de 2017 – Pelo sétimo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) organizou uma delegação com executivos e acompanhou mais uma edição da RECon, maior feira do setor nos Estados Unidos. A comitiva passou pela Filadélfia, realizando visitas técnicas em empreendimentos que são referências de modernidade, e por Las Vegas, onde aconteceu a Real Estate Convention – Recon 2017.
A Delegação Abrasce esteve presente nos shoppings Cherry Hill Mall, um dos primeiros inaugurados nos Estados Unidos, que permanece atual e conservado; Philadelphia Mills, empreendimento híbrido, que mistura Outlet e shopping tradicional; WillowGrove Park, empreendimento que era um parque de diversões e ainda mantém algumas características originais de sua construção de 1982; e o King of Prussia, maior shopping da costa leste americana, com mais de 400 lojas e que acabou de passar por uma expansão impressionante.
“Foi enriquecedor conferir de perto como é a gestão desses grandes shoppings, conversar com seus diretores e trocar ideias com os tomadores de decisão. Alguns deles, antecipando tendências de comportamento, realizaram mudanças na operação, que valorizaram a experiência do consumidor e expandiu a barreira da loja física”, comenta Adriana Colloca, diretora de operações da Abrasce.
O grupo também marcou presença nos paineis da RECon, conheceu a feira que recebe mais de 35 mil visitantes e recebeu executivos de grupos americanos para conversas exclusivas. “Foi possível sentir a grande transformação que o setor vem passando. Com a decadência do modelo das lojas âncoras e avanço do e-commerce, os empreendimentos realmente se preocupam em mudar a percepção do frequentador, de que o shopping não é apenas um local de compras, ele já se tornou um grande centro de convivência e conveniência.
A intenção é desenvolver o conceito de hospitalidade nos empreendimentos, para que o consumidor sinta-se totalmente acolhido, com espaços abertos, de lazer, confraternização, culturais e sociais, sempre aliando novas tecnologias”, ressalta a executiva.
De todas as tendências apresentadas durante o evento, a diretora de operações da Abrasce lista as principais:
1) Geofencing
Técnicas de pesquisas cada vez mais modernas, como o geofencing, podem identificar e analisar o perfil do frequentador. “Através de um aplicativo, que rastreia os movimentos do consumidor por GPS, é possível coletar dados importantes para comparar os diferentes comportamentos em cada área do empreendimento. Dessa forma, o mix de lojas vai sendo adaptado e atende melhor ainda às necessidades dos clientes”, explica Adriana.
2) Food is the new fashion
Com a decadência das lojas âncora, a solução foi proporcionar ao consumidor melhores e mais confortáveis opções de alimentação. Sair para comer se tornou uma experiência ainda mais sofisticada nas praças de alimentação. Os fast foods e restaurantes tradicionais deram espaço para os chamados “food halls”, que são áreas mais bonitas de alimentação, com cafés e docerias. “As pessoas estão buscando locais de gastronomia diferente e que se sintam bem. Além disso, há nos Estados Unidos, uma onda de conscientização e preocupação com alimentação saudável e com a saúde”, destaca.
3) Buy Online and Pick Up in Store
O e-commerce está crescendo no mundo inteiro, mas os frequentadores de shopping centers ainda preferem realizar suas compras pessoalmente, ou apenas finalizá-las na loja. “O sistema BOPIS (buy online and pick up in store) está se tornando muito popular nos Estados Unidos. Segundo o presidente da International Council of Shopping Centers, cerca de 90% das vendas no varejo americano foram realizadas em lojas físicas no ano passado”, finaliza Adriana Colloca.
Sobre a Abrasce
Fundada há 40 anos, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) atua para fortalecer o desenvolvimento do setor, defender os interesses de seus associados e colaborar para a disseminação de dados e levantamentos de mercado. Com mais de 300 associados, a entidade promove encontros, eventos e cursos para garantir a qualidade nos serviços prestados pelos empreendimentos e discutir tendências do setor.
Fonte: Abrasce
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