Condor, fabricante de utensílios de limpeza e higiene, eleva share of mind no varejo
Marca ganhou maior reconhecimento dos varejistas brasileiros em quatro categorias de produtos, segundo pesquisa de SA Varejo. Alexandre Wiggers, diretor-presidente, detalha o trabalho realizado
Em 2017, a Condor, fabricante de uma vasta linha de assessórios para limpeza, higiene e beleza, iniciou um trabalho envolvendo modernização da logomarca e renovação de embalagens. A empresa buscou ainda estar mais próxima do varejo, inclusive ampliando investimentos em materiais de ponto de venda. E os resultados apareceram. A fabricante obteve crescimento na lembrança dos varejistas em quatro categorias de produtos na edição mais recente da Pesquisa de Preferência de Marcas, realizada por SA Varejo com 3.118 varejistas do setor de supermercados em todo o Brasil.
Os resultados refletem o desempenho em 2018, um ano bastante desafiador, em que 41% das marcas classificadas no estudo amargaram queda em relação ao levantamento anterior. Um dos exemplos do crescimento da Condor vem da categoria de escovas para lavar, na qual a marca elevou seu share of mind em 7,22 pontos percentuais (pp), um dos crescimentos mais expressivos de toda a pesquisa. Alexandre Wiggers, diretor-presidente da Condor, lembra que um dos trabalhos realizados especificamente para essa linha de produtos foi a definição de um design moderno que, além de chamar a atenção dos consumidores no ponto de venda, conta com um padrão visual no intuito reforça a identidade da marca.
Na pesquisa realizada por SA Varejo, na qual varejistas de todas as regiões do país respondem quais marcas consideram as mais vendidas em cada categoria de produto, Condor também cresceu 2,16 pp em esfregão/MOP; 1,16 pp em vassoura e 0,96 pp na categoria de esponja sintética. Além dos investimentos frequentes em lançamentos em todos os segmentos em que atua, incluindo higiene bucal, decisões comerciais contribuíram para o avanço. “Estruturamos melhor nossa distribuição em SP, uma região importante em que nosso share é menor do que em outras áreas”, exemplifica Wiggers, lembrando que os produtos da marca chegaram às gôndolas de novos clientes, como as redes Coop e Nagumo.
Com distribuição nacional, a empresa também reforçou o trabalho junto a distribuidores, responsáveis por atender pequenos e médios varejistas, além de ter voltado a participar de eventos importantes do setor, dentre os quais a feira da Apas. Com essa diversidade de ações, a Condor elevou em 5% suas vendas em 2018, superando as dificuldades de um cenário econômico ainda estagnado e os impactos da greve dos caminhoneiros, que atingiu toda a cadeia de distribuição.
Estrutura mais dinâmica
Segundo o diretor-presidente da Condor, o cenário dos primeiros meses de 2019 é de aquecimento nos vendas, com avanço de “um dígito alto” em comparação com o mesmo período do ano passado. Recentemente, a empresa definiu uma alteração importante em sua estrutura, que tende a melhorar o atendimento comercial e resultar em negociações cada vez mais vantajosas para indústria e varejo: os setores de marketing e vendas foram divididos em duas diretorias. “Queremos nossa diretoria de vendas totalmente focada, com 100% de dedicação na busca por melhores negociações comerciais”, destaca Alexandre Wiggers. Já a área de marketing se dedicará a criar produtos e campanhas direcionados aos anseios do público. Uma dessas ações deve acontecer nos próximos meses, em comemoração aos 90 anos de fundação da Condor, completados neste ano.
Fonte: savarejo 09.05.2019
Comments are closed.