Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & NegóciosProdutos de limpeza seguros para pets

Produtos de limpeza seguros para pets

  • Written by:

Já se foi o tempo em o cheirinho de xixi sentido de longe logo identificava que naquela residência também morava um bichinho de estimação. Casa com pet tem que ser limpa e ponto.

Hoje, as prateleiras de supermercados, petshops e muitos outros estabelecimentos têm produtos para todos os bolsos e gostos, mas como decidir pelo melhor e mais indicado?

“É de grande valia buscar por produtos pet que sejam específicos para limpar a casa onde vivam animais de companhia. Geralmente são eliminadores de odores e desinfetantes próprios para uso em ambientes que contenham animais”, diz Bruno Sattelmayer, veterinário da Cobasi.

Um total de 200 produtos diferentes destinados à limpeza da casa estão disponíveis nas prateleiras da Cobasi.

Neste ano, as vendas cresceram 240% no comparativo ao ano passado, o que se deve, ao ano de pandemia em que as pessoas prestaram mais atenção aos cuidados com limpeza e higiene”.

Também é importante observar sempre se o cheiro do produto não é muito agressivo porque o olfato dos pets é muito mais aguçado que o dos humanos, podendo irritar as narinas dos bichinhos.

Efeitos da alergia

Casos de alergias em virtude do contato com produtos de limpeza são muito comuns, de acordo com Sattelmayer, e podem ser identificados com sintomas de vermelhidão, coceira, perda de pelos, irritação da pele ou qualquer tipo de intoxicação. Na manifestação destes sinais, deve-se buscar ajuda de um veterinário.

Se a opção for pela compra de produtos de limpeza que não são específicos para pets, o rótulo é o maior aliado para garantir a saúde do seu melhor amigo, segundo o veterinário:

” É importante ler todo o rótulo e verificar se existe uma contraindicação explícita. Ainda no rótulo, será possível buscar a composição do produto, geralmente são compostos químicos, que sempre devemos ter precauções”.

“Caso haja mais dúvida, é possível ligar no SAC do fabricante e se aprofundar”, complementa Sattelmayer.

Produtos proibidos

Mas, quais produtos proibidos são estes? A veterinária Carla Alice Berl, fundadora da Rede PetCare, explica que cloro, creolina e água sanitária não deveriam ser utilizados por tutores de cães e gatos na limpeza da casa. “Além de causar problemas respiratórios e metabólicos, ao entrar em contato com a pele dos pets, podem provocar queimaduras.”

Na opinião de Carla, uma boa alternativa é utilizar água, sabão ou qualquer detergente porque, além de limpar, eliminam vírus, bactérias e desengorduram.

O único cuidado deve ser com a remoção dos resíduos, já que os animais, principalmente os gatos, ficam em contato com o solo e têm o hábito de se limpar. Por isso acabam ingerindo o produto que foi utilizado na limpeza mas não removido completamente.

“Por eles estarem em contato direto com o chão, seja com a pele, pelos e os coxins (almofadinhas), independentemente do produto escolhido, ao passar no chão nunca deixe seu pet ter contato direto”.

“Sempre espere secar para evitar qualquer tipo de problema. Nunca o deixe lamber, inalar por muito tempo ou ingerir qualquer produto de limpeza. Verifique o modo de usar, respeitando exatamente o que manda o fabricante”, recomenda o veterinário.

Recomendações da Anvisa

Para quem tem o hábito de comprar produtos de limpeza sem rótulo, a Anvisa alerta que existe uma lei que cuida dos produtos sob vigilância sanitária e uma resolução que estabelece regras para saneantes com ação antimicrobiana.

De acordo com o órgão, as formas de uso dos produtos, cuidados e precauções estão definidas neste regulamento, mas quando a empresa pretende mencionar que o produto também serve para residências com pets, o rótulo deve orientar os cuidados com o bicho de estimação sempre que a composição apresente potencial de causar alergias, irritações ou outros problemas para os animais, por isso é tão importante consumir produtos com rótulos.

A Anvisa não recomenda a utilização de produtos saneantes sem o devido registro, já que podem colocar em risco a saúde dos humanos e dos pets.

“Como não se sabe quais os componentes da formulação, suas quantidades e origem, bem como não se avaliou a eficácia, as pessoas podem expor sua saúde a um risco desnecessário. Todo produto regular foi testado, identifica as substâncias que compõem a formulação e apresenta orientações sobre para que serve, a forma correta de uso, os cuidados e medidas de segurança que devem ser adotados”, informou.

 

 

 

 

Fonte: Uol 22.01.2021

Comments are closed.

Parceiros 2024