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Cuidados com as roupas: Brasil crescerá acima da média global

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Entre os cinco maiores consumidores do mundo, país deverá registrar aumento de mais de 23% até 2025

Por Estela Mendonça

Com vendas que totalizaram US$ 2,997 bilhões em 2020, o Brasil ocupou a quinta posição no ranking global – liderado pelos Estados Unidos –  de produtos de cuidados com as roupas, que incluem detergentes lava-roupas, amaciantes e auxiliares de lavanderia, segundo a Euromonitor International. O resultado representa um crescimento de 15,8% em relação a 2015.

Na previsão da Euromonitor, embora permanecendo na mesma posição de consumo, o Brasil deverá registrar o maior crescimento em vendas nos próximos anos entre os cinco maiores mercados. As vendas deverão atingir US$ 3,705 bilhões em 2025, representando uma elevação de 23,6% em comparação a 2021, com crescimento anual de 4,3%. Enquanto isso, Estados Unidos e China crescerão 16,3% e 17%, respectivamente.

A Procter & Gamble, que detém 26,3% de participação no mercado global, nem aparece entre os três primeiros colocados no ranking brasileiro, que é liderado pela Unilever, com 42,7%, seguida por duas companhias nacionais, Química Amparo (Ypê) e Gtex.

Mudança de hábitos

Os cuidados com as roupas vêm ganhando importância para os consumidores brasileiros e se sofisticando, o que pode justificar o crescimento esperado para os próximos anos. Pesquisa da Mintel realizada no ano passado no Brasil mostrou que 49% dos brasileiros lavavam as roupas imediatamente ao retornarem para casa e 29% aumentaram a duração do ciclo de lavagem, além de 46% afirmarem que buscavam ações desinfetantes. O interesse por produtos com ação aromatizante e proteção desinfetante, que permitisse reusar as peças de forma segura também foi apontando por 54% dos entrevistados.  Na mesma pesquisa, 28% também manifestaram interesse por produtos que reduzam o tempo de lavagem das roupas.

Amanda Caridad, Analista Sênior da Mintel no Brasil

Para Amanda Caridad, Analista Sênior da Mintel no Brasil, esse cenário abriu muitas oportunidades: fórmulas eficazes na remoção de sujeiras e na desinfecção sem necessidade de ciclos longos ou água quente, formulações que protejam os tecidos dos danos causados nas fibras e nas cores dos tecidos, além de produtos desinfetantes, desodorizantes para permitir usar mais vezes as peças sem a necessidade de lavá-las.

As fragrâncias em produtos para os cuidados com as roupas também são atributos valorizados e determinantes para a decisão de compra. “Para detergentes, este atributo é o segundo mais importante e, para a compra de amaciantes, é o primeiro, sendo que neste caso os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam fragrância de longa duração”, afirma Amanda, que também destaca que as fragrâncias inspiradas em aromaterapia podem registrar aumento, já que 45% dos consumidores demonstraram interesse por aromas relaxantes em cuidados com as roupas.

Amaciante translúcido

As marcas responderam rapidamente às novas demandas e realizaram muitos lançamentos em 2020. A Ypê, que no ano passado completou 70 anos e alcançou presença em 91,5% dos lares brasileiros, de acordo com o relatório Kantar Brand Footprint (2020), trouxe algumas novidades para a categoria de cuidados com a roupa, como o Amaciante Concentrado Ypê Essencial, translúcido, livre de corantes, hipoalergênico e 99% biodegradável. Sua fragrância contém óleos essenciais e traz notas naturais de frescor. A empresa também apresentou o Sabão em barra Ypê Natural, de base vegetal, sem corantes e sem perfume.

Perfume e desinfecção

As duas marcas de cuidados com as roupas da P&G também realizaram lançamentos para atender a nova demanda. Downy relançou a linha premium Perfume Collection, com quatro perfumes de longa duração (Místico, Adorável, Paixão e Liberdade), e colocou no mercado o Downy Spray Higienizador, capaz de matar 99.9% das bactérias, que pode ser usado para higienizar e desinfetar superfícies, roupas, sapatos, equipamentos, utensílios e objetos. A fórmula também auxilia na proteção contra maus odores das roupas, agindo em bactérias que causam odores desagradáveis. É capaz de matar 99.9% das bactérias, deixando o perfume Downy como diferencial.

Ariel lançou o detergente multiuso Ariel 3 em 1, que limpa roupas, pisos e superfícies sem deixar resíduos. Ele possui ação desengordurante e detergente que não agride os tecidos, e ainda ajuda a prevenir os sinais de desgaste nas roupas.

Sem passar

No segundo semestre do ano passado, Gtex Brasil anunciou o lançamento do detergente lava-roupas Baby Soft Infinity Care, que oferece oito  tecnologias que promovem ação anti-esgarçante, ação anti-bolinhas, ação antiestética, rejuvenesce as fibras, protege as cores, combate maus odores, oferece maciez absoluta e fortalece os tecidos. A marca também estreou em uma nova categoria com o Baby Soft Sem Passar que, além de desamassar as roupas, elimina maus odores e deixa as peças mais macias e perfumadas por mais tempo, contribuindo para  uma sensação de roupa sempre limpa.

Lavagem perfeita

Entre as mais recentes novidades da Unilever, Omo anunciou uma evolução do OMO Multiação com o lançamento de OMO Lavagem Perfeita. Todas as variantes da linha passaram a contar com nova fórmula, com dez benefícios, como capacidade de remoção das manchas em uma única lavagem e o cuidado para que as cores durem mais. O pó ultrafino tem rápida dissolução e não deixa resíduos nas roupas. A versão líquida ganhou um novo perfume e viscosidade diferenciada para evitar desperdícios durante a dosagem.

A marca lançou ainda uma versão que reforça sua eficácia contra o vírus da Covid-19, o Omo Lavagem Perfeita Sanitiza e Higieniza. Na linha Tira Manchas Extra Poder, a novidade é o Omo Tira Manchas Ultra Espuma, com válvula pump de fácil utilização, prometendo remover manchas em uma aplicação única. Também é lançamento o OMO Peças Íntimas e Biquínis, que foi desenvolvido em parceria com a marca de lingerie Valisere, considerando o hábito das brasileiras de lavar as peças íntimas no box.

Calcinha no box

Também aproveitando o hábito de muitas mulheres que lavam as roupas íntimas durante o banho, a Onda Eco acaba de lançar o in.box,  um detergente líquido com camomila, 100% natural, vegano, biodegradável e hipoalergênico. O produto foi desenvolvido para roupas íntimas femininas e masculinas, além de biquíni, calção, sunga e até roupas esportivas.

Delicadeza do coco

A Minuano, marca de produtos de limpeza da Flora, renovou as embalagens e reforçou as ações de marketing para promover sua linha Coco Minuano, indicada para peças delicadas, como as roupas íntimas e infantis. Produzidos de forma artesanal, com óleo natural de coco e pH equilibrado, os produtos da linha possuem fórmula hipoalérgica, que limpa e remove manchas dos tecidos preservando suas fibras e sem causar irritação à pele.

Bioz Green, empresa de produtos biodegradáveis, hipoalergênicos e feitos de plantas – traz para o mercado seus primeiros amaciantes de roupas criados à base de plantas. A matéria-prima escolhida para desenvolver os novos produtos foi o óleo de palma, provindo de colheita sustentável. A linha é composta pela variante Conforto, que possui uma fórmula concentrada com fragrância duradoura de karité e baunilha, e  Baby, que conta com uma formulação mais suave, assim como a pele dos bebês, além disso, sua fragrância é 100% natural, resultado da combinação de camomila e lavanda..

Inspirados no skincare

Na Europa, a marca de detergentes para roupas All da Henkel lançou duas novas variantes. A formulação All Free Clear Clean & Care se destaca por introduzir queratina e vitamina E, ingredientes encontrados normalmente em produtos de skincare. Segundo a empresa, ele suaviza e promove maior elasticidade às fibras e é isento de corantes e perfume.  Já o All Free Clear Pure é um detergente de base biológica que contém 99% de conteúdo de base biológica certificado pelo USDA. Utiliza fórmula multienzima para limpar, é biodegradável e livre de perfumes e corantes.

Detergente em tiras

Outro destaque internacional é a Tru Earth marca de detergentes de roupa criada no Canadá em 2019, que lançou um detergente para roupa em formato de tira em três variantes: roupa fresca, bebê e sem aroma. As tiras com cerca de três gramas dissolvem-se na lavagem, são vegan, hipoalergênicas e têm poder de limpeza ultra concentrado. O produto é oferecido em embalagem em cartão, 100% livre de plástico e compostável, que permite reduzir em 94% os níveis de poluição no transporte e reduz a quantidade de embalagens de plástico descartadas nos aterros sanitários.

Cuidado micelar

Daniel Coelho, Coordenador de Marketing na Evonik para Care Solutions América Central e do Sul, lembra que o conceito de cuidado micelar, eficiente na limpeza e suave para a pele, já é utilizado há muito tempo nas categorias de cuidados pessoais, mas agora também chegou para os cuidados da casa e tecidos e estão cada vez mais presentes em produtos de home care. Inspirada nos cosméticos micelares, a Evonik oferece produtos que permitem elaborar formulações eficientes na limpeza, seguras, suaves, que permitem misturas transparentes ou que não precisam de enxágue.

Daniel Coelho, Coordenador de Marketing na Evonik para Care Solutions

Coelho cita como exemplo o REWOFERM® SL ONE, o biossurfactante ultrassustentável e de origem renovável, com estabilidade enzimática, fácil de formular e livre de microplásticos, nanopartículas e silicones. “REWOFERM® SL ONE é uma alternativa sem etoxilação para limpeza de roupas e superfícies. O produto é ideal, por exemplo, para ajudar na limpeza eficiente e, ao mesmo tempo, suave das máscaras de tecido para proteção facial”, destaca Coelho. “Além disso, estudos apontam que patógenos como bactérias e vírus podem viver em tecidos por até 8 ou 12 horas, sendo importante a lavagem adequada e regular das máscaras, antes mesmo do uso de qualquer agente desinfetante. Por isso temos formulações para atender a demanda dos consumidores que querem limpeza eficiente e segurança para seus tecidos e para a pele”.

O coordenador também destaca que, diferentemente das soluções tradicionais de cadeias de baixa insaturação, em que há potencial amarelamento e deposição na superfície da fibra, os esterquats da Evonik promovem penetração na fibra, condicionamento uniforme, mínima quantidade de resíduos e baixa  irritabilidade para a pele. Trazendo benefícios multifuncionais para amaciantes domésticos e institucionais, as soluções Evonik, incluem o REWOQUAT® WE 45, para uma ampla variedade de formulações com bases estáveis, permitindo formulação de amaciantes transparentes e não exigindo aquecimento ou resfriamento durante o processo de formulação; o REWOQUAT® WE 28 E, de base biodegradável, com matérias-primas renováveis e etanol como solvente, e o REWOQUAT® WE 18 E BR, também de base biodegradável e etanol como solvente, adequado para grande variedade de formulações de amaciantes em versões diluídas e concentradas e com ótima compatibilidade e cobertura com fragrâncias.

Outra indicação de Coelho é o TEGO Sorb®, projetado para uma ampla variedade de aplicações e para uso em tecidos e superfícies, removendo permanentemente odores desagradáveis. “TEGO Sorb®, reage sob demanda por precipitação e faz com que os maus odores sejam realmente eliminados de maneira irreversível. Com ação rápida e altamente eficaz, é diluível diretamente em água, permitindo maior flexibilidade em matéria ativa. Derivado vegetal, o produto é biodegradável e não contém silicone, nanopartículas ou microplásticos”, completa.

Valor à categoria

Fabrizio Mazzeo, Gerente Técnico de Industrial & Home Care América Latina da Clariant, reconhece que o ano de 2020 colocou em teste muito do que se conhecia do mercado: “Foi um ano desafiador, que provocou e acelerou transformações nos hábitos de consumo de produtos de limpeza e cuidados com as roupas”. Ele pontua que o distanciamento social incentivou as pessoas a usarem roupas mais confortáveis no dia a dia e a transformar seu lar em um ambiente multifuncional. Além disso, muitos consumidores que não conseguiram fazer o distanciamento social intensificaram a lavagem das roupas e passaram a buscar produtos eficientes, mas que também fossem suaves e menos agressivos para não desgastar as peças. “Todas essas mudanças promoveram o aumento da consciência e do rigor do consumidor para a demanda por produtos de melhor custo-benefício e que entreguem exatamente o que é prometido no rótulo”.

Fabrizio Mazzeo, Gerente Técnico de Industrial & Home Care América Latina da Clariant

Para Mazzeo, esse contexto também deve ser encarado como uma oportunidade para os fabricantes apostarem em novos produtos e indica a linha TexCare® da Clariant, composta por aditivos de alto desempenho, utilizados em produtos para cuidados com as roupas e que adicionam valor à categoria. Além disso, com a variante TexCare® SRN 260 Life também é possível entregar excelência em sustentabilidade, por se tratar de um produto de origem renovável e com Índice de Carbono Renovável (RCI) de 80%, considerado altíssimo nessa categoria.

A linha TexCare® é bem versátil, podendo ser utilizada em aplicações de detergentes lava-roupas, tira-manchas e amaciantes. De acordo com Mazzeo, sua principal função é criar uma camada protetora sobre os tecidos, um verdadeiro escudo que impede o contato da mancha com a fibra, protegendo as roupas, prolongando a vida útil dos tecidos e auxiliando no processo de limpeza nos ciclos subsequentes de lavagem, além de reduzir a agressão causada pelo sistema surfactante do detergente.

Outra vantagem apontada pelo executivo é que, por sua natureza não iônica, a linha TexCare® apresenta compatibilidade com os sistemas de tensoativos tradicionais. Sua forma líquida e seu fácil manuseio também facilitam o processo de fabricação, além de possuir 60% de conteúdo ativo, excelente perfil de biodegradabilidade e altíssimo índice de carbono renovável.

Estudos realizados pela Clariant comprovaram que um tecido de algodão-poliéster tratado com um detergente contendo 0.5% de TexCare® SRN 260 apresentou ampla proteção contra manchas, melhorando a remoção de sujidades oleosas em mais de 30% e mantendo o tecido até duas vezes mais branco após lavagens contínuas. “Além disso, ao facilitar a remoção das manchas, a presença de TexCare® permite otimizar o teor de ativos da fórmula, manter o bom desempenho de limpeza e gerar economias para o formulador”, ressalta Mazzeo.

Enzimas inteligentes

Quando o assunto é lavagem de tecidos, uma limpeza efetiva é importante, mas os benefícios secundários não devem ser ignorados. Elaine Scarelli, líder regional de Home & Personal Care na divisão de Health & Biosciences da IFF, pondera que, ao escolher um detergente lava-roupas, os consumidores buscam não apenas qualidade, mas também consistência, um atributo que os fabricantes devem sempre ter em mente para fidelizar o consumidor.

Elaine Scarelli, Líder Regional de Home & Personal Care da IFF

“A geração de hoje procura gratificação instantânea, está mais informada do que nunca e busca aprovação dos pares para as suas decisões. E, no contexto pós-COVID-19, os consumidores estão buscando produtos que promovam limpeza profunda. Identificando e acompanhando os comportamentos e preferências dos consumidores de hoje e do futuro, a IFF desenvolve novas soluções que permitem aos fabricantes satisfazer essa base de consumidores diversificada, dinâmica e exigente”, explica Elaine. “Projetadas para fornecer desempenho econômico e sustentável, nossa linha de enzimas, distribuída no Brasil pela Polyorganic, destaca-se em lavagens de ciclo curto e baixa temperatura”.

Entre os destaques, Elaine cita a tecnologia ENZOGUARD®, que permite uma distribuição inteligente dos grânulos de enzimas no detergente em pó. Isso porque o fornece de duas a quatro vezes mais partículas, permitindo melhor distribuição e maior flexibilidade de dosagem. “O resultado dessa tecnologia exclusiva é um alto número de partículas multifuncionais presentes em cada colher de detergente para uma experiência de lavagem consistentemente positiva”.

Tendo como alvo o grande desafio para os fabricantes de detergente em pó de administrar a estabilidade de seus produtos, devido às diferenças nas condições da fábrica até a casa do cliente, a IFF também desenvolveu o PREFERENZ® P 300, uma protease líquida projetada para ser estruturalmente estável e fornecer remoção robusta de manchas de base proteica.

Segundo Elaine, PREFERENZ® P 300 beneficia não apenas os fabricantes de detergentes, mas também seus consumidores: “Ele permite que os fabricantes reduzam os sistemas de estabilização, o que gera muita economia durante a produção. Já a estabilidade do PREFERENZ® P 300 ajuda a cumprir as promessas de desempenho que a empresa faz aos clientes, garantindo fidelização à marca”, afirma.

Roupas rejuvenescidas

André Karadi, marketing Home Care, I&I and Industrial Formulators da BASF, reforça que a busca por produtos que cuidam e protegem as roupas é uma tendência econômica alinhada com a sustentabilidade. Segundo ele, isso já é uma realidade por meio de novas tecnologias que atuam nas fibras durante a lavagem. “A BASF possui soluções que permitem ter roupas novas por mais tempo. Além disso, essas soluções são consideradas opções sustentáveis, que diminuem a necessidade de compra recorrente de novas peças e reduzem a quantidade de resíduos (microplásticos) na água de lavagem descartada pelas máquinas de lavar”.

André Karadi, Marketing de Home Care da BASF

Entre as soluções que a BASF oferece para cuidado e proteção dos tecidos, sejam sintéticos, naturais ou mistos, estão as linhas Plantatex® e Sokalan®, que têm como objetivo reduzir o desgaste, conservar as cores, evitar a transferência de cor entre roupas coloridas e brancas e até “rejuvenescer” fibras danificadas. Karadi acrescenta que, utilizando essas soluções juntas, é possível conservar de forma eficiente os mais diversos tipos de tecidos, aumentando a vida útil das peças.

Karadi observa que a proteção das roupas vai além das fibras: “Aprendemos durante a pandemia que proteger a nós mesmos e a nossa família contra doenças e ameaças externas é de suma importância”, diz, destacando as linhas Protectol® e Tinosan®, que protegem e têm ação desinfetante eficiente contra fungos, bactérias e vírus, incluindo os envelopados, como os da classe corona e bactérias.

Outro destaque da BASF lançado recentemente é o SolupratTM Roupas Vegano. Combinado com as soluções sustentáveis do conceito B-Active da companhia, o ingrediente possibilita a construção de um produto base vegetal e compatível com as mais diferentes soluções para limpeza, incluindo remoção de manchas, desinfecção, proteção das fibras e das cores, maior conforto, suavidade e outros benefícios.

“Neste mercado, no qual produtos de alta performance são cada vez mais exigidos, a BASF vem se posicionando com toda a qualidade de seu portfólio para diversos tipos de aplicação”,  afirma Karadi, que assegura que as soluções apontadas são apenas alguns exemplos e que é possível conferir estas e outras especialidades, além de solicitar amostras, na plataforma online shop@BASF.

Produtos coloridos

Fernanda Soro, Gerente Sênior de Marketing Latam da Sensient, reforça que a pandemia de COVID-19 elevou a importância do cuidado das roupas, já que as pessoas passaram a lavá-las com mais frequência. Entretanto, alerta para os impactos da recessão global e o fato de os consumidores estarem adotando um mindset consciente e sustentável, que condena o consumo desenfreado de roupas. “Tudo isso pede para que controlemos melhor nossos gastos, tornando-se mais do que necessário inovações para o mercado de laundry care que ajudem aos consumidores a cuidar das roupas e prolongar seu período de uso”.

Fernanda Soro, Gerente Sênior de Marketing Latam da Sensient

A multinacional Sensient, que já é reconhecida por fornecer cores de alta qualidade e pureza para o segmento de beauty & personal care, também oferece uma variedade de tonalidades para os mercados doméstico, industrial e institucional de limpeza. Sua ampla gama de produtos inclui corantes com certificação FD&C e D&C, corantes ácidos e outros compatíveis com EPA para atender a todas as aplicações, que vão desde limpadores de automóveis, ceras para desengordurantes, desinfetantes, limpadores de superfícies duras e detergentes, até produtos de cuidados com as roupas.

O maior desafio enfrentado pelos fabricantes de produtos de limpeza e tratamento de tecidos no que se refere às cores dos produtos, segundo Fernanda, é encontrar corantes ácidos que não manchem a pele e o tecido. Além disso, com a exposição recorrente das roupas a esses corantes, lentamente ocorre o desbotamento das cores, o que diminui a vida útil das peças.

“Felizmente, para esses problemas a Sensient já tem soluções inovadoras, ambas disponíveis numa ampla gama de cores”, afirma Fernanda, citando duas linhas da empresa: SensiRinse, corantes completamente solúveis e enxaguáveis com alto poder tintorial que não mancham tecidos, e SensiRinse Plus, uma evolução tecnológica do SensiRinse, que não  mancha tecidos nem a pele. “A tecnologia é livre de metais pesados e conta com conservantes aprovados para o contato cutâneo”.

“As soluções em cores da Sensient garantem o momento lúdico da lavagem, por propiciar a criação de produtos coloridos, que não transferem cor para tecidos e cútis e que também auxiliam na integridade das peças por não propiciar um descoloramento paulatino”, garante Fernanda, destacando que a empresa oferece orientação técnica e compartilha sua expertise em formulações para o desenvolvimento de soluções personalizadas.

Microcápsulas de fragrâncias

A experiência do uso de fragrâncias encapsuladas em produtos de higiene e cuidados com as roupas deverá se tornar padrão de perfumação no futuro. Esta é a aposta da Vollmens Fragrances, que investiu R$ 2 milhões e dois anos em pesquisa e desenvolvimento para lançar suas microcápsulas de fragrâncias para detergentes lava-roupas e amaciantes, as VOLL CAPS.

Sergio Gallucci, Gestor de Tecnologia da Vollmens

“A produção é totalmente nacional e o produto promete trazer inovação e competitividade para os clientes da casa de fragrâncias”, ressalta Sergio Gallucci, gestor de tecnologia da Vollmens. Lançadas durante o Vollmens Business Meeting, evento online realizado em outubro de 2020, as VOLL CAPS são as microcápsulas de fragrâncias produzidas por um processo exclusivo de polimerização. “Elas representam a última tecnologia com benefícios tangíveis na perfumaria”.

A coleção de fragrâncias das VOLL CAPS foi criada com exclusividade pelo mestre perfumista Paulo Fonseca. “Foram trabalhados ingredientes inovadores para a categoria, como o OUD, comumente utilizado na perfumaria fina, e também uma maior diversidade nas famílias olfativas, que irão oferecer uma experiência única para o consumidor brasileiro”, explica Gallucci.

O amaciante ou detergente em pó que possuir a tecnologia das VOLL CAPS, segundo Gallucci, irá oferecer aos consumidores uma perfumação prolongada dos tecidos, isso porque, durante o processo de lavagem, as VOLL CAPS são depositadas entre as tramas dos fios, onde permanecem por um período de tempo maior. A fragrância é liberada através da fricção dos tecidos, ou seja, no momento de uso das roupas, as cápsulas se rompem e liberam seu perfume.

Gallucci conta que, desde o lançamento, alguns clientes vêm realizando testes e estão em fase de validação das VOLL CAPS. “Nós acreditamos que em breve teremos grandes lançamentos para o mercado de cuidados com as roupas, principalmente na categoria de amaciantes”, aposta.

Voll Caps são microcápsulas são produzidas por processo exclusivo de polimerização

Aromaterapia na lavanderia

Para a Helena Klein, analista de marketing da Crecência, o mercado tem buscado cada vez mais produtos que possam trazer também benefícios para o bem-estar e a saúde do consumidor e que, com o advento da COVID-19, essa tendência cresceu ainda mais e provavelmente se manterá nos próximos anos.  “Devido ao cenário mundial atual, o consumidor está cada vez mais exigente e preocupado com toda a cadeia de limpeza, incluindo os cuidados com as roupas. Ele está lavando mais as roupas e por isso tem buscado por produtos que apresentem aditivos para o cuidado do tecido e também benefícios diferenciados”.

Helena Klein, Analista de Marketing da Crecência

Buscando agregar um diferencial para os produtos de lavanderia, em 2020, a Crecência lançou a linha AROMATERAPIA, que conta com cinco fragrâncias, todas elas contendo blends de óleos essenciais que possuem propriedades terapêuticas, visando promover bem-estar e benefícios sensoriais para a saúde do consumidor.

Segundo Helena, a fragrância ALEGRIA, criada para transmitir a sensação de felicidade e bom humor, conta com os óleos essenciais de noz moscada e basilicão, sendo uma fragrância frutada doce e indicada para ser utilizada em produtos para roupas de criança. Para ressaltar a sensualidade e com um toque afrodisíaco, a indicação é a ATRAENTE, delicada fragrância floral amadeirada com óleos essenciais de ylang ylang e patchouli, perfeita para ser utilizada em produtos para roupas íntimas.

A linha também conta com a versão DESCANSO, formulada com óleos essenciais de lavanda e laranja, com direcionamento olfativo floral cítrico, que pode ser utilizada em produtos para lavagem de roupas de cama, considerando que possui propriedades relaxantes para uma boa noite de sono. Já a fragrância ENERGIA é ideal para promover mais disposição, pois contém em sua formulação óleo essencial de alecrim. “É uma fragrância enérgica com direcionamento olfativo floral verde, ótima para produtos para roupas de uso diário”, recomenda Helena.

Completando a linha, a fragrância floral herbal SERENIDADE  busca transmitir sensação de calma e  tranquilidade. Formulada com óleo essencial de camomila, é a opção mais versátil e perfeita para ser utilizada em todos os tipos de roupa.

Como se manter inovadora

Tentar descobrir o que os consumidores esperam para os próximos meses é uma das seis resoluções apontadas para a Kantar para as marcas se manterem inovadoras no cenário atual. “Já é possível adiantar que um maior planejamento das despesas terá um efeito na dinâmica dos canais e limitará as compras por impulso, embora não signifique que não haja espaço para indulgência e gratificação”.

Assim, como em outras categorias de bens de consumo, é preciso que as marcas de cuidados com as roupas continuem a se esforçar para compreender quais são as jornadas de compra na  categoria e como otimizar essas etapas. “Além de entender estes novos hábitos, usar a criatividade para gerar desejo no universo da comunicação e publicidade é passo fundamental para outra tendência: a necessidade de manter a marca atual”, diz o relatório.

 

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