Objetivo do plano ‘For a Cleaner, Healthier World’ é atingir metade da população mundial com produtos que contribuam para um planeta mais limpo e saudável
O Grupo Reckitt – multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição com grandes marcas como Veja, Lysol, Jontex e Strepsils – divulgou suas ambições globais de sustentabilidade chamadas de For a Cleaner, Healthier World (Por um mundo mais limpo e saudável). O plano traz metas que deverão ser cumpridas nos próximos dez anos e contarão com investimento de 1 bilhão de libras (cerca de R$ 8 bilhões).
Até 2030, o objetivo é atingir metade da população mundial com produtos que contribuam para um planeta mais limpo e saudável. Além disso, a companhia quer engajar 2 bilhões de pessoas em programas, parcerias e campanhas que gerarão impacto positivo e suportarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU*. A estratégia é focada em três pilares:
♦ Marcas guiadas por propósito: Todas as marcas do Grupo Reckitt possuem um propósito e direcionam seus esforços para iniciativas de impacto social, conectadas a algum dos ODS da ONU, além de investirem na redução da sua pegada ambiental com iniciativas de diminuição do uso de plásticos, de carbono, etc.
♦ Planeta mais saudável: O Grupo Reckitt reconhece a crescente conexão entre a saúde das pessoas, a desaceleração das mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade. Além disso, atua com foco na redução da sua pegada ambiental em toda sua cadeia produtiva, seja alcançando a neutralidade de emissão de carbonos até 2040, preservando recursos hídricos ou utilizando fontes renováveis de energia.
♦ Sociedade mais justa: Como empregador, o Grupo Reckitt busca contribuir para uma sociedade mais diversa e inclusiva e ainda promover mudanças em toda sua cadeia de valor.
A tríade “Propósito – Planeta – Pessoas” também guia a atuação do Grupo Reckitt no Brasil, com destaque para iniciativas relacionadas ao impacto social nas comunidades locais, à redução do uso de plástico e iniciativas de Diversidade & Inclusão:
Propósito e investimento social – A Reckitt Hygiene Comercial, divisão de higiene da empresa, possui marcas empenhadas em proporcionar um impacto social positivo na sociedade. A marca Veja, por exemplo, só no ano passado, apoiou mais de 15 mil trabalhadoras domésticas com auxílios financeiros e doações de produto com a campanha “Veja Doe com Amor”. Além disso, Veja também está destinando o lucro arrecadado com a venda do Veja Multiuso na versão Veja Doe com Amor para a ONG Themis, em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, para financiar um programa com o objetivo de profissionalizar e valorizar a profissão.
Já a marca SBP, desde 2017, beneficiou mais de 115 mil famílias com o movimento “Juntos contra o Mosquito”. Em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, promove ações de combate e de prevenção ao mosquito da dengue em comunidades por meio da conscientização de pessoas, mutirões de limpeza, ações educacionais e doação de produtos.
Seguindo seu propósito de oferecer o melhor tratamento para todos os tipos de dores de garganta, combinando a ação analgésica e anti-inflamatória, Strepsils, marca da Reckitt Health & Nutrition Comercial, divisão de saúde e nutrição da empresa, apoia o Global Respiratory Infection Partnership (GRIP), uma iniciativa composta por um grupo de especialistas que busca defender, de maneira consistente e sustentável, o uso racional de antibióticos, a partir de uma série de ações de conscientização sobre os efeitos da resistência bacteriana. Em 2020, a marca realizou doações de seus produtos para a Cruz Vermelha e contou com uma série de treinamentos com os voluntários para promover a conscientização sobre as consequências do mau uso de antibióticos.
Relatório Global de investimento social 2020
Em março de 2020, o Grupo Reckitt criou o Fight for Access Fund, fundo de 53 milhões de libras (cerca de R﹩ 403 milhões) com o intuito de auxiliar na luta contra a COVID-19. Recentemente, a companhia divulgou o Fight for Access: Social Impact Investment Report 2020 (Luta por Acesso: Relatório de Investimentos de Impacto Social 2020), elencando iniciativas realizadas no ano passado por meio deste fundo e seus impactos.
Com o Fight for Access Fund, o Grupo Reckitt impactou positivamente 771 mil pessoas em 66 países, um aumento de 29% em relação a 2019. No total, foram doados 26 milhões de produtos, 15 milhões de equipamentos de proteção de uso individual, entre outras iniciativas. O valor de 53 milhões, destinado ao fundo, é 4,3 vezes maior do que a média investida em atividades semelhantes pelas 220 maiores empresas que monitoram seus impactos, segundo pesquisa da Oxford Economics.
No Brasil, o Grupo Reckitt investiu mais de R﹩ 12 milhões e distribuiu cerca de 800 mil produtos em 2020. Os Hospitais das Clínicas de São Paulo, de Botucatu e de Ribeirão Preto também foram beneficiados com a doação de 750 mil máscaras cirúrgicas do tipo II R para a proteção de seus colaboradores. A iniciativa foi liderada pelas marcas Lysol e Strepsils.
Para acessar o relatório completo (em inglês) clique aqui .
Redução de plástico – A companhia está dedicando esforços para reduzir ao máximo o uso do plástico e garantir que as embalagens ainda com este material tenham 25% de plástico reciclado e sejam 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
“São várias as iniciativas empregadas para alcançarmos o objetivo de usar cada vez menos plástico, o que nos leva a importante marca de 700 toneladas reduzidas nos três últimos anos, apenas no Brasil. Também incentivamos os consumidores a enxergarem as embalagens como bens duráveis. A pessoa pode comprar o produto uma vez com a embalagem tradicional e depois passar a adquirir o refil. O refil de Vanish em Pó, por exemplo, tem 90% menos plástico do que o pote original e é mais barato. Dessa forma, todos saem ganhando”, diz Flávio Ferreira, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens LATAM da Reckitt Hygiene Industrial.
Diversidade e inclusão – Ao colocar em seu plano a busca por uma sociedade mais justa, o Grupo Reckitt se compromete em ser, cada vez mais, um empregador responsável. Além das inúmeras iniciativas que já são realidade para seus colaboradores, a empresa se dedica para ter um ambiente de trabalho ainda mais representativo ao criar comitês internos de diversidade e inclusão.
Quando o assunto é igualdade entre gêneros, o Grupo Reckitt Brasil tem 51% de sua liderança composta por mulheres. E ainda estabeleceu como meta global alcançar a equidade de gênero em todos os níveis da organização.
*Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Comments are closed.
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies
Comments are closed.