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Nutra InnovationInternacionalDetergentes passam por uma transformação

Detergentes passam por uma transformação

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O período de lockdown viu os consumidores mudando para máquinas de lavar e lava-louças em sua busca por autossuficiência e conveniência, abrindo o mercado para novas formas de detergentes e produtos de tratamento de tecidos

No ano passado, a P&G introduziu sua tecnologia de pod na Índia por meio de Tide Pods e Ariel Pods, e a HUL adicionou uma linha de produtos para lavagem automática de louças (para máquinas) sob sua marca Vim.

Pegue uma carga disso

Até 2020, marcas como Finish, Crystale, Fortune e outras de fabricantes de lava-louças como IFB e Bosch estavam disponíveis em plataformas de comércio eletrônico. A força de distribuição da Reckitt garantiu que o Finish fosse o único produto de marca do segmento que ocupava espaço nas prateleiras das lojas modernas e de comércio geral.

Em março de 2021, a HUL estreou no mercado de detergentes para lava-louças com a Vim Matic. O preço do pó é de Rs 425 por kg, o mesmo que o acabamento. “Quando os consumidores consideraram a adoção de uma máquina de lavar louça devido a preocupações relacionadas ao bloqueio, era responsabilidade da Vim como marca fazer parceria com os consumidores nesta atualização”, diz o porta-voz do HUL.

A entrada da Vim neste mercado – com presença significativa nos segmentos de bolo de sabão e gel líquido – está sendo vista como um sinal de que existe um mercado considerável para detergentes para máquinas de lavar louça na Índia.

A Vim Matic e a Voltas Beko firmaram uma parceria para comercializar a máquina de lavar louça e o detergente juntas. A empresa também está em negociações com outros fabricantes líderes de lava-louças para acordos semelhantes. A Reckitt tem parceria com a Bosch.

A P&G, conhecida internacionalmente por fazer detergentes para roupas em gel pod desde 2012, trouxe o produto para a Índia em meio à pandemia. “O lançamento dos pods Ariel e Tide na Índia visa simplificar a vida de nossos consumidores”, disse Sharat Verma, CMO e VP – tratamento de tecidos, P&G Índia. Os vagens são cápsulas pré-dosadas de uso único para lavagem de roupas que liberam três detergentes líquidos concentrados separados para limpar, remover manchas e iluminar tecidos.

Conveniência a um custo

O mercado indiano de tratamento de tecidos ainda não deu um passo significativo em direção a líquidos e produtos de valor agregado, como condicionadores de tecido. Um estudo da Mintel Índia sobre cuidados com tecidos descobriu que apenas 19% dos indianos usam detergentes líquidos para lavar a roupa na máquina, enquanto 40% usam pó. De acordo com a Euromonitor International, o mercado de amaciantes de roupas na Índia vale apenas Rs 115,8 crore, enquanto o mercado de removedores de manchas é significativamente maior, com Rs 413,6 crore.

Os vagens são posicionados como produtos que atendem a várias preocupações de uma vez, substituindo detergentes, removedores de manchas e agentes de branqueamento. “É improvável que os consumidores indianos, que em sua maioria têm pessoal de serviço para realizar tarefas domésticas, valorizem a conveniência de um produto como este em relação ao preço”, disse Subhendu Roy, parceiro, consumidor e prática de varejo da Kearney.

“Ao contrário do mercado de tratamento de tecidos, os líquidos testemunharam uma absorção significativa no segmento de lavagem de louça”, diz Roy. Nos últimos 15 anos, houve um movimento constante em direção aos géis líquidos porque são considerados mais suaves para a pele em comparação com os bolos de sabão e também porque podem ser dispensados ​​de uma maneira descomplicada.

A mudança para produtos de lavagem automática pode não ser fácil, pois esta categoria é totalmente dependente da penetração das máquinas de lavar louça. Embora a conveniência seja um grande atrativo, os especialistas dizem que a alta barreira de entrada – uma máquina de lavar louça básica custa cerca de Rs 23.000 – e as restrições de espaço nas residências podem atrapalhar.

Rajat Wahi, parceiro da Deloitte Índia, diz que, dado que os consumidores são excessivamente sensíveis aos preços na categoria de detergentes, “as marcas precisam introduzir embalagens grandes e descontos para impulsionar os consumidores a experimentar esses produtos”.

Por enquanto, tanto a P&G quanto a HUL estão seguindo uma estratégia de varejo pesado de e-commerce para testar o mercado antes de chegar às prateleiras.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Financial Express 12.04.2021

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