Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & NegóciosBrasileiro gastou 30% do valor do auxílio emergencial em material de limpeza

Brasileiro gastou 30% do valor do auxílio emergencial em material de limpeza

  • Written by:

A necessidade de maior higienização e limpeza por conta da pandemia impactou no crescimento da indústria

Além disso, o auxílio emergencial também impulsionou a compra dos produtos: 30% do valor do benefício foi aplicado em itens de limpeza, ou seja, R$ 180. A estimativa foi feita de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA).

Os produtos mais procurados também mostram que o brasileiro tentou se proteger para que o vírus não entrasse em casa. Em março, no início da pandemia, a produção de vassouras e sacos de lixo foi impulsionada. Em seguida, houve um aumento na demanda por água sanitária, álcool para limpeza de superfícies e do sabão em barra.

Este ano, os produtos para desinfecção devem continuar com demanda aquecida. Por isso, a indústria de materiais de limpeza espera um crescimento entre 3% e 3,5% em relação à produção. No ano passado, a fabricação de saneantes ficou estável em relação a 2019.

“Em 2021, além da recuperação da economia brasileira, outros fatores podem influenciar no crescimento da produção do setor. A volta do Auxílio Emergencial, mesmo que em valores menores, pode movimentar a produção”, acredita Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla.

Outro motivo para o otimismo para este ano é a normalização da entrega de insumos. No ano passado, a indústria enfrentou problemas na obtenção de algumas matérias-primas e de determinados tipos de embalagem.

A partir de novembro, o IPCA mostrou que os produtos de limpeza tiveram grande subida no preço, afetados pelo valor de produtos químicos e de plástico para a embalagem.

Nos últimos 12 meses (com referência do mês de março), o IPCA de Artigos de Limpeza está em 4,29%, enquanto o geral está acima de 6% nos últimos 12 meses.

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Globo 03.05.2021

Comments are closed.

Parceiros 2024