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Nutra InnovationEmpresas & NegóciosProdutos de limpeza Yvy: ideais para casas com alérgicos, bebês e pets

Produtos de limpeza Yvy: ideais para casas com alérgicos, bebês e pets

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Com linha vegana, marca chama a atenção para os perigos e absurdos da indústria química, presentes no dia a dia da população

Existe algo mais agradável do que uma casa limpa de verdade? Sentir aquele cheirinho bom, ver os revestimentos, móveis e louças impecáveis são algumas das alegrias da vida adulta. Mas, já parou para pensar nos inconvenientes que os produtos de limpeza podem causar?

Alergias, irritações, rinite, náuseas. Algumas misturas aparentemente inofensivas, como água, sabão em pó e água sanitária, por exemplo, quando utilizadas em cômodos sem boa circulação de ar, podem causar tonturas, desmaios e outras consequências. Isso sem falar nos riscos que esses produtos representam para crianças e animais.

Isso ocorre porque a maioria dos produtos de limpeza convencionais são composições químicas feitas a base de petróleo, amônia, soda cáustica, bórax, ácido clorídrico e formaldeído — comprovadamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

O que muita gente não sabe é que há outra opção: os produtos feitos com substâncias de origem vegetal que proporcionam a mesma qualidade de limpeza e aroma, mas sem os inconvenientes causados pelos compostos químicos.

Lançada há quatro anos, a Yvystartup fundada pelos empresários Marcelo Ebert e José Majolo, revolucionou o setor de homecare no Brasil, mostrando que é possível limpar a casa sem comprometer a saúde — a nossa e a do planeta.

Como funciona?

A linha de limpeza 100% natural é composta por multiuso, desinfetante, limpeza pesada, detergente para louças, sabão para roupas e limpa piso. Os produtos são comercializados em pequenas cápsulas de limpadores concentrados, com performance cientificamente comprovada.

As cápsulas recicláveis são vendidas no site da marca e entregues na casa do cliente, que tem a opção de comprar os itens avulsos ou fazer uma assinatura mensal, e custa a partir de R$ 69,90 com nove itens. O kit Yvy pode ser utilizado com borrifadores (entregues gratuitamente aos assinantes) ou diluído em maior quantidade de água. Em baldes, por exemplo.

A empresa conta ainda com sistema de logística reversa. A cada 60 cápsulas utilizadas, o consumidor pode solicitar um voucher por e-mail e enviar as embalagens pelos Correios, gratuitamente. O material será reciclado e reaproveitado pela Yvy sem nenhum custo para o assinante.

Solução para um problema tóxico

Os números da indústria são assustadores e revelam o tamanho do problema. Anualmente, no Brasil, são produzidos mais de 3 bilhões de litros de produtos de limpeza, armazenados em cerca de 6,4 bilhões de frascos de plástico, de uso único. E o pior, a maior parte do conteúdo dessas embalagens, entre 90 e 95%, é, na verdade, água.

Para chamar a atenção da população brasileira sobre o tema, a startup lançou a campanha O absurdo mundo dos absurdos da limpeza. Segundo o empresário Marcelo Ebert, o objetivo é mostrar que a inércia que domina o consumo de produtos de homecare pode e deve ser rompida, assim como aconteceu em outros mercados (streamingdelivery de comida, fintechs, transporte, etc).

Na avaliação dele, a indústria da limpeza presente no mundo inteiro suja o planeta e não cuida da saúde. “São produtos cheios de materiais sintéticos e petroquímicos, que tornam as fórmulas muitas vezes tóxicas, perigosas e poluentes. Além disso, por serem compostos de água em grandes percentuais, são difíceis de transportar e armazenar. Isso é um absurdo”, aponta.

Com narrativa lúdica e inspirada na vida real, a campanha convida o público a refletir e compreender que há um jeito mais sustentável e atual de coexistir com o mundo quando o assunto é limpar sem poluir.

Para Marcelo, Yvy é uma marca que veio para revolucionar o segmento. Os feedbacks dos consumidores — já são 5 mil assinantes — demonstram que a empresa está no caminho certo. “O melhor é quando escutamos: ‘nossa, como ninguém havia pensado nisso antes?’”, diz.

Experiência de quem usa

A paulista Bianca Moraes, de 27 anos, virou fã da marca. Desde os primeiros meses de vida, Arthur, filho mais velho da autônoma, sofria com intensas reações alérgicas nos olhos causadas por substâncias presentes nos produtos de limpeza convencionais.

Foram quase dois anos de crises recorrentes – com duas ou três vezes por mês – até o diagnóstico. A saída, num primeiro instante, foi utilizar sabão de coco para fazer a limpeza. “Desde a lavagem do banheiro até a louça, para tudo eu usava esse tipo de produto. Só que a casa não ficava efetivamente limpa, com aquele frescor”, conta Bianca, que descobriu a marca pelo Instagram e rapidamente fez o primeiro pedido.

Desde então, tornou- se cliente fiel. “Assim que o kit chegou, o Arthur mesmo me ajudou a montar, a colocar as cápsulas e a água nos borrifadores. Foi ótimo, uma experiência mesmo. Quando eu comecei a usar, senti uma diferença gigantesca na limpeza”, diz.

“Eu queria algo que não desse alergia no meu filho e que limpasse de verdade e foi uma experiência fantástica. Sempre falo que eu nunca usei um produto convencional de mercado que limpe tão bem quanto os produtos naturais da Yvy”, ressalta.

 

 

 

 

 

Fonte: Metrópoles 17.05.2021 

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