Chegada de rede de lavanderias francesa especializada na limpeza e no tratamento de tecidos foi um divisor de águas no mercado brasileiro
Em 1994, os tintureiros costumavam retirar as roupas dos clientes em suas casas e devolvê-las cerca de 15 dias depois. Era normal ouvir o aviso “Olha o tintureiro!” por diversas cidades brasileiras. Isso porque, na época, o mercado de lavanderias no País era bastante incipiente. Naquele ano mesmo ano, a 5àsec – Textile Expert chegava ao Brasil. Mais que uma lavanderia, como a própria marca diz, a 5àsec é uma empresa expert na limpeza, no cuidado e no tratamento dos tecidos que revolucionou o mercado brasileiro no seu segmento.
A 5àsec sempre se preocupou em buscar soluções de ponta para tornar todos os processos mais eficientes, desde os que envolvem a lavagem das roupas até os sistemas de gerenciamento das lojas. Com isso, foi possível desenvolver uma lavanderia inteligente, que se destaca no mercado ao oferecer um serviço de qualidade para os clientes. A rede abriu suas primeiras lojas, entregando roupas como ternos, por exemplo, em até uma hora. Para os clientes e para todo o mercado esse fato foi revolucionário. “Era um outro jeito de trabalhar, havia as lavanderias de bairro, profissionais sem grande preparo ou conhecimento técnico, e a 5àsec realmente revolucionou o mercado”, assinala Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, em depoimento à revista comemorativa de 25 anos da 5àsec no Brasil, celebrado em 2019.
A 5àsec provocaria, ainda, novas transformações no serviço de lavanderias ao trazer tecnologia avançada para o mercado brasileiro, com máquinas importadas e produtos para limpeza e tratamento de tecidos inovadores. A presença da marca em solo brasileiro provocaria também uma elevação da qualidade dos serviços prestados. De acordo com Claudia Bittencourt, sócia e diretora-geral do Grupo BITTENCOURT, que também concedeu depoimento à publicação comemorativa da rede, “com a entrada da 5àsec, as lavanderias passaram a se preocupar mais com o nível de serviço prestado, com a tecnologia empregada e com a conveniência nos mais diversos aspectos. Foi um divisor de águas no setor”, salienta.
Sistema Wet Cleaning
A implantação da lavagem Wet Cleaning no Brasil está relacionada à 5àsec. Sistema que elimina os odores das roupas, deixando-as com uma suave fragrância, o Wet Cleaning tem caráter ecológico e sustentável, pois utiliza pouca água e produtos biodegradáveis, que não prejudicam o meio ambiente. É o que contou à edição especial da revista da marca Othon Barcellos, presidente da Associação Nacional das Empresas de Lavanderias (Anel), à qual a 5àsec é associada desde que chegou ao país. “Quando foi desenvolvido o sistema Wet Cleaning, na Alemanha, a Anel e a 5àsec sempre conversaram para fazer a substituição da lavagem a seco para o Wet cleaning, mais ecológico e avançado, e paulatinamente a marca foi substituindo um pelo outro”, recorda-se Barcellos.
A 5àsec incorporou o delivery ao negócio em 2005, para facilitar ainda mais o dia a dia do cliente. Além das lojas físicas que retratam o DNA da marca e contam com uma equipe empenhada em oferecer serviços de qualidade, os consumidores da rede passaram a contar com o canal de e-commerce, lançado em 2018. O projeto incluiu um novo website e um aplicativo para smartphones e tablets. O e-commerce permite que os clientes adquiram virtualmente os serviços oferecidos pela marca, como de limpeza, secagem e passadoria de peças de vestuário, cama, mesa e banho. Neste cenário, o comprador pode efetuar o pagamento online, gerenciar as próprias assinaturas, escolher pacotes e agendar a coleta das peças a serem lavadas no endereço desejado.
De olho na evolução da tecnologia, na mudança de hábitos dos consumidores e a falta de tempo, a marca apostou nos lockers, armários digitais que podem ser implantados em locais estratégicos como mais uma alternativa para os clientes. A ideia surgiu graças a uma demanda dos próprios franqueados, que buscavam a abertura de pontos de coletas dentro de condomínios para atendimento em horários alternativos. Além disso, o modelo de negócio se torna mais eficiente porque dispensa o uso de um colaborador, além de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, de acordo com a necessidade dos consumidores e no horário de sua preferência. Os lockers são voltados para condomínios residenciais e comerciais, além de centros comerciais e academias. Para utilizar o serviço basta entrar no app da 5àsec, disponível em Android e iOS.
E para deixar o portfólio ainda mais completo, os lançamentos recentes da marca no Brasil foram o Pierre, um assistente virtual que presta atendimento, suporte e auxilia na indicação dos serviços disponibilizados pela marca. O intuito é facilitar ainda mais a experiência do consumidor ao utilizar a lavanderia on-line, como é chamado o e-commerce da rede. A 5àsec também criou um plano de assinatura. O conceito já é bem visto e aceito com outros tipos de serviços, como músicas, transporte e filmes e, agora, chegou ao segmento de lavanderia. Para ter acesso a esta novidade, o consumidor efetua a compra on-line da assinatura a um valor fixo mensal e livre de restrição de tipo de peças. Em seguida, basta escolher quais peças e em qual loja 5àsec deseja lavar. De forma fácil e totalmente livre de burocracia, o plano tem cobertura nacional. Outra opção é o Gift Card 5àsec. O vale presente, com créditos de R﹩50 e R﹩ 100, é uma forma de proporcionar aos consumidores da rede uma alternativa para presentear amigos e familiares.
Além disso, a sustentabilidade e preservação do meio ambiente são fatores importantes para a rede. Por isso, as 468 lojas da marca contam com tecnologias que permitem economizar água (de 30% a 50%) e energia elétrica (10%) em relação ao consumo doméstico. Aliás, todos os produtos utilizados nas lavagens da marca são biodegradáveis. “Somos a marca pioneira no Brasil quando se trata de promover soluções inovadoras ao setor de lavanderia. Nosso intuito é continuar trazendo novidades tanto do ponto de vista do maquinário e dos processos de limpeza, quanto do operacional e de gestão ao longo dos anos. Essa constante evolução reafirma a força de uma marca líder em seu segmento, não apenas no mercado brasileiro, mas também no mundo. Hoje atuamos em mais de 30 países e temos planos de levar a 5àsec para outras nações”, finaliza o CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth.
Comments are closed.
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies
Comments are closed.