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Nutra InnovationInternacional RadarBanheiros sujos da escola prejudica desempenho dos alunos, diz estudo

Banheiros sujos da escola prejudica desempenho dos alunos, diz estudo

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Pesquisa na marca de produtos de limpeza da Unilever foi realizado em cinco países

A Domestos, marca de produtos de limpeza da Unilever no Reino Unido,  lançou o ‘The School Toilet Report’, um estudo de quatro países que analisou as experiências que as crianças encontram em relação aos banheiros da escola. O relatório revela que nove em cada dez crianças enfrentam problemas com suas instalações escolares, causando ansiedade e até mesmo afastamento da escola. Isso apesar de os pais afirmarem que “acesso a banheiros limpos e privados” é tão importante quanto “qualidade de ensino” nas escolas.

O School Toilet Report, que pesquisou pais e filhos (de 6 a 13 anos) na Índia, Polônia, África do Sul e Reino Unido,  descobriu:

• 86% das crianças relataram a limpeza como um problema nos banheiros da escola, incluindo banheiros sem descarga, piso molhado e urina ou fezes no assento ou no chão.

• 89% crianças disseram que seus banheiros estão ‘negligenciados’ devido a itens faltantes ou quebrados. Isso sobe para 91% das crianças na África do Sul.

• Mais da metade (53%) das crianças se sentem inseguras ao usar os banheiros da escola devido à iluminação insuficiente ou à falta de portas e portões

• Apenas 15% crianças contou a um adulto sobre o mau estado dos banheiros da escola, representando a invisibilidade do problema, reduzindo para 8% na Polônia.

Essas experiências têm um impacto negativo no bem-estar das crianças. De acordo com o estudo:

• 18% das crianças relatam ‘desconforto’ e 12% acham difícil se concentrar na aula devido a ‘segurar’ para evitar o uso de banheiros escolares sujos e mal conservados, aumentando para 23% e 13%, respectivamente, na África do Sul.

• 12% dizem que deliberadamente não comem ou bebem na escola para evitar usar o banheiro, aumentando para 17% na Índia

• O impacto se estende à ausência da escola, com 7% crianças faltando à escola para evitar o uso do banheiro. Na Índia, isso aumenta para 15%.

O relatório também destaca uma desconexão entre as expectativas dos pais e as realidades enfrentadas por seus filhos. Com a pandemia global forçando uma maior conscientização sobre a higiene, quase todos os pais (94%) afirmam que banheiros limpos e privados são tão importantes quanto a qualidade do ensino (95%) e a higiene geral da escola (95%). No entanto, os pais aparentemente não estão cientes dos problemas, 80% classificam os banheiros da escola de seus filhos como “bons”.

“Como uma pessoa que está envolvida em questões de saneamento há muitos anos, este relatório é uma leitura desafiadora, dado o progresso que a comunidade internacional esperava fazer no saneamento global. Por mais de uma década, Domestos tem trabalhado na melhoria do saneamento escolar, trabalhando ao lado de parceiros como o UNICEF, a agência de desenvolvimento GIZ e governos para administrar as operações de banheiros e programas de manutenção. Por meio desses programas, sabíamos que as crianças estavam sofrendo, mas este relatório traz os insights mais recentes sobre a prevalência e a escala dos problemas enfrentados. Nunca ficou mais claro que há uma necessidade urgente de ação imediata para enfrentar esta crise internacional de saneamento escolar”, disse Madhusudhan Rao, EVP de Domestos de Casa e Higiene.

Continuaremos a trabalhar por meio de uma abordagem de múltiplas partes interessadas com uma variedade de parceiros para buscar soluções multilaterais, enquanto aproveitamos as descobertas do The School Toilet Report para melhor informar o nosso trabalho, como o programa Cleaner Toilets Brighter Futures. para ajudar 100 milhões de pessoas a ter acesso a saneamento e higiene melhorados até 2030, e este relatório mostra que nossas crianças devem ser uma prioridade nesta jornada”.

O professor Kwame Akyeampong, professor de Educação Internacional e Desenvolvimento da Open University, que contribuiu para o relatório, enfatiza a necessidade urgente de conectar as conversas sobre educação e saneamento para enfrentar os enormes desafios de desenvolvimento global de banheiros escolares abaixo do padrão e desempenho escolar.

“Os resultados deste estudo devem servir de alerta para todos nós – governos, agências doadoras, ONGs, professores e pais – para redobrar os esforços para garantir que todas as escolas sejam capazes de fornecer banheiros limpos e utilizáveis. Nenhuma criança deve ficar ansiosa para ir à escola porque fica nervosa ao usar os banheiros da escola. Nenhuma criança deve sentir desconforto por ‘segurar’. Se todas as crianças merecem um professor de qualidade para maximizar seu aprendizado, então, da mesma forma, todas as crianças, de todos os países, merecem ter acesso a banheiros escolares limpos para garantir que as escolas sejam lugares seguros para as crianças e propícios à aprendizagem. Está é a única maneira de tornar o acesso equitativo à educação de qualidade verdadeiramente significativo para todas as crianças”, disse o professor.

O relatório sugere maneiras para as crianças e os pais começarem a abordar o problema, visto que tão poucas crianças (15%) falam do mau estado dos banheiros de suas escolas. Os pais agora têm a oportunidade de discutir esse problema oculto com seus filhos usando o guia de conversação ‘Vamos Conversar com os Banheiros Escolares’ da Domestos para entender melhor como eles se sentem sobre os banheiros da escola e seu impacto em sua experiência escolar.

 

 

 

Fonte: Unilever 18.11.2021

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