Empreendedora fatura R$ 125 mil com produtos de limpeza biodegradáveis
Fundada por Ana Beatriz Diniz, a Greener Solutions começou a operar no início de 2020 focando no e-commerce
A primeira experiência da empreendedora Ana Beatriz Diniz, 29 anos, foi na área da gastronomia, quando ela fundou uma empresa de confeitaria para fornecer para casamentos. Infeliz com a função, trabalhando muitas horas por dia e atendendo até seis eventos por final de semana, decidiu mudar de carreira. Em 2019, criou a Greener Solutions, de produtos de limpeza biodegradáveis, que fechou o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 125 mil especialmente pelo e-commerce.
Os pais dela eram donos do Planeta Ecco, empresa que oferece itens do tipo com foco no B2B, atendendo lavanderias industriais. A ideia de Diniz foi criar versões que poderiam ser vendidas diretamente ao consumidor final para a higiene de casa. Os produtos são feitos sem aditivos químicos para não causar danos a mares e lençóis freáticos. A empresa com sede em São Paulo também tem também uma parceria com a EuReciclo para compensar o lixo produzido.
Segundo Diniz, a principal diferença com a empresa dos pais é que os produtos são feitos para serem usados por pessoas que não trabalham com limpeza. “Quando o produto é manuseado por indústrias, o profissional é capacitado para isso. Ao transformar para doméstico, precisamos pensar muito bem sobre como o cliente irá manuseá-lo de forma segura”, afirma. Com isso, a marca teve de adaptar diversas fórmulas que já eram usadas pelo Planeta Ecco.
A Greener Solutions foi lançada em novembro de 2019 e a estratégia foi oferecer os itens primeiramente como brinde para os antigos clientes do Planeta Ecco. “Eles recebiam os testes e, com a aprovação deles, começamos a comercializar no início de 2020”, afirma Diniz. O site e as redes sociais foram lançados em fevereiro do ano passado.
A grande dificuldade da empresa foi despertar a confiança dos clientes em um período em que as pessoas estavam buscando por segurança em marcas conhecidas, diz a empreendedora. “Apostamos muito na relação com os clientes que nos indicavam para outras pessoas. Também conversamos muito pelo WhastApp, respondendo a todas as dúvidas que eles tinham”. O negócio também apostou em conteúdos educativos sobre limpeza nas redes sociais.
Apesar de ser uma marca de produtos biodegradáveis, Diniz percebe que a maioria dos clientes procura a Greener Solutions interessada na solução oferecida — com a sustentabilidade em segundo plano. Ainda assim, ela diz que a empresa é visada por pessoas que já costumam usar produtos sustentáveis e procuram um preço menor.
Os produtos são vendidos principalmente pelo e-commerce e pelo WhastApp. Desde abril de 2021, a empresa também passou a contar com revendedores que entraram em contato com a Greener Solutions interessados em comercializar os itens de limpeza no interior de São Paulo, em cidades como Campinas, Indaiatuba e Valinhos.
Fonte: Revista PEGN 25.11,2021
Comments are closed.