Unilever é a primeira empresa do mundo a utilizar LAB renovável e biodegradável
A Cepsa Química forneceu à Unilever NextLab alquilbenzeno linear (LAB), o primeiro tensioactivo LAB renovável e biodegradável, como alternativa ao tradicional LAB fóssil, um tensioactivo amplamente utilizado em detergentes biodegradáveis para cuidados pessoais e domésticos.
Em comunicado, a petrolífera sublinhou que se trata de “um marco na química circular”, uma vez que esta nova gama de produtos é fabricada com carbono verde derivado da biomassa, em vez dos combustíveis fósseis que a indústria utilizou até agora para fabricar produtos de limpeza e cuidados com a casa.
A subsidiária química da Cepsa usa uma abordagem de ‘balanço de massa’ para criar o NextLab linear, através do qual as fontes tradicionais de carbono negro são misturadas e coprocessadas com as de origem vegetal, conhecidas como carbono verde. Posteriormente, é monitorado durante todo o processo de produção para garantir que um volume adequado de teor de carbono verde esteja no surfactante LAS final.
Unilever é a primeira
A Unilever torna-se assim a primeira empresa no mundo a utilizar o Linear NextLab (LAB), que incorpora biomassa de origem certificada, resultando em um tensoativo LAB com propriedades e desempenho idênticos aos tensoativos tradicionais. A empresa usará o Linear NextLab (LAB) para fabricar Sulfonato de Alquilbenzeno Linear (LAS), o surfactante sintético de maior volume do mundo e sua principal matéria-prima para marcas como Persil, Cif e Sunlight. Hoje, 85% da demanda global de carbono no setor químico e de materiais derivados ainda é coberta pelo carbono negro, que vem de combustíveis fósseis.
Fonte: La Información 20.07.2022
Comments are closed.