Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & NegóciosUnilever adota tampas de plástico pós-consumo para impulsionar reciclagem

Unilever adota tampas de plástico pós-consumo para impulsionar reciclagem

  • Written by:

O PCR (sigla para designar materiais reciclados pós-consumo, em inglês) é um plástico reciclado feito de itens descartados, como garrafas plásticas de leite e bebidas em geral.

Os plásticos reprocessados ​​de resíduos domésticos ou comerciais são considerados uma solução sustentável para a reutilização de produtos de uso único que, de outra forma, seriam descartados, por exemplo, em aterros sanitários.

A produção do PCR começa com a coleta e triagem de plásticos descartados em programas de reciclagem comercial e residencial. Os materiais selecionados são direcionados para um fornecedor de resina, que aplica as etapas de moagem, lavagem, extração de gases e processamento até chegar ao formato de “pellets” (bolinhas de resina plástica), quando esses produtos ficam prontos para serem usados novamente em fabricação futura. Daí a importância de se promover um ciclo que leve os resíduos plásticos de volta ao processo de fabricação, dentro do escopo da economia circular.

Com esse intuito, a Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, está lançando a primeira tampa do Brasil 100% produzida a partir de plástico flexível reciclado em escala industrial. Feitas com PCR, as tampas começam a ser usadas nas embalagens de cremes de tratamento para cabelos e, gradualmente, serão expandidas, conforme a empresa.

A iniciativa é fundamental para uma empresa com a pegada ambiental da Unilever. Há cinco anos, a empresa anunciou um processo de “reciclagem radical” destinado a combater um enorme problema de resíduos que ajudou a criar: bilhões de sachês descartáveis que poluem aterros sanitários, poluem seus cursos d’água e chegam às praias – especialmente no sudeste asiático, como relata o Guardian.

A iniciativa de adotar tampas em PCR feitas a partir de plástico flexível 100% reciclado não resolve o problema dos sachês da empresa no Brasil. Mas a expectativa da Unilever, com essa novidade – feita em conjunto com a Aptar Beauty + Home, fabricante de embalagens dispensadoras – é de promover uma inovação que mude o panorama na própria companhia, abra portas para outras empresas e ajude a impulsionar o índice de reciclagem e de recuperação do plástico no país.

“O destino do plástico flexível sempre foi uma preocupação quando pensamos na economia circular. Ele tem sido enviado para aterros há muito tempo e, agora, começamos a mudar essa realidade”, afirma Zita Oliveira, gerente de Sustentabilidade da Unilever para a América Latina.

A Unilever aderiu, em março deste ano, ao Tratado Global do Plástico, cuja criação foi aprovada durante a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O tratado contra a poluição plástica em escala global é considerado uma iniciativa histórica da ONU na luta pela conservação do meio ambiente, e tem como base o conceito de economia circular.

 

 

 

 

Fonte: Um só Planeta 01.09.2022

Comments are closed.

Parceiros 2024