‘Cleanfluencers’: 5 perfis no TikTok que falam de limpeza e organização
Ao rolar o feed de suas redes sociais, você provavelmente já se deparou com os cleanfluencers, criadores de conteúdo de limpeza e organização.
Os vídeos costumam misturar inspiração, humor, dicas e ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português, ou estímulos sonoros e visuais que trazem sensação de relaxamento).
Com antes e depois admiráveis, esses conteúdos estão sendo cada vez mais buscados na internet. Abaixo, listamos cinco dos principais influenciadores de limpeza e organização do TikTok
1. Diárias do Gui
Guilherme Gomes (@diariasdogui) é de Manaus, no Amazonas, e tem 19 anos. Faxineiro, influenciador e empresário, ele compartilha a própria rotina e conteúdos de organização e limpeza com mais de 1,4 milhão de seguidores no TikTok.
Gui, como é conhecido em seu perfil, conta que não escolheu ser influenciador, mas que a profissão veio como uma consequência. “Eu não comecei com a internet e, sim, fazendo meu trabalho de faxineiro, que eu divulgava para conseguir clientes. Por eu ser menino, novo, fazendo faxina para ganhar a vida, as pessoas começaram a me dar muita credibilidade. Foi quando viralizei nas redes sociais”, ele relata.
Após limpar casas onde a sujeira era muito maior do que estava acostumado, Gui relata que procurou entender as razões pelas quais isso ocorria – quase sempre por questões de saúde mental. “Ao invés de julgar a pessoa ou abandonar o serviço, eu comecei a estudar mais para entender o que é a depressão e como reflete na vida dessas pessoas. Foi quando eu criei o projeto de ajudar voluntariamente pessoas acumuladoras e com depressão. Meu projeto é uma forma de retribuir também o que o meu público fez por mim. Eles me deram credibilidade e eu estar onde estou é por conta deles. É uma forma de gratidão”, Guilherme comenta.
2. Luiz Marquex
Luiz Marquex (@luizmarquex) tem 22 anos e mora em Mesquita, Rio de Janeiro. No “Limpeiverso”, como gosta de chamar seu perfil, ele compartilha vídeos de limpeza de diversos itens, como panelas, tênis, chãos e sofás.
Vendedor de x-tudo até pouco tempo atrás, Luiz começou como influenciador em fevereiro deste ano com uma limpeza de chapa de cozinha, que alcançou 12 milhões de visualizações. “Achei que tinha sido sorte. Fiquei perdido até o dia 28 de abril, quando decidi limpar a frigideira da minha tia e o vídeo pegou cinco milhões de views. Aí repeti a primeira frase do vídeo da chapa e desde então venho fazendo vídeos”, ele conta.
Com o bordão “limpei, eae?!”, Luiz conta com mais de 928 mil seguidores no TikTok e diz ser inspirador ver o fascínio e surpresa das pessoas após terem seus itens limpos por ele. “Toda vez que vou narrar os vídeos, eu lembro de todo mundo que talvez esteja tendo um dia ruim, e se naquele um minuto eu puder melhorar o dia delas, é gratificante para mim. Também penso que se eu puder fazer uma pessoa levantar e limpar algo na casa dela, pouco a pouco ela encontra um bom caminho. Começa a arrumar a bagunça em casa, comer bem, cuidar-se e ir em direção a sua melhor versão”, Luiz complementa.
3. Auri Kananen
Conhecida como a “rainha da limpeza” no TikTok, a finlandesa Auri Kananen (@aurikatariina) tem 29 anos e mais de 7,6 milhões de seguidores. Em seu perfil, ela publica as transformações que faz nas casas dos clientes e dá dicas de limpeza.
Sem cobrar nada pelo serviço, Auri auxilia na limpeza doméstica de pessoas que enfrentam problemas de saúde mental e outras doenças, além de idosos que não têm mais condições de fazer faxinas pesadas.
No Instagram, ela contou como encontrou a primeira pessoa com a casa verdadeiramente bagunçada e que ajudou a limpar. “Por muitos anos trabalhei como gerente em uma empresa de limpeza. Eu fazia faxina voluntária nos finais de semana e comecei a postar vídeos no TikTok. Logo uma mulher que havia perdido o marido por suicídio pediu minha ajuda. Ela enviou fotos do apartamento e eu simplesmente amei a bagunça! Fui imediatamente ajudá-la e logo depois as pessoas ao redor do mundo começaram a pedir minha ajuda. Basicamente tudo isso aconteceu por acidente”, ela relatou em seu perfil.
4. Rhuan Félix
Rhuan Félix (@rhuanfelixx) tem 25 anos e é de Juiz de Fora, Minas Gerais. Ele é tratador de piscinas há mais de cinco anos e influenciador digital há dois.
Em seu perfil, compartilha com seus mais de 2,5 milhões de seguidores as limpezas de piscina que realiza. “Eu documento o meu dia a dia de trabalho no TikTok, trazendo limpezas satisfatórias com um pouco de humor e, no final, mostro a transformação daquela piscina. Os seguidores adoram ver o antes e depois de uma limpeza de piscinas”, ele comenta.
Rhuan começou gravando o serviço para sua esposa, que gostava de ver a limpeza das piscinas. Após ver um tiktoker europeu compartilhando vídeos semelhantes, ele decidiu postar os conteúdos e alcançou mais de 17 milhões de visualizações logo nas primeiras publicações.
“Quando as postagens viralizaram, eu notei que muita gente não sabia como era feita a limpeza de uma piscina e quem tinha uma em casa não sabia como limpar. Foi então que decidi ajudar o pessoal na internet e representar os piscineiros que, assim como eu, dão a vida pela profissão.”
5. Ellen Milgrau
Além de vídeos de rotina e “arrume-se comigo”, a modelo e influenciadora brasileira Ellen Milgrau (@ellenmilgrau) também compartilha as faxinas voluntárias que faz para ajudar pessoas com problemas de saúde mental. O projeto Faxina Milgrau é lançado por episódios no TikTok e acompanhado por seus mais de 1,8 milhão de seguidores.
Inspirada na finlandesa Auri Katriina, o primeiro vídeo de Ellen no nicho foi publicado em março deste ano, na casa de um amigo que enfrenta a depressão. Em três dias, o conteúdo ultrapassou um milhão de visualizações.
Percebendo o impacto positivo, decidiu continuar com o projeto, que conta com a ajuda de voluntários. “O propósito da série é ajudar quem está passando por essa barra sem julgamentos e mostrar ser mais comum do que se imagina”, disse em entrevista para a Vogue.
A modelo, que também relata lutar contra a depressão, comentou em suas redes que as faxinas voluntárias são uma terapia para ela. “Eu já estive nesse lugar. Uma pessoa com depressão muitas vezes não tem forças para levantar da cama e tomar um banho. Em alguns casos, não é uma palavra de apoio que quem está passando por isso precisa, mas de ações e de alguém que as ajudem com atitudes”, completou.
Fonte: Revista Casa & Jardim 14.09.2022
Comments are closed.