Ácido glicólico atende crescente demanda global de desinfecção sem amônia quaternária
Por décadas, o ingrediente ativo predominante em centenas de produtos de limpeza comerciais e domésticos tem sido os compostos de amônia quaternária.
Entretanto, o mundo em que a amônia quaternária passou a ser amplamente utilizada mudou bastante, abrindo a porta para a ciência e a natureza para desafiar o cenário atual com algo melhor. Esse algo melhor é o ácido glicólico.
Atualmente, o impacto ambiental da amônia quaternária é um grande ponto focal. Após o uso do produto, aproximadamente 75% da amônia quaternária que vai “pelo ralo abaixo” termina em esgotos e estações de tratamento de efluentes. No mundo todo, a amônia quaternária tem sido detectada em resíduos líquidos e esgoto descartado. Sua presença pode levar a subprodutos associados a doenças, toxinas que afetam ecossistemas aquáticos e resistência a antibióticos. Além disso, o uso significativo de produtos contendo amônia quaternária durante a pandemia de covid-19 aumentou as preocupações com bioacumulação, criando uma forte possibilidade que uma ação regulatória visará eliminar gradualmente seu uso.
Entretanto, produtos à base de ácido glicólico não trazem essas preocupações. O que faz do ácido glicólico indicado para as exigências de limpeza e desinfecção atuais se resume à química, que é baseada na natureza. O ácido glicólico, um alfa-hidroxiácido encontrado na cana-de-açúcar e em muitas frutas, legumes e verduras, é um conservante e protetor da natureza. Embora suas origens remontem há milênios, a química do ácido glicólico natural o tornou a resposta moderna para um conjunto complexo de exigências sobre produtos de limpeza e desinfecção.
O ácido glicólico é atóxico, não inflamável e inodoro. Não irrita a pele ou os olhos e não é considerado um composto orgânico volátil. Ele também economiza o tempo, proporcionando limpeza e desinfecção superiores em uma única etapa para diversos vírus e bactérias, enquanto diminui drasticamente a resistência microbiana. Por fim, ele é facilmente biodegradável e pode ser produzido de forma muito eficiente.
Há mais de 70 anos, a Chemours sintetiza ácido glicólico que é idêntico ao ácido glicólico natural, ou seja, tem a mesma composição e propriedades químicas e funciona exatamente da mesma maneira – e pode ser produzido com muito mais rapidez e eficiência, sem ter que extraí-lo da natureza. A Chemours utiliza um processo de fabricação de etapa única altamente eficiente, extremamente limpo e exclusivo que apoia a produção contínua de ácido glicólico. Isso significa que, conforme a demanda continua a aumentar, haverá um suprimento pronto.
Líder mundial no fornecimento de ácido glicólico, a Chemours disponibiliza o Glyclean™ D, um portfólio de produtos de limpeza e desinfecção aprovados pela EPA e pela UE, para ajudar a atender a lista cada vez mais diversa e complexa de demandas por produtos desinfetantes hoje em dia. Como um ingrediente ativo que oferece um perfil ambiental excelente, vantagens regulatórias, estabilidade de conservação de longo prazo, uso mais seguro e excelentes propriedades de desempenho, além de um suprimento global contínuo, o ácido glicólico está mudando o cenário atual.
Por Jason W. Jones* – Gerente Técnico Global na Chemours
Comments are closed.