Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationRadarAmérica Latina registra aumento no número de restaurantes veganos

América Latina registra aumento no número de restaurantes veganos

  • Written by:

Com mais de 10 mil restaurantes veganos, Brasil e México lideram o crescimento, enquanto cidades como São Paulo e Cidade do México se destacam como referência.

A campanha Veganuary, em colaboração com a plataforma de descoberta de alimentos veganos HappyCow, divulgou o terceiro ranking das cidades e países da América Latina com mais opções de restaurantes veganos.

Segundo o estudo, atualmente existem mais de 10 mil estabelecimentos veganos, vegetarianos e que atendem ao veganismo na região, um aumento de 1.700 opções em comparação com 2023, o que representa um crescimento de 21,6%.

Ranking por país

O Brasil ocupa a liderança com 2.953 restaurantes veganos ou veg-friendly. O México está logo atrás, com apenas 33 opções a menos, e se destaca por possuir o maior número de estabelecimentos completamente veganos.

Em terceiro lugar está a Colômbia, seguida pelo Chile, que registrou um crescimento impressionante de 27,7%, com quase 200 novos restaurantes no último ano. Outros países que figuram no top 10 incluem Argentina, Peru, Equador, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

“Os resultados são extremamente positivos, não só pela boa colocação dos países no ranking, mas também porque evidenciam a vasta – e muitas vezes desconhecida – oferta de opções veganas fora de casa na América Latina”, afirmou Mauricio Serrano, diretor do Veganuary para a América Latina. “Essas opções são ideais para as milhões de pessoas que certamente se juntarão ao movimento Veganuary.”

Ranking por cidade

São Paulo foi considerada a cidade mais amigável ao veganismo, seguida pela Cidade do México, que entrou pela primeira vez no ranking global das dez cidades mais veganas do mundo elaborado pela HappyCow, ocupando o oitavo lugar.

Santiago ficou em terceiro, enquanto Buenos Aires e Rio de Janeiro subiram para a quarta e quinta posições, respectivamente. Bogotá caiu para a sexta colocação, e Lima e Brasília ficaram em sétimo e oitavo. Medellín subiu para a nona posição, e Tulum entrou pela primeira vez no ranking, fechando o top 10.

“De 2023 a 2024, foi um período desafiador para os restaurantes veganos em todo o mundo”, explicou Eric Brent, fundador da HappyCow. “Fatores econômicos impactaram o número de negócios veganos na maioria das grandes cidades. A Cidade do México é uma exceção e continua a crescer. Globalmente, as opções veganas e os produtos à base de plantas seguem apresentando um crescimento impressionante.”

Comments are closed.

Parceiros 2024