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Nutra InnovationInteligência de Mercado MintelComo os consumidores e as indústrias estão reagindo ao Covid-19

Como os consumidores e as indústrias estão reagindo ao Covid-19

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Além de medir as mudanças na maneira como os consumidores comem, viajam, fazem compras, se reúnem e se relacionam com o mundo ao seu redor, com base em novas pesquisas em março de 2020.

A Mintel está  acompanhando os desafios que as indústrias estão enfrentando para identificar oportunidades em potencial. Seguiremos desenvolvimentos em diferentes categorias com estudos que analisam o que os consumidores podem esperar em uma era pós-Covid, amanhã e no futuro.

Aprendendo com a história

Não é a primeira vez que nos deparamos com uma mudança de paradigma que muda a vida. Experimentamos mudanças globais no consumidor durante os meses que antecederam o ano 2000, bem como as mudanças comportamentais – e mudanças na indústria – nos EUA após o 11 de setembro. Mintel acompanhou as reações dos consumidores à SARS, ao zika, à gripe aviária e a outras epidemias generalizadas, bem como às forças igualmente modificadoras da última recessão e à recessão anterior. Durante todo o processo, seguimos – e continuaremos a fazê-lo – a reação do consumidor à situação atual, aqui e ao redor do mundo.

A crise atual pode parecer mais avassaladora por causa das mídias sociais, um setor apenas em sua infância, quando o “casulo” e outras manifestações de proteção no local se tornaram uma “escolha de estilo de vida” em crises anteriores. Medir a força da mídia social nos padrões comportamentais da sociedade é algo que se tornará mais evidente à medida que vemos a situação se desenrolar.

O aqui e agora está desafiando consumidores e empresas a improvisar e repensar espaços compartilhados, trabalhar e se divertir, além de uma série de outros problemas de estilo de vida que se seguem como uma linha de dominós caindo. A Mintel está estudando as lições aprendidas da China – que está semanas à frente na progressão da crise em outras partes do mundo – para fornecer uma janela do que a Mintel vê como os próximos passos para empresas e consumidores nos EUA.

Atualmente, a pesquisa da Mintel mostra que um terço dos consumidores norte-americanos está muito preocupado com a extensão em que o vírus pode afetar seu estilo de vida, um terço está moderadamente preocupado e um terço não está preocupado. Na China, pesquisas semelhantes mostram que metade dos consumidores está extremamente ou moderadamente preocupada com a exposição ao vírus e três em cada cinco estão preocupados com o impacto em seus estilos de vida, antecipando os desenvolvimentos que antecipamos nos EUA à medida que a situação se desenvolve nas próximas semanas.

Comida e bebida

Produtos com prazo de validade estável e vida útil longa são demandados, pois os consumidores estão estocando produtos básicos em antecipação a quarentenas impostas pelo Estado. O interesse em alimentos frescos e artesanais está sendo testado à medida que os consumidores se voltam para produtos em conserva e estáveis ​​nas prateleiras.

Enquanto os relatos da mídia americana mostrando prateleiras vazias nos pontos de venda sugerem que o frenesi de compras é universal, atualmente, menos de um em cada cinco consumidores americanos afirma ter aumentado suas compras de mantimentos ou outros suprimentos. A situação emergente – com o potencial de mais consumidores serem solicitados a se colocar em quarentena por duas semanas – está mudando, no entanto, e a oportunidade para produtos enlatados, congelados e secos permanecerá forte.

Para aqueles que se lembram das últimas rodadas de acumulação de pânico, esse comportamento não é incomum. Como afirma a Mintel Trend  ‘Prepare-se para o pior’, “as marcas que podem tornar simples e fácil proteger ou prevenir desastres irão atrair os consumidores”. Esse sentimento é especialmente verdadeiro na era do Covid. No entanto, os consumidores que evitaram alimentos enlatados e excessivamente processados ​​nos últimos anos estão mais à vontade para justificar a compra desses produtos, pois são vistos como “seguros para comer”. Isso abre as portas para uma grande mudança de paradigma: em vez de buscar produtos frescos e não processados, os consumidores estão buscando itens com uma vida útil longa.

Isso significa o fim dos produtos ‘frescos é o melhor’, ‘levemente embalados ou’ sem embalagem’? Não vemos isso como um resultado provável, mas, para o aqui e agora, estamos vendo alimentos enlatados, congelados e liofilizados, fazendo incursões substanciais nos carrinhos de compras dos consumidores. E embora a execução desses alimentos possa ser desnecessária, essa experiência pode ajudar os consumidores a redescobrir os benefícios de alimentos enlatados e congelados.

De fato, uma coisa que é diferente dos ciclos anteriores de armazenamento é que a grande e jovem população urbana da Gen Z tende a viver em um ambiente pequeno, com armazenamento limitado. A propensão a acumular alimentos é um desafio para quem não tem onde armazená-los. Isso representa uma oportunidade para que produtos secos e condensados, como sopa de caldo e cubos de caldo de carne contemporâneos, sejam posicionados como alternativas mais viáveis. Isso também pode significar benefícios para lanches embalados individualmente, de serviço único e estáveis ​​em prateleiras, como pacotes de peixe em lata, barras de queijo seco e manteigas de nozes de uso único.

Comércio eletrônico

A tendência de trabalhar em casa continua a crescer à medida que mais empresas de todos os tamanhos mantêm seus funcionários fora do escritório. Os consumidores estão tentando evitar lugares lotados, um comportamento observado por três em cada dez consumidores americanos, e esperamos ver um boom no mercado de comércio eletrônico em várias direções. Quase 10% dos consumidores norte-americanos relatam um aumento no uso de serviços de compras online, pois o vírus COVID-19 se enraíza em várias regiões dos Estados Unidos. É provável que esse número aumente à medida que as regulamentações de “auto-quarentena” se espalham pelas regiões afetadas.

No entanto, por mais encorajador que seja ver algumas dessas categorias crescendo, a experiência pode não corresponder às expectativas dos consumidores. O fornecimento está diminuindo em algumas áreas e não há trabalhadores suficientes para atender aos pedidos, o que significa que o envio está atrasado e pode até ser mais caro devido à alta demanda. No entanto, veremos um aumento em todas as áreas do comércio eletrônico, das compras às teleconferências e ao streaming de entretenimento e jogos, aumentando a oportunidade de expandir a programação do comércio eletrônico para incluir mais do que apenas itens comuns de compras e jogos e a base usual de consumidores mais jovens.

Beleza e cuidados pessoais

Como o CDC fez entender que a lavagem cuidadosa das mãos é uma das primeiras linhas de defesa contra o vírus, a demanda por sabonetes e desinfetantes para as mãos já é clara. No entanto, existe uma oportunidade para outros produtos para cuidados com as mãos, especialmente aqueles que oferecem benefícios de reparação ou cura. Os efeitos de secagem de muitos sabonetes e desinfetantes para as mãos e o potencial de rupturas na barreira da pele sugerem a necessidade de produtos com ingredientes como ceramidas e lipídios para ajudar na cicatrização e reparo. Dermocosméticos também têm a oportunidade de aumentar as vendas de produtos para cuidados com as mãos novos e existentes, pois essas marcas têm um forte posicionamento “relacionado à ciência”.

Também vemos oportunidades para produtos combinados de limpeza e hidratação, pois é provável que os consumidores se concentrem na “limpeza eficaz”, mantendo a barreira da pele saudável. Alguns produtos também promoverão sua capacidade de remover “toxinas”; posicionamento que pode impulsionar as máscaras de carvão e argila, pois os consumidores podem procurar uma “desintoxicação da pele” completa, pois estudos mostram que as argilas podem absorver vírus em geral.

É provável que mudanças no varejo de beleza ocorram aqui e agora, pois as preocupações de higiene motivadas pelo vírus estão forçando os varejistas a abordar seus processos de limpeza e alterar a maneira como os produtos são amostrados. Como resultado, os ajustes nas práticas diárias de varejo vão mudar. Existem oportunidades para lojas de beleza e de varejo e balcões de beleza para implementar métodos de amostragem de produtos mais seguros e higiênicos e maneiras “menos pessoais” de interagir com os consumidores no ambiente de varejo.

 

 

 

 

 

Fonte: Mintel 16.03.2020

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