Coopavel diversifica negócios com fábrica de produtos de limpeza
Meta da Cooperativa de Cascavel é chegar a 46 itens em dois anos para indústrias e uso doméstico
A verticalização é um dos caminhos empregados pelas cooperativas modernas para melhorar os seus indicadores e o seu desempenho produtivo. A Coopavel, Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (PR), atua em 15 setores agroindustriais diferentes e um dos mais recentes está na área de materiais de higiene e limpeza.
A Coopclean, instalada no parque industrial da cooperativa, nasceu há dois anos como resposta a uma necessidade dos mais diferentes setores que a compõem. “Percebemos que o consumo e a conta com esses materiais eram cada vez maiores e exigia volumes de recursos substanciais mensalmente. Fizemos então um estudo e percebemos a oportunidade de criar um novo negócio, que além de atender a demanda interna poderia, gradualmente, abrir um novo mercado para a Coopavel”, diz o presidente Dilvo Grolli.
A indústria fabrica produtos para limpeza automotiva, detergente para lavar louça, limpa vidros, neutralizador de resíduos alcalinos, desengraxante, sanitizante, desincrustante ácido, água sanitária, alvejante, detergente para lavar roupas e desinfetante. Atualmente, o portfólio da Coopclean tem 18 itens liberados e em produção industrial e oito em processo final de aprovação pela Anvisa.
A meta é chegar a 46 itens em dois anos, desenvolvidos para indústrias e uso doméstico. “O processo é gradual. Hoje, o que fabricamos atende a necessidade interna da cooperativa. O próximo passo é chegar a outras indústrias e então a partir do ano que vem ao varejo”, informa o gerente José Carlos Sales.
A Coopavel, nos seus mais diferentes setores industriais e unidades que integram seu complexo em 23 municípios, consome em média 50 mil litros de produtos de higiene e limpeza por mês. A Coopclean já atende a esse volume, mas em três anos a meta é chegar à produção de 300 mil litros mensais, estima o diretor Rogério Rizzardi.
Fonte: Revista Coopavel 11.22.2022
Comments are closed.