Com apelo de economia de recursos naturais, produtos sem água e concentrados atraem consumidores
Um número cada vez maior de consumidores tem se empenhado em fazer escolhas de consumo mais responsáveis e adaptar hábitos com pequenas mudanças, como a forma que utiliza a água na limpeza doméstica, o que tem aumentado seu interesse por produtos totalmente sem água ou concentrados.
“O movimento de produtos waterless vem crescendo na indústria de cuidados do lar à medida que os consumidores se tornam mais conscientes em relação ao impacto do seu consumo e de suas rotinas para o planeta”, avalia Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel, que cita uma pesquisa publicada pela empresa em junho de 2021, na qual 63% dos brasileiros entrevistados relataram ter reduzido o desperdício de água como uma prática sustentável dentro de casa.
Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel
Para a analista, considerando que em 2021 foi registrada uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos, os consumidores passarão a valorizar cada vez mais produtos e marcas que os ajudem a usar os recursos naturais de forma consciente. Em outra pesquisa da Mintel, de junho de 2022, 24% dos brasileiros citaram “sustentável (embalagens ecológicas, neutras em carbono)” e outros 18%, “ético (livre de crueldade animal, não contamina rios)” como atributos importantes ao comprarem produtos de cuidados com a casa.
Dentro do orçamento
Além de serem bons para o planeta, Amanda sugere que os produtos concentrados e em pó também poderiam comunicar praticidade de armazenamento, especialmente considerando que no ano passado 5% dos brasileiros relataram à Mintel morar em studios e 9% morar sozinhos. “Os dados indicam como as marcas de cuidados domésticos poderiam atrair esses consumidores que buscam por economia, praticidade e práticas mais sustentáveis ao desenvolver produtos que comuniquem essas credenciais de forma clara, sem afetar seu orçamento”.
Reforçando o aspecto econômico, Amanda também lembra que, de acordo com a Pesquisa do Consumidor Global, que monitora 36 mercados ao redor do mundo, publicada em setembro de 2022, 64% dos brasileiros entrevistados disseram que notaram que o preço dos produtos para cuidados da casa aumentaram.
Formulações mais estáveis
“O mundo caminha para ações mais sustentáveis que percorrem toda a cadeia de produção e consumo, visando à redução do impacto ambiental. O desenvolvimento de produtos concentrados, por exemplo, está entre as principais iniciativas da indústria química voltada para a sustentabilidade”, observa Gabriela Crisol, pesquisadora especialista em home care da Stepan.
Gabriela Crisol, pesquisadora especialista em home care da Stepan
Entre os benefícios dos produtos concentrados de limpeza, a especialista cita a economia de água na formulação e a redução de embalagens, resíduos, do espaço de estoque e da pegada de carbono, além de emissões de transporte mais baixas de gases poluentes. O consumidor também se beneficia com o menor preço do litro do produto e embalagens menores.
Gabriela pontua que um dos principais desafios de desenvolvimento é conseguir estabilizar um sistema com alta carga de tensoativo e baixa concentração de água. “A Stepan Company tem soluções que podem ajudar os formuladores a superar esses desafios de formulação de concentrados e serem capazes de atender às necessidades do mercado”, afirma.
Para suportar altas concentrações de tensoativos em formulações, a Stepan oferece o BIO-TERGE® PAS-8S, um eficiente hidrótropo com excelentes propriedades de umectação, podendo atuar mesmo em sistemas altamente ácidos e alcalinos. Gabriela explica que a utilização desse material facilita a incorporação de tensoativos e outros ingredientes na formulação, como builders e fillers, possibilitando a criação de sistemas mais robustos e estáveis. “A versatilidade do BIO-TERGE® PAS-8S o torna a escolha ideal para formular produtos de limpeza domésticos e institucionais”.
Favorecendo inovações
A BASF está trabalhando com componentes ecológicos em formulações para os diferentes segmentos de home care. Artur Araujo, analista de marketing para Home Care e Soluções Industriais, lembra que novos formatos para o consumidor final estão se destacando por ajudarem na economia de água e melhorarem a experiência do consumidor. “Produtos concentrados são a solução mais comum, mas outras inovações começam a aparecer no mercado, como lava-roupas em pellets, limpadores de superfícies em cápsulas e lava-louças sprays. Todas promovendo uma economia de recursos, principalmente hídricos”.
Artur Araujo, analista de marketing para Home Care e Soluções Industriais da BASF
Segundo Araujo, com o Soluprat® da BASF, é possível fazer um detergente concentrado autoespessante. Basta adicionar água para diluir, sem a necessidade de agentes espessantes ou sais. Com essa tecnologia, é possível oferecer lava-louças e lava-roupas concentrados para o consumidor diluir em casa.
Também utilizando o Soluprat® e suas soluções, a BASF desenvolveu uma fórmula de um detergente para lavar-roupas em pellets, formato que permite economizar água e, ao mesmo tempo, ter um produto sem as cargas convencionais de um lava-roupas em pó, além de pouquíssima água em sua composição.
“Pensando fora da caixa, é possível falar de ampolas para customização de lavagens. O consumidor compra o detergente base e, quando for lavar roupas brancas, por exemplo, adiciona uma ampola de um aditivo específico para esse tipo de lavagem”, descreve Araujo, acrescentando que, para roupas com odor, poderia ser adicionada uma ampola anti-bac. Com isso, não seria necessário comprar diferentes tipos de detergentes, ajudando na economia de água, de espaço, e oferecendo a possibilidade de customização, uma tendência muito vista em outros mercados. Mais informações e amostras estão disponíveis na plataforma online.
Pellets de lavagem
Alguns lançamentos pelo mundo já focam o uso racional de água na produção e no uso. O Ecoegg Laundry Egg, por exemplo, é um sistema de lavagem de roupa inovador que limpa a roupa de forma eficaz, utilizando dois tipos de pellets mais uma pequena quantidade de detergente, envoltos num ovo reciclável.
Mais gentil com o meio ambiente e com a pele do que os detergentes de lavagem tradicionais, o ecoegg Laundry Egg foi projetado para substituir o sabão em pó e o amaciante de roupas, oferecendo uma solução de lavanderia mais ecológica. Os pellets brancos fazem a limpeza e os mais escuros aumentam a eficiência dos pellets brancos reduzindo a tensão superficial da água. O próprio ovo ajuda a remover a sujeira e a amaciar as roupas.
Toalhas comprimidas
Outro exemplo são as Nimby Expanding Towels, toalhas comprimidas para limpeza. Feitas à base de bambu, ao serem expandidas com água, se tornam macias e prometem remover 99% de germes e sujeira de superfícies e também das mãos e do corpo. Além disso, podem ser enxaguadas e reutilizadas por até cinco vezes.
Concentrado natural
O Grove Multi-Purpose Cleaner Concentrate é um limpador concentrado multifuncional com 92% de ingredientes à base de plantas e fragrância 100% natural de óleos essenciais e extratos. Ele promete eliminar a gordura duas vezes mais que outras marcas naturais. O produto está disponível em fragrâncias bem diferenciadas, como alecrim e laranja, flor de maçã e pera, lavanda e tomilho e até abóbora.
Da mesa à lava-louças
Para combater desperdício de água, esforço e tempo, a P&G lançou nos Estados Unidos o Cascade Platinum Plus, uma fórmula de lava-louças patenteada que permite que as pessoas pulem todas as etapas extras da lavagem. Basta raspar os restos de comida, colocar a louça na máquina e pronto, sem pré-lavagem e sem relavagem. A nova fórmula apresenta 50% mais enzimas de combate a proteínas, duas vezes a quantidade de uma nova enzima patenteada para combater melhor os amidos e duas vezes o poder de limpeza para remover gordura, dar mais brilho e ajudar a secar a louça.
Espuma ativada
Outro exemplo da P&G é o Dawn Powerwash Dish Spray, que usa espuma ativada por spray para reduzir a necessidade de água ao lavar a louça à mão em até 50%. Além de lavar pratos, Dawn Powerwash pode ser usado para limpar pias e superfícies duras, incluindo aço inoxidável, granito claro e escuro, porcelana e quartzo.
Conferência da ONU
Mais de 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico gerenciados de maneira segura. Ambos os serviços são considerados um direito humano. Para buscar soluções, a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizará a Conferência da ONU sobre a Água entre os dias 22 e 24 de março, na sede da organização em Nova York.
A última conferência sobre água da ONU aconteceu há quase 50 anos. Alterações climáticas, derretimento das geleiras, aumento do nível médio das águas do mar, falta ou excesso de chuvas e uma série de incidentes que vem impactando as pessoas e seus meios de subsistência são as principais questões que estarão na pauta.
O objetivo é conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O principal resultado esperado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. O documento ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.
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