Entrevista exclusiva: ‘Está na hora de puxar uma grande transformação no setor’, diz Juliana Marra, da Unilever

Gerente sênior de relações institucionais e governamentais fala sobre o futuro que a companhia persegue
Por Estela Mendonça
Presente em 100% dos lares brasileiros, a Unilever sabe o tamanho de sua responsabilidade em liderar as transformações na produção e consumo de bens de consumo. “Queremos que, ao comprar nossos produtos, os consumidores façam parte de uma mudança sistêmica, significativa e real em prol de um futuro mais limpo e seguro para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade”, afirma Juliana Marra, gerente sênior de relações institucionais e governamentais, em entrevista exclusiva ao portal Household Innovation. Confira.
– Como alinhar eficiência com biodegradabilidade e menor impacto no meio ambiente?
Esse é um dos grandes desafios da atualidade e para diversos segmentos. Acreditamos que os consumidores não precisam escolher entre um produto de alta qualidade e um produto que seja sustentável, ele pode – e deve – ter os dois. As empresas têm papel fundamental em promover mudanças positivas na sociedade e, para uma companhia como a Unilever, com marcas e produtos que chegam a milhões de lares em todo o mundo – estamos em 10 de cada 10 lares no Brasil -, essa responsabilidade é ainda maior. Por isso, queremos sempre entregar soluções de alta eficácia que facilitem a vida dos consumidores, ao mesmo tempo em que contribuam para um futuro melhor e um planeta mais sustentável. Queremos que, ao comprar nossos produtos, os consumidores façam parte de uma mudança sistêmica, significativa e real em prol de um futuro mais limpo e seguro para o meio ambiente e consequentemente para a sociedade.
A Unilever mantém a busca constante por ingredientes que não prejudiquem o meio ambiente e consigam manter o máximo de eficiência. Essa é a premissa do programa Futuro Limpo, uma estratégia de inovação desenvolvida para mudar radicalmente a forma como criamos, fabricamos e embalamos nossos produtos de limpeza e lavanderia. Ela é única em termos de ambição em incorporar os princípios da economia circular nas embalagens e nas formulações, ou seja, reduzir-reutilizar-reciclar, em vez de extrair-produzir-descartar. No centro dessa estratégia, há uma nova ambição: substituir todo o carbono derivado de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos de limpeza e de lavanderia da Unilever por carbono renovável ou reciclado até 2030. O “Futuro Limpo” transformará a sustentabilidade de nossas marcas globais e representa um grande passo em direção ao nosso compromisso de atingir emissões líquidas zero em nossos produtos até 2039. Assim, cada vez mais, o consumidor vai entendendo o seu poder de ajudar a melhorar o futuro por meio da escolha de um simples produto.
Em OMO, por exemplo, a maior parte do portfólio é feita com 90% de ingredientes biodegradáveis (ou mais), e nosso próximo passo é substituir os ingredientes que não têm altos níveis de biodegradabilidade por outros que se decompõem com mais facilidade. E continuaremos nesta toada em busca de mais e mais aprimoramentos.
– Qual seria o grau de biodegradabilidade ideal para a Unilever? É possível alcançar em curto prazo?
Não vamos parar de trabalhar nisso até que o número seja 100%. E esta é uma jornada que requer pesquisa, desenvolvimento e inovação com planejamentos que alcançam o curto, médio e longo prazos, além de envolver diversos atores do mercado.
Temos conquistado resultados relevantes nas iniciativas propostas em ESG como um todo, mas sabemos que temos muito a fazer e queremos ir além. Por isso, lançamos, em março de 2021, nossa nova estratégia de negócios, o Unilever Compass, com grandes metas divididas em três pilares prioritários para a companhia e que se complementam: Melhorar a saúde do planeta; Melhorar a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas; Contribuir para um mundo mais justo e socialmente inclusivo. Com ele, levamos nossos compromissos ambientais para outro patamar, visando entregar uma performance superior, impulsionar um crescimento responsável e sustentável.
“…ainda precisamos repensar mais a forma como projetamos e embalamos os produtos”
– A Unilever está testando um frasco de papel para lava-roupas líquidos. Quando será lançado no país e por que escolheu o Brasil para testar o produto?
Como trouxemos acima, é importante dizer que, hoje, OMO já possui garrafas plásticas 100% recicláveis, com cerca de 35% de plástico reciclado (PCR) em sua composição e 100% em suas tampas. OMO para Diluir, por exemplo, já tem 50% de PCR em sua composição, além de usar 72% menos plástico comparado a uma garrafa de 3L. Mas há também uma jornada para a redução do uso de qualquer tipo de plástico que envolve o projeto-piloto para nossa primeira embalagem feita à base de papel. Esse formato inédito da companhia utiliza uma nova tecnologia desenvolvida em parceria com o consórcio Pulpex, que reúne outras empresas do setor, como a Diageo e Pilot Lite.
A garrafa é feita de celulose, que possui origem sustentável, e foi projetada para ser reciclada junto com os outros resíduos de papel dentro da cadeia de reciclagem. Internamente, possui um material patenteado pela companhia que repele a água e permite que o conteúdo retenha produtos líquidos como detergente para roupas, xampu e outros itens que possuam ingredientes ativos. A expectativa é que a embalagem chegue ao Brasil no primeiro semestre de 2022 em edição especial e depois tenha a distribuição estendida para a Europa e outros países.

Lançamento de garrafa feita de celulose está prevista para 2022
Entendemos que estamos no caminho certo para lidar com o uso excessivo de plástico e que ainda precisamos repensar mais a forma como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor e confiamos que a tecnologia de garrafas à base de papel Pulpex é um passo extremamente significativo nessa direção.
Nesse sentido, é importante mencionar outro movimento essencial da Unilever para acelerar e evoluir na agenda do plástico, que é a adoção, como diretriz, do conceito “Menos Plástico, Melhor Plástico, Nenhum Plástico”. Quando falamos em “menos plástico”, significa que estamos investindo em inovação para explorar novos formatos de embalagens e produtos. Um exemplo é o desenvolvimento de fórmulas mais concentradas, com a mesma performance e menor impacto no meio ambiente. A nossa missão é ter um portfólio – o que inclui nossas embalagens – que seja bom para as pessoas e para o planeta ao mesmo tempo.
Com “melhor plástico” almejamos ter um percentual cada vez maior de resina reciclada pós-consumo na composição dos nossos frascos e mais plástico verde. Algumas de nossas marcas no Brasil já entregam esse compromisso, como Sétima Geração e Love Beauty and Planet que utilizam 100% PET e plástico verde proveniente da cana de açúcar.
E por último, com a abordagem “nenhum plástico” estamos revisitando nosso portfólio, com pesquisa e desenvolvimento, para trazer ao consumidor opções de produtos em refil, produtos concentrados e produtos nus, que não requerem embalagens, como xampus em barra, por exemplo. Como resultado desses esforços no Brasil, quase 100% das marcas que utilizam embalagens rígidas já contam com a inclusão de algum percentual de resina reciclada pós-consumo (PCR). Quando implantamos mudanças como essa, a redução do impacto ambiental é enorme.
“A Unilever entende que está na hora de puxar uma grande transformação em cadeia de todo setor”
– Quais os principais ganhos com a substituição da embalagem?
Os ganhos são muitos. A Unilever entende que está na hora de puxar uma grande transformação em cadeia de todo o setor, mostrando que é possível produzir itens de forma mais sustentável, contribuindo para um futuro mais limpo e seguro para todos, sem perder o poder de limpeza. Por isso, temos feito transformações nas marcas para trazer mais sustentabilidade para os mercados em que atuam. O nosso objetivo é reduzir cada vez mais o plástico utilizado na produção dos produtos.
A Pulpex, por exemplo, estima que sua tecnologia resulte em uma pegada de carbono aproximadamente 30% menor do que o PET garrafa a garrafa. A embalagem de plástico também está fortemente ligada à questão dos resíduos de plástico em nosso meio ambiente, por isso estamos explorando alternativas ao plástico, trabalhando em inovações para usar melhor e menos plástico, além de ajudar a coletar e processar mais embalagens de plástico do que vendemos.
Além de OMO, TRESemmè é outro exemplo de marca que foi pioneira ao relançar todos os xampus, condicionadores, cremes para pentear e cremes de tratamento em frascos feitos com plástico 100% reciclado e reciclável, comunicando a mudança para os consumidores direto nas embalagens. No Brasil, a jornada de redução do plástico de TRESemmè começou em 2018, quando foram lançadas as garrafas mais leves do mercado, feitas com 20% menos plástico do que as versões anteriores. No mesmo ano, a marca também lançou seus Super Condicionadores com tubos feitos inteiramente de plástico obtido de fontes renováveis. Além disso, podemos citar fórmulas concentradas como de CIF eco-refil, que eliminou 75% do plástico utilizado para embalagens, além de estações de recarga de xampu como a de Love Beauty and Planet que testamos no Brasil no final do ano passado, com o objetivo de diminuir o uso do plástico.

CIf eco-refil eliminou 75% do plástico utilizado para embalagens
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