Principal evento do setor na América do Sul reuniu 217 expositores de 36 países
Diane Coelho, gerente da FiSA
A 26ª edição da Food ingredients South America (FiSA), maior evento de inovação do setor de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas na América do Sul, reuniu 263 empresas expositoras de nove países, um crescimento de 21% em relação ao ano passado. Realizada pela Informa Markets no São Paulo Expo, de 06 a 08 de agosto de 2024, a feira bateu recorde de público, com 8.573 visitantes do Brasil e de outros países, ocupando mais de 6,5 mil m² de exposição. Além disso, o evento ofereceu uma agenda diversificada de atrações com conteúdo para apoiar as inovações das indústrias de alimentos e bebidas. “A edição deste ano da FiSA foi a maior dos últimos sete anos, com crescimento de 9% em número de expositores em relação ao ano passado,” afirma Diane Coelho, gerente da FiSA. O congresso Summit Future of Nutrition, realizado durante o evento, ofereceu conteúdo exclusivo durante três dias, onde profissionais e especialistas abordaram temas essenciais para o futuro da indústria de alimentos, com destaque para a cadeia de ingredientes.
Tendências emergentes de consumo na América Latina são exploradas no Innovation Hub
As mudanças nas preferências de consumo na América Latina foram o foco no Innovation Hub, uma área da feira que incluiu os tours guiados do Innovation Tour, os produtos inovadores em exposição na New Product Zone, o espaço de degustação Tasting Experience, as experiências com alimentos à base de plantas no Plant-Based Experience, e o novo espaço Sustainability Experience, dedicado à apresentação de empresas e produtos sustentáveis e upcycled.
Ana Alicia Martinez, Gerente Regional de Insights da Innova Market Insights, explorou detalhadamente os fatores que estão moldando as escolhas dos consumidores na região durante a apresentação “Consumer Drivers na América Latina”. Ela destacou a crescente preocupação das pessoas com questões de peso, saúde e beleza, além do aumento na busca por alimentos com ingredientes funcionais. “Os consumidores estão cada vez mais atentos à composição dos produtos, procurando opções que não apenas atendam às suas necessidades de saúde, mas também promovam o bem-estar mental,” afirmou.
A ansiedade e a depressão, especialmente entre os millennials, foram apontadas como questões centrais que influenciam as decisões de consumo. Martinez ressaltou que “as novas gerações estão mais conscientes do impacto da alimentação na saúde mental, o que tem impulsionado a demanda por produtos que ajudem a aliviar esses sintomas”. A sustentabilidade também foi identificada como um fator crucial nas escolhas de compra, com os consumidores cada vez mais inclinados a escolher marcas que adotam práticas ambientalmente responsáveis. “Produtos com rótulos que indicam responsabilidade ambiental estão ganhando destaque nas prateleiras, à medida que os consumidores buscam fazer escolhas que reflitam suas preocupações com o futuro do planeta,” concluiu.
Grupo MCassab e Nutror® em todas as fases da vida
O Grupo MCassab e a NUTROR® marcaram presença em mais uma edição da FiSA, desta vez trazendo novas propostas de pré-misturas nutricionais, além de abordar a aplicação de ingredientes clássicos em novos formatos.
Bruna Lourenço, head da unidade de negócios na NUTROR®
O apelo do stand e dos ingredientes e premixes se basearam nas quatro fases da vida, com indicação de ingredientes que auxiliam no desenvolvimento da infância, no amadurecimento da adolescência, na longevidade da vida adulta e na vitalidade da maturidade.
“A cada fase da vida, surgem emoções e sentimentos que mais caracterizam esses momentos. Pensando nisso, a ação interativa presente no stand desta edição contou com uma experiência imersiva, com cabines apresentando imagens e sons que remetem a essas fases, proporcionando uma conexão emocional com os visitantes”, diz Bruna Lourenço – Head da Unidade de Negócios NUTROR®
Marina Nosé, head da unidade de negócios nutrição humana na Mcassab
Segundo Marina Nosé – Head da Unidade de Negócios Nutrição Humana, os ingredientes são clássicos, mas a abordagem que o Grupo MCassab e a NUTROR® levaram para a FiSA é focada em seus benefícios e em como estes podem ser acrescentados em novos formatos de produtos, trazendo um novo olhar sobre como seus benefícios podem servir de aliados da saúde em determinados momentos da vida e ainda alavancar a qualidade de vida em determinados momentos.
Sobre os protótipos e ingredientes apresentados, os destaques ficaram para o complexo B, apresentado por meio da pré-mistura NUTROR® em formato de biscoito de polvilho em versões doce, com sabor de frutas vermelhas, e a salgada voltados para a infância, com aroma natural da parceira Duas Rodas. Já na adolescência, a soda italiana, disponível em sabores fresh apple e pink dragon, trouxe como ingredientes a colina e o DHA que auxiliam na função cognitiva e podem ajudar nessa fase de desenvolvimento da vida.
“A segunda bebida mais consumida no mundo é o café, e foi nesse formato que apresentamos os ingredientes TCM e Tirosina, para a fase adulta, que podem promover benefícios que impactam positivamente na saúde emocional. Na maturidade trouxemos o suplemento em pó sabor iogurte de damasco com aromas da Duas Rodas e corantes da Roha, com destaque para os ingredientes creatina e magnésio. A creatina além de proporcionar fortalecimento dos músculos e força física, benefícios pelos quais já é bem conhecida, também beneficia a saúde cognitiva ao apoiar funções cerebrais essenciais” segundo Marina Nosé e Bruna Lourenço.
Barentz – Soluções focadas em estilos de vida
Na FiSA 2024, a Barentz apresentou soluções para diferentes estilos de vida, desde veganos e fitness a práticos e convenientes. Com aplicações em protótipos diversos, teve destaque a Creavitalis®, creatina monohidratada e micronizada. Uma matéria-prima alemã de alta performance, derivada da renomada Creatina Creapure®, que oferece múltiplos benefícios para a saúde e bem-estar geral, indo além do seu papel conhecido na performance esportiva.
Lara Barbosa, analista de marketing da Barentz
“Ela desempenha um papel crucial no metabolismo energético de todas as células do corpo e no funcionamento adequado de diversos sistemas, como o ósseo e muscular. A Creavitalis®, além de ser monohidratada, possui tecnologia micronizada, o que a submete a um processo adicional, permitindo que alcance menor granulometria e melhor desempenho tecnológico devido à sua maior solubilidade, possibilitando sua aplicação em diferentes matrizes. Seu posicionamento também se destaca por atender ao público que busca saúde de maneira ampla no dia a dia, incluindo a recuperação muscular para o público wellness”, explica Lara Barbosa, analista de Marketing da companhia.
A Barentz é o distribuidor global em soluções de ingredientes especiais com mais de três mil moléculas em seu portfólio global, que incluem ingredientes funcionais, naturais, substâncias bioativas, aditivos e coadjuvantes de tecnologia, aromas, oferecendo soluções que não apenas atendem às necessidades atuais, mas também antecipam futuras demandas.
AQiA Nutrition – Inovação em suplementos
A AQiA Nutrition destacou na FiSA 2024 a CITARG (Alga Chondrus Crispus Invernal), uma alga vermelha obtida por meio de um processo natural patenteado, fonte altamente biodisponivel de L-citrulil-L-arginina, um dipeptídeo natural e estável, rico em nitrogênio e essencial para a produção de energia. É a única fonte de l-citrulina aprovada para indústria de suplementos pela ANVISA no Brasil.
Inês Bloise, diretora da AQiA Nutrition
“CITARG possui efeito antioxidante e anti-inflamatório, aumenta a oxigenação celular, auxiliando no direcionamento de nutrientes mais rapidamente até a célula, agindo como um booster mitocondrial. Aumenta resistência durante os treinos e diminui a fadiga, além de auxiliar na produção de óxido nítrico e na formação do colágeno, melhorando cicatrização de feridas e circulação, tendo benefícios para e pele também. Pode ser usado em suplementos em diversos formatos, como cápsulas, pré-treinos em pó ou líquidos, gel de carboidratos ou aminoácidos, gummys” explica Inês Bloise – diretora AQiA Nutrition.
Segundo a diretora, um estudo clínico com 80 pacientes que sofriam de sintomas de fadiga, dores musculares e fraqueza comparou uso do CITARG com a alga chondrus crispus que não passa pelo processo invernal, por três semanas. CITARG demonstrou melhora na saúde geral, força e energia significativamente maior que a suplementação com a Alga regular (que não passou pelo processo invernal).
Um estudo interno com voluntários praticantes de atividade física ingerindo CITARG durante 28 dias demonstrou melhora no desempenho no esforço físico e cardiorrespiratório e aumento de tempo para alcançar frequência cardíaca máxima.
CITARG é um ingrediente de processo natural e patenteado, fonte altamente biodisponível de L-citrulil-L-arginina, um dipeptídeo natural e estável, rico em nitrogênio e essencial para a produção de energia. É a única fonte de l-citrulina aprovada para indústria de suplementos pela ANVISA no Brasil para uso em suplementos. “Uma inovação: é um produto sem efeito similar no mercado de suplementos”, completa a executiva.
Shinoda – Gema com técnica internacional
A Shinoda apresentou a Gema com 20% de Açúcar. O mais novo lançamento é uma técnica internacional que integra a gema do ovo com açúcar, resultando em uma mistura homogênea ideal para facilitar a produção e realçar o sabor de sorvetes, quindins e cremes em geral, promovendo a textura nessas aplicações. Para este produto inédito, a MaxxiOvos se empenhou em testes de qualidade e performance que mostraram resultados excelentes, apresentados na FiSA 2024. “Padarias, restaurantes, hotéis e confeitarias que optarem pela Gema com Açúcar irão garantir uma série de benefícios na produção, como segurança microbiológica com a gema vinda de ovos seguros e de cadeia monitorada, agilidade na produção com redução de tempo para dissolver o açúcar na mistura, redução de custo ao adquirir um produto nacional sem taxas de importação, maior tempo de prateleira e padronização de receitas. É um ingrediente clássico e clean label de alta funcionalidade”, diz Alberto Shinoda, P&D da companhia.
Segundo o executivo, esse ingrediente confere maciez, emulsão, cremosidade, brilho, sabor e cor. Sem necessidade de aditivos, no caso para aplicação em sorvete, consegue substituir a gordura vegetal, tornando o sorvete mais saboroso, pois a gema do ovo por si só consegue intensificar a cor, sabor e textura no produto final. “A gema é um ingrediente clássico da confeitaria fina que foi perdendo espaço para aditivos como emulsificantes e corantes artificiais. Porém, com a tendência de resgate das receitas clássicas e a diminuição do uso de aditivos, a gema com açúcar tem um grande potencial para esta aplicação. Nesse produto temos as pesquisas do nosso P&D, pois eles encontram uma técnica internacional que consegue integrar a gema e o açúcar. A gema com açúcar confere funcionalidade necessária para as receitas delicadas e com um shelf life maior do que a gema pasteurizada sem açúcar, otimizando as produções e entregas, o que é muito interessante para sustentabilidade do negócio e do planeta”, conclui o executivo.
Alibra – Performance e versatilidade
Com inovações para alimentos de salgados a doces, os lançamentos Alibra na FiSA 2024 complementam portfólio de soluções para a indústria de alimentos e bebidas. Entre os destaques está a Parmozzana® Ralada, queijo culinário substituto dos queijos parmesão e tropical, ingrediente que confere performance e versatilidade, pois pode ser aplicado na massa do pão de queijo e em outras receitas de panificação, bem como coberturas de massas, risotos e em pratos prontos. Esta inovação da Alibra não requer refrigeração e tem diferentes apresentações para atender múltiplos mercados, como a embalagem kraft de 20,0kg para a Indústria, sachês de 1,0kg para o Food Service e sachês de 40g ou 50g para Marca Própria.
Tatiana Dantas, gerente de marketing da Alibra
Outro ingrediente apresentado é o agente de aeração em pó OILA® Whip, que se destaca ao proporcionar tecnologia totalmente nacional de alto valor agregado, performance eficaz em chantilly, mousses, sorvetes, cremes e recheios, alta aeração, estabilidade e excelente textura e cremosidade e derretimento estáveis. “Estas inovações reforçam o papel da Alibra Ingredientes em se antecipar às demandas do mercado e oferecer soluções de qualidade que proporcionam performance e redução de custos, auxiliando os fabricantes de alimentos e bebidas em sua missão de alimentar ao mundo”, diz Tatiana Dantas, gerente de Marketing da companhia.
Vigna
Elaine Guaraldo, sócia-diretora do Grupo Vigna Brasil
O Grupo Vigna Brasil é uma consultoria que atende diversos segmentos no Brasil e no mundo. Participa da FiSA desde 2017 com conteúdo regulatório e científico relevantes para o setor de alimentos. Neste ano, o Grupo Vigna Brasil contribuiu com sua expertise regulatória em dois momentos:
No Summit of Nutrition, Elaine Guaraldo, sócia-diretora do Grupo Vigna Brasil, participou do painel sobre Rotulagem Frontal: Desafios, Soluções e Novas Regras em Nutricional, Integrais e Alergênicos, abordando principalmente as regras e desafios da rotulagem nutricional.
E no Innovation Hub, espaço integrado com diversas atrações gratuitas de conteúdo, networking, inovação e experiências, onde a coordenadora da Divisão Saúde, Georgia Candido, apresentou uma palestra abordando a regulamentação de alimentos plant-based no Brasil e o cenário internacional desta categoria de alimentos.
IMCD
A IMCD destacou o Grande Gusto®, um concentrado de soro de leite derivado do processo de fabricação de queijo, que tem conquistado a atenção dos consumidores por seu perfil de sabor lácteo e apelo de rótulo limpo. A empresa apresentou um fondue diferenciado, elaborado com queijos nobres como Emmental, Gruyère e Parmesão, mas com um toque inovador: uma redução de 17% na quantidade de queijo e 58% no creme de leite, resultando em 40% menos gordura saturada.
“Estamos comprometidos em oferecer soluções que não apenas mantenham a qualidade sensorial dos produtos, mas que também atendam às novas demandas por produtos mais saudáveis e em conformidade com as regulamentações brasileiras de rotulagem,” afirma Carolina Melo, Gerente Técnica Food & Nutrition da IMCD. “O Grande Gusto® é uma prova disso, entregando sabor, textura e uma melhor qualidade nutricional, permitindo a redução de gordura, sódio e calorias nas aplicações alimentícias.”
Além disso, o Grande Gusto® se destaca por suas propriedades funcionais, como a retenção de água e a estabilidade durante o processamento térmico, o que assegura a consistência e a vida útil dos produtos em que é aplicado, como sopas, molhos e recheios. A IMCD aposta nesse ingrediente como uma resposta aos desafios impostos pela nova legislação de rotulagem, oferecendo alternativas que aliam indulgência e saúde.
MasterSense
Como uma das expositoras, a MasterSense apresentou nove protótipos inovadores, inspirados no consumo do futuro, onde a tecnologia se unia para criar experiências personalizadas e surpreendentes. “Buscamos desenvolver soluções que atendessem às demandas atuais e que também fossem um vislumbre dos anseios futuros dos consumidores,” afirmou o Gerente de Marketing e Inovação da marca, Fernando de Jesus. Uma das novidades levadas para a feira foi o Mocha Protein Milk sabor café com leite, uma deliciosa sobremesa láctea proteica que oferecia energia para enfrentar o dia com disposição, com a cremosidade e o sabor reconfortante do café com leite. Outro destaque foi o Gelato Speculoos Dream, que combinava a riqueza dos biscoitos speculoos com a sofisticação do chocolate meio amargo.
Galena
A Galena, especializada na importação de ativos de alta tecnologia, apresentou novos formatos de nutracêuticos, com destaque para três produtos: o Morosil™, que age no gerenciamento de peso, contribuindo para redução de medidas e controle de triglicérides e colesterol, chega em versões efervescente, gomas, orodispersível e veterinária. Outro produto apresentado é o Oli-Ola Clear, que protege a pele contra radiação UV e auxilia no tratamento de melasma e acne com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é lançado em gomas. E o Nutricolin®, que oferece múltiplos benefícios para a saúde do cabelo, pele e unhas, surge agora em cápsulas.
Oterra
A Oterra destacou os lançamentos Jagua Blue, Simply Brown e CapColors®. O Jagua Blue, originário do fruto da jagua (jenipapo) é o novo pigmento natural azul que oferece aos fabricantes de alimentos e bebidas a oportunidade de dispor de cores azuis naturais, sem comprometer a estabilidade e performance técnica, bem como a qualidade dos produtos. Pode ser utilizado em diversas aplicações como bebidas lácteas e não lácteas, iogurtes, sorvetes, snacks, cereais prontos para consumo e doces. O corante Jagua é naturalmente solúvel em água e consiste em uma das poucas alternativas azuis à espirulina. Além disso, também pode ser misturado com outras cores para criar tons naturais em verde, roxo e marrom.
Aunare
A Aunare, provedora de soluções da cadeia de suprimentos para life Science, apresentou na FiSA opções em ingredientes, como a cafeína anidra, utilizada em suplementos dietéticos, bebidas energéticas e alimentos funcionais. Já a Coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, presente em nossas células participa da produção de energia, podendo ser suplementada. “Ela aumenta a performance em atividades físicas, previne o envelhecimento precoce, melhora a função cerebral e fornece energia às células, e também é um dos ingredientes para as indústrias de suplementos nutracêuticos, entre outras”, diz Carla Lins, Diretora de Operações e Marketing da Aunare.
Maian
A Maian Food apresentou na feira um blend de fibras de cacau e ovo, além de um blend cítrico. Essas alternativas, além de mais econômicas, com uma redução de 20% a 30% no custo final, mantêm as mesmas características do produto, aumentam a qualidade nutricional e são uma opção para aqueles que não consomem produtos de origem animal. O blend de cacau e ovo substitui ambos os ingredientes em receitas de bolos, enquanto o blend cítrico é ideal para massas, confeitaria, geleias, sorvetes e molhos. “Conseguimos desenvolver, inclusive, fibras personalizadas, sob encomenda, destacando tanto os agentes texturizantes e sensoriais quanto proporcionando maior consistência”, afirma Brenda Ferreira, executiva de vendas da empresa.
Gelita
Reconhecida por suas soluções de colágeno para os setores de alimentos, farmacêuticos, saúde e nutrição, a empresa apresentou seus novos peptídeos bioativos de colágeno para aplicação em barras: PeptENDURE® e OPTIBAR®. O primeiro é ideal para suplementar e melhorar o desempenho de atletas corredores, potencializando os efeitos dos treinamentos. O segundo pode aumentar o teor de proteína das barras em até 60%, além de melhorar a textura dos produtos. A Gelita também lança novas plataformas digitais brasileiras para o Verisol®. No estande, os visitantes podem tirar fotos para o Instagram, ganhar brindes exclusivos e degustar smoothies com colágenos da marca.
Herbaltec
A novidade da marca é o LONGEVITY, um produto que contém extrato seco de Jabuticaba concentrado e padronizado. Rico em fibras e com propriedades antioxidantes, ele pode ser utilizado em suplementos nutricionais, bebidas e alimentos, ajudando no controle metabólico e na saúde da microbiota.
Yosen
A marca lançou a linha de ingredientes y.active, que apresenta uma tecnologia de sistemas de liberação lipídicos que protege, estabiliza e facilita a incorporação de nutrientes em qualquer tipo de alimento, tornando-o muito mais saudável. Em parceria com universidades e centros de pesquisa, a aplicação dos ingredientes foi testada e comprovada em alimentos como chocolates, energéticos, leites e iogurtes.
Concepta Ingredients
A empresa lançou a linha Arboreto Premium Protein, destacando o ativo proteico PRO 1000G, de origem vegetal, rico em proteínas, fibras, cálcio e aminoácidos essenciais. Outro produto da linha é o PRO 1000GB, que combina os benefícios do gergelim, aproveitado da extração de óleo, com o babaçu, um ingrediente do programa Bio Abundância, que promove o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento das comunidades produtoras. No estande, haverá degustações diárias de receitas utilizando os lançamentos. Parte do Grupo Sabará, a empresa oferece soluções naturais e tecnológicas, promovendo o uso de produtos orgânicos e incentivando a preservação de diferentes biomas do Brasil.
MateTea Brasil
A empresa trouxe para o evento o “MatchaMate – Chá Mate Verde em Pó Refinado”, um antioxidante e termogênico que pode ser consumido puro ou como ingrediente funcional. Produzido no Brasil e composto 100% de ilex paraguariensis (erva-mate), o produto esteve disponível para degustação no estande da marca, assim como a granola lançada neste ano.
Ingredion
A Ingredion, líder global em soluções de ingredientes de origem natural, com 95 anos de presença no Brasil, apresentou cases e soluções que se destacaram pela inovação e sustentabilidade. A empresa trouxe protótipos e soluções focadas em texturizantes e estabilizantes, como o N-Creamer 2000, Goma Acácia e a linha PRECISA® Bake. O portfólio foi exibido no estande do distribuidor parceiro Matrix, onde os visitantes puderam experimentar produtos inovadores, como maionese com redução de ovos, barra de cereal, achocolatado super cremoso, pão de queijo com redução de ovos e bolo com redução de gordura.
SL Alimentos
A SL Alimentos venceu a disputa com os ingredientes mais inovadores e sustentáveis no prêmio Fi Innovation Awards 2024. Na categoria “Ingrediente mais Inovador”, a SL levou o primeiro lugar com o SL BiOats Powder. Obtido a partir da aveia branca, insumo de origem nacional que garante, inclusive, maior rastreabilidade ao processo, o ingrediente lançado na feira se destaca por suas características de modificação de farinhas e pela versatilidade na aplicação. Com isso, é indicado para a indústria de panificação, confeitaria, molhos e, principalmente, como substituto do leite sem perder suas características sensoriais. Já na categoria “Inovação em Sustentabilidade”, a premiação elegeu vencedor o SL GlucOAT Syrup, um xarope de aveia upcycled. Fabricado a partir de subprodutos do processamento da aveia integral com fibras e proteínas em sua composição, o xarope é ainda uma solução clean label para quem busca ingredientes mais naturais e nutritivos.
Kerry
A Kerry participou da FiSA junto aos parceiros distribuidores, Vogler e Barentz. Nessa edição, destacou a linha Tastesense™, que oferece soluções de sabor e modulação de sabor para criação de produtos nutricionalmente otimizados com excelente sabor, aportando reduções de sal e açúcar sem perder a indulgência. Além disso, participou de momentos importantes, como a palestra “Tecnologia Microcap: estabilidade e eficiência em cristalização lipídica”. O Microcap, microencapsulação patenteada que acelera a cristalização da gordura permitindo a redução da gordura saturada nos alimentos. Outro destaque foi a participação no painel “O Futuro da Liderança Feminina”, durante o Women´s Networking Breakfast sobre as perspectivas para a liderança feminina no mercado de alimentos e bebidas. Soledad Almeida, Gerente Geral da Applied Health & Nutrition (A&HN) na Kerry e representante da multinacional no painel, acredita no futuro das mulheres na indústria e na criação de um ambiente inclusivo que nutre o talento, independentemente do gênero, reafirmando como este princípio impacta a todos.
Fi Innovation Awards e Startup Innovation Challenge
Vencedores do Fi Innovation Awards e do Startup Innovation Challenge apresentaram inovações sustentáveis para o setor de ingredientes, alimentos e bebidas. A partir da seleção dos finalistas, os vencedores foram eleitos por uma banca de jurados, formada por profissionais e pesquisadores especializados nas áreas contempladas pelas categorias de cada prêmio.
Conheça os vencedores de 2024:
Fi Innovation Awards
Ingrediente mais inovador:
1º – SL Alimentos – SL BiOats Powder: feito de aveia, que permite fácil rastreabilidade por ser de origem nacional, o ingrediente passa por uma secagem sem aditivos num processo biotecnológico exclusivo, que resulta em um produto clean label e plant-based. Versátil, pode substituir o leite em diversos produtos sem perder suas características sensoriais. Produzido com 100% de energia renovável, cada quilo de produto emite apenas 0,54 kg de CO2, alinhando-se com práticas socioambientais responsáveis.
2º – Givaudan – Smart Carbonation: em bebidas carbonatadas com menos açúcar, há um aumento na formação de espuma devido à interação entre o CO2 e os substitutos do açúcar, o que afeta a experiência sensorial. Então, a solução do produto é modular a formação excessiva de espuma e proteger a carbonatação, garantindo que bebidas com menos açúcar ofereçam a mesma qualidade e refrescância dos refrigerantes tradicionais.
3º – Cellva Ingredients – Microspherestm: o sistema de encapsulamento é uma solução que incorpora ingredientes como bioativos, óleos vegetais e aromas para proteger os produtos contra estresses mecânicos, térmicos e de pH, aumentando suas vidas úteis. O produto também reduz o uso de gordura nas preparações sem impactar o sabor, é livre de glúten e pode ser usado em biscoitos, pães, produtos cárneos e plant-based. Utiliza biotecnologia e matérias-primas renováveis, minimizando o impacto ambiental.
Produto mais inovador:
1º – Aurora – Torresmo de Rolo: desenvolvido para oferecer uma experiência de consumo diferenciada, o produto combina praticidade e sabor. Já vem temperado e cozido, e pode ser finalizado em até quatro formas diferentes: na Airfryer, churrasqueira, forno ou frito no modo tradicional.
2º – Seara – Novos Salames Seara Gourmet: feitos de maneira artesanal e com ingredientes de alta qualidade, os produtos são formulados com especiarias e inclusões estudadas e selecionadas, com o objetivo realçar o sabor exclusivo de cada um dos tipos de salame Seara Gourmet. O produto conta com uma embalagem manual, feita de papel kraft, e está disponível em três sabores, que trazem toques de queijos, alho negro e vinho tinto.
3º – Seara – Panelinhas Seara: linha de pratos congelados feita com ingredientes e temperos caseiros, trazendo o sabor e atributos sensoriais de comida feita em casa, no conceito “comfort food”. As embalagens foram desenvolvidas para garantir hermeticidade e preparo do produto em micro-ondas, pois são livres de BPA, além de serem reutilizáveis e colecionáveis, ideal para preparo em casa ou fora. São sete pratos diferentes, na primeira linha da categoria no Brasil com esse conceito.
Inovação em sustentabilidade:
1º – SL Alimentos – SL GlucOAT Syrup: o ingrediente consiste num um xarope integral derivado do resíduo do processamento de aveia. Clean label, é ideal para aqueles que buscam ingredientes naturais e nutritivos e oferece uma composição rica em proteínas e fibras. Promovendo a sustentabilidade por meio de práticas de upcycling, o xarope contribui para a redução do descarte de resíduos e fomento à economia circular.
2º – Korin Alimentos – Mel Que Tal? – Korin – Linha Sustentável: produzido em Minas Gerais, entre as bacias hidrográficas Nascente do Rio Grande e Nascente do Rio São Francisco, o produto visa desenvolver um protocolo de mel sustentável em pilares econômicos, sociais e ambientais. Livre de agrotóxicos e antibióticos no manejo das abelhas, o mel é um exemplo de fomento à produção local e de ampliação do conhecimento técnico sobre a agricultura natural, que pode fornecer alimentos nutritivos e saborosos de forma responsável.
3º – GDS – Whey Grassfed: o ingrediente é produzido a partir de matérias-primas de vacas de pasto livre alimentadas exclusivamente com grama, o que oferece diversos benefícios, como o aumento da biodisponibilidade de nutrientes e a redução de hormônios e aditivos. Esse método de criação bovina diminui o consumo de água e as emissões de gases do efeito estufa, além de integrar os animais ao ecossistema natural, ajudando na regeneração do solo. O produto inclui colostro bovino, conhecido por melhorar o sistema imunológico, e é embalado em material 100% reciclável com uso reduzido de plástico. Além disso, 1% das vendas do Whey Grass Fed é destinada a comunidades ribeirinhas no Norte do país.
Startup Innovation Challenge
Produto mais inovador:
1º – MAHTA – Bebida Em Pó De Castanha-Do-Brasil: único leite de castanha-do-Brasil em pó do mercado, o produto é clean label e natural, composto por apenas dois ingredientes: castanha-do-Brasil e inulina. Rico em selênio, essencial para a imunidade, o leite também contém inulina de chicória, uma fibra prebiótica que melhora a saúde intestinal. Fácil de preparar e transportar, e por ser em pó, tem baixa pegada ambiental, economizando até cinco caixinhas de papelão de 1L por embalagem de 240g, oferecendo mais nutrição natural e sustentável.
2º – Nutricandies – Chocolate De Mel E Cacau: primeiro chocolate zero gordura do mercado, é processado com tecnologia sustentável, que preserva as propriedades nutricionais de ingredientes upcycled, transformando cacau subaproveitado em superalimento. Também é zero adição de açúcar, adoçado com o próprio cacau, sendo rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, é feito com ingredientes do sistema agroflorestal, promovendo um consumo que protege as florestas e aumenta a renda de pequenos agricultores, incentivando a economia regenerativa.
3º – Lyovibes – Macarrão Com Molho Vegetariano Liofilizado: produzido no Rio Grande do Sul, o produto é feito com ingredientes naturais como tomate, cebola, proteína de soja e girassol, e é livre de glúten e conservantes. Pode ser preparado em 12 minutos, com a adoção de água fervente na embalagem. Por meio da técnica de liofilização, o sabor, aroma e nutrientes são preservados, garantindo um alimento com características sensoriais de um recém-preparado, que pode ser armazenado por até 12 meses sem refrigeração. Com 30g de proteína e 72g de fibras por porção, é ideal para praticantes de esportes ao ar livre, como trekking e montanhismo, pois oferece a energia necessária de forma leve e fácil de transportar.
Inovação em sustentabilidade:
1º – Plantara Veg – Plantara: combinando ingredientes saudáveis e saborosos, com destaque para a batata-doce roxa, o produto traz capacidades em antioxidantes e vitamina C, que pode melhorar a digestão e ajudar no controle do colesterol. O compromisso com a sustentabilidade é evidenciado na escolha dos alimentos e nas embalagens ziplock reutilizáveis. O snack é adequado para todas as idades, incluindo pessoas com restrições alimentares, oferecendo uma opção saudável e segura para todos.
2º – Sekai Brasil – The Good Cuptm: o produto é uma inovação da Sekai Brasil, lançada em maio, que visa reduzir o consumo de plástico. A embalagem de papel descartável dispensa tampas plásticas, dobrando-se para criar uma tampa com trava. Além de ser firme e resistente a bebidas quentes e frias, oferece vantagens econômicas e sustentáveis, como redução de custos de frete e armazenamento, e é biodegradável. O produto é premiado internacionalmente, eleito pela revista Time como uma das melhores invenções de 2023.
3º – Nutricandies – Chocolate De Mel E Cacau: primeiro chocolate zero gordura do mercado, é processado com tecnologia sustentável, que preserva as propriedades nutricionais de ingredientes upcycled, transformando cacau subaproveitado em superalimento. Também é zero adição de açúcar, adoçado com o próprio cacau, sendo rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, é feito com ingredientes do sistema agroflorestal, promovendo um consumo que protege as florestas e aumenta a renda de pequenos agricultores, incentivando a economia regenerativa.
FiSA 2025 vem aí!
Carla Polli, diretora comercial da Innovation Media
O portal Food Innovation reafirma seu compromisso com a indústria de alimentos e bebidas, empenhando-se em manter o mercado atualizado com as principais tecnologias e tendências apresentadas na Food ingredients South America (FiSA). Com uma cobertura completa e detalhada, o portal busca trazer aos seus leitores as inovações que estão moldando o futuro do setor, desde ingredientes funcionais até soluções sustentáveis.
“Nosso objetivo é garantir que as informações e as tendências mais relevantes da FiSA cheguem ao maior número possível de profissionais da indústria. A parceria entre o portal Food Innovation e a Informa Markets é essencial para ampliar o alcance dessas informações, permitindo que as inovações discutidas no evento sejam compartilhadas e implementadas em toda a cadeia produtiva,” afirma Carla Polli, Diretora Comercial da Innovation Business Media.
A Food ingredients South America 2025 já tem data confirmada: ocorrerá de 26 a 28 de agosto no São Paulo Expo.
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