Casa limpa, natureza, aconchego, memórias e outras experiências olfativas são atributos das fragrâncias dos limpadores domésticos que ajudaram muitos consumidores a se sentir bem em casa durante o confinamento imposto pela pandemia.
Longe de ser um fenômeno pontual, os cheiros dos produtos sempre foram predominantemente valorizados pelos brasileiros, quando comparados aos de outros países.
E isso não é mais uma prerrogativa feminina. Os homens, principalmente os mais jovens, também estão demandando produtos com claims de perfumação. É o que mostra a pesquisa da Mintel, realizada em março deste ano, que apontou que 57% dos homens entre 16 a 24 anos concordaram que “uma casa que cheira bem é uma casa limpa” e 53% deles citaram a fragrância como um fator importante para a escolha de produtos de limpeza.
Uma das mais prósperas categorias de limpeza doméstica, o mercado brasileiro de limpadores foi responsável por R$ 4,677 bilhões 2020, um salto de 25,6% em relação a 2015, quando as vendas totalizaram R$ 3,723 bilhões, segundo a Euromonitor, que prevê para esses produtos um crescimento de 18,1% nos próximos anos para atingir R$ 5,524 bilhões em 2025.
Tecnologia Diercaps
“A pandemia apenas reforçou as oportunidades para que os fabricantes não apenas ofereçam produtos que despertem sensações de bem-estar, como também estendam essas experiências olfativas, graças a tecnologias que prolongam a duração da fragrância nas superfícies e ambientes”, pontua Juscelino Guilherme Junior, supervisor de P&D da Dierberger Fragrâncias, que conta em seu portfólio com uma linha de fragrâncias microencapsuladas, as Diercaps.
Juscelino Guilherme Junior, supervisor de P&D da Dierberger Fragrâncias
Junior explica que as Diercaps foram desenvolvidas para proporcionar o efeito long lasting de perfumação de até 48 horas para formulações de limpadores perfumados. “As Diercaps são fragrâncias microencapsuladas produzidas por um processo exclusivo de polimerização, com uma alta sinergia aos componentes de uma formulação de limpador perfumado, apresentando como benefício maior lasting de perfumação”.
O executivo exemplifica que o atrito pelo andar sobre um piso ou tocar uma superfície onde foi aplicado o limpador com as Diercaps faz com elas se rompam e prolonguem a perfumação do ambiente. Junior reforça que o encapsulamento da fragrância proporciona maior estabilidade, garantindo que as matérias-primas mais voláteis sejam preservadas pela estrutura da microcápsula, resultando em uma performance olfativa mais duradoura no ambiente do que um limpador perfumado tradicional sem microcápsulas.
Testes sensoriais
Para comparar a performance de um limpador perfumado com Diercaps com a de um tradicional, foram realizados testes sensoriais, que comprovaram um aumento significativo do lasting da fragrância do limpador com Diercaps, prolongando a perfumação do ambiente.
Isso pode ser explicado, segundo Junior, considerando a estrutura de uma fragrância, que é composta por notas de saída, notas de corpo e notas de fundo. “As notas de saída são as mais voláteis, que sentimos logo após a aplicação do limpador perfumado. Com o passar do tempo, sentimos as notas de corpo e, por fim, as notas de fundo de uma fragrância tradicional”.
Essa estrutura, de acordo com o especialista, é o que provoca um pico inicial de intensidade de perfumação proporcionada pelas notas de saída (veja o gráfico). Passada a intensidade, permanecem por algum tempo as notas de corpo e as de fundo. “A vantagem das Diercaps é que elas mantêm a estrutura da fragrância intacta no interior das microcápsulas, liberando gradativamente o perfume após o seu rompimento, garantindo a perfumação do ambiente por um longo período”.
Diercaps prolonga a perfumação do ambiente
Atuando desde a década 60, a Dierberger conta com tecnologias, ingredientes e perfumistas renomados para atender os vários segmentos que demandam excelência em fragrâncias, da perfumaria fina à limpeza doméstica, passando por produtos de higiene pessoal, auto care, pet care e muitos outros. Em 2008, passou a atuar como um braço independente do Grupo Dierberger. “Mantemos sempre as crenças e valores originais do Grupo para continuar fazendo história através das fragrâncias”, finaliza Junior.
Comments are closed.
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies
Comments are closed.