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Nutra InnovationEmpresas & NegóciosFranquia de lavanderia econômica cresce com serviços a partir de R$ 2

Franquia de lavanderia econômica cresce com serviços a partir de R$ 2

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eLav, rede mineira que já tem operações em 18 estados brasileiros

Após uma viagem para a Europa, em 2014, o empreendedor mineiro Fernando Reis Vigato, 36 anos, chegou ao Brasil com a ideia de mudar o conceito de que “lavanderia é coisa de gente rica”. Assim, criou a eLav, rede de franquias que pretende democratizar a proposta. Hoje, são 55 unidades, entre inauguradas e em implantação, em 18 estados, e a projeção é encerrar o ano com um faturamento de R$ 4,5 milhões.

A primeira unidade foi aberta em Varginha (MG), em 2015. Vigato já tinha sido franqueado de uma rede de serviços educacionais por alguns anos, então, conta que sabia o que priorizar para a formatação do negócio. Desde o início, o plano não era competir com marcas consolidadas, como 5àSec ou as franquias da Omo, mas ocupar espaços menos abastecidos pelo serviço.

Ele fez questão de estudar maneiras de inserir plataformas educacionais no negócio, tanto para os treinamentos iniciais como para as atualizações periódicas. “O franqueado aprende a empreender e a se desenvolver profissionalmente e tem acesso a todos os processos específicos do segmento de lavanderia, com os detalhes necessários para obter sucesso no negócio”, afirma.

Uma saída para baratear os custos, a ponto de reduzir o investimento inicial do franqueado e os preços para o consumidor final, foi focar em economia de recursos, como água e energia elétrica — muito antes de se falar em crise hídrica. “Não é somente um hábito saudável, mas uma grande responsabilidade com o futuro.” Com os processos adotados pela marca, Vigato afirma que consegue economizaar 40% de água. O preço médio por peça de roupa é a partir de R$ 4, mas, dentro do plano mensal, dependendo da localização da unidade, o serviço de lavagem e passagem pode sair por R$ 2 por item.

Ele passou quatro anos formatando o modelo que considerava ideal antes de franquear. O objetivo era tornar a franquia mais barata, com um investimento que a enquadrasse como microfranquia. O aporte inicial para unidades da eLav varia entre R$ 59 mil e R$ 69 mil e já inclui tudo: taxa de franquia, capital de giro, reformas, insumos e máquinas.

De acordo com Vigato, o negócio não teve grandes impactos por conta da pandemia. Como os clientes já mantinham um vínculo com as unidades, com planos mensais, as vendas continuaram por meio de ferramentas de delivery. “A venda de franquias foi afetada, mas agora está voltando.”

O empreendedor vê espaço para crescer amparado na necessidade de economia doméstica e na oferta de casas cada vez menores. “O cliente experimenta e vê que economiza”, diz. De acordo com o último dado divulgado pelo Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav), de 2018, apenas 4% da população brasileira economicamente ativa utilizava lavanderias na ocasião — mas a entidade via 20% da população como público em potencial.

 

Fonte: PEGN  13.10.2021

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