Geração Alfa é o grupo emergente e relevante para o mercado alimentício do futuro
A Geração Alpha, nascida entre 2010 e 2025, está se preparando para se tornar uma força poderosa no mercado de consumo, com um potencial de compra de US$ 5,5 trilhões até 2029, segundo recente estudo realizado pela Mintel, que revela, ainda, que embora jovens, os seus comportamentos e expectativas já estão moldando a indústria de alimentos e bebidas. Crescendo em um mundo de acesso instantâneo e variedade de escolhas, essa geração é mais influente nas decisões de compra do que as gerações anteriores, especialmente no que diz respeito à alimentação.
O estudo também destaca que a Geração Alpha é composta por nativos digitais, altamente conectados e com uma consciência crescente sobre o equilíbrio entre o uso de tecnologia e a vida offline. A consciência ambiental e ética também está em alta, com a geração mostrando uma forte preferência por marcas de alimentos que compartilham valores sustentáveis e sociais, demonstrando que estão cada vez mais preocupados com questões climáticas e alimentares, influenciando suas escolhas alimentares e exigindo práticas de negócios responsáveis.
No campo da alimentação, a Geração Alpha se destaca por sua ênfase na saúde, com uma demanda crescente por alimentos funcionais que promovem o bem-estar, como os ricos em vitaminas, minerais e probióticos. Também estão mais conscientes da importância da saúde intestinal, com a demanda por produtos que ajudem a melhorar a digestão e a imunidade em alta.
Além disso, a Geração Alpha se mostra aberta a novas tecnologias alimentares, como alimentos cultivados em laboratório e ingredientes geneticamente modificados, à medida que a segurança alimentar e a crise climática ganham relevância.
Caracterizada também por uma apreciação por experiências gastronômicas imersivas e inovadoras e influenciados por mídias sociais e tendências globais, essa geração têm um paladar aventureiro, gostando de experimentar uma variedade de sabores e culturas desde cedo. Embora os lançamentos de novos produtos alimentícios voltados para crianças tenham diminuído, há uma crescente demanda por opções inovadoras e lúdicas, como os lanches criativos que misturam diversão e funcionalidade.
Com fortes preocupações com saúde, sustentabilidade e ética, a Geração Alpha está moldando as futuras tendências de consumo. Para as marcas, isso representa uma oportunidade de se conectar com essa geração de maneira autêntica e significativa, criando produtos e experiências que atendam aos seus valores e expectativas.
Segundo o estudo, mais do que qualquer outra, a Geração Alpha será fundamental na definição do futuro da alimentação e das bebidas.
Comments are closed.
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies
Comments are closed.