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Henkel anuncia fusão de Laundry & Home Care e Beauty Care

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Empresa criou a nova unidade de negócios Consumer Brands

A Henkel anunciou na sexta-feira (28) a fusão de suas unidades de negócios Laundry & Home Care e Beauty Care, que, juntas, formarão uma nova unidade de negócios: Henkel Consumer Brands. A empresa iniciará os preparativos para o processo de integração imediatamente e pretende ter a nova organização em vigor até o início de 2023. Com a nova unidade de negócios, a Henkel construirá uma plataforma multicategoria orientada para o crescimento, combinando suas marcas de consumo e negócios sob a mesma cobertura, incluindo muitas marcas icônicas, como Persil e Schwarzkopf, que também compõem o negócio de cabelereiros profissionais.

“Uniremos forças em nossos negócios de bens de consumo para criar uma unidade de negócios forte e integrada como base para o crescimento rentável no futuro. O negócio integrado de Consumer Brands trará benefícios significativos para a Henkel. Nossos acionistas, clientes e equipes estarão bem posicionados para moldar ativamente seu futuro em uma indústria altamente dinâmica”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.

“Estamos criando uma plataforma multicategoria com cerca de 10 bilhões de euros em vendas. Isso fornecerá uma base mais ampla para otimizar ainda mais e moldar nosso portfólio para um maior crescimento e perfil de margem. Também ganhamos em sinergias e ganhos de eficiência significativos, permitindo liberar recursos que serão utilizados em parte para investimentos direcionados em nossas prioridades estratégicas, como inovação, sustentabilidade e digitalização. Nos tornaremos um empregador ainda mais atraente, oferecendo cargos maiores e oportunidades de crescimento em um setor promissor. Em resumo: estou convencido de que esta fusão levará nossa Estratégia de Crescimento com Propósito para o próximo nível.”

A fusão foi projetada para impulsionar o crescimento e a lucratividade dos negócios de consumo e da empresa. Isso também se reflete na nova ambição financeira de médio e longo prazo que a Henkel forneceu: a empresa agora almeja um crescimento orgânico de vendas de 3% a 4%, uma margem EBIT ajustada de cerca de 16% e um crescimento percentual no Lucro por Ação Preferencial entre um dígito médio e um dígito alto (em taxas de câmbio constantes, incluindo fusões e aquisições).

A Henkel Consumer Brands oferecerá a oportunidade de capturar melhor todo o potencial de crescimento orgânico e inorgânico e focar em produtos com crescimento atrativo e potencial de margem – além das medidas da gestão ativa de portfólio concluídas até o final de 2021.

Outras medidas de portfólio incluirão desinvestimentos ou descontinuação de marcas e negócios não essenciais, bem como aquisições em categorias em todo o espaço do consumidor. As primeiras medidas relacionadas com o portfólio de Beauty Care serão implementadas ao longo de 2022.

Ao integrar ambas as unidades de negócios, a Henkel criará mais escala na operação, permitindo que a empresa obtenha colaborações significativas em diferentes áreas e se torne mais eficiente e ágil, além de ajudar a organização a agir com mais rapidez e flexibilidade em um ambiente altamente volátil. Esperam-se sinergias em áreas como administração, distribuição, marketing e cadeia de suprimentos.

Isso permitirá que o novo negócio de marcas de consumo libere recursos para investimentos mais altos e direcione melhor esses investimentos em recursos estratégicos, por exemplo, digitalização de P&D, capacidades de e-commerce ou esforços de sustentabilidade em torno de embalagens recicláveis. As sinergias também serão utilizadas para fortalecer o perfil de margem da unidade de negócios.

A nova unidade de negócios será organizada em torno do foco no cliente e no canal – com uma abordagem integrada para varejistas, parceiros comerciais ou de distribuição em todas as categorias de consumidores.

Sob uma única liderança, a equipe combinada se concentrará no avanço de todo o negócio de consumo, com estruturas mais ágeis e tomadas de decisão mais rápidas. Nos negócios combinados, a Henkel oferecerá funções e oportunidades maiores, tornando-se um empregador ainda mais atraente para equipes, líderes, talentos e novos contratados.

O processo de integração e a nova unidade combinada serão liderados por Wolfgang König (49), atualmente vice-presidente executivo do negócio de Beauty Care da Henkel. Bruno Piacenza (56), que lidera o negócio de Laundry & Home Care da Henkel como Vice-Presidente Executivo desde 2011, continuará a liderar o negócio de Laundry & Home Care, trabalhará em estreita colaboração com Wolfgang König no processo de transição e permanecerá com a Henkel até final de 2022.

 

 

 

Fonte: Henkel 28.01.2022

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