Com projeção nacional, evento se consolida como plataforma de atualização tecnológica e networking e faz participação crescer 30%
O Household Summit 2020 – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins, evento online organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, realizado entre os dias 6 e 7 de outubro, reuniu virtualmente profissionais e especialistas do mercado de produtos de limpeza, incluindo fornecedores de matérias-primas e serviços, fabricantes de produtos de limpeza, marcas, varejistas e entidades para discutir o futuro do setor no Brasil e no mundo. Foram abordados temas como os desafios do setor, práticas sustentáveis, assuntos regulatórios, inovações em ingredientes e formulações, insights, indústria 4.0, embalagens, movimentos e tendências.
Máquinas limpas
Mônica Simão, gerente de cliente para a América Latina da Mintel, trouxe um olhar para as tendências globais, projetando possíveis mudanças nas necessidades e comportamento do consumidor e o impacto da pandemia nas rotinas de cuidados com a casa. Ela apresentou duas tendências globais de cuidados domiciliares que moldarão o mercado como um todo, incluindo implicações para fabricantes, empresas, marcas e consumidores nos próximos 10 anos: máquinas limpas e juntos em isolamento.
Mônica Simão, gerente de cliente para a América Latina da Mintel
Em máquinas limpas, ela mostrou que o rápido avanço da tecnologia permitirá que os consumidores criem abordagens hiperpersonalizadas para gerenciar sua casa e sua saúde. “Nos próximos 10 anos, esperamos ver a automação residencial se tornar comum, com novos recursos adotados para atender às necessidades específicas dos consumidores. Ao mesmo tempo, alguns mercados verão uma reação contra a crescente dependência das máquinas, levando os consumidores a redescobrir um senso de comunidade”, explica Mônica.
Quanto à tendência juntos no isolamento, Mônica falou que a evolução das visões dos consumidores sobre o mundo levará a mudanças no que eles esperam da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa. “Sustentabilidade e responsabilidade social corporativa serão uma das principais áreas de foco das marcas na próxima década. Mas a maneira como abordam o assunto assumirá diferentes formas, especialmente à medida que a visão dos consumidores sobre o mundo evolui. A divergência entre localismo e globalismo, ao lado de mentalidades ativistas crescentes, concentrará a mente dos consumidores no que eles desejam das marcas e produtos que usam”.
Vendas surpreendem
Paulo Engler, diretor executivo da Abipla
A evolução do mercado de saneantes no Brasil nos últimos 5 anos foi o tema da apresentação de Paulo Engler, diretor executivo da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. “A produção do setor cresceu 5,9% de janeiro a julho deste ano. O número é expressivo, já que as estimativas da Abipla antes da pandemia eram de alta entre 3% e 3,5% em 2020”, disse. As vendas de produtos de limpeza totalizaram R$ 26 bilhões em 2019, registrando um crescimento de 23,8% em relação ao ano anterior.
Menos impacto
Camila Vidal, gerente de novos projetos e parcerias da Eureciclo
Camila Vidal, gerente de novos projetos e parcerias da Eureciclo apresentou um panorama do atual da reciclagem dos resíduos sólidos no país e os desafios enfrentados. Ela também falou sobre o papel da Eureciclo e como funciona a parceria com as empresas e com todos os agentes da cadeia de reciclagem para reduzir o impacto ao meio ambiente. Segundo ela, a Eureciclo já conta com 98 operadores de triagem e cooperativas em 22 estados, 4500 vidas impactadas, 90 mil toneladas compensadas e 2700 marcas parceiras. “Precisamos atuar como a natureza nos ensinou, o mundo foi feito para uma economia circular e não linear”.
Case Baby Soft
Marcos Santana, head de marketing da GTEX
Um olhar mais profundo para o consumidor de produtos de limpeza permeou a palestra de Marcos Santana, head de marketing da GTEX, que apresentou o Case do Amaciante Baby Soft Infinit Care, lançado após uma ampla pesquisa das principais demandas e comportamentos desse novo consumidor. “Baby Soft Infinity Care é um produto inovador na categoria de amaciantes diluídos e o único no mercado com tecnologia que oferece oito benefícios para o cuidado e proteção das roupas”, destacou, elencando os atributos do produto: ação antiesgarçante, antiestática, rejuvenesce as fibras, fortalece os tecidos, protege as cores, combate os maus odores e promove maciez absoluta.
Metodologia multicritério
Eduardo Moura, supervisor de P&D da ASA Indústria
A jornada do consumidor, com foco na experiência que uma marca ou produto podem gerar conhecimento, a fim de alavancar negócios por meio de ferramentas e metodologias de aplicação, também fez parte da programação. A palestra de Eduardo Moura, supervisor de P&D da ASA Indústria, abordou a metodologia multicritério e a estratégia para que o formulador tenha uma percepção aguçada e capture os valores nos produtos para que estejam alinhados com os objetivos empresariais, como os hábitos do consumidor, que apoiem as tomadas de decisão. “O método Multicritério Smart para tomada de decisão é largamente utilizado devido à simplicidade, tanto das respostas exigidas pelo decisor, como também da análise que é feita sobre as respostas”.
Inovações em ingredientes
As inovações em ingredientes também foram destaque no evento. A Wana Química, que atua no mercado de home care desde 2013 e possui um amplo portfólio de ingredientes para as mais diversas formulações de saneantes, como detergentes líquidos, saponáceo cremoso, desinfetantes, gel de pinho, entre outros, destacou algumas de suas soluções para o mercado de produtos limpeza.
Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produtos da Wana Química
Entre os destaques, Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produtos, apontou a Linha ADWANA® de modificadores reológicos, que permitem viscosidade adequada a cada situação, elevada transparência após neutralização, excelente interação com eletrólitos, estabilidade na espuma e fácil aplicação, em formulações de detergentes líquidos, gel de pinho, entre outros.
Já os polímeros acrílicos especiais ecológicos da Linha POLIWAN® atuam como dispersantes de sujidades particuladas, evitando a sua redeposição nas superfícies e auxiliam sua eliminação no enxágue. “Eles também reduzem o tempo e aumentam a capacidade de processo, em formulações de lava-roupas líquidos e em pó, amaciantes, limpadores de superfície e outros itens”.
Outra indicação de Myrian é a Linha OPACIWAN®, composta por agentes opacificantes que podem ser utilizados em lava-louças, lava-roupas, desinfetantes, entre outros. “A linha possui excelente estabilidade ao congelamento e descongelamento, à ação mecânica, cisalhamento e calor. Também não interfere nas propriedades espumantes das formulações, além de ótimo pacote de preservação”.
Os itens da Linha WANSEQ® também são destaque da Wana Química. Segundo Myrian, eles atuam como agentes quelantes ecologicamente corretos (fonte renovável e biodegradável), que possuem ótima ação sequestrante em ampla faixa de pH, prevenindo a descoloração do produto. Além disso, a linha tem performance superior ao EDTA, NTA e fosfonatos, podendo ser utilizada em detergentes em geral, amaciantes, limpadores de superfície, entre outros.
“Possuímos um laboratório de pesquisa e desenvolvimento completo e uma equipe altamente qualificada de suporte técnico, que busca estabelecer uma parceria com cada cliente para atender todas as suas expectativas”, garante a executiva.
Fábrica da Wana em Jacareí (SP)
Soluções sustentáveis
Davi Pugliese, gerente de vendas para Home Care na América Latina da Croda
Davi Pugliese, gerente de vendas para Home Care na América Latina da Croda, falou sobre soluções sustentáveis, destacando a linha ECO de Surfactantes. “O consumidor está cada vez mais consciente e busca por soluções que ofereçam transparência sobre o que é o produto e o impacto dele para as pessoas e o planeta. A Linha Eco da Croda, além de oferecer uma linha completa de surfactantes 100% de origem biológica, também possui um processo de fabricação sustentável, reduzindo ainda mais a pegada de carbono do produto final”, disse.
A Polyorganic mostrou que é possível aliar sustentabilidade com qualidade e competitividade. Segundo Allan Lima, responsável pela área técnica e de vendas, a empresa otimizou suas tecnologias sustentáveis para os mercados de saneantes e cosméticos e lançou recentemente agentes quelantes verdes, derivados de aminoácido naturais, o que resulta em produtos ecológicos com 100% de biodegradabilidade. “Produtos já consolidados no mercado europeu e norte-americano, onde as restrições ambientais são maiores, POLYDISPERSE GLDA NA4 e POLYDISPERSE MDA NA3 são excelentes sequestrantes com atuação em ampla faixa de pH, além de uma resistência térmica superior aos tradicionais complexantes”, garante.
Angela Nogueira Fey, gerente de Sustentabilidade da Novozymes Latin America
Estratégias e desafios da Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os impactos no setor de produtos de limpeza foi o tema da palestra de Angela Nogueira Fey, gerente de Sustentabilidade da Novozymes Latin America. “Os ODS podem e devem ser encarados como tendência de consumo, já que mercados que apostam no desenvolvimento sustentável tendem a crescer até três vezes mais rápido. Os clientes clamam por produtos cada dia mais naturais e melhores para o meio ambiente e as enzimas podem ser a resposta a esta demanda”.
Rogério Collistochi, diretor comercial da empresa da Chemyunion
“A Chemyunion aceita o desafio de entregar benefícios relevantes em seus produtos para formulações de detergentes líquidos lava roupas e amaciantes, unindo praticidade no cuidado e consciência sustentável”, afirmou Rogério Collistochi, diretor comercial da empresa. “O Chemycare Color Proclean, por exemplo, utiliza tecnologia de ingredientes encapsulados em ciclodextrinas, no qual filtros solares e ativos naturais são liberados gradualmente, proporcionando cuidado e proteção duradoura aos tecidos coloridos, além de controlar o desgaste natural das fibras, reduzindo danos às roupas”, finaliza.
Daniela Tristão, coordenadora de Serviços Técnicos Mercosul da Stepan
Daniela Tristão, coordenadora de Serviços Técnicos Mercosul da Stepan, apresentou suas alternativas sustentáveis para formulações saneantes, dando exemplos de formulações desenvolvidas com matérias-primas com o selo ECOCERT (STEPANOL® WA EXTRA HA e STEPANOL® ALS 25-B), além da aminas óxidas AMMONYX® LMDO para melhoria de formulações concentradas e esterquats de fonte natural, que são ingredientes chave para os amaciantes. “A Stepan quis mostrar soluções de como dar o primeiro passo ao desenvolvimento de formulações mais sustentáveis, não só com matérias-primas de fonte natural, mas também com formulações concentradas, que diminuem a utilização de água.
Household Summit 2021
Murilo Marques, diretor da Innovation Business Media
Para Murilo Marques, diretor da Innovation Business Media, esta edição do Household Summit, apesar de não poder ser realizada presencialmente, contou com 280 inscrições, uma participação cerca de 30% maior que a registrada em 2019. Como as palestras ficaram disponíveis por três semanas, 18% dos participantes acessaram ao conteúdo de acordo com sua disponibilidade.
“As palestras também agradaram, especialmente por serem sequenciais e trazerem o mix entre mercado, tecnologia, comportamento do consumidor e tendências, trazendo várias visões e ferramentas para auxiliar nesse momento de grandes mudanças nas rotinas de limpeza”, avaliou Marques, que informa que a próxima edição será realizada nos dias 5 e 6 de outubro de 2021, na capital paulista, em formato híbrido, presencial e com transmissão online.
Confira no quadro abaixo todas as empresas e organizações que patrocinaram e apoiaram a realização do seminário.
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