Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & NegóciosLavar roupa pode ser uma tarefa prazerosa. Será?

Lavar roupa pode ser uma tarefa prazerosa. Será?

  • Written by:

Patric Richardson, com um novo livro e série de TV, busca transformar lavar roupas em um hobby

Patric Richardson está apostando que pode fazer você ver a roupa suja não como uma tarefa que você tolera – talvez odeie – mas “algo que você gosta, espera ansiosamente, talvez até ame”. Seu livro, “Laundry Love, Finding Joy in a Common Chore” (O amor à lavanderia, encontrando alegria em uma tarefa comum) e  a série da Discovery +, “The Laundry Guy” (O cara da lavanderia)”, ambos lançados este mês, chegam ao ponto de argumentar que lavar roupas pode ser divertido.

Richardson administra o que chama de laundry camp em sua butique, Mona Williams, que tem unidades em St. Paul e no Mall of America em Bloomington, Minnesota. O negócio começou como uma loja de roupas de grife vintage, mas se expandiu para vender produtos de limpeza de luxo e oferece aulas gratuitas de lavanderia enquanto, os clientes procuram ajuda para cuidar de suas roupas. No acampamento de lavanderia, os participantes aprendem a “lavar o que não pode ser lavado”, diz ele, como vestidos de noiva e ternos de negócios.

Abaixo, o Sr. Richardson fala sobre sua jornada.

Como você se apaixonou por lavanderia?

Uma das minhas primeiras lembranças é entregar prendedores de roupa para minha avó. Quando eu tinha três anos, o Papai Noel me trouxe uma máquina de lavar de brinquedo. À medida que fui crescendo, quis controlar meu guarda-roupa e comecei a lavar minha própria roupa. Na faculdade, eu tinha um orçamento de estudante, mas um guarda-roupa só para lavagem a seco. Descobri como lavá-lo graças a um dos meus professores. Depois fui trabalhar para a Neiman Marcus, então pus minhas mãos em alguns dos tecidos mais bonitos que existiam.

Como as pessoas podem começar a ver a lavanderia como um caso de amor, não uma tarefa interminável?

Tudo o que eles precisam fazer é obter as ferramentas certas e mudar sua mentalidade. No momento em que você acha que é divertido, é divertido. Você tem que ter escovas de crina de cavalo e montar um bom kit de manchas: um borrifador de vinagre e água (para manchas), um borrifador de vodca (para cheiros) e um borrifador de álcool (para limpar manchas). Então você precisa de alvejante de oxigênio e um bom detergente ou sabão. Você gasta dinheiro com suas roupas, então gaste um pouco com seu sabão.

A pandemia mudou a maneira como lavamos roupa?

Isso fez com que as pessoas voltassem a cuidar da casa, e parte disso é a lavanderia. Você coloca seu podcast ou álbum disco favorito e percebe que é divertido fazer isso. E os pais perceberam que seus filhos poderiam ajudar. A pandemia nos lembrou que as coisas precisavam ser limpas, mas também nos deu tempo para diminuir o ritmo e perceber que podemos fazer essas coisas enquanto as desfrutamos.

Em seu livro, você diz que odeia amaciantes e secadores de roupa mais do que esquilos e mosquitos. Por que?

A razão pela qual você compra toalhas de algodão brancas macias, um suéter de cashmere preto ou pijama de seda é porque você ama a sensação deles. O amaciante cria um revestimento que é artificialmente macio. Quero que o algodão seja parecido com o algodão.

Você já recebeu resistência dos fabricantes de amaciantes de roupas ou secadoras de roupa?

Ainda não, mas espero isso a qualquer momento.

Por que devemos parar de usar a secadora e pendurar nossas roupas ao ar livre?

Isso reduz o uso de energia, o que é ótimo, mas o maior motivo é que ajuda as roupas a durarem mais. Esse fiapo é a sua roupa morrendo lentamente. Além disso, quando suas roupas ficam do lado de fora, você sente aquele perfume celestial.

Qual é o seu pior inimigo da mancha?

Batom ou molho barbecue. Eu posso fazer isso, mas é um processo de várias etapas. Em meu livro, aprimorei a eliminação da maioria das manchas em uma ou duas etapas. Posso me livrar do molho de churrasco e do batom, mas leva cinco ou seis minutos em vez de 30 segundos.

Para algumas pessoas, o odor é um desafio maior para a lavanderia do que as manchas. Qual é o seu conselho, especialmente para limpar roupas de ginástica?

O odor é um problema por causa do poliéster. O poliéster é uma das coisas mais incríveis que já foram criadas, mas tem um problema que nunca superamos: é hidrofóbico, por isso odeia água e é oleofílico, por isso adora todo o óleo da sua pele e o suor que fica grudado nela óleo. Uma viagem pela lavadora com alvejante de oxigênio e o odor desaparecerá. É seguro para as cores, então suas calças pretas de ioga e uma jaqueta de ioga preta que cheira a vestiário terão cheiro de verão. É tão fácil.

As máquinas de lavar mais novas têm muitas configurações. O que você recomenda?

Eu só uso o ciclo expresso. Suas roupas ficarão limpas. Se você usar um sabonete e um tira-manchas realmente bons, suas roupas estarão limpas e prontas em 30 minutos. Você simplesmente não precisa de um ciclo sanitário de duas horas.

Em seu livro, você diz que uma máquina de lavar pode lavar com segurança um casaco de lã ou um terno de negócios. Diga-nos como.

Fácil. Enrolo e enfio em um saco de malha bem apertado para que fique como uma salsicha. Jogo na máquina de lavar e lavo no ciclo expresso com água morna e enxágue frio. Eu uso sabão, nunca detergente. Quando eu tiro da máquina de lavar, eu penduro e vaporizo. Ter a bolsa de malha bem apertada é crucial. O feltro, ou encolhimento, ocorre quando a lã esfrega contra si mesma. Se você embalá-lo em uma bolsa tão apertada que ele não pode se mover, não pode senti-lo. A água ainda se moverá através dele e o deixará limpo.

 

 

 

 

 

Fonte: The Wall Street Journal 15.03.2021

Comments are closed.

Parceiros 2024