Enquanto o mercado global de produtos limpa-vidros, que no ano passado alcançou vendas de US$ 1,109 bilhão, na previsão da Euromonitor, deverá se manter estável nos próximos cinco anos, atingindo US$1,158 bilhão em 2025 (4,5%), as previsões para o Brasil são mais positivas. No mesmo período de 2015 a 2020, a categoria acompanhou o desempenho mundial, com 20,1% de crescimento, totalizando R$ 172 milhões. A diferença em relação ao mercado global é que as vendas de produtos para limpeza de vidros continuarão com tendência de expansão por aqui, devendo chegar a R$ 201 milhões em 2025, um crescimento de 16,7%.
Liderança no Brasil
A Reckitt, com a marca Veja Vidrex, detém com folga a liderança do mercado, com mais 35% de participação. Segundo Mariana Rocha, gerente sênior de marketing da marca Veja, os produtos Veja Vidrex são ideais para deixar vidros, vitrines, espelhos ou acrílicos limpos e brilhantes, sendo necessário apenas aplicar o produto nas superfícies e passar o pano para eliminar as sujeiras com pouco esforço.
Veja Vidrex, da Reckitt, é líder no mercado brasileiro de limpa-vidros
A marca oferece duas linhas: Veja Vidrex Tradicional, que contém fórmula de secagem rápida, limpa e restaura o brilho, sem embaçar e sem deixar resíduos; e Veja Vidrex Cristal, que possui uma fórmula balanceada, com ingredientes ativos que limpam e não deixam manchas. Essa linha não contém amoníaco.
Mariana Rocha, gerente sênior de marketing da marca Veja
“As varandas envidraçadas são realmente uma tendência nas grandes cidades, por tornar o ambiente mais climatizado e aconchegante, principalmente em uma fase que todos estamos passando mais tempo em casa. No mercado de Vidrex, vemos essa tendência refletida em um crescimento de 6% nos primeiros seis meses do ano, com Veja sendo uma das principais marcas a alavancar esse número”, afirma Mariana.
Mais vidros para limpar
“A procura por residências maiores aumentou significativamente com a vida em isolamento social e a realização de todas as atividades em casa. Espaços, como sacada ou quintal, se tornaram um diferencial”, comenta Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, que justifica com dados da Imovelweb, que apontam que a demanda por imóveis com varanda cresceu 128% em maio de 2020 em relação ao mesmo mês de 2019. “E para aproveitar ao máximo essas áreas, inclusive nos dias chuvosos, muitos moradores fecham suas varandas com vidros”.
Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco
Se antes limpar a casa já era um desafio, com casas maiores e mais vidros a tarefa ganhou complexidade. Para tornar esta tarefa mais simples e rápida, Vera destaca um silicone surfactante superespalhante e de secagem rápida, o TEGOPREN® 5840, fabricado pela Evonik e distribuído no Brasil pela Dinaco. De caráter não iônico e solúvel em água, o TEGOPREN® 5840 possui umectação hidrofílica, particularmente adequada para superfícies polares, como vidros e polipropileno. “Por isso, atua como agente antiembaçante e promove ótima transparência no vidro”.
“O TEGOPREN® 5840 pode potencializar várias formulações de limpadores, sem aumentar a quantidade dos surfactantes principais” explica Vera Tonon, que relaciona outros benefícios do produto: tensão superficial extremamente baixa, excelentes propriedades de umedecimento uniforme e afinidade com superfícies, sem efeito de acumulação. Suas aplicações são diversas, como detergentes para lava-louças, agentes de secagem rápida e ampla gama de limpeza doméstica, de superfícies e instalações, veículos e institucional e industrial.
Concentrados em alta
Laércio Albuquerque, especialista técnico da Dow
Citando o relatório Mintel “The Future of Household Cleaners 2021”, Laércio Albuquerque, especialista técnico da Dow, reforça que os limpadores de superfícies no formato de refil ou recarga, incluindo os limpa-vidros, não são apenas uma tendência, mas uma necessidade sustentável e urgente. “Os produtos de recarga estão ganhando importância à medida que grandes marcas procuram ajustar seu uso de plástico e abordar preocupações emergentes como as emissões de carbono”. A Dow Consumer Solutions possui propostas de fórmulas de limpa-vidros e limpadores de superfície de alta performance, que são de 20 a 30 vezes mais concentradas, segundo ele, e que podem ser adotadas para diluição pelo consumidor.
Fabricantes apostam em produtos concentrados também no segmento de limpa-vidros
As formulações de limpa-vidros, de acordo com Albuquerque, devem conter ingredientes de remoção de sujeiras comuns de janelas ou espelhos, como impressões digitais, poeira, manchas de água entre outras. A principal consideração é que entreguem a limpeza deixar resíduos, que nessas superfícies se tornam mais aparentes.
Ele explica que os solventes são de grande importância na formulação dos limpa-vidros, mas lembra que a volatilidade precisa ser considerada. “Além de legislações específicas para os VOCs, se o limpador não secar rapidamente, o solvente pode não ser uniformemente eliminado da superfície, resultando em streaking. Esses resíduos só se tornam aparentes quando a superfície está completamente seca”, explica.
Os álcoois de baixo número de carbono, como etanol e propanol, apesar da baixa interação com sujeiras apolares, como gordura, por exemplo, são amplamente utilizados nessas formulações por conta da rápida secagem. Para eliminar essa deficiência de limpeza e ainda manter a volatilidade esperada, a Dow possui uma ampla de linha de solventes biodegradáveis da linha Dowanol, que podem substituir parcial ou totalmente esses álcoois. Entre eles, o especialista indica o Dowanol™ PnP.
Albuquerque acrescenta que diferentes tipos de tensoativos aniônicos, não iônicos e anfotéricos podem ser utilizados para formular esses limpadores e recomenda os tensoativos Dow da linha TRITON™ CG, alquil poliglucosideos obtidos 100% de fontes renováveis, biodegradáveis e suaves, que apresentam superior desempenho anti-streaking.
“Os limpa-vidros também podem oferecem benefícios adicionais de antifog, que consiste em prevenir a formação de gotículas de água que espalham a luz visível e resultam na ‘neblina’ no vidro”, acrescenta Albuquerque. Segundo ele, há abordagens opostas para o problema: tornar a superfície hidrofóbica para repelir a água ou muito hidrofílica para que a água forme um filme contínuo, evitando formação de gotículas, o que é prontamente obtido pela ação do super umectante XIAMETER™ OFX-5211 Fluid, tensoativo poliéter de silicone não iônico de baixo peso molecular e que permite alcançar esse benefício “Ele também evita a formação de marcas de água da chuva, promovendo um benefício de long lasting de brilho e limpeza no vidro, o que facilita o cuidado com os vidros de sacadas, por exemplo, aumentando o intervalo entre as limpezas”.
Benefícios agregados
Fabrizio Mazzeo, gerente técnico para o segmento de Industrial & Home Care na América Latina da Clariant, ressalta que, por conta da pandemia, os consumidores intensificaram a limpeza de roupas, objetos e superfícies, principalmente as que tocam com as mãos com mais frequência, mas também áreas que não prestavam tanta atenção, como vidros utilizados nas mesas de jantar, janelas, espelhos e outras. “Este hábito de consumo permanecerá no médio e longo prazo, uma vez que o consumidor ficará mais cauteloso e atento em manter seus lares livres de germes e serão atraídos por soluções práticas e convenientes”.
Fabrizio Mazzeo, gerente técnico para o segmento de Industrial & Home Care na América Latina da Clariant
Atenta a isso, a Clariant desenvolveu o Aristocare® Smart, um polímero inovador, com multibenefícios e, segundo Mazzeo, chega para “revolucionar” o mercado de limpeza de superfícies, incluindo vidros. O produto cria uma película protetora sobre a superfície que diminui a aderência de gotículas de água, reduzindo o tempo de escoamento e o acúmulo de sais. Essa camada de proteção também permite que resíduos de sabão sejam removidos com mais facilidade. Além disso, Aristocare® Smart entrega um efeito antimanchas ao permitir que a formulação seja uniformemente distribuída na superfície e seus efeitos permanecem mesmo após vários enxágues.
Mazzeo explica que o Aristocare® Smart foi desenvolvido para ser versátil, com estabilidade em ampla faixa de pH (1 a 12) e em ambientes oxidantes, como aqueles contendo peróxido de hidrogênio. “Mesmo em baixa concentração, é um poderoso ativo, compatível com surfactantes catiônicos, não-iônicos e a maioria dos aniônicos, além de ser fácil de manusear, por se tratar de uma solução aquosa de baixa viscosidade”, explica.
Com Aristocare® Smart, é possível formular, por exemplo, um produto limpa-vidros com efeito desinfetante, como sugerido na formulação desenvolvida no laboratório regional da companhia. “Aristocare® Smart é ideal para uma limpeza de superfícies revolucionária, proporcionando uma limpeza rápida, eficaz e duradoura”, enfatiza Mazzeo.
Aumentando a competividade
Produtos de valor agregado com boa competitividade, de origem natural, biodegradáveis, com alta performance e que permitem ao fabricante redução custos, eliminação de processo de neutralização e fácil dispersão são alguns dos benefícios que Vanessa Arruda, gerente técnica de Personal Care & Home Care e I&I da IMCD, atribui a três itens do portfólio da CP Kelco, distribuídos pela IMCD, para aplicação em limpa-vidros: a goma KELZAN®, a goma gelana KELCOGEL® e a celulose líquida CELLULON™, desenvolvidos a partir de fermentação microbiana.
Vanessa Arruda, gerente técnica de Personal Care & Home Care e I&I da IMCD
Segundo Vanessa, a família de produtos da goma xantana KELZAN®Advanced Performance é composta por polímeros de origem natural, biodegradáveis e de última geração, que permitem maior compatibilidade e controle reológico, com menor nível de uso. “Ela também garante excelente cling em superfícies, controlando melhor o típico escorrimento de produto enquanto se limpa a superfície”, ressalta.
“Já a goma gelana KELCOGEL® foi desenvolvida a partir de um biopolímero inovador, que permite suspender ativos de limpeza, inclusões visuais ou fragrâncias long lasting, sem impactar viscosidade do produto final”, afirma, destacando que o ingrediente também permite ao produtor inovar na forma de apresentação, ao fornecer, por exemplo, um produto final na forma gel, mas proporcionando ao consumidor a experiência de agitar o gel e ter seu produto liquido pronto para uso.
Completando, Vanessa conta que a celulose líquida CELLULON® é o mais novo lançamento da CP Kelco para o mercado de cuidado da roupa e da casa. O produto possibilita a substituição de sintéticos, sem necessidade de neutralização. “Ele tem alta claridade e suspende facilmente em uma elevada concentração de surfactantes e polímeros, sem incrementar viscosidade”.
Vanessa acrescenta que todos os produtos foram submetidos a testes de biodegradação realizados de acordo com a norma OECD 301B, que confirmam que são rapidamente biodegradáveis. “Eles também ajudam a elevar o índice de naturalidade das formulações, enquanto permitem inovar com uma grande variedade de texturas e claims que atraem o consumidor”.
Customização do multiuso
André Karadi, marketing Home Care, I&I and Industrial Formulators da BASF, observa que o mercado de limpadores de superfícies possui vários produtos para aplicações bem específicas, desde multiuso, passando por desengordurantes de cozinha, até limpa-vidros. Apesar disso, é muito comum os consumidores adotarem um só produto, normalmente um multiuso para todas as aplicações, principalmente para lugares com menos janelas e espelhos, visando otimizar o orçamento e o espaço.
André Karadi, marketing Home Care, I&I and Industrial Formulators da BASF
“Com o boom dos apartamentos com varandas envidraçadas, esse cenário mudou para muitos e soluções mais customizadas passam a ser necessárias”, diz, destacando que, necessariamente, não é preciso comprar produtos adicionais. Customizar o multiuso para limpar melhor vidros e espelhos pode ser uma alternativa boa, barata e sustentável. “Com isso em mente, a BASF trouxe algumas soluções para limpa-vidros que também podem ser aplicadas a multiuso, trazendo o melhor dos dois mundos”.
Karadi destaca que o polímero Polyquart® (PRO A ou 149 A) tem ação hidrofóbica, ou seja, depois de aplicado no vidro ou espelho, faz a água que respingar na superfície escorrer com mais facilidade. Isso evita formação de manchas no vidro, trazendo uma limpeza mais eficiente e duradora.
Outra indicação do executivo são os biosurfactantes da Linha Glucopon®, tensoativos não iônicos a base de óleo vegetal (palma e coco) e amido (de milho, batata e trigo). “Não apenas eficientes, esses biosurfactantes também são mais suaves para a pele e causam menos danos a plásticos e superfícies”.
Para os fabricantes que procuram uma solução simples e de fácil formulação, Karadi recomenda a linha SolupratTM Superfícies. “Esta base pronta concentrada é fácil de lidar, basta diluir com água para a quantidade de ativos desejada e customizar com cor, fragrância e conservante, havendo as alternativas simples e premium, além da SolupratTM Bio, com alto índice de vegetalização.
As soluções mencionadas aqui são apenas alguns exemplos. É possível visualizar essas e outras soluções nas plataformas online shop@BASF e shop@BASF/Sustentabilidade.
Cuidados específicos
“Cuidados com as superfícies é um tema na categoria de home care que vem ganhando muito destaque no cenário atual de pandemia, uma vez que mantê-las limpas e higienizadas é fundamental”, observa Stephanie Lopes, especialista de desenvolvimento técnico HI&I para a América Latina na Brenntag, que acrescenta que as superfícies de vidro são as que mais necessitam de cuidados e produtos específicos para efetuar a limpeza, já que tendem a ficar manchadas, a apresentar efeitos de embaçamento, além de serem mais suscetíveis à impregnação de sujidades.
Stephanie Lopes, especialista de desenvolvimento técnico HI&I para a América Latina na Brenntag
Stephanie destaca algumas inovações e soluções para os clientes que desejam se destacar nesse mercado. Em parceria com a Wacker, apresenta dois ativos: o LIOSIL ® HC 53 e o LIOSIL ® HC 1570. “O LIOSIL ® HC 53 é um silicone glicol indispensável nas formulações de limpa-vidros. Ele entrega efeito antiembaçante e evita a formação de manchas. Além disso, é compatível com bases alcoólica e aquosa, é de fácil manuseio e promove uma película protetiva que mantém a superfície limpa por mais tempo e facilita a próxima limpeza”, explica.
Já o LIOSIL ® HC 1570, segundo Stephanie, é uma emulsão de alto peso molecular e viscosidade média, que promove a ação de hidrorrepelência, possui excelente espalhabilidade e evita a impregnação de sujidades, o que mantém a superfície do vidro limpa por muito mais tempo. “Para as duas soluções apresentadas, a Wacker conduziu diversos testes de eficácia para avaliar a performance dos ativos, garantindo assim a entrega desses benefícios”.
Outra solução disponível no portfólio Brenntag, oferecido em parceria com a The Chemours, é o Ácido Glicólico Sol Tech, um ativo de baixo peso molecular, biodegradável, baixa corrosividade, versátil e amplamente compatível com uma gama de matérias-primas. Nas formulações de limpa-vidros, atua como um agente quelante, que irá evitar que as partículas de água e sabão impregnem na superfície, evitando a formação de manchas. “Ele possui um excelente poder de limpeza para remover com facilidade incrustações e sujidades”, afirma Stephanie.
Formulações sem resíduo
Para a limpeza de superfícies, de acordo com Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan, a aposta da empresa são os produtos multifuncionais. “Pensando em vidros, esperamos que as formulações não deixem resíduos, que sejam multifuncionais e que se mantenham limpos por mais tempo”. Considerando-se essas necessidades, a Stepan trás esse ano a linha BIO-SOFT® LFS, um lançamento que reforça a percepção do cuidado com a casa e os ambientes, para além da eficiência de limpeza.
O BIO-SOFT® LFS é uma mistura sinérgica entre dois tensoativos não iônicos. É um líquido transparente, de baixa espumação e de fácil manipulação, além de possibilitar a formulação em processos a frio. O foco do produto, segundo Daniela, é limpar sem deixar marcas ou resíduos nas superfícies, incluindo vidros, espelhos e pisos mais delicados, como laminados e porcelanatos, o que proporciona uma limpeza mais efetiva em um único passo, possibilitando ainda a economia de água potável.
Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan
“Cada vez mais, o mercado procura por formulações minimalistas, e com esta tecnologia da Stepan, fica muito mais fácil obter produtos mais eficientes, já que não se faz necessário a utilização de alta concentração de ativos para atingir os resultados de performance desejados, com baixo resíduo”.
Daniela lembra que, além do uso do BIO-SOFT® LFS, para garantir uma fórmula que tenha mínimo resíduo para uma superfície, também é importante agregar ingredientes que contribuam para este benefício. “Entre os tensoativos aniônicos, ela destaca a performance do BIO-TERGE® AS 40-HP, que possui sinergia com diferentes ingredientes de fórmulas de limpeza, e que compactua para minimizar os resíduos nas formulações”.
O BIO-TERGE ® AS 40-HP é um tensoativo aniônico que, segundo Daniela, é livre de sulfatos com ótimo poder de limpeza e, mesmo em baixas concentrações, irá potencializar a performance dos limpadores de vidros e superfícies. “Ele também tem uma tecnologia de preservação de não crescimento microbiológico, e não contém conservantes. Nossa equipe técnica está disponível para mais esclarecimentos e desenvolvimentos em parceria, com fórmulas inspiradoras que tragam benefícios ao consumidor, ao formulador e ao meio ambiente”, completa.
Oferta variada
A marca americana Windex conta com um spray de limpeza de janelas para ser acoplado a uma mangueira. Para usar, basta borrifar as janelas na configuração de enxágue, depois na configuração de limpeza e, em seguida, na configuração de enxágue novamente. Além de prometer janelas com brilho, sem manchas ou riscos, também pode ser usado em paredes de tijolo, móveis de jardim e vidro. Ele também não danifica as plantas.
A Outfog, que comercializa flanelas antiembaçantes para óculos, lançadas durante a pandemia, já faturou R$ 18 milhões. A flanela forma um filme sobre a lente que evita a formação de microgotículas, evitando que embacem. Além de óculos, também é indicada para visor de capacetes e vidros de carros, prometendo ação por 36 horas e podendo ser utilizada por até 500 vezes.
O Jimo Limpa-Vidros Aerossol é indicado para remover sujeiras de diversas superfícies de vidro. É prático porque a espuma adere na superfície e não escorre, facilitando a remoção. Além disso, dispensa o enxague e não causa manchas.
A Esponja não Risca Tekbond, do Grupo Saint-Gobain, é produzida com espuma e manta abrasiva e agente antiviral e antibacteriano que elimina 99,9% dos vírus e das bactérias. Com uma espuma macia desenvolvida para limpeza de louças e vidros sem a formação de risco indesejáveis.
Não disponível no Brasil, Seventh Generation Glass Cleaner, da Unilever, promete deixar vidros, espelhos, aço inoxidável e outras superfícies limpas com um brilho sem riscos. Com 0% de VOCs, fragrâncias, corantes ou vapores agressivos, o produto é hipoalergênico, biodegradável e de base biológica certificado pelo USDA 96%.
Para grandes áreas, a 3M oferece o Scotch-Brite Flex Multiuso Plus 8B, limpador multiuso formulado para limpar vidros e outras superfícies não porosas. Após a diluição, a embalagem de 2 litros rende até 110 litros, quando usado junto ao Dispensador para Produtos Químicos Concentrados Scotch-Brite Flex. Por ser concentrado, requer pequena área de estocagem, além de ser facilmente transportado. Não é necessário enxaguar, economizando tempo e mão-de-obra.
A Bettanin oferece vários itens para limpeza de vidros, como o EsfreBom Wipes Limpa Vidros. Com ação 3 em 1, o produto limpa, desengordura e não deixa manchas. Os Mops Limpa Vidros da marca Noviça também se destacam: a variante Spray combina reservatório para armazenar água e produtos de limpeza, sistema spray, tecido de alta performance e um rodo para finalização, e o Fit possui espuma e rodo e está disponível em dois tamanhos de cabo.
Oportunidades à vista
O mercado global de vidros para construção, que ultrapassou os US$ 46 bilhões em 2020, deverá crescer 7% ao ano entre 2021 e 2031, atingindo US$ 90 bilhões em 2031. Os dados são da Fact.MR, provedor de pesquisa de mercado.
O relatório destaca que o vidro pode transmitir a luz do dia e não ser afetado pelo clima. Além disso, a cor de um vidro não é alterada por mudanças no ambiente. Como resultado, fica visualmente agradável por mais tempo. Outras vantagens apontadas é que ele pode ser moldado e reutilizado inúmeras vezes. “O vidro surgiu como uma alternativa econômica para diversos materiais usados no setor de construção. Além disso, clientes preocupados com o meio ambiente estão escolhendo vidros que passaram por procedimentos de produção sustentáveis. Espera-se que isso seja um bom presságio para o mercado”, diz o relatório.
A necessidade de vidro para construção civil está sendo impulsionada pela urbanização e pela demanda dos setores residencial e comercial. De acordo com o estudo, a crescente demanda por vidros de construção mais leves, mais resistentes e com maior eficiência energética continuará a impulsionar a produção de vidros de construção. “Com o advento de soluções de envidraçamento modernas, os consumidores estão escolhendo vidros de construção que sejam energeticamente eficientes, melhorem a difusão de luz natural e ajudem na redução do consumo de energia. Além disso, desenvolvimentos como vidros autolimpantes, redutores de ruído e de proteção solar irão impulsionar o mercado”.
Comments are closed.
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies
Comments are closed.