Macler oferece espessante alternativo para formulações com peróxido
Pandemia acelerou pesquisas para o desenvolvimento do Noxipon TAG
Por Estela Mendonça
A pandemia trouxe desafios, mas também muitas oportunidades de unir criatividade e pesquisa para descobertas de alternativas à falta de matérias-primas, como no caso da alta demanda por álcool gel no mercado, que levou à escassez de espessantes para sua fabricação.
Sem tempo a perder, logo a empresa catarinense de soluções químicas para a indústria de saneantes Macler foi atrás de alternativas para essa demanda e, entre as três soluções desenvolvidas em seu SmartLab no período, surgiu o Noxipon TAG, uma alternativa de espessante.
“Além de suprir essa necessidade do mercado num momento crítico, o Noxipon TAG trouxe uma série de benefícios a um produto tão utilizado como o álcool em gel”, afirma Lucas Micheluzzi, diretor técnico da Macler, destacando que o espessante torna o processo de fabricação mais fácil, pois se dispersa rapidamente e não precisa de neutralização, e garante um produto final com qualidade e performance superior, já que forma um gel de alta translucidez, sem efeito pegajoso nas mãos, além de contribuir para o não ressecamento da pele.
Ideal com peróxido
As pesquisas e testes com o novo ingrediente continuaram, resultando em novas descobertas de aplicações: “O Noxipon TAG permite a produção de formulações viscosas e em gel sem trazer complexidade ao processo de fabricação de produtos à base de peróxido, garantindo alta estabilidade e excelente aparência”, assegura Micheluzzi.
A inovação é importante para o mercado porque, segundo o diretor técnico da Macler, soluciona um problema recorrente: “Algo que temos percebido com frequência são problemas de estabilidade especialmente em produtos viscosos à base de peróxido. São diversos produtos que estão sendo vendidos nas prateleiras dos mercados que acabam frustrando a qualidade percebida pelo consumidor”, avalia.
Micheluzzi explica que nesses casos o que acontece é que muitas fórmulas até conseguem manterem-se viscosas, mas por um curto período de tempo, e depois acabam perdendo quase que completamente sua viscosidade, o que pode até mesmo prejudicar a estabilidade do oxigênio ativo da fórmula.
Novas aplicações
A descoberta desse importante atributo permitiu à Macler desenvolver diversas formulações com o Noxipon TAG, como limpadores com O2 ativo, alvejante sem cloro em gel, sanitizantes profissionais e até água oxigenada cremosa. “Acreditamos que sua estabilidade na presença de peróxido qualifica o produto como uma das poucas e melhores alternativas do mercado para esse tipo de aplicação”, diz Michelluzzi. Confira no vídeo abaixo.
O especialista destaca ainda a possibilidade do uso do Noxipon TAG em combinação com o Isogen 722 em formulações de limpadores em gel como, por exemplo, os tradicionais desengordurantes e desengraxantes à base de óleo de pinho.
“Nosso SmartLab está à disposição para que possamos desenvolver soluções e obter os melhores resultados para o negócio de nossos clientes”, convida Micheluzzi, acrescentando que o Noxipon TAG vem se mostrando cada vez mais versátil e mais aplicações ainda poderão vir.
Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.
Comments are closed.