Novos hábitos de limpeza devem impulsionar crescimento da Minuano
Enquanto algumas marcas estagnaram ou até sofreram retração nas vendas, outras deram de braçada em função do momento. Os produtos de limpeza e desinfetantes, por exemplo, devem figurar nas primeiras posições do ranking dos mais vendidos.
A necessidade de manter tudo higienizado fez o consumo disparar. João Gandolfi, head de marketing e trade de home care da Flora, dona da Minuano, fala que observou uma mudança significativa nos hábitos de consumo, e isso se refletiu no desempenho do setor. “Com o aumento da procura por produtos com propriedades desinfetantes, a indústria de produtos de limpeza teve de trabalhar para atender a essa demanda”, revela.
Segundo ele, dados da Euromonitor apontam que as vendas desses itens cresceram 8,5% no país em 2020, em relação ao ano anterior. Globalmente é um setor que deverá se manter em alta nos próximos anos, segundo o relatório Mercado de Produtos de Limpeza Doméstica 2021-2028, da Fortune Business Insights. “O Brasil deve ultrapassar Alemanha e Índia, com crescimento de 18% nas vendas até 2025 quando o assunto é produtos de limpeza (Euromonitor)”, afirma Gandolfi, acrescentando: “Aqui na Flora, registramos – em 2020 – um salto de 15% na receita, em relação a 2019, e as vendas de desinfetantes cresceram mais de 30%”. Ele fala que tem pesquisas junto aos consumidores que apontam que cuidados com higiene da casa devem permanecer. “O consumidor entendeu que intensificar o cuidado, seja da casa, das roupas ou de si próprio, é algo benéfico e, portanto, que veio para ficar”, argumenta.
Para ele, o setor de limpeza vai continuar em uma curva de crescimento. “Essa visão de médio e longo prazo fez Minuano, por exemplo, lançar quase 20 produtos nos últimos dois anos, e boa parte dessas novidades possuem propriedades desinfetantes e bactericidas, tão valorizadas para o home care”, conta.
Entre os produtos lançados para combater o coronavírus, ele afirma que a empresa apostou em desinfetantes do tipo aerossol e nos multiusos antibac, que possuem eficácia comprovada contra o coronavírus e facilitam a limpeza e a desinfecção de diversos objetos e superfícies. “Esses produtos, além de facilitarem as rotinas de limpeza da casa, também entregam perfumação e proteção, o que significa praticidade e economia para o consumidor. De um modo geral, nossas pesquisas apontaram que produtos que oferecem multibenefícios seguirão ganhando espaço nas gôndolas e na cesta de compra dos consumidores”, conta.
Em 2020, conforme Gandolfi, respondendo à demanda por itens com propriedades bactericidas e desinfetantes, a marca lançou oito produtos com foco em limpeza e desinfecção de superfícies, com destaque para a linha de álcool 70 e multiusos antibac, que também possuem eficácia comprovada contra o vírus da Covid-19. Já em 2021 Minuano apresentou outras 12 novidades, como os desinfetantes aerossóis, novas volumetrias das embalagens econômicas de sabão em pó e o detergente com tecnologia micelar, além do relançamento da linha de detergentes lava-louças.
No período da pandemia a Minuano fez parceria com a Mobly, que, segundo o head de marketing, faz parte da “celebração dos nossos 35 anos”. “Demonstrar a eficácia de Minuano para os consumidores de Mobly, referência em móveis e decoração, é superimportante porque estamos falando de pessoas que estão atentas à decoração e ao conforto da casa”.
Sobre a estratégia de mídia, Gandolfi fala que é preciso usar duas frentes de comunicação, “quando se fala de uma categoria de bens de consumo com inovação constante”. “Cada meio tem a sua característica, mas todas convergem para o mesmo propósito, que é de apresentação dos features dos produtos e criação de vínculo emocional com a marca”. Ele vê eficácia, por exemplo, nas ações de branded content com a Eliana, no SBT, “porque é a maneira de trazer o produto para o dia a dia do consumidor, de forma mais lúdica”.
“Estamos há dois anos com a apresentadora num mini-reality Minha Mulher que Manda, no qual os maridos devem executar trabalhos domésticos, seguindo a orientação das mulheres. Neste ano, além de continuar com o game-show, a Minuano exibiu seus produtos em um novo quadro, em que os participantes do programa competem para ver quem consegue lavar louça no menor tempo possível”. Gandolfi também revela que a marca está na TV e nas plataformas digitais com a campanha Minuano, Eficiência que Resolve. Para ele, as redes sociais são ferramentas de contato mais direto com o público.
Fonte: Propmark 08.12.2021
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