Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationRadarO bem-estar é a tendência predominante para o futuro do morar

O bem-estar é a tendência predominante para o futuro do morar

  • Written by:

Quarentena estendida reforçou necessidades de conforto, segurança, contato humano e bem-estar

O cenário de transformações deflagradas pela pandemia alterou a escala de valores que pautam projetos residenciais. Como uma extensão do corpo, a casa pode refletir o estado de espírito de seus moradores e mesmo contribuir para a restauração das energias. A especialista em marketing de tendência da WGSN Brasil, Liliah Angelini aponta que o futuro do morar está fundamentado em quatro necessidades básicas: conforto, segurança, contato humano e bem-estar.

Embora sejam fatores que sempre foram importantes, eles se intensificaram a partir de 2020. Ante as ameaças à saúde, o lar passa a ser mais percebido como lugar de proteção. Liliah Angelini explica que os espaços de conexão com a família dentro de casa e as tecnologias de conexão virtual com o mundo exterior, que permitem o home office, as aulas online, os treinos de exercícios físicos e até a happy hour ganham destaque.

“Há uma tendência forte na ressignificação do design de interiores para pensar os espaços em caráter híbrido, transformando os ambientes conforme a necessidade, alternando cenas ou utilizando móveis versáteis”, aponta.

No quesito segurança, percebe-se a busca pela limpeza profunda do lar, cuidados com a sanitização e o uso de produtos e materiais inteligentes, como os revestimentos com tecnologia antibacteriana. Nas cozinhas, espaço que segue privilegiado, o uso se torna mais efetivo com o preparo de alimentos caseiros e saudáveis no cotidiano. Os banheiros assumem maior importância por possibilitarem o autocuidado e o relaxamento.

Por fim, ainda segundo Liliah, na arquitetura da casa, ainda há a forte presença de elementos que estimulem a saúde não só física, mas também mental. A presença de plantas e da luz natural, por exemplo, se tornou um antídoto para diminuir os efeitos do estresse e da ansiedade. As conexões via web streaming também fazem parte das tendências que irão permanecer, já que nos aproximam de uma forma segura das outras pessoas.

“Estar junto sem estar perto, buscar o autoconhecimento e incluir o que nos faz bem em todas as ações do cotidiano estão na lista de desejos para além da pandemia. O bem-estar é a tendência predominante para o futuro do morar”, define.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Clic RBS 30.04.2021

Comments are closed.

Parceiros 2024