O que é consumo consciente e como entrar nessa onda
Adotar novo padrão de compras beneficia, além das finanças pessoais, a sustentabilidade do planeta
Consumir de forma consciente pode ser um desafio diante de tanta oferta que chega ao consumidor. Em uma sociedade voltada para o consumo, é fácil acumular coisas a partir de um determinado poder de compra.
Mas, de uns tempos para cá, acendeu um movimento que se chama minimalismo por parte das pessoas (que passam a consumir apenas aquilo que realmente é necessário), e também as empresas, que passam a olhar de outra forma para o consumismo em nome da sustentabilidade. Fato é que houve um impulso por um consumo mais consciente.
Um estudo da Nielsen mostrou que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.
Mais conscientes também, 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo.
Outros dados mostram a tendência do consumo consciente.
♦ Houve um aumento de 71% nas pesquisas do Google por bens sustentáveis entre 2016 e 2021, segundo o WWF.
♦ Os clientes estão dispostos a pagar um preço 10% maior, em média, por produtos socialmente conscientes, de acordo com a pesquisa da Network for Business Sustainability (NBS).
♦ 57% dos participantes de uma pesquisa da McKinsey já fizeram mudanças em seus estilos de vida para diminuir seu impacto no meio ambiente após a pandemia de covid-19.
O que é o consumo consciente?
O consumismo consciente é, às vezes, chamado de consumismo ético ou consumismo verde. Para Remi Trudel, professor de marketing da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, todos esses termos estão relacionados e representam decisões tomadas com a intenção de beneficiar ou limitar o impacto no meio ambiente ou na sociedade.
Em resumo, significa comprar com sustentabilidade em mente. Isso pode abranger a compra de um produto específico ou a escolha de não comprar nada, ambas são decisões conscientes.
Qual a importância do consumo consciente?
Quando as pessoas escolhem consumir de forma consciente, acabam gerando uma série de benefícios, para si mesmas e também para o meio ambiente. A redução da pegada ambiental é uma das consequências do consumo consciente.
Além disso, ao ser um pouco mais consciente com as decisões de compra, o consumidor, de forma geral, tem acesso a produtos de melhor valor. Isso porque, se um produto for realmente projetado com a sustentabilidade em mente, ele será projetado para durar o maior tempo possível, o que significa boa qualidade e longa vida útil. Além disso, se o produto fizer parte de um programa de economia circular, poderá haver um desconto para a reciclagem através do fabricante.
Outro aspecto é que, no final das contas, o consumo consciente não faz apenas o consumidor se sentir bem. À medida que mais pessoas participam de decisões de compras éticas, as empresas mudam a maneira como trabalham.
Desde 2016, o WWF descobriu que houve um aumento de 45% nas empresas de alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos naturais que se comprometeram a proteger a biodiversidade em suas práticas de abastecimento. É o consumidor forçando uma mudança de comportamento das empresas.
Por fim, consumir de forma consciente também é bom para as finanças pessoais, já que, em teoria, o consumo consciente evita gastos desnecessários e além do orçamento.
Fonte: Exame 21.09.2022
Comments are closed.