Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationInternacionalP&G estabelece parceria para criar nova geração de produtos de limpeza

P&G estabelece parceria para criar nova geração de produtos de limpeza

  • Written by:

A Imperial Durham University e Procter & Gamble lançaram um programa de pesquisa para ajudar a criar uma nova geração de produtos de limpeza sustentáveis

Apoiados por financiamento do Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) e Procter & Gamble, os pesquisadores das universidades desenvolverão técnicas para formular produtos de limpeza avançados e sustentáveis.

Experiência do Reino Unido

O programa tem como objetivo apoiar os esforços da Procter & Gamble (P&G) e de todo o setor para enfrentar os desafios ambientais. Ele buscará maneiras de repensar os produtos e processos de limpeza para que eles usem ingredientes de origem sustentável e lavem pratos e roupas de maneira eficaz, por exemplo, com o mínimo de água, calor e eletricidade.

Pesquisa avançada

O professor João Cabral, do Departamento de Engenharia Química da Imperial, acredita que o esforço para enfrentar os desafios da sustentabilidade global requer modelagem avançada e técnicas experimentais para permitir que pesquisadores e desenvolvedores de produtos criem produtos superiores e mais sustentáveis ​​sem depender de tentativa e erro.

“Se você olhar para um produto de limpeza típico, verá 20 ingredientes estranhos em que cada um desempenha algum tipo de função – um que é um bom limpador, um que dá uma fragrância agradável, um que aumenta a viscosidade, um que o torna estável. Cada um foi adicionado para desempenhar um papel específico, mas eles interagem no nível molecular de maneiras extremamente complexas para determinar as qualidades do produto final”, disse ele.

Os pesquisadores irão combinar técnicas em físico-química, analítica, modelagem e simulação, design de engenharia química, para desenvolver ferramentas que preveem as propriedades funcionais de formulações químicas sem a necessidade de tentativa e erro. A microfluídica, por exemplo, permite que os pesquisadores entendam o comportamento dos fluidos manipulando amostras muito pequenas.

“Os circuitos microfluídicos têm capilares finos como um fio de cabelo e volumes ordens de magnitude menores do que uma única gota. Nós os usamos para navegar de forma eficaz pelo enorme espaço de parâmetros e tentar buscar as condições ideais, de uma forma muito mais determinada do que simplesmente mapear todo o espaço possível”, explicou o professor Cabral.

Outras técnicas incluem o uso de raios-X para observar o comportamento de fluidos combinados com simulações de computador e algoritmos para ajudar os pesquisadores a identificar produtos químicos e formulações dignas de uma investigação mais aprofundada.

A pesquisa pode tornar mais fácil, por exemplo, substituir um ingrediente-chave por um equivalente funcional e derivado naturalmente sem anos de pesquisa. Também pode facilitar o desenvolvimento de produtos mais eficazes e a personalização de produtos para diversos locais (por exemplo, com água dura ou macia) e necessidades pessoais.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imperial 22.07.2021

Comments are closed.

Parceiros 2024