Muitos fatores vêm contribuindo globalmente para que o mercado de produtos de auto care seja avaliado como promissor nos próximos anos, mas como o uso desses itens requer algum conhecimento, as marcas devem investir em ações para despertar e manter o interesse dos consumidores em tarefas DIY de limpeza e embelezamento do carro, às vezes bem demoradas e cansativas, e no desenvolvimento de itens que facilitem e que ofereçam resultados que verdadeiramente recompensem esse trabalho.
Segundo o relatório global da Mintel DIY Auto Maintenance, publicado no ano passado, mais de 40% dos consumidores realizaram pessoalmente manutenções, reparos e customizações em seus veículos, e isso apresenta oportunidades para marcas e varejistas de interagir com os consumidores que já estão nesse mercado, bem como atrair novos consumidores para o segmento. O estudo também aponta que durante a pandemia muitos consumidores optaram por dirigir seus veículos pessoais como alternativa mais segura ao transporte coletivo.
Dos entrevistados, 34% dos consumidores concordaram que a pandemia os tornou mais interessados em fazer sua própria manutenção do veículo, representando um aumento da autossuficiência, que pode ser atribuída também a uma maior consciência financeira. A Mintel prevê que, como a escassez de chips continua afetando a produção de carros novos, os modelos usados tiveram demanda e tempo de uso estendidos, o que pode resultar também em mais oportunidades para produtos de auto care.
Vida mais longa aos usados
O Brasil acompanha a tendência. O setor automotivo em 2021 foi impactado pela escassez global de semicondutores, comprometendo a oferta de carros novos no mercado, o que aqueceu o segmento de usados. Segundo a Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de veículos, enquanto as vendas de carros novos subiu apenas 1% em 2021, as de usados se elevaram 19%. Além disso, enquanto os preços dos carros novos subiram bastante, mais 16% no ano passado, o preço médio dos TOP 10 carros mais vendidos através da OLX dispararam em 2021, crescendo 23% em comparação com o ano anterior.
Mercado acelerando
O mercado global de produtos para cuidados com carros deve crescer a uma a uma taxa anual de 4,7%, de US$ 4,2 bilhões estimados em 2021 para US$ 5,5 bilhões até 2027, de acordo com a Markets and Markets. Ceras, polidores, produtos de proteção de pintura, limpadores de pneus e limpadores de vidro estão entre os vários produtos de aparência automotiva considerados na pesquisa.
A pesquisa destacou ainda que, além de os proprietários de carros começarem a cuidar de seus veículos com a ajuda de produtos disponíveis em plataformas online, a pandemia também aumentou a conscientização sobre a importância da higiene interna do veículo para manter o interior livre de vírus.
Empresas de todos os portes atuam na categoria de auto care no Brasil. A Centralsul Car Care, por exemplo, foi criada em 1995 com o objetivo de fabricar produtos para embelezamento automotivo, inicialmente para o Rio Grande do Sul, e hoje está presente em todos os estados do Brasil. Além de atualizar seu portfólio constantemente, a empresa aposta em linhas temáticas para atrair diversos públicos, como é o caso da Linha Men, inspirada em produtos vintage de barbearia.
A catarinense EasyTech Shield conta com um vasto portfólio de produtos de limpeza e proteção de superfícies e possui mais de 40 marcas comercializadas no Brasil e no exterior. Um destaque de seus produtos é a Candy Spray Wax, uma cera líquida formulada especialmente para pinturas escuras que protege a pintura do carro por até dois meses contra intempéries, seiva de árvores, dejetos de pássaros, entre outras. Formulada a partir de polímeros de SiO2 tridimensionais, promove maior intensidade de brilho e tem excelente poder hidrofóbico.
Jeferson Stucchi, gerente comercial da linha Tira Grude, produzida pela Quimatic Tapmatic, conta que o primeiro produto da marca surgiu como uma alternativa ao uso de querosene para remover manchas de carros e motos. “Além de inflamável, o querosene é um solvente que pode manchar a pintura do veículo, as partes plásticas e de borracha e ainda causar danos à saúde do usuário e ao meio ambiente”.
Jeferson Stucchi, gerente comercial da linha Tira Grude, produzida pela Quimatic Tapmatic
A linha Tira Grude conta atualmente com duas categorias de produtos. O Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades, à base de solventes vegetais e aloe vera, amolece os resíduos mais pegajosos e manchas, como tinta de caneta, alimentos e bebidas no estofado, adesivos e etiquetas dos vidros, chiclete no assoalho e até piche na lataria.
Já o Tira Grude Desengraxante, que é à base de água, tem como principais diferenciais sua força para a limpeza pesada e a fórmula ecológica e biodegradável, que conta com 10 princípios ativos na composição, proporcionando resultados muito superiores, segundo Stucch.
“Com o aquecimento do mercado de usados, as pessoas estão cuidando cada vez mais de seus veículos e, consequentemente, estão mais antenadas sobre as soluções profissionais para manter a boa manutenção de carros e motos. Por isso a linha Tira Grude é uma forte aliada nesta tarefa”, completa Stucchi.
Soluções menos ácidas
Segundo Andréa Oliveira Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan, o mercado de embelezamento automotivo vem buscando por soluções em substituição a formulações muito ácidas que danificam a pintura dos automóveis e os demais componentes plásticos, além de soluções que possam atender também a demanda crescente por formulações de limpeza a seco ou com reduzida quantidade de água, com forte apelo à redução do consumo de água e, consequente geração de resíduos no meio ambiente.
Andréa Oliveira Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan
Para atender as novas demandas desse mercado, a especialista da Stepan indica a Linha
BIO-SOFT® LFS, composta por uma mistura de tensoativos não iônicos com alto teor de ativo, que pode ser utilizada em diversas aplicações de limpeza devido à sua performance de desengraxe.
“Essa linha de produtos é indicada em formulações de limpadores nas quais é necessária uma limpeza eficiente de sujidades gordurosas, mas com o mínimo resíduo e marcas na superfície, como produtos para limpeza de vidros, espelhos, metais, veículos e multisuperfícies”, destaca Andréa.
Outra vantagem do BIO-SOFT® LFS, segundo Andréa, é que ele tem uma concentração micelar crítica muito baixa (CMC), permitindo que seja utilizado em concentrações baixas e alta diluição em limpadores concentrados. “Nossa equipe está disponível para mais detalhes sobre este e outros produtos e para desenvolvimento de fórmulas inovadoras”.
Interação com o consumidor
O estudo da Mintel dá algumas recomendações aos fabricantes e marcas para ter sucesso nesse mercado, como oportunidade de expandir as vendas online ao melhorar a cadeia de suprimentos para fornecer aos consumidores preços mais baixos e entrega mais rápida, além de oferecer transparência e informações úteis de especialistas para facilitar e apoiar o uso correto dos produtos. “Marcas e varejistas devem focar em conteúdos de educação e destacar a redução de custos do DIY para capacitar e inspirar os consumidores”, afirma Gabriel Sanchez, analista automotivo.
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