Projeto Feito no Paraná estimula e valoriza produtos regionais
Fabricante de produtos de limpeza nano4you é uma das beneficiadas pela iniciativa
Com quase 66 mil novas vagas de empregos criadas só nos dois primeiros meses de 2021, o Paraná vem se destacando no cenário nacional quando o assunto é geração de emprego e renda. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) colocam o estado como o terceiro colocado em número de vagas abertas no Brasil confirmam o sucesso do projeto Feito no Paraná para estimular a economia no estado.
Criado para impulsionar o consumo regional como uma das medidas para a retomada da economia, o programa criado pelo Governo do Estado, e elaborado pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, busca dar mais visibilidade para a produção estadual. O objetivo é estimular a valorização e a compra de mercadorias paranaenses, promovendo a geração de emprego e renda.
O empresário Rodrigo Anderson Matos, CEO da nano4you, fabricante de soluções de nanotecnologia para limpeza, manutenção e conservação, destaca a importância de projetos como o Feito no Paraná para estimular a economia local. “Ao comprar um produto regional, o consumidor sabe que está gerando emprego e receita para o próprio estado, o que acaba beneficiando toda a rede de serviços, como a saúde, a educação, além da população paranaense como um todo”, destaca o CEO.
Matos lembra ainda das vantagens financeiras para o consumidor, uma vez que a diferença das alíquotas tarifárias entre as diferentes unidades da federação e os custos de logística costumam encarecer os produtos provenientes de outras localidades.
No contexto nacional, o Paraná aparece entre os cinco estados mais ricos do Brasil. Além da forte tradição agroindustrial, nos últimos anos outros setores da economia vêm ganhando espaço no mercado local e também internacional. Setores como o de cosméticos, confecções, metais sanitários, louças e porcelanas são algumas áreas que mais contribuíram para PIB do estado, que fechou 2020 com R$ 477,45 bilhões, equivalente a 6,41% do PIB brasileiro.
100 indústrias de cosméticos
Entre os produtos feitos no Paraná, um dos destaques é o setor de cosméticos. De acordo com dados do Sindicosméticos, o Paraná concentra cerca de 100 indústrias do segmento. São empresas de diversos tamanhos e perfis, como a gigante O Boticário e a RGMS Cosméticos, a maior produtora de cosméticos para hotelaria no Brasil.
O Feito no Paraná conta com um site próprio com informações direcionadas aos consumidores e para quem deseja ampliar seus negócios. Na plataforma, as empresas com CNPJ e produção no Paraná poderão cadastrar seus sites e contatos. A intenção do Governo é também estimular as vendas online. O endereço eletrônico.
Fonte: Tribuna-PR 09.04.2021
Comments are closed.