Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationDestaques Matérias EspeciaisSegunda edição virtual do Household Summit discute soluções e desafios para o setor

Segunda edição virtual do Household Summit discute soluções e desafios para o setor

  • Written by:

Sustentabilidade, segurança, ESG, mudanças de hábitos do consumidor e novas soluções em ingredientes estiveram entre os temas

Por Estela Mendonça

Realizado pelo segundo ano em formato virtual, entre os dias 5 e 6 de outubro, o Household Summit – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins, organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, contou 194 inscritos que, desta vez, contaram com mais facilidades e interação com os expositores. “Investimos em uma nova plataforma, que permitiu aos participantes e fornecedores realizarem reuniões em tempo real durante todo o evento, além tables tops virtuais com os principais lançamentos e tecnologias. Outra novidade é que foram disponibilizados os conteúdos após as apresentações”, conta Francine Laurindo, diretora da Innovation Business Media.

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, falou sobre o desempenho setor, que deverá fechar este ano com crescimento de 2%. “Ainda é um bom resultado, visto que encerramos 2020 estáveis em relação a 2019, enquanto o PIB nacional caiu 4,1% e a produção industrial brasileira teve baixa de 4,9% no ano passado”, afirmou o diretor.

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla

Engler relatou que muitas empresas do setor têm investido em novas unidades e em lançamentos de produtos. “Houve inauguração de algumas fábricas de médio e grande portes neste ano, o que é uma notícia muito boa para a economia brasileira, já que a indústria de limpeza é bastante dinâmica, tecnológica e geradora de empregos”. Quanto ao consumo, o dirigente acredita que há muito potencial de crescimento, já que o consumo per capita de saneantes dos brasileiros é US$ 89. Na Argentina, o gasto é de US$ 200 e, no Chile, de US$ 170.

Celulose líquida

A IMCD, que é representante exclusiva da CP Kelko no Brasil, promoveu no Household Summit a participação do cientista sênior da companhia americana, John Swazey, diretamente de San Diego, na Califórnia, com o tema “Hits em modificadores reológicos de origem natural”. Com tradução simultânea, Swazey falou sobre as principais demandas dos consumidores em relação aos cuidados com as roupas, apontando que prorrogar a sensação de roupa recém-lavada é uma das principais e que as fragrâncias encapsuladas são a melhor solução para isso.

John Swazey, cientista sênior da CP Kelko

“Mas essas cápsulas de fragrância normalmente afundam ou flutuam. No lava-roupas, então, é necessário ter algum tipo de estabilização”, explicou, apresentando o mais recente lançamento da CP Kelco para o cuidado da roupa e da casa: o agente de suspensão de origem natural CELLULON™ R-93.

O CELLULON™ R-93 é uma celulose líquida, obtida a partir de um processo de fermentação microbiana da bactéria Komagataeibacter xylinum, originando um ingrediente idêntico à nata de coco, um produto alimentício produzido na Ásia por fermentação estática. “Quimicamente, o produto é muito semelhante à celulose vegetal, que tem muitas moléculas agrupadas, mas as bactérias produzem a celulose em feixes, formando uma rede tridimensional contínua, o que diferencia sua performance de suspensão”, disse Swazey.

Segundo o cientista, o produto apresenta várias vantagens, já que o nível de uso do CELLULON™ R-93 é reduzido e pode ser disperso na formulação com baixa energia de mistura e se dilui rapidamente em água. “Esta celulose líquida possibilita a substituição de sintéticos, sem necessidade de neutralização, além de conferir alta claridade e poder de suspensão em ambientes aniônicos e catiônicos, mesmo em uma elevada concentração de surfactantes e polímeros, sem incrementar viscosidade”, disse, complementando que o produto é pronto para o uso, sem exigir nenhum ajuste de pH ou mistura de alto cisalhamento.

Os aspectos ambientais também foram destacados pelo palestrante da CP Kelco, que enfatizou que o CELLULON™ R-93 permite a substituição de polímeros suspensos de microplástico por uma solução biodegradável e natural, reduzindo-se consideravelmente o nível de ingredientes geradores de compostos orgânicos voláteis e seu impacto em águas residuais.

Karina Camillo, especialista de produto da IMCD Brasil

Karina Camillo, especialista de produto da IMCD Brasil, reforça como o CELLULON™ R-93 pode agregar valor aos produtos brasileiros: “Além de possibilitar formulações de lava-roupas líquidos com uma aparência única, o processo de fermentação microbiana com ingredientes de origem natural ajuda a obter atributos sustentáveis, criando uma proposta de valor diferenciada para os consumidores”.

A especialista também anuncia que a IMCD acaba de lançar seu novo catálogo de produtos cuidados para casa, industrial e institucional. “Contamos com um amplo portfólio de ingredientes, resultado de parcerias estratégicas com importantes companhias globais, além de expertise técnica e capacidade logística para efetivamente apoiar as empresas que querem inovar no setor de produtos de limpeza”, finaliza.

Cuidados com as mãos

Entre as mudanças nos hábitos de consumo com a pandemia de Covid-19, Vicente Gomes Oliveira, especialista de Produtos Home Care da quantiQ, chamou de “quaranclean” em sua palestra, referindo-se à incorporação na rotina dos consumidores a higienização mais frequente das mãos e, com ela,  um maior ressecamento da pele. “Para contornar esse problema e trazer bem-estar ao consumidor, podemos oferecer uma limpeza poderosa aliada ao cuidado das mãos usando umectantes multifuncionais”, afirmou.

A solução apresentada pela quantiQ no evento é  uso do AJIDEW® NL-50 para o mercado de home care, uma tecnologia amino care da Ajinomoto. O AJIDEW® NL-50 é um ativo umectante multifuncional que pode ser utilizado em detergentes lava-louças, sabões em barra, álcool gel, lenços umedecidos, entre outras aplicações.

Vicente Gomes Oliveira, especialista de Produtos Home Care da quantiQ

De acordo com Oliveira, com o benefício de hidratação, condicionamento e cuidado para as mãos, o AJIDEW® NL-50 é um produto à base de PCA sódico derivado do ácido glutâmico, que repõe os constituintes do fator de hidratação natural da pele, sendo biomimético, biocompatível e totalmente seguro para a pele, apresentando desempenho superior aos demais umectantes do mercado. “O AJIDEW® NL-50 trabalha em sinergia com sistemas tensoativos, reduzindo seu potencial irritante, ainda que em baixas concentrações”, garantiu.

O especialista acrescentou que, além da hidratação, o umectante agrega benefícios secundários às formulações em que está presente, como melhoria da espumação e do sensorial, viscosidade e dispersão. “O AJIDEW® NL-50 é líquido, fácil de ser incorporado, possui shelf-life estendido e é um produto com certificação COSMOS, sendo biodegradável e de fonte natural”. A quantiQ, em parceria com a Ajinomoto, distribui o Ajidew® NL-50 para o mercado de home e personal care.

Proteção dos tecidos

Em uma rotina repleta de afazeres, praticidade é uma necessidade, inclusive no momento da lavagem de roupas. Por isso, muitos consumidores apostam nos processos de lavagem de roupas em lavadoras e secadoras. Apesar de contribuir para a facilidade do dia a dia, o processo de lavagem auxilia no desgaste do tecido, provocando uma durabilidade menor das roupas.

Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios da Chemyunion

Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios da Chemyunion, lembra que a decomposição de tecidos pode levar de alguns meses até centenas de anos, no caso de fibras sintéticas, como poliéster e derivados de petróleo. E uma das formas de contribuir com o meio ambiente e gerar menos resíduo sólido no mundo é utilizando a roupa por muito mais tempo.

“Cada vez mais os consumidores estão se engajando no conceito upcycle, em que o ‘transformar para reutilizar’ é fundamental, e isso também serve para roupas”, comenta Rosilene, destacando que a Chemyunion desenvolveu duas linhas de ingredientes para a limpeza de roupas coloridas e escuras alinhadas com a busca por ingredientes mais sustentáveis e que protegem os tecidos por mais tempo.

Uma das soluções destacadas no Household Summit é a linha Chemycare Color, composta por Chemycare Color e Chemycare Color Proclean, que proporciona proteção da cor para roupas coloridas em sistemas catiônicos e aniônicos, respectivamente. “Formada por uma mistura sinérgica de óleo de café e filtros solares, a linha Chemycare Color possui tecnologia de encapsulação que libera gradualmente os ativos nos tecidos, protegendo ainda mais a cor das fibras”, explica Rosilene. Entre os benefícios, a linha oferece até 75% de proteção para as roupas coloridas, protege dos raios UV, fortalece as fibras, evita desbotamento e mantém as cores brilhantes, além de conter ingrediente natural e tecnologia superior de encapsulamento.

Rogério Collistochi, diretor comercial da Chemyunion

Outro destaque é a linha Chemycare Black, que possui fitopigmentos naturais da Ratânia, Retama Negra e Nogueira, que se depositam no tecido e evitam o desbotamento, proporcionando cuidado e proteção duradora da cor em fibras escuras. Rogério Collistochi, diretor comercial da Chemyunion, explica que a linha atua na desaceleração do desbotamento gerado pelo atrito das fibras, por conta das micro quebras responsáveis pela liberação de pigmentos. “Composta por Chemycare Black e Chemycare Black Proclean, esta linha é 100% biodegradável e possui afinidade em meios catiônicos e aniônicos, tornando-se adequada para aplicações em amaciantes de roupas e detergentes líquidos, garantindo até 92% de proteção para as roupas escuras”.

Cuidados micelares

A evolução dos produtos de home care está seguindo em direção a fórmulas eficientes combinadas com ingredientes que limpam suavemente e protegem os tecidos e superfícies, sem deixar de lado a segurança para a saúde do consumidor. “Importamos o claim micelar de cuidados pessoais, onde água micelar representa uma solução de limpeza eficiente e suave. Micelar se tornou sinônimo da combinação desses benefícios” explica Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco.

Vera cita exemplos na categoria de cuidados com os tecidos, como o lava-roupas OMO Proteção Micelar e o amaciante Ypê Essencial com Tratamento Micelar.  Os benefícios do cuidado micelar também  são destacados no slogan de CIF no Brasil: “Poderoso na limpeza, imbatível no cuidado”. Para impulsionar novos desenvolvimentos nessa tendência, a Evonik apresentou no Household Summit seu portfólio de cuidado micelar, com ingredientes que oferecem desempenho e também suavidade, além de atender a diversos critérios de ética e sustentabilidade, contribuindo para a obtenção de certificações e fortalecendo o posicionamento das marcas.

Um exemplo desse tipo de ingrediente é o REWOQUAT® WE 18 E BR, esterquat biodegradável que utiliza o etanol como solvente, que promove excelente compatibilidade e cobertura fácil com os sistemas de fragrância. A utilização desse tipo de ativo, segundo Vera, permite a elaboração de formulações de alta qualidade com objetivo de proteger e cuidar dos tecidos, já que ele penetra na fibra, promovendo condicionamento uniforme e proporcionando toque suave com ótimo sensorial de maciez e perfumação. “É um produto de baixa irritabilidade, pois não deposita resíduos em níveis consideráveis na superfície das fibras, diminuindo alergias por contato e o amarelamento dos tecidos”.

Para limpeza de superfícies e tecidos em geral, outro destaque da Evonik destacada por Vera é o REWOPOL® SB CS 50, tensoativo aniônico biodegradável com elevada suavidade, proporcionando segurança para quem usa. “Mesmo sendo suave, o produto apresenta ação eficiente de limpeza e alto poder de emulsificação de óleos e gorduras. E mais: quando combinado com um surfactante anfotérico, tem o benefício de aumentar o desempenho de limpeza de superfícies, cuidando e as mantendo novas por mais tempo”, defende Vera Tonon.

A executiva ainda cita a especialidade REWOMINOX® B 204, um blend de especialidades que oferece efeito booster de espumação, limpeza e espessamento. Biodegradável, é compatível com a maioria dos sistemas surfactantes e tolerante à dureza da água, trazendo ainda o benefício de melhorar a suavidade em contato com a pele.

Mapeando o ESG

Paulo Cruz Filho, que atua com impacto social e expansão da consciência humana e dos negócios, é cofundador da We.Flow, uma empresa B internacional voltada à expansão de consciência e de impacto de pessoas, comunidades, organizações e empresas, com o tema “ESG Hoje. Qual será a próxima onda?”, apresentou uma escala da evolução do ESG nas empresas, desde o que ele chama de ESG 0.0, caracterizada pela vontade unilateral de impactar uma causa familiar à liderança, passando pelo alinhamento institucional para compliance de cumprimento de normas, regras e leis (ESG 1.0) e foco estratégico em resultados reais, tanto econômicos quanto de impacto (ESG 2.0), até chegar no ponto atual, em que a visão é sistêmica e interdependente do impacto e presença de uma organização (ESG 3.0). “Este é o salto que está ocorrendo recentemente após a grande onda de 2020 entre 2021”, explica.

Paulo Cruz Filho, cofundador da WE.Flow

O especialista prevê que na próxima onda haverá uma mudança de paradigma em que a sustentabilidade estará completamente integrada à essência do negócio, de forma inovadora, consciente e integral (ESG 4.0). “A onda seguinte, ESG 5.0, será de base consciencial holística, sendo toda a empresa um organismo coletivo a serviço da evolução das pessoas, de toda a sociedade, do planeta e assim por diante”, prevê Cruz Filho. “Trata-se de uma expansão das fronteiras tradicionais do mercado corporativo, ampliando nossa compreensão do papel das empresas, de sua responsabilidade e de seu impacto social e ambiental no mundo. E ao mesmo, do nosso, como pessoas”.

User Experience

“Os caminhos da User Experience: Como projetar a melhor experiência com foco no Consumidor” foi o tema da palestra de Carlos Zardo, diretor de planejamento e estratégia da Mais Packing, em que ele abordou a experiência que as marcas proporcionam e as oportunidades focadas na experiência do consumo, bem como as ferramentas que podem auxiliar neste entendimento.

“Esse negócio de lidar com nossas marcas e com nossos produtos é tão importante, que a gente vai deixar na mão de outra pessoa para decidir? Eu vou deixar o consumidor decidir como ele vai se relacionar com minha marca, produto ou serviço? Não, seu eu quiser atingir os melhores resultados, eu preciso orquestrar isso”, provocou.

Trajetória da Biowash

“A preocupação com o meio ambiente e a saúde das pessoas é o que norteia a missão da empresa desde o início em 1981”, destacou a espanhola Becky Weltzien, que há 15 anos está à frente da Biowash, fundada por seu pai. Ela contou a trajetória da empresa, que começou com um multiuso biodegradável, vendido no sistema porta a porta. Em 1990, foi construída uma fábrica e iniciada uma plantação de aloe vera, cultivada seguindo os princípios da agricultura biodinâmica. Hoje, a Biowash está presente em todo território nacional em redes supermercadistas, lojas de produtos naturais e empórios com uma linha completa de 43 itens. “Aliando ingredientes naturais com as possibilidades que a tecnologia oferece, criamos produtos com máxima eficiência e mínimo impacto, tanto para o meio ambiente quanto para sua saúde. Além disso, todo o nosso processo de produção é pautado por atitudes responsáveis de bem-estar, ética, qualidade e respeito”.

Inovação sustentável

Apontando que o mercado de produtos de limpeza sustentáveis deverá atingir US$ 109,7 bilhões em 2026, segundo a Grand Review Research, Juliana Checon, gerente técnica de personal care e HI&I para América Latina Sul da Brenntag, falou sobre as tendências para o setor: “A expectativa é de diversos países aderirem ao banimento de ingredientes químico controversos, adotando ingredientes naturais com foco nos apelos de amigável para a pele, inovação sustentável e limpeza segura das superfícies”. Já Stefani Lopes, especialista de desenvolvimento técnico, apresentou as soluções da Brenntag em ingredientes para possibilitar a inovação nesse cenário.

Alminoalcoois multifuncionais

Os benefícios multifuncionais dos aminoalcoois Angus foi o destaque de Ruth Keiko Kuriyama, gerente técnica para a América Latina da empresa, na grade de palestras do encontro. “Os aminoalcoois Angus permitem desenvolver formulações de produtos de limpeza estáveis, ecológicos, de alto desempenho e alinhados às principais tendências e necessidades do consumidor atual”.

Alternativas acessíveis

Barbara Nogales, analista de desenvolvimento de produtos da MCassab, abordando soluções sustentáveis para o cenário de pós-pandemia, falou sobre mudanças de conceitos e avanços da tecnologia, que trouxeram grandes desafios para o formulador de produtos de limpeza, especialmente no equilíbrio de custos, com o agravante da escassez de matérias-primas importantes. “Considerando este cenário, podemos propor soluções alternativas aos componentes tradicionais com menor impacto nos custos de produção”.

Clean Joyable

Com a palestra “Clean Joyable: uma nova experiência para o mercado de home care”, os executivos da Clariant, Flávia Igreja especialista em marketing, e Fabrizio Mazzeo, gerente técnico para home care, falaram sobre a nova edição do conceito inspirado nos consumidores que buscam experiências únicas, apreciam produtos que são fabricados de maneira responsável por marcas que possuem personalidade e se conectam aos seus valores e à sua individualidade. “Nossa intenção é oferecer soluções que sejam mais eficientes, otimizem o tempo de faxina e tenham sensoriais diferenciados para tornar esse momento de cuidados diários com o lar mais prazeroso”, destacou Mazzeo, que detalhou algumas soluções da companhia, entre elas os produtos GlucoPure®, Aristocare® Smart, TexCare® e JMAC®.”

Clean Freak

Natália Polidoro, especialista técnica da Dow, na palestra “Clean Freak: uma revolução no conceito de limpeza”, detalhou o Clean Freak, um conceito que reúne cinco grandes tendências para uma nova geração de produtos. “Esses produtos podem ser tecnicamente desenvolvidos com uma sinergia de diferentes químicas como silicones, acrilatos e celulósicos, baseados em novos atributos de transparência, eficácia, conveniência e sustentabilidade em produtos para lavagem de roupas, louças e limpadores de superfícies”.

Pilares sustentáveis

Dayane Reis Jacomassi, gerente de serviços técnicos de home care da Nouryon, reforçou em sua apresentação que a indústria de household care está cada vez mais motivada a trabalhar em soluções sustentáveis. “A Nouryon, com clara visão de crescimento baseado em pilares sustentáveis, vem mostrar ao mercado como essa transformação pode ocorrer de maneira efetiva sem ter que escolher entre performance e produtos mais conscientes. Com a Nouryon você pode ter os dois”.

Neurociência

A Cosmotec levou ao evento Cláudia Cortez, gerente de tecnologia home, personal care e fine fragrance da Givaudan, que desvendou como a aplicação de neurociência e a ciência sensorial em fragrâncias pode trazer benefícios adicionais ao perfume, detalhando a tecnologia Dreamscentz, que usa o poder do perfume para otimizar a qualidade do sono.

Ideias de inovação

Como as movimentações de mercado podem impulsionar o segmento saneantes foi o tema tratado por Aline Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions, apontando os segmentos com maior potencial de crescimento, além de ideias de inovações para impulsionar novos lançamentos. “Sabemos que o mercado é muito dinâmico, e enquanto alguns hábitos se mantêm por longos períodos, muitas necessidades e anseios do consumidor mudam rapidamente. Independentemente de serem novos ou antigos, esses hábitos e necessidades coexistem e interferem nas ações do consumidor, direcionando suas compras e decisões.

Roupas novas por mais tempo

“Por muito tempo, muitos consumidores achavam que o cuidado com os tecidos era só para amaciar e deixar as roupas perfumadas, com a evolução tecnológica e o aparecimento de novas tendências surge uma nova dimensão de cuidado com as roupas”, ressaltou Cristina Moreira, química de aplicação consumer care, da Wacker, que apresentou soluções criativas de alta performance em silicones para cuidados com tecidos. As fórmulas com silicones Wacker atuam trazendo alta performance com múltiplos benefícios para os produtos finais realçando as cores, aumentando a vida útil, alinhando as fibra aumentando a facilidade de passar, deixando suas roupas com aspecto de novas por mais tempo.

Household Summit 2022

Francine anuncia que o Household Summit 2022 será realizado nos dias 21 e 22 de setembro do próximo ano, na cidade de São Paulo e terá formato híbrido. “Depois de dois anos sob os impactos da Covid-19, temos grandes perspectivas e uma enorme esperança de que os principais temas a serem discutidos na próxima edição sejam sobre soluções inovadoras para aproveitar as grandes oportunidades com fim da pandemia”.

Confira no quadro abaixo todas as empresas e organizações que patrocinaram e apoiaram a realização do seminário.

Comments are closed.

Parceiros 2024