Segurança em limpeza é muito mais do que acabar com a sujeira e eliminar vírus e bactérias

Da criação ao descarte, os fabricantes precisam estar atentos aos vários aspectos que tornam um produto de limpeza seguro para os consumidores
Por Estela Mendonça
A pandemia mudou a percepção de muitos consumidores em relação à limpeza doméstica. Especialistas do setor concordam que, embora a disparada de vendas no primeiro ano da guerra contra a covid-19 não volte a ocorrer, o desejo de manter o lar seguro contra vírus e bactérias ainda terá um importante papel nas tarefas domésticas.
O estudo Home Care Beyond the Pandemic da Euromonitor International, divulgado no final do ano passado aponta que, antes da pandemia, a indústria tinha que lutar muito para convencer o consumidor da sua importância no bolo dos gastos domésticos. “Os produtos de cuidados com a casa têm uma posição muito melhor após a experiência da pandemia e, em longo prazo, não há como voltar aos modos pré-pandêmicos”, diz o relatório.
A pandemia também reforçou a tendência “casa como santuário” para as marcas de home care, segundo a Euromonitor. Relacionada à psicologia do consumidor, o foco central das marcas deverá continuar sendo o apoio aos consumidores para manter ambientes seguros e limpos no pós-pandemia.
O relatório também coloca em discussão as transformações na química dos produtos de limpeza: “A transição da economia verde será como grandes questões de como as marcas ajudam a melhorar a sustentabilidade doméstica e a manter a segurança incontestável”.
Produtos desejáveis
A Mintel também analisa que, embora a pandemia ainda persista, os consumidores estão mostrando sinais de fadiga de higiene e se concentrarão cada vez mais em preocupações como saúde holística e meio ambiente. “As partes interessadas podem retornar a essas prioridades e, ao mesmo tempo, contabilizar novas mudanças comportamentais, como conscientização sobre germes, para criar produtos mais desejáveis”, recomenda o estudo.
Um bom exemplo de como as marcas estão respondendo a essas demandas, a marca Veja, da Reckitt Benckiser, lançou em dezembro o Veja® Multiuso Power Nature, com foco na sustentabilidade. Em formato de cápsula e diluível em água, garante um rendimento de até 500 ml e mesmo desempenho em comparação com as versões tradicionais.
A fórmula biodegradável concentra mais de 40 vezes os ativos de origem natural. O refil em cápsula permite a reutilização da embalagem original do produto por até 25 vezes, reduzindo 85% do uso do plástico, obtendo o mesmo rendimento. “A Cápsula Veja Multiuso Power Nature é naturalmente poderosa, pois carrega o compromisso de ser ainda mais transparente com os consumidores em relação aos ingredientes da formulação para que eles possam fazer escolhas conscientes para seus lares. Além disso, é o primeiro produto do portfólio da marca em que os ingredientes da fórmula estão disponíveis e listados no rótulo, juntamente com a sua função”, disse Fernando Gama, head de marketing de Veja, na época do lançamento.
Segurança 360
Natalia Polidoro, especialista técnica da Dow para o mercado de cuidados para casa, observa que, com o avanço da pandemia, houve um aumento de claims relacionados à multifuncionalidade e à segurança de produtos de limpeza.. “Marcas em todo o mundo estão traduzindo essas preocupações em produtos com melhor desempenho e altamente seguros aos consumidores e ao ambiente”. Entre as demandas, ela cita a baixa toxicidade, o cumprimento da legislação non-VOC, a biodegradabilidade e o efeito suave nas mãos durante o uso de lava-louças.

Natalia Polidoro, especialista técnica da Dow
Comments are closed.