Evento cresceu 50% neste ano e recebeu mais de 4.700 visitantes
Na quarta edição do NIS – Nutri Ingredients Summit os números de expositores, visitantes e congressistas atingiram novos recordes, superando as expectativas de seus organizadores.
Adriano Pegorelli, co-fundador do NIS
“Os números de 2024 do NIS representam um crescimento de 50% do evento sobre a edição do último ano. Tivemos 75 expositores do setor de ingredientes funcionais para alimentos e bebidas, mais de 4.700 visitantes nos dois dias de feira e 450 congressistas no NIS Conference”, afirma Adriano Pegorelli, co-fundador do NIS, realizado no Transamérica Expo Center.
Neste ano, o NIS Conference reuniu especialistas e empresas para debater o futuro do setor e como superar os desafios diante da missão conjunta de trabalhar pela saudabilidade dos alimentos, bebidas e suplementos. O evento foi aberto pelo economista Ricardo Amorim, que trouxe para o palco uma projeção animadora para o setor de nutrição funcional e saudável. “Apesar do crescimento já muito significativo do setor nos últimos anos, acredito que essa seja a pontinha do iceberg, por várias razões”, disse durante a sua apresentação.
O economista listou entre os motivos para o otimismo o crescimento recente da preocupação dos consumidores com sua saúde e bem-estar, o aumento da competitividade da indústria e a melhoria na qualidade dos produtos, e o envelhecimento da população nacional. “Vocês estão no lugar certo, na hora certa. E acredito que o crescimento daqui para frente será ainda maior”, afirmou Amorim.
Os visitantes do NIS puderam ainda aproveitar experiências multissensoriais para conhecer melhor os produtos e as tendências apresentadas pelos patrocinadores, incluindo degustações de produtos na cozinha-show do NIS Taste Live.
INSIGHTS E TENDÊNCIAS
Durante o NIS – Nutri Ingredients Summit 2024, a Mintel apresentou duas palestras cruciais que destacaram tanto a urgência de adaptar-se a condições climáticas extremas quanto a importância de entender as tendências de consumo em regiões periféricas.
Impacto Climático na América Latina
Na palestra “Como alimentos e bebidas podem ajudar a enfrentar o clima mais quente”, a palestrante Graciana Méndez discutiu como 2023 foi marcado por ondas de calor recordes e o fenômeno El Niño, exacerbando o calor e a seca, especialmente em regiões vulneráveis. Méndez destacou produtos com ingredientes hidratantes, como eletrólitos e ervas refrescantes, que são essenciais para repor minerais e vitaminas perdidos através do suor. A palestra também enfatizou a necessidade de cadeias de suprimento mais sustentáveis e o uso de ingredientes locais, apontando para uma demanda crescente por produtos que não só refrescam mas também sustentam a saúde em climas quentes.
Tendências na Periferia
No centro, Raquel Logato, client sucess manager na Mintel
“Periferia: um ecossistema plural e diverso”, conduzida por Raquel Logato, explorou a dinâmica única das áreas periféricas, onde 30% dos consumidores de classe C passam a maior parte do tempo livre em dispositivos eletrônicos e 64% dos consumidores de classe DE estão interessados no uso de QR Codes. A palestra abordou a acessibilidade, com 61% dos consumidores de classes DE não tendo quem receba compras online em casa devido ao trabalho presencial, e a importância de opções de compra que considerem o orçamento limitado, com 66% comendo lanches para economizar. Também foram destacadas as preferências por experiências sobre bens materiais, especialmente relevantes para campanhas de marketing e desenvolvimento de produtos.
Mintel se consolida como principal bússola do mercado de alimentos e bebidas
Ao final do NIS 2024, John Ross, VP Comercial da Mintel para a América Latina, destacou a importância das apresentações e o lançamento de uma inovação significativa da empresa. Ele comentou:
John Ross, VP comercial na Mintel Latam
“Estas apresentações da Mintel no NIS 2024 refletem nossa dedicação em fornecer insights profundos que são cruciais para o desenvolvimento estratégico no mercado alimentício e de bebidas. A participação neste evento foi extremamente gratificante, e o entusiasmo dos participantes confirma a relevância das nossas pesquisas. As palestras demonstraram como as empresas podem inovar para atender às necessidades emergentes de consumidores em climas quentes e áreas periféricas, que são frequentemente subestimadas mas extremamente importantes para a sustentabilidade e inclusão no setor. Além disso, aproveitamos a ocasião para apresentar o Mintel LEAP, uma ferramenta desenvolvida em parceria com a OpenAI. O Mintel Leap representa uma nova era na pesquisa de mercado, utilizando inteligência artificial de ponta para fornecer insights rápidos, precisos e de alta qualidade. Com acesso aos vastos dados proprietários da Mintel e ao conhecimento humano, o Mintel Leap está preparado para revolucionar o processo de tomada de decisão em nossa indústria. Estamos entusiasmados com o potencial que esta plataforma traz para impulsionar a inovação e o crescimento em nosso setor.”
INOVAÇÕES E LANÇAMENTOS
Os visitantes puderam conhecer no pavilhão as ofertas de cerca de 300 marcas nacionais e internacionais, entre elas diversos lançamentos e inovações em ingredientes naturais, funcionais e nutracêuticos, vitaminas, substitutos de gordura, açúcar e sódio, corantes, extratos e aromas naturais. Também puderam conferir novidades dos segmentos de proteínas lácteas, fibras, texturizantes, antioxidantes, probióticos, prebióticos, enzimas, colágeno, aminoácidos, proteínas vegetais, plant-based, entre muitos outros.
AAK
A AAK, líder global em soluções de óleos e gorduras especiais, mais uma vez, trouxe para o NIS a certificação de “Evento Neutro”, que representa o esforço em quantificar e compensar as emissões de gases de efeito estufa associadas ao evento, além de soluções como o Akonino® & Akovita® ELIP e o AkoVeg™ 163-14.
Akonino® & Akovita® ELIP: A solução voltada ao público infantil Akonino® ELIP e a solução voltada as etapas adulta e sênior Akovita® ELIP são uma mistura natural de fosfolipídio de ovo com alta quantidade de colina na forma natural (fosfotidilcolina) e DHA ligado ao fosfolipídio. Essa solução oferece melhor absorção de DHA, absorção eficiente de colina e um efeito sinérgico de DHA e colina associados.
Júlia Bosquê, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios na AAK
“Uma solução perfeita para ser adicionada a produtos voltados para nutrição e desenvolvimento cognitivo, por exemplo”, diz Júlia Bosquê, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios.
Além disso, a empresa também apresentou o AkoVeg™ 163-14, uma gordura especial na forma de flakes derivada de óleos e gorduras vegetais não hidrogenados com fibra. Esta solução inovadora proporciona marmoreio visual em análogos de carne e é uma alternativa de carne mais saudável e sustentável.
AZELIS | VOGLER
A Azelis | Vogler apresentou diversos protótipos na feira NIS, entre eles, um doce de leite com proteína, que tem como propósito um pré-treino e um panetone saudável proteico com redução de gordura e redução de açúcar.
A participação no NIS é estratégica para o desenvolvimento de um mercado mais saudável, ajudando a indústria de alimentos, bebidas, suplementação entre outros a entregar aos consumidores as melhores opções.
A Azelis | Vogler como um distribuidor global de ingredientes, tem em seu DNA a Inovação através das formulações, oferecendo suportes técnicos com seus laboratórios locais.
Além disso, um destaque é a Divisão Vogler Systems, nossa área de blends e soluções taylor made para trazer solução e inovação às indústrias. A divisão Vogler Systems é certificada pela FSSC 22000 garantindo sua máxima segurança e qualidade. Para a feira NIS a empresa levou protótipos com soluções como redução de sal e redução de açúcar.
Bianca Garofolo analista de comunicação e marketing na Azelis | Vogler
“A indústria de alimentos enfrenta um dilema cada vez mais complexo e relevante: o desenvolvimento de produtos saborosos e saudáveis. Como o consumidor está cada vez mais interessado em ter uma alimentação mais saudável e também não abre mão do sabor, a indústria possui esse desafio de unir esses conceitos. Pensando nisso, a Azelis | Vogler escolheu focar neste conceito de “Indulgência Saudável” para oferecer soluções para as indústrias desenvolverem produtos saudáveis e gostosos que agradem ao consumidor final”, diz Bianca Garofolo.
Por isso, a Azelis | Vogler oferece uma ampla gama de soluções em ingredientes, que inclui, por exemplo, proteínas do soro do leite, que são ingredientes com o conceito de upcycling e uma variedade em aromas. Além disso, a Divisão Vogler Systems disponibiliza uma variedade de blends que oferece soluções inovadoras, padronização nas aplicações, diminuem os custos de produção e ainda elevam a qualidade das formulações.
ALIBRA
A Alibra apresentou no NIS 2024 ingredientes para aplicação em produtos de nutrição especializada, plant-based e com aportes proteicos. Para o segmento de plant-based, a empresa apresentou Mozzana Veg, queijo mussarela 100% vegetal com cor, odor e sabor similares à mussarela tradicional, para atender o segmento vegetariano e vegano. E Parmozzana, opção em substituição ao queijo parmesão tradicional e ao queijo tropical em diversas aplicações culinárias como massas, risotos, pães de queijo, pratos congelados e muitas outras aplicações. Ambos os produtos foram representados no Arancini, bolinho de risoto empanado e recheado com Mozzana Veg e Parmozzana, e no Grissini, elaborado com a Parmozzana. Fechando a linha de protótipos plant-based, a Sobremesa Cremosa sabor Prestígio elaborada com o Sistema Estabilizante da linha GenkorLac.
No segmento de itens proteicos em nutrição especializada, apresentou os protótipos SOUProtein – Sopa Proteica sabor queijo com 19g de proteína por porção; o Drink Protein – Suplemento Proteico sabor Chocolate; Alibra Protein – barras proteicas sabor frutas vermelhas e sabor chocolate. E para fechar os conceitos, o Take it Easy, suplemento alimentar com foco em relaxamento e melhora do sono, elaborado com doce de leite em pó, composto lácteo com a tecnologia de aglomeração e sistema estabilizante.
Tatiana G. Tognetta Dantas, gerente de marketing na Alibra
“Participamos desde a primeira edição do NIS, um evento completo e cada ano mais importante para o setor, onde temos a oportunidade de apresentar à um mercado altamente qualificado as nossas soluções em ingredientes. A Alibra é pioneira, no Brasil, na secagem de óleos e gorduras em pó, onde domina esta tecnologia. Podemos destacar nosso creme de leite em pó, os caseinatos e o lançamento OilaWhip, o primeiro agente aerante para sobremesas não forneáveis de uma linha robusta que está sendo desenvolvida para diversas aplicações, um desafio técnico que poucas empresas no mundo conseguiram ultrapassar e nenhuma brasileira, até então. Também a tecnologia de aglomeração que proporciona produtos com alto índice de solubilidade para o mercado de cápsulas, vending machines e nutrição especializada, por exemplo. Além disso, nossa linha de queijos análogos e queijo 100% vegetal, onde também é pioneira no Brasil. Temos orgulho em construir uma empresa sólida, forte e inovadora”, diz Tatiana G. Tognetta Dantas, gerente de marketing.
BARENTZ
A Barentz trouxe o conceito Snackfication: buscando Saúde Indulgente para o dia a dia. Um menu de alternativas funcionais com protótipos enriquecidos com ingredientes de alta performance que promovem benefícios com foco em Saúde Cognitiva, Muscular, Saúde do Sistema Imunológico, Saúde Óssea, Saúde da Pele, além de funcionalidades para Saúde Mental, Digestiva e Saúde feminina de forma indulgente.
Tiago de Paula, gerente comercial da divisão de Nutraceuticals na Barentz
“Além disso, os produtos são complementados por aromas e cores especiais e naturais, elevando ainda mais a experiência sensorial”, diz Tiago de Paula, gerente comercial da divisão de Nutraceuticals na Barentz no Brasil.
O Menu Funcional conta com o PowerBoost Brew, uma bebida energética para o café da manhã, voltada para a saúde cognitiva e muscular. Contêm como ingrediente de destaque a Creavitalis®, creatina monohidratada com a inovação de micronização, oferecendo melhor solubilidade, com posicionamento voltado para a saúde do corpo e da mente. A sugestão de Menu também contempla uma opção leve para a Ceia: o SkinFizz, um suplemento alimentar líquido gaseificado desenvolvido com aplicação do ColorFruit Blue WSP 900 WSP da Oterra, um corante natural azul de origem da fruta Jenipapo, ideal para diversas aplicações alimentícias, como bebidas não alcoólicas e processos de alta temperatura, e ainda atende aos padrões halal, kosher e não transgênico.
IMCD
A IMCD Brasil Food & Nutrition esteve, em parceria com a Unidade de Negócios Pharmaceuticals, no NIS – Nutri Ingredients Summit, um evento completo para o mercado B2B, para fabricantes e distribuidores de ingredientes funcionais, que abordou o tema saudabilidade para indústrias de alimentos, bebidas e suplementos alimentares e farmacêutica.
Carolina Melo, gerente técnica de food & nutrition na IMCD
A gerente técnica de Food & Nutrition, Carolina Melo, comentou que o evento novamente superou expectativas. “A IMCD Food & Nutrition está em constante desenvolvimento de mercado e portfólio e a participação no NIS é uma excelente vitrine e oportunidade de interação com clientes e fornecedores estratégicos para o nosso negócio”. Ao todo, mais de 400 pessoas passaram no estande.
A busca pela inovação possibilitou mostrar a sinergia das soluções e dos diferentes consumidores e canais que o portfólio da IMCD pode atender, relata Carolina Melo. “Estamos sempre atentos e prontos para cocriar com o mercado. Um de nossos sucessos na feira foi a sobremesa indulgente e funcional sabor chocolate, zero açúcar adicionado, que contou com um poderoso antioxidante, com 8,4% de proteína e com 25% de redução de creme de leite. Além disso, oferecemos também um snack no conceito híbrido sabor pesto, com 16,6% de proteína e minerais que foi destaque para o público que visa aumentar a ingestão proteica e seguir com a recuperação muscular após atividades esportivas.”
GRUPO MCASSAB
O Grupo MCassab e a NUTROR® marcaram presença no NIS com propostas inovadoras e focadas na Saúde da Mulher e na Saudabilidade. Entre os destaques apresentados no evento, estão as propostas inovadoras cuidadosamente desenvolvidas para as necessidades específicas, que vamos conhecer abaixo:
Granola Doce e Salgada
A Granola Doce e Salgada surge como uma opção completa e nutritiva para diversas ocasiões, seja no café da manhã, como acompanhamento de saladas ou como um lanche durante o dia. Sua fórmula exclusiva contém uma pré-mistura de nutrientes que promovem o metabolismo energético, fortalecem o sistema imunológico e protegem as células contra danos oxidativos, contribuindo assim para a saúde integral do corpo. Enriquecida com proteína de girassol e TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média), oferece uma fonte de energia rápida e benefícios para a função cerebral. A adição de Ksalt® como redutor de sódio garante manter as características sensoriais e a qualidade do produto final em relação à granola salgada.
TPM POP
Para aliviar os desconfortos comuns da TPM, como desejos por doces, estresse e irritabilidade, apresentaram o TPM POP. Esta seleção de nutrientes é cuidadosamente desenvolvida para atender às necessidades específicas das mulheres durante esse período, proporcionando uma abordagem abrangente para lidar com os sintomas físicos e emocionais associados à TPM. Sua fórmula exclusiva inclui uma combinação especial de pré-misturas NUTROR® enriquecidas com L-triptofano, magnésio e vitamina B6, essenciais para a regulação do humor e do metabolismo.
Kit Saúde da Mulher
Durante a perimenopausa, o corpo da mulher passa por mudanças hormonais significativas, resultando em uma série de sintomas físicos e emocionais. Para atender a essa fase desafiadora, foi apresentado o Kit Saúde da Mulher, um conjunto de três conceitos para uso diário, cada um com um propósito específico para atuar nos sintomas mais delicados do amadurecimento da mulher. O kit inclui:
+Glam: para Manutenção da Autoestima, uma pré-mistura NUTROR® com nutrientes como Vitamina A, Vitamina E, Biotina, Selênio, Coenzima Q10 e Colágeno CPURE.
+Fun: para Manutenção da Vida, uma pré-mistura NUTROR® com nutrientes como Vitamina B2, Vitamina B3, Ácido Fólico e Tirosina.
-Anxious: para Manutenção do Bem-Estar, uma pré-mistura NUTROR® com nutrientes como Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina D e L-Triptofano.
Bruna Carolina Lourenco, gerente desenvolvimento de negócios nutrição humana na Mcassab.
“Ao unir expertise e inovação, o Grupo MCassab e NUTROR® reforçam o compromisso em oferecer soluções nutricionais que não apenas promovem o bem-estar e a saúde, mas também elevam o padrão da indústria alimentícia. Mostrando que está sempre atenta às tendências e dedicados a entregar soluções de qualidade que inspiram e atendem a vida do consumidor moderno”, diz Bruna Carolina Lourenco – gerente desenvolvimento de negócios nutrição humana.
YOSEN
A Yosen apresentou seu mais recente empreendimento: um projeto White label para sua linha de suplementos inovadores, que promovem uma maior biodisponibilidade e absorção dos nutrientes. São eles os mesmos para a linha de ingredientes.
Gustavo Cadurim, diretor na Yosen
“A presença da Yosen na NIS 2024 foi marcada pela introdução das tecnologias mais avançadas em fortificação de bebidas, com ingredientes desenvolvidos por meio de nanotecnologia e sistemas de liberação lipídicos. Em sua linha de produtos, destacaram-se a Coenzima Q10, Vitamina D3, Ferro, Vitamina K2, Vitamina B12, Melatonina, Luteína e Astaxantina todos solúveis em água”, diz Gustavo Cadurim, diretor da empresa.
ARLA FOODS
A Arla Foods Ingredients lançou um conceito com whey protein para gamers (jogadores e entusiastas de esportes eletrônicos) que desejam uma alimentação mais saudável. A solução pronta para beber ProGamer foi desenvolvida para atender às necessidades de uma nova geração de gamers que desejam aumentar a ingestão de proteínas, bem como a energia e o foco mental.
ADM BRASIL
Para a indústria de bebidas, a ADM apresentou um amplo portfólio funcional, com expertise em ingredientes que oferecem diversas opções de aromas e soluções para a redução de açúcar. Destaque para o Moscow Mule sem álcool à base de extrato de gengibre, uma resposta à crescente demanda por drinks e bebidas sem álcool.
AQIA NUTRITION
AQIA Nutrition, empresa 100% brasileira, levou ao pavilhão o ingrediente plant-based CITARG, alga Chondrus crispus invernal, originária do Mar Ártico, finalista TOP 5 do Prêmio Açaí de Ouro na categoria Ingrediente funcional e saudável. É aprovado pela Anvisa como única fonte de l-citrulinil-arginina para uso em suplementos, oferecendo ação ergogênica, mitocondrial e antioxidante.
AUNARE
A Aunare, provedora de soluções para nutrição e health care, lançou o VecoNare II, uma alternativa vegana, sustentável e livre de alergênicos de colágeno tipo 2, diferente dos suplementos mais populares do mercado, todos de origem animal. O produto aumenta a densidade óssea e a lubrificação das articulações, diminuindo a inflamação nessas áreas.
CELLVA INGREDIENTES
Eleita pela plataforma alemã Vegconomist como uma das seis startups de gordura cultivada mais promissoras do mundo, a Cellva é a única empresa de todo o Sul Global a produzir gordura suína a partir de cultivo de células em laboratório, sem abate animal. Com um laboratório recém-inaugurado em Porto Alegre, a startup, além da gordura cultivada, apresenta à indústria dois produtos inovadores: microcarreadores e MicroSpheres ™ (realçadores de sabor) para laboratórios, outras startups e toda a indústria de alimentos.
DUAS RODAS
A Duas Rodas apresentou o TFT-Savory Boost, aroma natural que realça o gosto salgado e a fixação umami do produto no qual é aplicado, promovendo a sensação de preenchimento e qualidade global.
Luiz Aguiar, gerente de marketing na Duas Rodas
“Nosso aroma natural é obtido por extração enzimática de matérias-primas vegetais, que além de realçar o sabor salgado e umami contribui com notas verdes e suavemente apimentadas ao alimento. O TFT-Savory Boost traz outra grande vantagem, que é o seu baixo aporte de sódio na formulação do produto, principalmente quando comparado com itens usualmente utilizados no mercado, como glutamato monossódico e extrato de levedura, por exemplo, trazendo importante contribuição no desenvolvimento de produtos plant-based e clean label”, explica Luiz Aguiar, gerente de marketing da Duas Rodas. Ele acrescenta que o ingrediente é também livre de alergênicos e No GMO. Com performance validada por testes de perfil descritivo quantitativo (PDQ), o TFT-Savory Boost potencializa o sabor em diferentes categorias de aplicações, como molhos, sopas, temperos, snacks e análogos de cárneos.
Patrocinadora do NIS 2024, a Duas Rodas esteve presente com estande no NIS Vitrine, espaço onde apresentou o lançamento aplicado em suplemento alimentar solúvel à base de colágeno hidrolisado com sabor de frango. Os participantes do evento puderam conferir também produtos com foco em saúde e bem-estar, com aplicações de soluções do portfólio Taste Full Technologies, que reúne tecnologias que conectam a indústria alimentícia a consumidores em busca de produtos com formulações mais saudáveis e que não abrem mão do sabor.
Confira as soluções apresentadas no estande da Duas Rodas:
– Suplemento alimentar solúvel à base de colágeno hidrolisado com sabor de frango, com aromatização natural, alto conteúdo de fibras alimentares e alegação clean label. O produto une praticidade, saudabilidade e funcionalidade em uma saborosa sopa sabor frango.
– Suplemento alimentar líquido de vitaminas e minerais sabor jabuticaba e hibisco, produzido com aroma natural de jabuticaba, extrato de hibisco, TFT T-Sweet Modulador e mix de vitaminas em parceria com a MCassab. O produto tem foco na saúde da mulher, ação antioxidante, funcionamento do metabolismo e fortalecimento do sistema imune.
– Biscoito aperitivo proteico sabor páprica defumada, com TFT-Flor de sal, desidratado de tomate em flocos, aroma idêntico ao natural de páprica e aroma natural de fumaça. O produto também possui 6g de proteína/porção (30g) e dispensa a inclusão do alerta na rotulagem frontal para sódio.
– Alfajor proteico recheado com Amendocrema zero adição de açúcar e Whey protein. Produzido com a solução TFT T-Sweet, Amendocrema e chocolate Namur Blend, possui 10g de proteína em uma unidade de 55g.
“A cada edição, acompanhamos o crescimento e a relevância do NIS dentro do mercado de ingredientes. Mais uma vez, contamos com um público altamente qualificado em uma feira viva e muito movimentada, onde fizemos questão de realizar o lançamento de uma nova tecnologia, o Savory Boost, aroma natural que potencializa as notas salgadas em diferentes aplicações, de forma limpa e sem residuais, além de apresentar nossas fortalezas em portfólio que compreendem em nossos aromas, extratos e também desidratados de vegetais, que fizeram enorme sucesso”, afirma Luiz Aguiar, Gerente de Marketing Aromas, Corporativo e Digital.
ECIL
A Ecil apresentou a Farinha de Tremoço Ecil by Elementa, que caracteriza-se pelo seu alto teor de proteína: 60% (b. s.), presente naturalmente em sua composição. A principal inovação tecnológica desta farinha é sua matéria-prima, tremoço (L. luteus) var. AluProt-CGNA, que foi desenvolvido por melhoramento genético, porém sem ser Organismo Geneticamente Modificado, resultando em um grão com maior aporte de proteínas naturalmente presentes no tremoço.
INGREDION
A Ingredion apresentou protótipos inovadores desenvolvidos pelo Idea Labs, centro de inovação da empresa, com soluções de textura e redução de açúcares, como o Dip Cremoso sabor Sour Cream sem ovos com N-CREAMER® 2000 SA, uma Pink Lemonade carbonatada reduzida em açúcares com a solução otimizada de stevia PureCircle™ PSB-1276 e uma Barra de nuts e uvas passas que é reduzida em açúcares e fonte de fibras com POLIDEX® Fiber ST.
KERRY
A Kerry participou do evento sobre inovação e futuro dos alimentos e a transformação da indústria com nutrição sustentável, sendo um dos destaques a presença de Alejandra Rullan, Latam Nutrition & Sustainability Lead Kerry, que veio ao Brasil especialmente para a palestra sobre o impacto do desperdício de alimentos no comportamento do consumidor. A palestrante elucida que esse é um grande desafio e para conseguirmos resultados de impacto, a indústria deve trabalhar em conjunto para desenvolver um sistema alimentar melhor para as pessoas.
Alejandra Rullan, Latam Nutrition & Sustainability Lead Kerry
“É o desafio que a Kerry propõe ao mercado de transformar o sistema alimentar em produtos e soluções que sejam melhores nutricionalmente, mas que mantenham o sabor desejado pelo consumidor e que tenham menor impacto ao meio ambiente. Além disso, para América Latina como um todo é importante que esses produtos também sejam acessíveis. Orientamos os clientes a entender a importância de lançar produtos que considerem tecnologias de impacto positivo.”, afirma a especialista.
MASTERSENSE
Comprometidos em liderar o futuro dos alimentos com produtos indulgentes e saudáveis, este ano, a MasterSense decidiu inovar ainda mais, apresentando o conceito de “Consumo do Futuro”, onde a conveniência e a saúde se tornam prioridades, redefinindo a maneira como vivemos, compramos e nos relacionamos com os produtos e marcas. Para apresentar esse conceito, lançou a marca Coollab, com a apresentação dos protótipos promovidos durante o evento em formato de produto final, oferecendo uma experiência tangível para todos os visitantes.
Lígia Zotini, fundadora do Voicers e TEDx Speaker
A MasterSense, que fornece ingredientes e aromas para a indústria alimentícia, mostrou as inovações tecnológicas e soluções para o Consumo do Futuro, com foco na crescente transformação desse mercado na busca por sustentabilidade, saudabilidade e nutrição esportiva. Durante o NIS Conference, a MasterSense trouxe a pesquisadora de cenários futuros Lígia Zotini, fundadora do Voicers e TEDx Speaker que apresentou a palestra: “Futuro(s): Alimentos do Futuro ou Futuro dos Alimentos”, que explorou explorar cenários de futuros saudáveis onde as pessoas e a tecnologia estarão inseridas em Novos Ecossistemas de Alimentações.
OTERRA
A Oterra é produtora de corantes naturais e sustentáveis para alimentos e bebidas e esteve presente em parceria com a distribuidora Barentz. Apresentou o Jagua Blue, o novo pigmento natural azul originado do fruto da Jagua (Jenipapo). Pode ser utilizado em diversas aplicações como bebidas lácteas e não lácteas, iogurte, sorvete, snacks, cereais prontos para consumo e doces.
PODIUM ALIMENTOS
A Podium Alimentos apresentou a FLYER Fibra de Mandioca, produto versátil, com ótimo custo-benefício, glúten e GMO free. Devido ao seu sabor neutro, possibilita a aplicação em diversos produtos, sem descaracterizar o sabor. A Fibra de Mandioca pode ser aplicada em pães, massas em geral, cookies, barras de cereal, bolos, biscoitos, molhos, lácteos, etc.
TATE & LYLE
A Tate & Lyle apresentou quatro protótipos com soluções para redução de açúcares, fortificação com fibras, textura e estabilização alinhadas com as principais tendências de mercado. São eles: Bolo Sabor Chocolate fonte de fibras e proteínas; Iogurte Colherável Bicamada de Maracujá, Manga e Linhaça Dourada, com 18g gramas de proteínas na porção de 200g, alto conteúdo de fibras e sem adição de açúcares; Chá Gaseificado Sabor Toranja e Manjericão, rico em fibras e sem adição de açúcares; e Waffle Vegano Sabor Baunilha, fonte de fibras.
PRÊMIO AÇAI DE OURO
No evento, aconteceu a 2ª premiação Açaí de Ouro, criada para condecorar a indústria e os profissionais que investem em inovação, novos ingredientes, processos e embalagens, visando à criação de produtos cada vez mais saudáveis, funcionais e acessíveis para os consumidores. Foram mais de 130 produtos inscritos entre as seis categorias, sendo que cada uma delas teve cinco finalistas.
Valéria Suppion, gerente de marketing e produtos na Ayalla
A Ayalla foi vencedora na categoria Ingrediente Aplicado em Parceria com a Indústria com o Peagesic, um produto final Eurofarma.
O ingrediente Ayalla utilizado no Peagesic é o Levagen+, fonte de palmitoiletanolamida (PEA).
“O Levagen+ é uma fonte de PEA (palmitoiletanolamida) associada à tecnologia LipSperse® capaz de aumentar a solubilidade e a absorção do PEA no organismo. Possui ações anti-inflamatória, analgésica e neuroprotetora. Os estudos clínicos que comprovam diversos benefícios para a saúde cognitiva, sono e stress, saúde dermatológica, saúde articular e saúde da mulher”, explica Valéria Suppion, gerente de marketing e produtos.
Confira os vencedores das demais categorias:
Alimento funcional | saudável
Produto: Biscoito de Polvilho com farinha de Pipoca
Empresa: Alere Gourmet
Bebida funcional | saudável
Produto: Bebida em pó de castanha-do-Brasil
Empresa: Mahta
Suplemento Alimentar funcional | saudável
Produto: Harmoni Femme
Empresa: Grupo Tiaraju
Embalagens com Tecnologias ou Logísticas
Produto: Embalagem multicamada com tecnologia de reciclagem IQX embarcada
Empresa: BRF
Ingrediente funcional | saudável
Produto: Serenzo
Empresa: Nexira
VEM AÍ O NIS 2025
A cobertura do NIS – Nutrition Ingredients Summit 2024 oferece uma visão ampla sobre as inovações e estratégias que estão moldando o futuro das indústrias de alimentos, bebidas, suplementos alimentares e farmacêuticas. Um dos principais destaques do evento foi a discussão em torno das tendências emergentes no mercado de ingredientes funcionais, um setor que continua a crescer em resposta à demanda dos consumidores por produtos que não só promovem saúde, mas também oferecem uma experiência indulgente.
Além disso, a convergência entre as indústrias de alimentos e farmacêutica está fomentando uma nova era de alimentos e bebidas funcionais que atuam na prevenção de doenças e no melhoramento do bem-estar geral. Esta sinergia é evidenciada pela crescente popularidade de produtos enriquecidos com vitaminas, minerais e outros bioativos, que atraem consumidores conscientes da saúde sem sacrificar o sabor ou a satisfação.
Carla Polli, diretora comercial da Innovation Business Media
A parceria do evento com o portal Food Innovation foi destacada por Carla Polli, diretora comercial da Innovation Media, detentora do portal. Sobre a parceria, ela afirmou: “A colaboração com o NIS – Nutri Ingredients Summit é fundamental para destacar as inovações que estão transformando a indústria. O portal Food Innovation tem o prazer de ser mídia oficial do evento, que não apenas compartilha conhecimento valioso sobre as últimas tendências em ingredientes funcionais, mas também promove uma plataforma para que profissionais da indústria se conectem e explorem novas oportunidades de negócios. Este tipo de parceria enriquece o nosso compromisso em promover a inovação e a sustentabilidade no setor de alimentos e bebidas.”
Portanto, enquanto o mercado global continua a evoluir, eventos como o NIS e parcerias estratégicas com plataformas de inovação são essenciais para manter as indústrias informadas e preparadas para atender à crescente demanda por produtos mais saudáveis e indulgentes, reforçando a importância de inovações que possam realmente fazer a diferença na vida dos consumidores.
O NIS 2025 já tem data marcada, será nos dias 15 e 16 de abril no Transamérica Expo Center, São Paulo, SP.