Novo teste revela quantidade de microfibras liberadas na lavagem de roupas
A lavagem de roupas no Reino Unido libera microfibras pesando o equivalente a até 1.500 ônibus de dois andares em microfibras todos os anos, de acordo com uma nova pesquisa. A descoberta foi feita por acadêmicos da Escola de Design da Universidade de Leeds, que cocriaram um teste para medir como diferentes materiais e condições de lavagem afetam a quantidade de microfibras liberadas na água.
As microfibras são minúsculos fios que entram no ambiente quando as roupas são confeccionadas, vestidas e lavadas. Embora sejam menores que 5 mm e invisíveis a olho nu, as microfibras têm um impacto substancial como uma das principais fontes de poluição da água.
Como parte de um projeto financiado pelo órgão comercial European Outdoor Group (EOG) e pela organização têxtil sustentável The Microfibre Consortium (TMC), os pesquisadores estimaram que a liberação anual de microfibra da lavagem do Reino Unido estava entre 6.860 e 17.847 toneladas. Isso equivale a cerca de 600 a 1.500 ônibus de dois andares.
A pesquisadora de pós-graduação e principal autora, Alice Hazlehurst, disse: “Quantificar a liberação de microfibras é um passo importante para entender a escala do problema, bem como os impactos potenciais dessa forma de poluição. Já existem muitas estimativas por aí, mas elas variam drasticamente e é quase impossível fazer comparações significativas.
“Usamos um método de teste confiável para comparar a liberação de microfibras de diferentes tecidos e sob diferentes condições de lavagem no laboratório. Com base em nossos resultados, conseguimos estimar a quantidade de liberação de microfibra em uma escala realista”.
Com base em sua estimativa, os pesquisadores argumentam que a liberação de microfibra é um problema relativamente pequeno em comparação com o problema de resíduos da indústria da moda, com 365.000 toneladas de roupas indo para aterros todos os anos no Reino Unido.
Lavanderia no laboratório
Em um projeto colaborativo envolvendo a Universidade de Leeds, EOG e uma grande rede de partes interessadas, a TMC cocriou e lançou um teste padrão alinhado globalmente para determinar o nível de microfibras eliminadas do tecido durante a lavagem doméstica.
O método de teste TMC já foi adotado por órgãos de padronização da UE e dos EUA devido à sua confiabilidade. Isso ajudará as marcas de roupas a testar com mais precisão suas roupas quanto à liberação de microfibras, informar os fabricantes de máquinas de lavar sobre a filtragem e fornecer uma imagem mais clara da escala do problema.
Para criar uma estimativa mais confiável da liberação de microfibra no Reino Unido, os pesquisadores usaram um Gyrowash – um dispositivo que replica uma máquina de lavar doméstica em condições de laboratório. Eles testaram 16 tecidos comuns, incluindo poliéster, algodão, viscose e materiais mistos, e compararam diferentes tipos de fios e construções (tecidos de malha ou trançados). Eles também mediram os efeitos das condições de lavagem, incluindo o tamanho da carga e o quanto a máquina sacode as roupas.
Como as configurações de lavagem afetam a liberação de microfibra?
Mais do que o dobro de material de microfibra foi liberado quando a proporção de água para roupas foi dobrada. Encher o tambor da máquina de lavar com mais roupas pode reduzir a quantidade de microfibras perdidas porque menos água se move através das roupas e desaloja o material solto. No entanto, encher demais uma máquina de lavar pode ser uma preocupação de segurança, além de reduzir potencialmente a qualidade da lavagem.
Agitação – o termo para o quanto uma máquina de lavar sacode as roupas – também teve um grande impacto, com agitações mais altas aumentando significativamente a perda de microfibras.
A perda de microfibra diminuiu substancialmente após a primeira lavagem de um tecido novo, mas esse efeito se nivelou após três lavagens. Outras estimativas foram baseadas nos resultados de novos tecidos sendo lavados, então as descobertas sugeriram que menos microfibra está sendo liberada do que se pensava anteriormente.
O teste mostrou que as características do tecido – tipo de fio, construção (malha ou tecido), tipo de fibra (por exemplo, poliéster ou algodão) – tiveram mais influência do que as condições de lavagem em quantas microfibras foram liberadas. O pior ofensor para liberação de microfibra foi um tecido de poliéster chenille.
Univar Solutions vai ampliar sua presença na América Central e sua oferta de ingredientes e especialidades com a aquisição da ChemSol.
A Univar Solutions adquiriu a ChemSol Group, uma das principais distribuidoras de ingredientes e produtos químicos especiais que opera na Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Panamá e Honduras.
“O negócio da ChemSol fortalece tanto nosso portfólio de Ingredientes e Especialidades quanto nossa presença geográfica, aprimorando ainda mais a posição da Univar Solutions como parceiro estratégico escolhido por nossos fornecedores e clientes”, disse Nick Powell, presidente de Ingredientes e Especialidades Globais da Univar Solutions.
Univar Solutions Expandirá sua Presença na América Central com a Aquisição da ChemSol A aquisição da ChemSol vai expandir a presença geográfica da empresa na crescente região da América Central, bem como sua formulação e oferta comercial em uma ampla variedade de mercados-chave em crescimento. Esses mercados incluem beleza e cuidados pessoais; excipientes farmacêuticos; alimentos; revestimentos, adesivos, selantes e elastômeros; lubrificantes e fluidos de usinagem de metais.
“O negócio da ChemSol fortalece tanto nosso portfólio de Ingredientes e Especialidades quanto nossa presença geográfica, aprimorando ainda mais a posição da Univar Solutions como parceiro estratégico escolhido por nossos fornecedores e clientes”, disse Nick Powell, presidente de Ingredientes e Especialidades Globais da Univar Solutions. “Estamos entusiasmados em ajudar os clientes da América Central a resolver alguns de seus desafios mais difíceis e manter-se à frente das tendências específicas do setor e mudanças regulatórias, aproveitando nossa inovação contínua, soluções sustentáveis e rede global de expertise técnica e formulação e suporte comercial.”
Jorge Buckup, presidente da América Latina da Univar Solutions, disse: “Esta aquisição representa uma plataforma sólida para o crescimento comercial na América Central, à medida que antecipamos e atendemos às necessidades em evolução dos clientes. Nossas duas empresas compartilham o foco em serviços de valor agregado, melhoria contínua e responsabilidade ambiental. Estou animado em receber a ChemSol em nossa família e confiante de que nossas equipes trabalharão juntas para garantir uma transição perfeita para funcionários, clientes e fornecedores.”
Ciro Guerra, fundador e diretor-geral da ChemSol Group, disse: “Estamos entusiasmados em nos juntar à Univar Solutions e fornecer aos nossos clientes e fornecedores acesso a mais produtos, capacidades e inovação digital que ajudarão seus negócios a crescer. A Univar Solutions compartilha muitos dos valores que são centrais para a cultura e estratégia da ChemSol, incluindo um compromisso com a colaboração, inovação e profundo respeito pelo trabalho em equipe, tornando-a uma combinação perfeita para nossos parceiros comerciais e o local ideal para nossa equipe continuar a crescer suas habilidades e carreiras.”
A ação acontece de 11 de fevereiro a 11 de abril de 2023 em todo o país, e traz prêmios de R$500,00 por hora e uma máquina lava e seca por dia
A Ypê, empresa 100% brasileira e líder em importantes segmentos de limpeza e higiene do país, lançou sua promoção “Ache o X” da linha Tixan Ypê no último dia sábado (11/02) para todo o Brasil, que será encerrada em 11 de abril.
Com prêmios de R$500,00* por hora e uma máquina lava e seca** por dia, a promoção traz uma mecânica mais fácil para o consumidor: basta comprar qualquer produto da linha Tixan Ypê, escanear o QR Code da embalagem, que será direcionado para o WhatsApp da promoção para digitar o número e horário do lote do produto e pronto! Na hora é possível descobrir se é um possível ganhador.
Neste ano, as compras efetuadas a partir do dia 01/02/23 já serão válidas para participação. A promoção contempla todos os produtos da linha Tixan, que hoje conta com: lava-roupas em pó, lava-roupas líquido, tira-manchas gel e tira-manchas em pó, ambos para roupas brancas e coloridas.
“Nossa missão é contribuir para a saúde e bem-estar das pessoas e para o cuidado com o meio ambiente por meio de produtos de higiene e limpeza de alta tecnologia, qualidade e acessíveis. E a Promoção “Ache o X” de Tixan Ypê é uma ferramenta para ampliar o conhecimento e a experimentação do portfólio completo da família Tixan e reforçar aos consumidores a sensação de que eles estão fazendo a melhor compra e a escolha do melhor produto”, explica Cesar Nicolau, diretor de Marketing da Ypê.
Para consultar o regulamento e obter mais informações sobre a promoção, acesse o site
ABIPLA destaca que custo de produção e aumento da informalidade afetou números do setor em 2022. Entidade, no entanto, prevê que, em 2023, a indústria de produtos de limpeza cresça 2%, que era a previsão do ano passado, mas não se confirmou. Com a estabilização das cadeias de suprimentos mundiais, a entidade acredita que a recuperação será viável este ano.
De acordo com informações da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, o setor de saneantes registrou retração de 5,7% na produção industrial anual em 2022. Segundo o diretor-executivo da entidade, Paulo Engler, o setor, que cresceu acima do PIB na última década, viveu um momento de ajuste de mercado no ano passado e teve de lidar com a escalada dos custos de produção nos últimos dois anos, além de sofrer com um sensível aumento no consumo de produtos informais e clandestinos neste período.
“O ano de 2022 teve, entre seus principais desafios, a alta do custo de produção. Apenas como referência, enquanto o aumento médio do IPP – Índice de Preços ao Produtor da indústria brasileira geral foi de 3,1%, o da indústria de saneantes atingiu 17%. Isso limita o crescimento. Mas, é preciso lembrar que o nosso setor registrou recorde histórico de produção industrial em 2019, mantendo-se neste patamar em 2020 e 2021”, analisa Engler.
Segundo ele, a partir de 2021, o setor passou a sofrer intensa pressão de preços, especialmente, por conta do aumento dos custos de energia elétrica, dos combustíveis e da alta do dólar, além dos impactos da inflação mundial nos valores de matérias-primas e embalagens. “A desorganização das cadeias de suprimentos mundiais ocasionada pela pandemia e, em seguida, pela guerra na Europa afetou as operações industriais de todos os setores nos últimos dois anos, mas acredito que, a partir deste ano, teremos um cenário de maior estabilidade em relação a preços”, afirma.
Informalidade e saúde pública
Engler lembra que outro ponto que afetou, negativamente, o setor, em 2022, foi o aumento da informalidade e da pirataria de produtos de limpeza. “Em 2021, nós fizemos um estudo sobre a informalidade no setor e constatamos que 22% dos produtos de limpeza de uso doméstico utilizados, no Brasil, eram informais, ou seja, eram itens que não tinham inscrição ou registro na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que é obrigatório no País. No ambiente profissional, a informalidade chegava a 18%. De acordo com estudos internos da ABIPLA, houve um sensível aumento no consumo destes produtos em 2022. Isso é um risco à saúde pública”, diz.
Em relação à pirataria, também crescente, a entidade pretende realizar um estudo, ainda em 2023, sobre o tema, mas Engler destaca que o volume de produtos falsificados aumentou desde o surgimento da pandemia. “A falsificação de produtos de limpeza é um grave problema sanitário, já que o consumidor pensa estar levando para casa um produto atestado pela ANVISA, quando, na verdade, adquire um item falsificado, que pode não apenas ser ineficaz como potencialmente danoso aos ambientes e à saúde da população”, alerta o diretor executivo da ABIPLA.
Além do consumo de produtos informais e clandestinos, Paulo Engler destaca que a população deve evitar a mistura caseira de produtos de limpeza, outra prática que cresceu nos últimos anos, o que levou a ABIPLA, em parceria com o CFQ – Conselho Federal de Química, a desenvolver campanhas informativas sobre os riscos de se misturar saneantes em desacordo com as informações do rótulo, já que, além de serem ineficientes, essas misturas caseiras podem provocar danos em objetos e superfícies e até levar à formação de gases tóxicos, prejudiciais à saúde humana e de animais de estimação, por exemplo. A indicação é que apenas as diluições ou misturas indicadas expressamente nos rótulos dos produtos sejam realizadas.
Projeção 2023 – Crescimento à vista
Apesar dos desafios, para 2023, a ABIPLA projeta um crescimento dos níveis de produção de 2%. “A demanda por produtos de limpeza se mantém e as empresas do setor estão com diversos produtos a serem lançados no mercado. Com isso, a expectativa é que, neste ano, possamos retomar a trajetória de crescimento”, afirma Engler, lembrando que os produtos de limpeza têm papel fundamental na saúde pública nacional. “A população brasileira entende que os saneantes ajudam a evitar diversos tipos de contaminações.”
Empregos se mantêm estáveis no setor
Outro ponto positivo de 2022 é que a indústria de saneantes conseguiu manter estáveis os níveis de emprego. Atualmente, o setor emprega cerca de 90 mil pessoas, diretamente, e, de acordo com dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, contratou mais do que demitiu, desde o surgimento da COVID-19. “Apesar do ajuste nos níveis de produção em 2022, nossos associados têm mantido seus projetos de expansão e crescimento, inclusive, com a inauguração de novas plantas em diversas regiões do País, o que aumenta geração direta de empregos e leva desenvolvimento aos locais de produção”, explicou Engler.
Segundo comunicado, não teria sido adicionado conservante aos produtos afetados durante a fabricação
A Colgate-Palmolive está recolhendo quase 5 milhões de frascos de seus populares produtos de limpeza Fabuloso porque eles podem conter uma espécie perigosa de bactéria.
Em um aviso de recall publicado pela Consumer Product Safety Commission, não foi adicionado conservante aos produtos afetados durante a fabricação, levando a um risco de crescimento de Pseudomonas aeruginosa e Pseudomonas fluorescens, bactérias amplamente encontradas no solo e na água.
“Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, dispositivos médicos externos ou condições pulmonares subjacentes expostas à bactéria correm o risco de infecção grave que pode exigir tratamento médico”, alerta o aviso.
A bactéria pode entrar no corpo se inalada, através dos olhos ou através de uma ferida na pele. Pessoas com sistema imunológico saudável geralmente não são afetadas pela bactéria. Nenhuma doença ou ferimento foi relatado.
A Cheeky Panda, fabricante de papel higiênico à base de fibra de bambu, está lançando uma versão aprimorada de seus lenços de limpeza biodegradáveis antibacterianos para várias superfícies.
Em um movimento significativo para a marca certificada B Corp, os novos lenços estão sendo fabricados no Reino Unido para ajudar a reduzir ainda mais sua pegada de carbono. O Cheeky Panda também trocou a embalagem dos lenços por um invólucro de plástico com 30% de conteúdo reciclado.
Os lenços melhorados do Cheeky Panda são eficazes contra vírus como Poliovírus, Norovírus e Influenza A; e bactérias como P. aeruginosa, E. coli e E. hirae. Eles são livres de fragrâncias, fertilizantes, pesticidas e alvejantes à base de cloro, usando apenas água purificada e agentes de limpeza derivados de plantas.
Os wipes são feitos de fibras de bambu de crescimento rápido, biodegradáveis e com certificação FSC, e são livres de plástico, tornando-os sustentáveis e renováveis. Eles podem ser descartados e se biodegradarão com o tempo, ao contrário dos lenços feitos de poliéster não biodegradável ou viscose difícil de biodegradar. A pegada de carbono dos lenços Cheeky Panda é 35% menor do que os lenços feitos de papel reciclado à base de árvore e 65% menor do que o papel virgem à base de árvore. Em comparação com os lenços de plástico padrão, os novos lenços oferecem uma economia de plástico de 180g por embalagem e uma economia de carbono de 410g.
Forte atuação e investimentos em inovação e sustentabilidade permitem que líder global em higiene e saúde ultrapasse marca de US$ 15 bilhões em vendas líquidas
A Essity, líder global em higiene e saúde, divulgou recentemente seu relatório de resultados de 2022. Apesar da instabilidade econômica mundial, a companhia alcançou um crescimento recorde e reportou o valor anual de vendas líquidas de SEK 156 bilhões, o equivalente a US$ 15 bilhões, avanço de 28,2% em relação ao mesmo período de 2021.
Os resultados refletem um alto investimento da companhia em inovação, melhorias de eficiência e sustentabilidade. Aliás, a liderança em sustentabilidade é uma prioridade estratégica da Essity, que já recebeu vários prêmios na área, sendo nomeada como uma das empresas mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights. Foi incluída, pelo segundo ano consecutivo, no Anuário 2022 de Sustentabilidade da S&P Global, na revisão de 7.800 empresas, ficando entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo e está na Lista A no combate ao desmatamento, do CDP. Além disso, também pelo segundo ano consecutivo, foi designada como líder de diversidade pelo Financial Times em sua revisão anual do trabalho de diversidade nas empresas europeias.
Os mercados emergentes respondem por cerca de 49% do negócio de bens de consumo, onde o Brasil está localizado, e as vendas líquidas neste segmento cresceram 12,6%. Em 2022, as vendas pelo comércio eletrônico da Essity, globalmente, aumentaram 20%, para aproximadamente US$ 2,2 bilhões, correspondendo a 15% das vendas líquidas. Por aqui, os números impressionam. A venda de produtos nos canais digitais da marca (webshops) teve um crescimento de dois dígitos, de 2021 para 2022.
Em 2022, a empresa lançou mais de 11 novos produtos no Brasil, a maioria das inovações no ramo de proteção feminina (coletores menstruais, absorventes, calcinhas laváveis, adesivo térmico para cólica etc.) representados aqui pela marca Libresse. Tal feito permitiu que a Essity aumentasse sua participação, o que reforça o compromisso do grupo em construir marcas fortes e líderes nos mercados mundiais onde está presente. A importância deste mercado fez com que em 2022, juntamente com o Reino Unido, fosse um dos primeiros países a lançar a marca Issviva, com produtos para a menopausa.
Em setembro de 2022, a TENA, marca do portfólio da Essity no Brasil, com soluções de produtos para incontinência urinária, alcançou a liderança no canal farmácias, segundo pesquisa da Close-up International, empresa que audita o setor farmacêutico. Além disso, implementou mais um centro de distribuição, no interior de São Paulo, e, em quatro anos, dobrou de tamanho no país, duplicando suas vendas no período.
Para 2023, o foco da companhia segue em inovação e sustentabilidade, mirando no aumento dos canais e regiões de vendas com maior crescimento e nos segmentos com maior retorno, sempre priorizando o valor agregado aos clientes, consumidores, funcionários e acionistas. A empresa seguirá trabalhando para fornecer aos consumidores soluções que contribuem para o bem-estar em todas as etapas da vida e, por meio da educação, manterá os esforços em quebrar tabus em torno de temas que ainda são estigmatizados.
Companhia nacional com mais de 60 anos de atuação aposta na sustentabilidade para aumentar leque de produtos
A partir de março, a Limppano chega com uma novidade nas gôndolas das principais redes de varejo supermercadista e de atacado: a companhia, referência em limpeza seca, químicos e perfumação, lança embalagem refil de 700ml do Lava Roupas ODD, produto lançado no segundo semestre de 2022 em embalagens de 1, 3 e 5 litros.
A companhia tem expectativa de que as vendas do ODD Lava Roupas tenham alta de 39% em 2023. Desse total, 27% devem ser resultado da chegada do novo item ao mercado. Existe uma forte demanda pela embalagem refil. O modelo é competitivo e dará mais exposição para a marca nas gôndolas, atraindo novos consumidores.
De acordo com Alex Buchheim, CEO da Limppano, a novidade atende a uma demanda do mercado e vem para conciliar qualidade, eficiência e alta performance do produto com sustentabilidade.
“O nosso Lava Roupas teve grande aceitação do público e, com esse novo formato de embalagem, queremos potencializar a oportunidade de apresentá-lo para quem ainda não conhece. Além de ser mais econômico, o refil é mais sustentável do que as embalagens convencionais”, explica.
Mais sustentável, o refil stand up pouch evita o descarte de 1,8 mil toneladas de resíduos no planeta todo ano. Além do preço mais atrativo, a nova opção apresenta 55% menos plástico do que a embalagem de 1 litro, contribuindo para a redução de resíduos ao incentivar a reutilização dos frascos convencionais.
Moderna e fácil de abrir, a nova embalagem acompanha um bico dosador que evita o desperdício e facilita o abastecimento diretamente na embalagem original.
As embalagens do Lava Roupas ODD carregam o selo “Eu Reciclo”, iniciativa que contribui com a logística reversa de embalagens pós-consumo, gerando incentivos à cadeia de reciclagem.
Ação antibolinhas e antiodor
O Lava Roupas ODD possui enzimas ativas que potencializam o efeito da lavagem e combinam funções que otimizam o dia a dia do consumidor. Com ação antibolinhas e antiodor, o produto atua na recuperação da cor e rejuvenescimento do tecido, removendo até as sujeiras e manchas mais difíceis. Pode ser usado em peças brancas e coloridas.
A marca ODD foi adquirida pela Limppano em 2019 e, desde então, o tradicional Lava Louças reconquistou os consumidores ao voltar ao mercado, se mantendo como um dos produtos de limpeza mais conhecidos e vendidos do país. Neste período, a Limppano desenvolveu uma série de estudos e testes para se lançar em uma nova categoria, aproveitando o legado do ODD para alavancar seu Lava Roupas líquido.
A Ecolab, fabricante de sistemas de tratamento de água e produtos químicos de limpeza com sede em St. Paul, está lançando sua primeira linha de produtos de consumo: Ecolab Scientific Clean, comercializada inicialmente na The Home Depot, gigante do varejo de materiais de construção com sede em Atlanta.
A linha de produtos Scientific Clean da Ecolab inclui quatro categorias de produtos: limpadores de banheiro, desengordurantes, lavadora de alta pressão concentrada e cuidados com o chão
A Ecolab vende produtos de limpeza há anos, mas geralmente são voltados para mercados comerciais ou industriais. Os clientes tradicionais da empresa incluem hospitais, aeroportos, hotéis e similares. A decisão do lançamento veio da visibilidade que a empresa alcançou nos último anos por conta de seus esforços de higienização da era Covid.
“Todos os dias, em países de todo o mundo, restaurantes, hospitais e hotéis confiam nos produtos da Ecolab para manter suas cozinhas, centros cirúrgicos e quartos de hóspedes limpos. Pela primeira vez, nossos novos produtos Ecolab Scientific Clean trarão 100 anos de experiência e inovação para os clientes da Home Depot”, disse o presidente e diretor de operações da Ecolab, Darrell Brown , em um comunicado.
Scrub Daddy e a Unilever, estabeleceram uma parceira que envolve a criação, publicidade e distribuição de produtos de marca conjunta, que oferecem a conveniência dos produtos de limpeza Scrub Daddy juntamente com os excelentes produtos de limpeza Cif. A parceria disponibilizará os produtos de marca conjunta nos Estados Unidos e em diversos mercados globais.
“Esta parceria global de associação de marcas representa um marco importante no crescimento e reconhecimento mundial da nossa marca Scrub Daddy. Ao fazer a parceria com a Unilever, uma das maiores e mais conceituadas empresas de bens de consumo do mundo e sua marca internacionalmente famosa de produtos de limpeza, CIF, estamos bem posicionados para um crescimento exponencial nos EUA e internacionalmente”, disse Aaron Krause, presidente e CEO da Scrub Daddy, Inc.
“Estamos entusiasmados com esta parceria, que permitirá que a Scrub Daddy and a Cif alcancem mais consumidores nos EUA, Europa e Ásia e tornem a limpeza divertida juntos”, disse Aseem Puri, CEO da Unilever International.
Lançamento conta com tecnologia ecológica com abrilhantador sem substâncias tóxicas
A Tru Earth, a empresa global de produtos de limpeza doméstica comprometida em erradicar recipientes de plástico em casa, anunciou no Canadá a mais nova adição ao seu portfólio de produtos de limpeza doméstica, Tru Earth Dishwasher Detergent Tablets, uma solução ecológica para ajudar a reduzir o uso de plásticos descartáveis enquanto limpa pratos, talheres e utensílios de cozinha sujos. Cada pastilha é eficaz em gordura e manchas e tem um abrilhantador embutido, sem prejudicar o planeta.
“Com a nossa mais recente inovação na área de produtos de limpeza doméstica, a Tru Earth está apresentando uma solução de lavagem de louça que oferece às famílias outra oportunidade de eliminar ainda mais os recipientes de plástico em suas casas sem abrir mão da eficácia que esperam e merecem de seus produtos de limpeza”, disse Brad Liski, CEO e co-fundador.
Parceria com a plataforma Parafuzo conta com uma rede de mais de 5 mil profissionais em 18 estados do país e fortalece ‘as a service’ da Via, dona da varejista.
Para ampliar a oferta de produtos digitais em suas plataformas, a Via, dona da Casas Bahia, sempre busca novas parcerias estratégicas. A mais recente é com a Parafuzo, líder nacional em limpeza, que possui mais de 5 mil profissionais cadastrados em mais de 100 cidades e 18 estados. Com a novidade, a Casas Bahia se torna pioneira no Brasil, ao oferecer faxina e passadoria de roupas em um marketplace.
A solução digital profissionaliza um mercado que sempre foi informal no Brasil e traz flexibilidade ao dia a dia dos brasileiros, além de ser uma resposta segura àquela famosa pergunta: “me indica alguém de confiança?”. Isso porque a equipe da Parafuzo realiza um minucioso trabalho de verificação, durante o credenciamento do profissional. O cliente também tem acesso à informações importantes sobre o prestador de serviço (incluindo foto e RG), pode dar orientações, tirar dúvidas e acompanhar os desdobramentos, por meio de um chat online. Em caso de imprevisto, é possível reagendar ou cancelar o atendimento facilmente.
O preço é justo e é definido previamente ao serviço, de acordo com as características do imóvel ou a necessidade do contratante (limpeza pesada, padrão, pós-obra, pré-mudança ou expressa). Sem contar que a usabilidade é muito simples: basta selecionar o dia, o horário, o produto desejado e, por fim, cadastrar a forma de pagamento – clique aqui e acesse a plataforma!
A união com a Parafuzo fortalece a estratégia ‘as a service’ da Via, que tem por objetivo oferecer novos produtos, sob demanda, para as mais variadas necessidades dos brasileiros. “Temos o cliente como centro do negócio e queremos reunir em um só lugar, no ecossistema Via, as melhores soluções para suas principais demandas do cotidiano. Por isso, nos unimos a parceiros de qualidade e líderes de mercado do país, para agregar ainda mais valor ao nosso marketplace”, afirma Fernanda Winck, diretora de Marketplace da Via, dona da varejista.
A Parafuzo é um exemplo claro dessa estratégia. São mais de oito anos de operação no setor, que resultam em altos indicadores de qualidade e de satisfação dos consumidores. Com mais de 1 milhão de atendimentos realizados, a plataforma é considerada o maior player do seu segmento. “Contratar serviços domésticos pela internet é uma tendência mundial e acreditamos que, no Brasil, esta é a ‘bola da vez’. Assim como já ocorre com a compra de produtos, delivery de comida e mobilidade urbana, o consumidor busca agora uma solução prática e acessível para ter sua casa limpa, até mesmo para o dia seguinte, com qualidade e satisfação garantidas, sem precisar se preocupar com os inúmeros detalhes e empecilhos de uma contratação tradicional. Para o cliente, basta acessar o site e agendar”, destaca Francisco Rolfsen Belda, CEO da Parafuzo.
A empresa possui, ainda, o selo RA1000 que certifica a excelência no atendimento ao consumidor e é finalista, por três anos consecutivos, do Prêmio Reclame Aqui na categoria de Serviços. Um grande diferencial em relação ao mercado offline de diaristas, em que o cliente busca referências e não tem a quem recorrer, caso haja alguma demanda antes, durante ou após o serviço.
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