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Mercado de lavanderias cresce globalmente e tem potencial no Brasil

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Urbanização, avanço das franquias e adesão de consumidores residenciais impulsionarão o mercado nos próximos anos

Por Estela Mendonça

O mercado global de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021, apresentando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 2,1% desde 2016, de acordo com um relatório da Research and Markets, que prevê que o segmento atinja U$145,8 bilhões em 2031.

O crescimento tem sido estimulado pela rápida urbanização, aumento do setor de serviços de saúde e de hotelaria e elevação do número de residências unipessoais.  “Para os consumidores residenciais, os serviços de lavanderia estão se mostrando confiáveis ​​e convenientes a um preço razoável”, diz o relatório.

No futuro, a melhora no setor de hospitalidade, o aumento da penetração da Internet, o avanço das oportunidades de franquia, o estilo de vida agitado das pessoas e os avanços tecnológicos na indústria de lavanderia impulsionarão o crescimento, segundo a Research and Markets.

Não há dados exatos no Brasil, mas o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (SINDILAV) estima que existam 8.000 lavanderias no Brasil, sendo 6.000 domésticas e 2.000 industriais.

Crescimento acima de 20%

A 5àsec, com mais de 500 unidades, é a maior rede de lavanderias do Brasil e somente este ano inaugurou 60 novas operações.

Alex Quezada, vice-presidente de marketing e vendas da 5àsec

“O ano de 2022 está representando uma retomada mais acelerada em relação aos anos anteriores, estamos crescendo acima de 20%, o que sugere que 2023 será melhor ainda, mesmo com a instabilidade político-econômica que podemos enfrentar”, prevê Alex Quezada, vice-presidente de marketing e vendas da 5àsec, que ressalta que a 5àsec é a pioneira neste mercado, atuando desde 1994 no país. “Somente uma marca com alta capacidade de entrega, gestão e força, consegue perdurar tanto tempo sendo líder em todos os quesitos da categoria”.

Segundo Quezada, os produtos para a rede de franquias 5àsec no Brasil são os mesmos em todos os países em que a empresa opera com pequenas variações. Além de altamente testados, que contribuem para a melhor experiência de limpeza, são utilizados insumos 100% biodegradáveis, que seguem a legislação e não prejudicam o meio ambiente. A empresa também investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, durante o ciclo de lavagem das peças. “A economia de água nos equipamentos da rede é 15% maior em relação às lavanderias tradicionais”.

A rede também oferece serviços adicionais, como o Pack Beauty, que inclui revitalizar as cores, engomar, impermeabilizar e as lavagens branco+ e bactericida.

Lavanderias OMO

O setor de franquias de limpeza e conservação, de acordo com a ABF, faturou R$ 380 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 5,1% em relação ao mesmo período de 2021. Um bom exemplo é a rede de lavanderias OMO, que em dois anos já se expandiu para todas as regiões do Brasil com mais de 250 unidades e cerca de 600 mil consumidores.

Unilever viu a entrada na franquia de lavanderias como oportunidade de aumentar receita em um segmento pouco explorado no Brasil. A empresa detectou que atualmente apenas 4% dos lares brasileiros usam lavanderia especializada e tem expectativa de que esse nível suba para 30% em alguns anos.

A empresa também lançou a Unilever Professional (UPro),  braço profissional do grupo de negócios home care da empresa. Focada em aproveitar o enorme potencial oferecido pelo espaço de limpeza profissional B2B, estimado em aproximadamente US$ 55 bilhões até 2026, a UPro está aproveitando ao máximo um mercado dinâmico que se estabilizou em uma linha de base pós-covid mais alta do que o esperado.

Presente em 45 países em seis continentes, a UPro alavancou com sucesso o poder das marcas e experiência para explorar operadoras de pequeno e médio porte, como serviços de alimentação, hotéis e lavanderias. “Quase todos os nossos mercados estão crescendo dois dígitos. Somos o player número 1 no Brasil e esperamos um forte crescimento no futuro”, afirma Deniz Yamanel, head global de marketing da UPro.

No Brasil, entre os produtos oferecidos, o Comfort Concentrado 5L rende até 2.000 kg de roupas macias e perfumadas. O amaciante proporciona um tratamento intensivo das roupas, possui tecnologia de cápsulas que se depositam nas roupas durante o enxágue. Já o OMO Perfect White 7L rende até 100 lavagens. “A linha Perfect White foi pensada especialmente para hotelaria e lavanderias. Os produtos superconcentrados oferecem remoção imbatível de manchas, garantindo o branco perfeito”, garante Deniz.

Branqueadores óticos

Caique Frasson Liskai, especialista técnico em home care da  quantiQ Caldic, ressaltando que o mercado de lavanderias movimenta R$ 6 bilhões ao ano, acredita que os negócios com foco doméstico apresentam  maior potencial de crescimento. Ele cita pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostra que cerca de 40% das pessoas sentem que seu tempo livre foi reduzido, principalmente devido à quantidade de afazeres domésticos. “Isso impacta diretamente nos hábitos dos consumidores e na busca pela terceirização de tarefas como lavanderia”.

Caique Frasson Liskai, especialista técnico em home care da quantiQ Caldic

Outros aspectos que deverão impulsionar os negócios das lavanderias, para Liskai, são os apartamentos cada vez menores, muitos sem área de serviço, além do crescimento de lavanderias compartilhadas em condomínios, com máquinas que medem automaticamente a quantidade dos produtos, reduzindo o desperdício e realizando lavagens mais rápidas e eficientes.

O consumo de produtos para este segmento vem acompanhando a mudança. Liskai destaca os alvejantes, como o peróxido de hidrogênio e cloro que, por conta do baixo e alto pH, respectivamente, podem danificar os tecidos. “Com isso, os alvejantes ópticos ganham grande espaço nesse mercado devido à sua diferenciada tecnologia de branqueamento”.

O especialista explica que os branqueadores ópticos são compostos químicos que, quando usados em têxteis, absorvem os raios ultravioletas e refletem os raios azuis-violetas, resultando em um fenômeno conhecido como fluorescência, tornando o branco mais branco.  A quantiQ Caldic, provedora de soluções e distribuidora de matérias-primas, oferece com exclusividade a linha de alvejantes ópticos da CCI Química, empresa especializada em alvejantes ópticos, com destaque para o BRY 10 D’OR para produtos líquidos e  o Branqueador SB para sólidos.

Segundo Liskai, os produtos BRY 10 D’OR e o BRANQUEADOR SB são compatíveis com todas as formulações de sabões e detergentes e tornam a brancura dos tecidos mais intensa e as cores das fibras sintéticas e celulósicas mais vibrantes, benefícios que têm caráter cumulativo a cada lavagem. “Eles também são mais estáveis em comparação aos demais alvejantes do mercado, como hipocloritos e peróxidos, e possuem uma elevada solubilidade em água, mesmo em baixas temperaturas. Vale frisar que o BRY 10 D’OR é um produto granulado, portanto o seu manuseio não gera poeira”.

Carbono de fonte renovável

Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan, avalia que a pandemia, além do crescimento de serviços profissionais de lavanderia, também impulsionou as vendas de produtos de cuidados com as roupas para garantir saúde e segurança.

Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan

Por outro lado, ela também aponta que os consumidores de serviços e produtos de cuidados com as roupas buscam benefícios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Segundo pesquisa realizada pela Mintel em 2021, cerca de 30% dos consumidores brasileiros consideram importante que os produtos de limpeza contenham ingredientes naturais”, reforça Gabriela.

Para atender a essa necessidade, a Stepan possui uma linha de tensoativos que podem contribuir para formulações de detergente lava-roupas mais sustentáveis. “O STEPANOL® WA EXTRA HA, por exemplo, é um tensoativo aniônico (lauril sulfato de sódio) produzido a partir de álcool graxo de origem vegetal”.

O produto, segundo a especialista, tem 100% de carbonos provenientes de fonte renovável, de acordo com o Índice de Carbono Renovável da Stepan (BCI), calculado a partir do número de carbonos renováveis derivados de plantas, animais ou fontes marinhas, dividido pelo número total de carbonos na molécula idealizada. “Ele também possui certificação Ecocert, que avalia boas práticas ambientais e sociais”, acrescenta.

Já os formuladores que procuram criar uma formulação de detergente lava- roupas mais robusta, podem utilizar um ingrediente que complemente o STEPANOL® WA EXTRA HA, adicionando uma amina óxida, por exemplo. Neste caso, a recomendação da especialista da Stepan é o AMMONYX® LMDO, uma amida amina que ajuda na estabilização da formulação, enriquecimento de espuma, melhora do desempenho de limpeza e aumento da viscosidade. Além disso, o ingrediente complementa a proposta sustentável e tem o BCI de 72.

“Outra tendência que interessa aos consumidores e que está alinhada ao tema da sustentabilidade, é o uso de produtos concentrados”, afirma Gabriela, lembrando que o STEPANOL® WA EXTRA HA e o AMMONYX® LMDO também são adequados para este formato de produto, usado principalmente em produtos de lavanderia profissional para proporcionar excelente desempenho de limpeza.

Biopolímero natural

Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda, observa que se fala muito em sustentabilidade alinhada à eficiência em limpeza doméstica, mas o tema é ainda mais relevante no setor de lavanderia industrial, já que os processos são mais complexos e a troca dos enxovais está diretamente relacionada ao descarte de tecidos no meio ambiente.

Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda

“Alguns estudos apontam que 3% das emissões globais de dióxido de carbono são provenientes dos processos de fabricação e uso das roupas. Além disso, 6 em cada 10 peças de roupas são descartadas ou incineradas dentro de 1 ano de sua fabricação”, afirma Pugliese, destacando que são  necessários 2.700 litros de água para se fabricar uma única camiseta de algodão, o suficiente para o consumo de água de uma pessoa por mais de 1.300 dias.

O executivo da Croda comenta que, embora não haja estudos sobre lavanderia institucional ou profissional, sabe-se de sua importância para proteger as fibras dos tecidos e aumentar o intervalo na troca dos enxovais e, desta forma, gerar impacto econômico e sustentável com o menor descarte de peças e redução no uso de água.

Pensando em proteção e em ampliar a vida útil de tecidos e fibras, a Croda já oferece em seu portfólio soluções e especialidades que alinham eficiência e sustentabilidade. Pugliese cita como exemplo o Coltide™ Radiance, um biopolímero natural inovador com 80% de origem biológica e cadeia modificada, que aumenta a substantividade das fibras de tecido. Essa ação prolonga a vida dos tecidos e colabora com a redução do consumo de água e energia, além de reduzir em até 50% a emissão de microplásticos que contaminarão o meio ambiente. “A cada quilo de Coltide™ Radiance utilizado em formulações, evitamos 450 kg de emissão de CO2 e deixamos de consumir 130 mil litros de água”, garante.

Além do biopolímero natural, a Croda conta com a maior variedade de surfactantes renováveis do mercado: a nova linha ECO de surfactantes não-iônicos 100% de Base Vegetal Renovável, livre de crueldade animal e com níveis menores de 1 ppm em relação ao 1,4-Dioxano. Pugliese explica que a composição dos surfactantes não-iônicos normalmente possui origem petroquímica pelo óxido de etileno, mas para a linha ECO a Croda encontrou uma rota alternativa para os produtos etoxilados com o bioetanol advindo de biomassa, ampliando significativamente o teor de ingredientes de origem biológica e reduzindo a dependência em combustíveis fósseis. Além disso, os ingredientes são produzidos com energia renovável, reduzindo a sua pegada de carbono.

Proteção da cor

Rosilene Machado, gerente de contas na Chemyunion, avalia que o aumento da procura por lavanderias tem sido frequente no dia a dia do consumidor motivada  pelo novo perfil da população: “Cada vez mais as pessoas desempenham suas atividades de trabalho e aproveitam o tempo livre para estar com a família, cuidar da saúde e do corpo, dando preferência às atividades físicas e aos momentos de lazer”.

“Observamos também que os consumidores estão mais atentos com o tempo de vida útil de suas roupas e sabemos que há fatores importantes que contribuem para a conservação e durabilidade dos tecidos”, afirma Rosilene, citando o maior interesse pela utilização de produtos de qualidade que tratam as fibras e as cores, o doseamento correto e as orientações de lavagem, secagem e passadoria que constam na etiqueta.

Rosilene Machado, gerente de contas na Chemyunion

A executiva lembra que esses são alguns cuidados que as lavanderias seguem à risca. Além disso, o cuidado e a preservação com o meio ambiente também é aspecto fundamental, pois geralmente a água é tratada de forma eficiente antes de ser dispensada. “Nesse sentido, os clientes conseguem preservar tanto as roupas quanto a natureza”.

Considerando todos esses aspectos, a Chemyunion desenvolveu a linha Chemycare com os ingredientes Chemycare Color e Chemyare Color Proclean, que proporcionam proteção da cor para roupas coloridas.

Composta por uma mistura sinérgica de óleo de café e filtros solares, de acordo com Rosilene, a linha Chemycare possui tecnologia de encapsulação que libera gradualmente os ativos nos tecidos, protegendo ainda mais a cor das fibras. Além disso, atendem ao claim eco-friendly por serem 100% biodegradáveis.

Rosilene destaca que a avaliação do desempenho de detergente e do amaciante com a adição dos ingredientes, foi realizada com base nas diretrizes de métodos normatizados, selecionados considerando os parâmetros mais próximos da condição de aplicação e uso real dos materiais (lavagem doméstica, secagem em câmara de fotoenvelhecimento e passadoria).

No estudo, foram utilizados diferentes tipos de tecidos e cores, como brim e sarja na coloração azul e vermelha (imagem abaixo). “Os produtos com a adição do Chemycare Color protegeram em até 75% as cores dos tecidos, e com Chemycare Color Proclean, em até 45%, mantendo-as vivas e brilhantes”, afirma Rosilene.

Lavô fez as contas

O CEO da Lavô, Angelo Donaton, afirma que a utilização de serviços de lavanderia pode trazer economia para os consumidores, especialmente de água e energia. “A despesa com lavanderias é muito menor se comparado às lavagens em casa. Se compararmos o valor gasto na aquisição de uma lava e seca, que é em torno de R$ 4 mil, e dividirmos por R$ 15, que é o preço de uma lavagem, o consumidor poderá usar a lavanderia quatro vezes por mês durante 5 anos. Isso sem contar o custo de sabão, amaciante e manutenção técnica caso a máquina precise. Na Lavô, por exemplo, o consumo médio de água é de 56 litros e em casa a média é de 180. Já o  consumo de energia é de 2kw, bem menor que os 9kw gastos em casa”.

Para Donaton, a praticidade de lavar e secar as roupas de uma vez, sem estender ou recolher, é crucial na escolha por lavanderias. A opção de secagem, segundo ele, é o que mais demanda tempo ao lavar roupas em casa. Em média, gastam-se oito horas para lavar e secar duas máquinas de roupas em casa, já em lavanderias self-service, tudo é resolvido em aproximadamente uma hora.

Girando Sol recebe troféu Carrinho Agas como Melhor Fornecedor de Produtos de Limpeza do RS

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A Girando Sol foi eleita, mais uma vez, merecedora do troféu Carrinho Agas.

A entrega da distinção como Melhor Fornecedor de Produtos de Limpeza ocorreu segunda-feira (28), em cerimônia realizada em Porto Alegre pela Associação Gaúcha de Supermercadistas (Agas). Com essa edição, a Girando Sol soma 29 participações na premiação, sendo a terceira marca mais reconhecida da história do Carrinho Agas (só atrás de Nestlé e Coca-Cola). 

A escolha, baseada em pesquisa com mais de 250 supermercadistas, levou em conta critérios como share de mercado, capacidade de inovação, cumprimento de prazos de entrega e relacionamento com os varejistas, premiando 41 empresas e personalidades de diferentes segmentos. E fazer parte deste seleto grupo é motivo de orgulho para o diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid. “Mostra que estamos alinhados com o varejo e os nossos consumidores. O resultado é fruto de uma equipe engajada, que busca estar em sintonia com os novos hábitos de consumo, fazendo com que a empresa se diferencie”. Gilmar agradeceu aos empresários varejistas gaúchos pela escolha, por acreditar na Girando Sol e nos produtos da marca. 

Gerente comercial do RS, Fábio Borscheid avalia que essa premiação é especial porque vem na sequência de grandes investimentos que a empresa fez. “É como se fosse uma premiação ao que entregamos para os clientes, que perceberam a nossa evolução. Isso é gratificante e encoraja para sempre investir mais, seguindo com um portfólio eficiente, que entrega a promessa, e de grandes resultados para os clientes”. 

A solenidade do Carrinho Agas 2022 foi acompanhada por familiares, equipe de representantes comerciais, lideranças da empresa e colaboradores do setor administrativo. A convite da empresa, uma comitiva da Prefeitura de Arroio do Meio, liderada pelo prefeito Danilo Bruxel, também prestigiou a programação

Kantar: aumentam os gastos com limpeza entre os lares brasileiros sem empregada doméstica

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Marcas econômicas se destacam em vendas

Para equilibrar o orçamento, o brasileiro vem fazendo escolhas mais racionais na hora de comprar produtos de limpeza do lar, que tiveram um aumento médio de preço em 12,5% este ano em relação a 2021. Casas com empregada doméstica diminuíram os gastos com a cesta este ano e os lares sem a profissional têm impulsionado as vendas. É o que mostra o mais novo relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no País.

Lares sem funcionária doméstica, que são 1 milhão a mais hoje do que eram em setembro do ano passado, registraram aumento de 2% em unidades e de 13% em gasto médio com itens de limpeza do lar nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 (ano móvel) versus o mesmo período de 2021. Esses domicílios impulsionaram a cesta de limpeza via categorias básicas e marcas econômicas.

Já os domicílios que optaram por contratar ou manter empregadas domésticas tiveram que fazer escolhas para desafogar o bolso e diminuíram em 4% os gastos com produtos de limpeza e em 8% o volume médio comprado no ano móvel de 2022 em comparação ao de 2021.

“Essa movimentação indica que os lares sem empregada doméstica acabaram adquirindo mais produtos para simplificar a rotina de limpeza de casa. Na contramão, os lares com essa funcionária tiveram que racionalizar os gastos com a cesta para não prejudicar o bolso,” explica Vanessa Mateus, Gerente de Contas da divisão Worldpanel da Kantar.

As vendas totais de itens de limpeza para casa aumentaram 4% nos últimos 12 meses terminados em setembro deste ano versus o ano móvel anterior e o gasto com a cesta aumentou 12%. Destaque para marcas econômicas, que registraram aumento de mais 8,5% em volume de vendas.

As categorias de limpeza que apresentaram maior aumento em unidades vendidas este ano foram limpador brilho (+15%), amaciante (+5%) e limpador sanitário (+4%), enquanto as que mais perderam em volume vendido foram alvejante sem cloro (-14%), produtos de limpeza pesada (-14%) e desengordurante de cozinha (-11%).

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil.

Como a Unilever usa inovação para reduzir a pegada dos produtos

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Jon Hague, chefe de Clean Future, Science and Technology for Home Care, explica como a inovação química está reduzindo a pegada de carbono de produtos de limpeza

O Plano de Ação para a Transição Climática estabelece as medidas da Unilever  para reduzir pela metade o impacto das emissões de gases de efeito estufa de seus produtos, por consumidor, até 2030, e atingir net zero  em toda a nossa cadeia de valor até 2039.

Em uma série de entrevistas, a Unilever apresenta algumas das muitas pessoas que ajudam a entregar nosso plano de ação e fazer a mudança acontecer. Jon Hague, Head of Clean Future, Science and Technology da Home Care, explica como estamos mudando as formulações dos produtos para reduzir as emissões e fornecer opções mais sustentáveis ​​para os consumidores.

Há quanto tempo você trabalha na Unilever?

Estou na Unilever há 32 anos e o que me atraiu para o trabalho foi meu amor pela ciência. Trabalhei em muitas áreas de pesquisa e desenvolvimento, desde a implantação de produtos no mercado até trabalhos de design global, onde criamos e inventamos novas combinações que vão para as marcas. No momento. Estou trazendo nova ciência e tecnologia para o negócio de Home Care, criando produtos melhores enquanto fazemos a transição para um futuro limpo. Isso significa criar produtos superiores que sejam sustentáveis ​​por design e acessíveis a muitos.

O que o seu trabalho do dia-a-dia realmente envolve?

A força vital da pesquisa e desenvolvimento são os dados do nosso trabalho experimental em laboratórios e com parceiros. Esses dados alimentam as especificações futuras dos produtos que fabricamos. Meu trabalho é definir a direção para a pesquisa que fazemos. Devemos olhar para biociências ou biotecnologia? O que há no mundo da pesquisa de materiais avançados que podemos trazer para a Unilever e aproveitar para beneficiar nossos produtos e nossos consumidores?

Quando você está usando um produto de lavagem, obviamente ele vai para a água. Estamos trabalhando para ter ingredientes 100% biodegradáveis ​​até 2030, para que nossos produtos deixem muito pouco rastro nos cursos d’água. Mas à medida que se biodegradam, liberam dióxido de carbono no ar.

Há três maneiras de lidarmos com isso. Podemos trabalhar com fornecedores para reduzir a pegada de carbono inicial de um material. Também podemos usar carbono biodegradável e renovável sempre que possível – carbono de plantas, que volta ao ciclo de vida da planta em vez de liberar emissões. E a terceira maneira é usar algo que chamamos de ‘eficiência de peso’ ou design ecológico.

O que é eficiência de peso?

Quando compro qualquer material, sua pegada está relacionada a quanto comprei. Se atualmente preciso de uma dose de 50 gramas de pó para limpar uma grande quantidade de roupas, dentro desse pó haverá muitos produtos químicos. Fazer a química de um produto trabalhar mais para você, então você só precisa de 25 gramas, é uma maneira muito boa de reduzir a pegada de carbono. Chamamos isso de eficiência de peso.

Ao tornar os produtos químicos mais eficazes em termos de peso, você basicamente reduz a quantidade de material necessária. Estamos garantindo que para cada grama de carbono que usamos, estamos obtendo muito mais retorno pelo nosso investimento. É uma estratégia muito importante para nós e tem nos servido muito bem em todo o negócio.

Se você olhar para os líquidos de lavanderia que vendemos em toda a Europa agora, reduzimos pela metade o nível dos ingredientes de limpeza, não porque queremos que limpem menos, mas porque encontramos ingredientes de limpeza diferentes que eram muito mais eficazes em termos de peso e igualmente poderosos .

Como as concentrações de produtos e recargas estão ajudando?

Se você puder concentrar produtos, poderá enviá-los em volumes muito menores de água. Isso significa que o impacto dos gases de efeito estufa associado ao transporte diminui. Mas pedir aos consumidores que usem líquidos altamente concentrados para sua máquina de lavar, por exemplo, pode ser complicado, pois doses muito pequenas são mais difíceis de medir.

A alternativa é configurar um sistema de diluição em casa, onde as pessoas realmente diluem o concentrado em um pacote maior, o que tentamos em vários mercados. O maior sucesso com isso tem sido os líquidos de lavanderia na América Latina, onde construímos 20% do mercado em produtos de cuidados domésticos diluídos em casa a partir de concentrados.

Diluir em casa também reduz drasticamente a embalagem necessária, porque você está usando uma embalagem primária e um refil muito menor para lidar com os concentrados, então o outro grande benefício da concentração é a capacidade de minimizar o plástico e os resíduos plásticos.

Em quais inovações você está trabalhando atualmente?

Estamos trabalhando com um de nossos fornecedores para capturar dióxido de carbono (CO2) e transformá-lo em um ingrediente chamado carbonato de sódio. É uma química relativamente simples, mas quando usada em nossos pós de lavanderia, ajuda na limpeza e depois mineraliza e vai para o fundo dos leitos dos rios e oceanos. Forma carbonatos que capturam CO2 no solo. É um projeto empolgante onde, através do uso de nossos produtos, o carbono pode ser sequestrado da atmosfera.

Também temos um grande programa para mudar o carbono proveniente da petroquímica para o carbono de fontes renováveis. Recentemente, assinamos um acordo com a Geno para criar alternativas ao óleo de palmiste usando biotecnologia. Comprometemo-nos a ter uma cadeia de suprimentos livre de desmatamento até o final de 2023, por isso precisamos encontrar fontes diferentes para criar nossos agentes espumantes e nossas enzimas de limpeza e cuidados de próxima geração. É por isso que estamos explorando fontes de carbono de todo o ‘arco-íris de carbono’.

O que é o arco-íris de carbono?

Com base fóssil, ou carbono negro, uma vez que você o refinou e o usou em um produto, quando esses produtos se biodegradam, é quase como se você pegasse o petróleo bruto e o queimasse. Não é diferente – a biodegradação resulta na liberação desse carbono fóssil na atmosfera. A Unilever desenvolveu o conceito do arco-íris de carbono para identificar fontes alternativas de carbono que podemos usar para substituir o carbono não renovável baseado em fósseis.

Com o carbono vegetal ou verde, as coisas se tornam circulares. Você cultiva uma palmeira, ela suga dióxido de carbono, você colhe a palmeira, a refina e a usa. Quando esse CO2 é liberado no final da vida útil do produto, ele é realimentado em um sistema baseado em plantas e se torna circular.

Em um mundo não limitado pelo tamanho das plantações de palmeiras, você poderia trocar todo o seu carbono por carbono verde das palmeiras. Mas isso não é realidade – temos que proteger a natureza. A Unilever vem liderando esforços para combater o desmatamento e também precisamos encontrar alternativas ao carbono verde.

Devido aos anos de uso industrial do carbono negro, existem outras fontes de carbono já na atmosfera que podemos dar uma segunda vida. Os resíduos de plástico podem ser colhidos e convertidos em produtos químicos usados ​​para limpar ingredientes. Chamamos isso de carbono cinza.

O carbono roxo é o conceito de capturar CO2 das emissões industriais ou da atmosfera. O carbono azul é extraído de fontes marinhas, como os ingredientes altamente ativos das algas marinhas. E há algo que chamamos de carbono marrom, que é uma mistura de diferentes cores de carbono. É provável que tenhamos que usar uma mistura de fontes para chegar onde queremos estar, então a equipe de P&D está explorando a criação de novas fontes de carbono em escala, em todo o arco-íris.

Por que é importante diversificar nossas fontes de carbono?

Integrar sustentabilidade e estratégias de negócios não é mais apenas um objetivo moral – é essencial para preparar seu negócio para o futuro. Os preços crescentes do petróleo e do gás mostraram que não podemos depender tanto do uso de produtos químicos fósseis virgens. Devemos começar a usar matérias-primas de carbono não fósseis e criar cadeias de suprimentos ágeis do futuro, se quisermos que nosso negócio sobreviva.

Testamos em cápsulas de líquidos de lavanderia OMO na China, líquido de lavar louça Sunlight na África do Sul e líquido de lavanderia Coral na Alemanha. É apenas um exemplo de como estamos reinventando a química de nossos produtos de Home Care para criar oportunidades de crescimento para nossas marcas enquanto reduzimos o uso de combustíveis fósseis.

Estimamos que a eliminação de produtos químicos derivados de fósseis virgens de nossas formulações reduzirá as emissões de nossos produtos em até 20%.

Por que não podemos simplesmente erradicar completamente o carbono de nossos produtos?

A química do carbono é a química deste planeta. É a química da vida. Você é feito de carbono. Eu sou feito de carbono. Os combustíveis fósseis têm esse nome porque são criados a partir de corpos decompostos de árvores ou animais marinhos. Não há outra opção a não ser usar carbono, porque você não pode reunir ingredientes úteis de outra maneira que não seja costurando a cadeia de carbono.

Qual você diria que é o avanço climático mais empolgante que você já viu em P&D?

A química com eficiência de peso foi um dos melhores pensamentos e a melhor ciência que fizemos e também teve um dos maiores impactos. Há agora metade do volume de ingredientes de limpeza em alguns de nossos produtos líquidos, mas eles ainda oferecem um desempenho superior e causaram um impacto enorme na pegada de carbono do produto. É uma abordagem realmente bem-sucedida e foi necessária uma ciência muito inteligente para desbloquear os ingredientes mágicos que nos permitiram remover todos os produtos químicos a granel.

Você se sente esperançoso para o futuro?

Sim eu quero. Acho que em todas as partes do mundo as pessoas estão começando a olhar para cima e perceber. As empresas podem liderar o caminho, fazer as coisas certas e agir genuinamente para fazer parte das sociedades que estão ajudando a levar o planeta na direção certa. A ciência não está apenas sendo aplicada a serviço de milhões de pessoas em todo o mundo, mas também tem a capacidade de fazer a diferença nas mudanças climáticas. A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo e me sinto privilegiado por poder fazer algo a respeito.

 

 

 

Fonte: Unilever 07.11.2022

Vlasic cria vela que parece e cheira a um pote de picles

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A Vlasic se uniu à Candier by Ryan Porter, uma empresa americana premium de fragrâncias e acessórios para casa, para criar uma vela de edição limitada que parece e cheira a um pote clássico de picles Vlasic.

“Vimos uma grande oportunidade de fazer algo realmente divertido e diferente com Vlasic em comemoração ao National Pickle Day. Mas criar uma vela que parece e cheira a um pote de picles real apresentou vários grandes desafios”, disse Krysten Kauder, fundadora da Candier by Ryan Porter.

De acordo com Kauder, era difícil fazer com que os picles de cera parecessem flutuar em um líquido claro.

“Então, tudo tinha que ser feito à mão, incluindo a colocação dos picles e o despejo da cera. Após muitas rodadas de pesquisa e testes, nossa equipe acertou em cheio e produziu uma vela 100% de cera que parece e cheira a um pote de picles Vlasic”, disse ela.

A Vlasic faz parte da Conagra Brands é uma das principais empresas de alimentos de marca da América do Norte.

 

 

 

 

Fonte: Happi 07.11.2022

Shaklee oferece limpador multiuso e wipes desinfetantes mais seguros

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Novos wipes podem ser usados ​​até em superfícies de contato com alimentos sem necessidade de enxágue

A Shaklee, uma empresa de bem-estar, está oferecendo nos EUA o Basic H2 Biodegradable Cleaner e Get Clean Germ Off+ Wipes, que são seguros para pessoas, casas e o planeta. Esses produtos poderosos limpam e desinfetam todos os cômodos da casa, e os wipes podem ser usados ​​até em superfícies de contato com alimentos sem necessidade de enxágue.

Os wipes Germ Off+ matam o vírus Covid-19 em um minuto e são eficazes contra o vírus da gripe A, norovírus humano, vírus do sarampo e 99,9% das bactérias. Além disso, o Get Clean Germ Off+ Wipes pode ser usado contra o vírus da varíola dos macacos quando usado de acordo com as instruções de uso contra o Norovírus em superfícies duras e não porosas.

O Basic H2 Biodegradable Cleaner – é um concentrado de limpeza multiuso super seguro e poderoso. Este produto domina graxa, sujeira e sujeira e é feito com ingredientes de origem sustentável. Uma única garrafa de 16 onças produz 48 galões de limpador poderoso, que suporta a limpeza doméstica verde durante toda a temporada.

“Na Shaklee, passamos anos criando produtos limpos e sustentáveis ​​e os submetendo a testes rigorosos para garantir sua eficácia”, diz Roger Barnett, presidente e CEO da Shaklee Corporation.

 

 

 

Fonte: Nonwovens 01.11.2022

Marca de lavanderia da Unilever The Laundress faz grande recall nos EUA

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Empresa identificou níveis elevados de bactérias nos produtos

A marca de lavanderia de luxo The Laundress anunciou um grande recall de seus produtos. “Identificamos a presença potencial de níveis elevados de bactérias em alguns de nossos produtos que apresentam uma preocupação de segurança”, diz o aviso de segurança. Embora a declaração diga que a empresa não encontrou “nenhum impacto adverso à saúde relacionado a esse problema”, a seção de perguntas frequentes afirma que “nos níveis detectados, esses tipos de bactérias podem apresentar um risco de infecção”.

A marca foi fundada pelos especialistas da indústria da moda Gwen Whiting e Lindsey Boyd com o objetivo de criar produtos de lavanderia suaves e perfumados sem produtos químicos, de acordo com o site da marca . Desde a sua fundação em 2004, a marca Unilever acumulou seguidores em todo o mundo e foi nomeada nas listas de escolhas do editor. “Este é o detergente mais luxuoso que você já usou e tem um cheiro tão bom que você basicamente pode pular o uso de perfume”, escreveu o editor de beleza da Fashionista sobre o detergente The Laundress.

A bactéria encontrada nos produtos The Laundress é chamada de Pseudomonas aeruginosa e “pode causar infecções no sangue, pulmões (pneumonia) ou outras partes do corpo após a cirurgia”, de acordo com o CDC. Aqueles que são imunocomprometidos correm mais riscos, mas qualquer pessoa que tenha problemas de saúde após a exposição aos produtos deve entrar em contato com seu médico.

 

 

 

Fonte: The List 18.11.2022

P&G Korea lança detergente para roupas de inverno

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Novo produto promete eliminar cheiro e manchas causadas em roupas guardadas por longo período

Organizar o armário e trazer roupas de inverno é uma das primeiras coisas que as pessoas fazem quando as temperaturas caem em novembro e dezembro no hemisfério norte. No entanto, não importa o quanto as roupas de inverno sejam lavadas e guardadas, elas podem cheirar a mofo depois de serem  deixadas no armário durante o verão úmido. Em muitos casos, o cheiro que permeia as fibras não desaparece facilmente, mesmo após várias lavagens com detergentes normais. Para ajudar a resolver esse problema, a P&G Korea lançou recentemente um poderoso detergente para roupas chamado Downy Smell Deep Clean, que pode remover manchas difíceis e odores úmidos de roupas de inverno. O produto não apenas elimina o cheiro, mas também remove manchas que podem ser a causa subjacente do odor desagradável.

“A fórmula poderosa do detergente Downy remove tudo com precisão, desde pequenas manchas que não podem ser percebidas a olho nu até o cheiro de mofo difícil de se livrar. Após a lavagem com nosso novo produto, haverá apenas um cheiro fresco saindo das roupas”, disse um funcionário da P&G Coreia.

O novo detergente da P&G Korea também contribui para a sustentabilidade ambiental. Em geral, lavar roupas com água fria pode reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono em comparação com o uso de água quente. Downy Smell Deep Clean dissolve-se rapidamente em água fria, pois inclui novos ingredientes enzimáticos.

 

 

 

Fonte: Korea Times 10.11.2022

O que a Reckitt está fazendo a respeito da ameaça global de pragas

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Próxima pandemia será causada por doença transmitida por insetos, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a próxima pandemia provavelmente será causada por uma doença transmitida por insetos. A mudança climática, a densificação urbana e a perda de biodiversidade estão apenas aumentando essa ameaça.

Nas áreas tropicais e subtropicais, aproximadamente 3,9 bilhões de pessoas já vivem com a ameaça à saúde pública dos arbovírus – patógenos que são disseminados por pragas, como mosquitos e carrapatos. Sabe-se agora que os mosquitos estão se espalhando pelo mundo e se tornando resistentes a repelentes químicos de insetos.

Além disso, 58% das doenças infecciosas, incluindo malária, cólera e carbúnculo, foram exacerbadas por condições climáticas extremas relacionadas às mudanças climáticas.

A Reckitt está prevendo futuras ameaças à saúde e trabalhando para encontrar novas maneiras não tóxicas de reduzir a transmissão de doenças por pragas, preservando insetos e micróbios benéficos.

A empresa está investindo em novas pesquisas, em parceria com a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), para entender a evolução da ameaça de pragas e como pode reduzir o risco resultante para a saúde. Além disso, está desenvolvendo sua própria tecnologia e formulações inovadoras para um controle de pragas de consumo mais eficaz.

No seu Centro de Excelência em Entomologia de P&D em Gurgaon, na Índia, desenvolve tecnologias e formulações inovadoras para um controle mais eficaz de pragas de consumo.

Também está desenvolvendo soluções mais sofisticadas, como dispositivos inteligentes em casa ou inovações em repelentes vestíveis.

Como a COVID-19 ensinou, a higiene é a base da saúde e é uma das melhores proteções contra a próxima pandemia. Os melhores hábitos de higiene permaneceram em níveis significativamente elevados desde a pandemia de COVID-19, com 77% das pessoas afirmando que manterão seus novos comportamentos de higiene. À medida que as pragas se desenvolvem para viver mais e se espalhar mais, precisamos capitalizar isso, para promover uma melhor educação em saúde e conscientização pública sobre a ligação entre as mudanças climáticas e a saúde humana.

“A ligação entre a saúde humana e planetária impulsiona o propósito da Reckitt de proteger, curar e nutrir na busca incansável de um mundo mais limpo e saudável. Para cumprir esse objetivo, estamos desenvolvendo novos produtos, como repelentes de insetos à base de plantas, para abordar os impactos das mudanças climáticas na saúde e inovando nossos produtos para serem mais sustentáveis, com ingredientes e embalagens mais ecológicos”, disse David Croft, diretor global de sustentabilidade da Recitt.

Condor investe na paixão do brasileiro por futebol e lança produtos funcionais e decorativos

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São produtos com estampas personalizadas pelas cores da bandeira do Brasil

A seleção brasileira de futebol entra em campo e a Condor – empresa nacional e líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura — ajuda a torcida a ficar ainda mais verde-amarela nessa corrente em busca do Hexa. A empresa catarinense acaba de lançar 8 produtos, de diferentes categorias, com estampas exclusivas inspiradas nas cores da bandeira brasileira.

A edição especial é inédita e todos os itens já estão disponíveis para os distribuidores de todo o país.

A Vassoura V35 Edição Especial Brasil possui design robusto e cerdas cruzadas de piaçava sintética com mais plumagem, que melhoram a varredura e auxiliam no agrupamento da sujeira e do pó ao varrer. Multiuso, é ideal para cerâmicas, madeira e cimentados. O modelo V35, inclusive, conquistou o primeiro lugar da Categoria Vassouras na edição de 2022 do Ranking Nielsen, publicado em parceria com a Revista SuperVarejo, que analisou os líderes das marcas em 206 categorias de produtos nos supermercados brasileiros.

Mercado global de surfactantes atingirá US$ 57,13 bilhões até 2028

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Relatório da SkyQuest ressalta a  crescente demanda por produtos de limpeza mais eficazes

O mercado global de surfactantes foi avaliado em US$ 41,98 bilhões em 2021 e espera-se que atinja um valor de US$ 57,13 bilhões em 2028, com um CAGR de 4,5% durante o período de previsão (2022–2028), de acordo com relatório da SkyQuest Technology Consulting.

A quantidade de surfactante usada em vários setores aumentou nos últimos anos devido à crescente demanda por produtos de limpeza mais eficazes e eficientes no mercado global de surfactantes . Os surfactantes são comumente usados ​​em detergentes para a roupa, xampus, detergentes líquidos e outros agentes de limpeza para reduzir a tensão superficial e permitir uma melhor ação de limpeza. Espera-se que o mercado de surfactantes cresça a uma taxa composta de crescimento anual de 4,5% de 2021 a 2028.

Um dos principais impulsionadores do crescimento é a crescente demanda da indústria de cosméticos. Cosméticos e produtos para cuidados pessoais são geralmente formulações à base de água que requerem surfactantes para ajudar a dispersá-los uniformemente por todo o produto. Espera-se que a região da Ásia-Pacífico seja o maior mercado de surfactantes devido ao crescimento populacional e ao rápido desenvolvimento econômico em países como China e Índia. A América do Norte é o segundo maior mercado devido à presença de grandes fabricantes na região.

Existem dois tipos de surfactantes: aniônicos e catiônicos. Os surfactantes aniônicos são o tipo mais amplamente utilizado e espera-se que continuem a dominar o mercado durante o período de previsão. Eles são usados ​​em detergentes, produtos de limpeza, emulsificantes, dispersantes, agentes umectantes, agentes espumantes, etc. Os tensoativos catiônicos encontram aplicações em amaciantes de roupas, produtos capilares, agentes antiestáticos, desinfetantes, etc.

O aumento dos custos das matérias-primas é um dos maiores desafios enfrentados pelo mercado de tensoativos. As oscilações do preço do petróleo têm impacto direto nos preços dos derivados utilizados na produção de tensoativos. Além disso, regulamentos rigorosos sobre o uso de certos produtos químicos em produtos de limpeza podem impedir o crescimento do mercado durante o período de previsão.

O mercado de surfactantes especiais gerará receita de US$ 37 bilhões até 2028.  Os surfactantes especiais são modificados ou projetados para aplicações específicas. Eles são usados ​​em uma ampla gama de indústrias, incluindo cuidados pessoais, agricultura, produtos farmacêuticos e processamento de alimentos. A indústria de cuidados pessoais é a maior consumidora de surfactantes especiais, respondendo por mais de 30% da demanda total. A indústria de produtos de limpeza é a segunda maior consumidora, respondendo por cerca de 20% da demanda total.

Os surfactantes especiais são usados ​​em uma variedade de produtos de cuidados pessoais, como xampus, condicionadores, sabonetes líquidos e limpadores faciais. Eles também são usados ​​em uma variedade de produtos de limpeza, como detergentes para lavar louça e detergentes para roupas. A crescente demanda por produtos naturais e ecologicamente corretos é uma das principais tendências do mercado de surfactantes especiais. Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o impacto de suas escolhas no meio ambiente e buscam.

A indústria de detergentes é outro dos maiores surfactantes especiais de uso final. Eles são usados ​​como agentes espumantes, formadores, ativadores de alvejante, agentes de liberação de sujeira, amaciantes de roupas, etc., em detergentes para roupas, líquidos para lavar louça/detergentes, limpadores de uso geral e outros produtos de limpeza. O aumento dos níveis de renda disponível e a mudança nos hábitos de vida levaram a um aumento na demanda por esses produtos.

A crescente demanda pelo mercado de surfactantes especiais está sendo impulsionada pela crescente popularidade de produtos naturais e ecológicos. Os consumidores estão se tornando mais conscientes dos efeitos nocivos dos produtos químicos no meio ambiente e estão exigindo alternativas mais naturais. Essa tendência é especialmente forte na indústria de cuidados pessoais, onde as vendas de produtos orgânicos e naturais estão crescendo rapidamente. Além disso, o uso crescente de surfactantes especiais na China e na Índia também está impulsionando o crescimento do mercado.

Para atender à crescente demanda por surfactantes especiais, os fabricantes estão investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento para desenvolver novas formulações que atendam às necessidades específicas de seus clientes. Além disso, os fabricantes também estão expandindo suas capacidades de produção para acompanhar o aumento da demanda.

Principais tendências no mercado global de surfactantes

A indústria de surfactantes está em constante evolução e mudança. Aqui estão algumas das principais tendências que estamos vendo na indústria:

1. Mais foco na sustentabilidade: Com as crescentes preocupações com as mudanças climáticas e o meio ambiente, há um maior foco em práticas sustentáveis ​​dentro da indústria de surfactantes. Isso inclui o uso de matérias-primas renováveis, minimizando o desperdício e as emissões e desenvolvendo produtos mais ecológicos.

2. Maior demanda por produtos naturais e orgânicos: Os consumidores estão se tornando mais preocupados com a saúde e exigindo mais produtos naturais e orgânicos. Esta tendência no mercado de surfactantes está sendo vista em todas as indústrias, incluindo a indústria de surfactantes. As empresas estão respondendo oferecendo opções mais naturais e orgânicas para seus clientes.

3. Maior regulamentação: A indústria de surfactantes está sujeita a crescente regulamentação, pois as autoridades buscam proteger os consumidores e o meio ambiente de produtos químicos potencialmente nocivos. É provável que essa tendência continue no futuro, com regulamentações ainda mais rígidas sendo implementadas.

4. Custos crescentes: devido ao aumento da regulamentação e das preocupações ambientais, os custos das matérias-primas e da produção estão aumentando no mercado de surfactantes. Isso está levando as empresas a buscar formas de reduzir custos, como usar matérias-primas mais baratas ou investir em novas tecnologias que possam ajudar a melhorar a eficiência.

5. Os desenvolvimentos na biologia sintética estão abrindo novas possibilidades para a produção de surfactantes. A biologia sintética é um campo interdisciplinar que aplica princípios de engenharia a células e organismos vivos. Essa tecnologia emergente está sendo usada para desenvolver novas cepas de bactérias que podem produzir surfactantes mais eficientes e sustentáveis.

6. O uso de enzimas está se tornando cada vez mais popular na produção de surfactantes devido à sua capacidade de quebrar com eficiência moléculas complexas em substâncias mais simples. As enzimas oferecem uma alternativa mais sustentável e ecológica aos processos químicos tradicionais, tornando-as uma opção atraente para os fabricantes de surfactantes.

7. Os avanços na tecnologia de microencapsulação estão oferecendo novas oportunidades para o desenvolvimento de novos surfactantes no mercado global de surfactantes. A microencapsulação é um processo pelo qual pequenas partículas ou gotículas são colocadas dentro de uma partícula ou matriz transportadora maior. Essa tecnologia pode ser usada para encapsular ingredientes ativos em surfactantes, o que os protege da degradação e permite a liberação controlada ao longo do tempo.

 

 

 

Fonte: Global Newswire 14.11.2022

Zoflora lança wipes de limpeza de piso para animais de estimação

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A Zoflora anunciou o lançamento no Reino Unido do Biodegradable Antibacterial Floor Wipes, feito de fibras à base de plantas provenientes de florestas geridas de forma responsável, para limpeza de pisos de locais com animais de estimação

Os wipes lenços estão disponíveis na fragrância Mountain Air, especialmente desenvolvida para ser mais bem tolerada pelo olfato sensível de cães, gatos e outros animais de estimação.

Michelle Chadwick, gerente sênior de marca da Zoflora, disse: “Outro lançamento empolgante para a Zoflora, pois trazemos nossas renomadas credenciais de fragrância e eficácia para um formato totalmente novo. Ouvimos as necessidades de nossa comunidade Zoflora altamente engajada, nossos varejistas e nossa base de consumidores mais ampla para desenvolver os novos lenços antibacterianos para pisos”.

 

 

 

 

 

Fonte: Kamcity 15.11.2022

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