Consulta pública ficará aberta até 18 de março para contribuições
Está aberta a Consulta Pública (CP) 1.139/2023, que trata de proposta de instrução normativa para atualização das monografias dos ingredientes ativos de defensivos agrícolas, saneantes desinfestantes e preservativos de madeira autorizadas pela Anvisa. Os interessados têm até 18 de março para encaminhar suas contribuições.
A proposta regulatória abarca as alterações dos ingredientes ativos C64 – Clotianidina, F35 – Fenotrina, F43 – Fipronil, F64 – Fosfato Férrico e N09 – Novaluron, com autorização de uso em saneantes desinfestantes, que compreendem produtos como inseticidas e repelentes.
Como participar da CP
Após a leitura e a avaliação do texto da proposta de norma, as sugestões poderão ser enviadas por meio de formulário eletrônico específico até a data limite, ou seja, 18/3. As contribuições registradas no formulário eletrônico serão consideradas válidas após o participante clicar no botão “Enviar”, ao final do questionário. Caso seja submetido mais de um formulário de contribuição, será considerada como válida a última versão.
É importante ressaltar que a consulta pública não é votação, referendo ou enquete. O instrumento tem como objetivo recolher avaliações críticas e fundamentadas dos diversos segmentos da sociedade sobre a proposta em discussão.
Muitos dos ativos e produtos utilizados para controle de doenças e pragas na agricultura também são passíveis de registros não agrícolas, como em saneantes desinfestantes, incluindo inseticidas de uso profissional e doméstico, jardinagem amadora, silvicultura, além de controle de ervas daninhas aquáticas, produtos para o tratamento de madeira e outros.
Segundo uma pesquisa realizada pela S&P Global Commodity Insights, o mercado global de pesticidas de uso não agrícola atingiu US$ 8,7 bilhões em 2021, o equivalente a 12% do mercado global de pesticidas de uso agrícola. A mesma pesquisa destaca que este mercado cresce cerca de 5% ao ano e deve continuar a se expandir, mas é altamente fragmentado e complexo. Com o aumento do tempo de permanência em seus lares por conta da pandemia de COVID-19, as pessoas passaram a dedicar parte do seu tempo de lazer para a jardinagem. Além disso, houve um aumento da preocupação com pragas transmissoras de doenças.
Georgia Candido, coordenadora da área Saúde da Vigna Brasil
No Brasil, o mercado de inseticidas para controle de pragas urbanas também vem crescendo. Um estudo divulgado no primeiro semestre de 2022 pela Nielsen IQ mostra um aumento de 23% no volume de vendas de inseticidas aerossóis em 2021 em relação ao ano anterior. “Muitas empresas relatam que o nível de lucratividade é semelhante ou até maior do que de seus negócios de proteção de cultivos”, ressalta Georgia Candido, coordenadora da área Saúde da Vigna Brasil, empresa com 26 anos no mercado de consultoria regulatória, estratégica e facilitadora de negócios no Brasil, América Latina e diversos países pelo mundo. Isso se deve principalmente a menores custos de vendas e marketing em relação aos mercados B2B e preços mais altos da segmentação de mercado.
Oportunidades à vista
Os desinfestantes para controle de pragas no ambiente urbano basicamente são categorizados em inseticidas, repelentes para ambientes, jardinagem amadora, moluscicidas urbanos e rodenticidas. “Este mercado não agrícola é altamente competitivo, sendo que, segundo dados do Ministério da Economia, existem hoje 3,2 mil empresas registradas que atuam nesses segmentos como parte de suas atividades”, destaca Georgia.
Praticamente todas as principais empresas de proteção de cultivos estão presentes nesse mercado, como Bayer, Syngenta, BASF, FMC e Sumitomo, além de várias empresas fabricantes e importadoras de produtos agrícolas genéricos, sendo que muitas entraram ou cresceram no segmento recentemente por meio de aquisições de empresas especializadas em produtos inseticidas de uso não agrícola. Também há empresas de outros setores que investem em produtos desinfestantes, como a SC Johnson e a Reckitt.
“Muitos produtos inicialmente desenvolvidos para uso na agricultura, são posteriormente registrados para uso no setor não agrícola, aproveitando o investimento no desenvolvimento e aprovação de novos ativos usados na agricultura para o controle de pragas urbanas e na silvicultura”, observa Georgia, lembrando que muitas das principais pragas visadas nos setores de casa e jardim e inseticidas para empresas especializadas (também utilizados em campanhas de saúde pública) são as mesmas. “Por esse motivo, produtos registrados para nichos diferentes podem conter os mesmos ativos e formulações bem próximas, o que é mais um benefício para as empresas dessas categorias de produtos, pois têm menos custos com pesquisa e desenvolvimento”.
1,4 milhão de casos de Dengue
Outro ponto importante levantado por Georgia é que o clima tropical brasileiro favorece a proliferação de várias pragas urbanas, que são vetores de doenças. Os boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde de novembro de 2022 sinalizam 1,4 milhão de casos de Dengue no último ano, um aumento 172,4% em relação ao ano passado. Já o número de mortes confirmadas pela doença é de 978. A elevação de casos de Chikungunya e Zika também foi expressiva: 78,9% e 42%, respectivamente. As chuvas e inundações que se intensificam no verão também criam o ambiente ideal para a proliferação de roedores e a transmissão de leptospirose.
“Todos esses fatores, sem dúvida, tornam os produtos utilizados para controle desses vetores extremamente necessários, configurando-se como um mercado bastante atrativo”, afirma a executiva da Vigna, empresa que conta com divisões especializadas em consultoria regulatória em diversos setores, entre eles a divisão saúde, que inclui os produtos saneantes desinfestantes. “Também possuímos áreas especializadas em outros tipos de produtos não agrícolas, como preservativos de madeira, remediadores, produtos aquáticos e para controle de pragas em florestas nativas”, completa.
Empresa usará a abordagem de equilíbrio de massa ao incorporar surfactantes renováveis nos detergentes para a roupa
A Henkel planeja substituir até 200 mil toneladas de matérias-primas fósseis usadas na fabricação de surfactantes por matérias-primas baseadas em matérias-primas renováveis. Os surfactantes de base renovável serão usados nas marcas de produtos de lavanderia da Henkel , incluindo muitas variedades de marcas Persil, Purex e All . A Henkel e a Shell Chemical LP concordaram com uma colaboração de cinco anos para isso.
Ulrike Sapiro, diretora de sustentabilidade da Henkel, chamou o projeto de “passo importante e concreto para concretizar nossa visão de um planeta regenerativo por meio de um modelo de negócios favorável ao clima”.
Segundo estimativas, a substituição de até 200 mil toneladas de matérias-primas fósseis por matérias-primas renováveis tem o potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 120 mil toneladas de CO2e ao longo do contrato de cinco anos.
Pesquisadores da Universidade de Queensland desenvolveram um spray de superfície de longa duração que tem o potencial de matar vírus como o COVID-19 e bactérias potencialmente mortais.
O spray contém uma proteína que permite aderir às superfícies e permanecer eficaz por 24 horas e está sendo avaliado pela Therapeutic Goods Administration para uso em limpeza comercial.
Uma equipe liderada por Heather Shewan, da Escola de Engenharia Química da UQ, decidiu criar um spray para uso em várias superfícies para matar o COVID-19 e bactérias como E. coli e staphylococcus aureus.
“Usamos gelatina hidrolisada, que essencialmente ajuda a criar uma película fina que permite que o spray grude nas superfícies e pode permanecer lá por pelo menos um dia e potencialmente mais tempo”, disse Shewan. “Essa durabilidade significa que é eficaz por um período mais longo do que um limpador padrão e tem potencial para ser usado em áreas de alto uso, como transporte público, cozinhas, hotéis, lojas de varejo, hospitais e áreas públicas.”
A pesquisa foi realizada em parceria com a fabricante australiana de produtos de limpeza OzKleen, com a proteína fornecida pela empresa Beaudesert GELITA Australia. Shewan contou com a ajuda da virologista Kirsty Short e da microbiologista Deirdre Mikkelsen para fornecer os conhecimentos multidisciplinares necessários.
O CEO da OzKleen, Mark Quinn, disse que o spray seria fabricado e produzido em Queensland e potencialmente exportado para todo o mundo. “Esta é uma iniciativa muito empolgante e os resultados mostram que este produto pode ser usado em locais públicos em todo o mundo e ajudará a tornar o mundo um lugar mais seguro”, disse Quinn.
Fabulosa, marca de limpeza doméstica do Reino Unido, expandiu sua linha de produtos com a introdução de uma nova coleção de valor chamada Simply Fabulosa.
Com o objetivo de oferecer aos consumidores a produtos de limpeza doméstica acessíveis em meio à crise do custo de vida, a nova coleção da Fabulosa consiste em quatro sprays de limpeza prontos para uso a um preço competitivo de € 0,59 por embalagem de 350 ml. Os sprays Simply Fabulosa foram lançados na fragrância ‘Zesty Fruit’.
Adam Burnett, diretor de Marketing do Grupo Fabulosa, comentou: “Acessibilidade, juntamente com fragrância e eficácia, é fundamental para Fabulosa. Como uma marca centrada no consumidor, no clima econômico atual, estamos nos esforçando para garantir que produtos de limpeza essenciais estejam disponíveis e acessíveis para famílias em todo o Reino Unido”.
A unidade começa a gerar energia renovável com biomassa de eucalipto para o processo produtivo e evitará a emissão de 37 mil toneladas de CO2 por ano. A fábrica acaba de ser destaque no prêmio “4ª Revolução Industrial Avançada”, do Fórum Econômico Mundial
A Unilever anuncia o início da geração de energia renovável com biomassa de eucalipto para a produção na sua fábrica de Indaiatuba (SP), a maior fábrica de produção de detergente em pó do mundo. Com investimento de 48 milhões de reais, a planta de biomassa tem capacidade para produzir 30 giga caloria/hora de energia e reduzirá a emissão de 37 mil toneladas de CO2 (gás carbônico) por ano, o que equivale a 14 quilômetros quadrados de floresta. O projeto aproxima a Unilever da sua meta de zerar as emissões das suas operações fabris, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e o alcance do objetivo número 7, energia limpa e acessível, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
A instalação na fábrica de Indaiatuba, que acaba de receber a certificação de “4ª Revolução Industrial Avançada” pelo Fórum Econômico Mundial, foi desenvolvida em menos de dois anos, e possui alto nível de automação industrial. A empresa ComBio é a fornecedora da madeira de eucalipto que possui a certificação Madeira Legal e será entregue à fábrica em forma de cavaco (madeira picada). O projeto consistiu na construção de uma planta de geração de energia com biomassa composta pelo sistema de transporte do material, a estação de tratamento de água, a fornalha, o tambor de vapor, filtros multiciclones e ventiladores, entre outros, e consumirá em média 216 toneladas de cavaco por dia, mobilizando cerca de oito caminhões cheios do material diariamente na fábrica.
“Reduzir a emissão de carbono na maior fábrica de sabão em pó do mundo requer expertise e forte engajamento no desenvolvimento sustentável. Esta operação reforça o papel de liderança da Unilever na busca por soluções aos desafios ambientais enfrentados em todo o mundo, principalmente, na luta para frear as mudanças climáticas e materializa o nosso plano estratégico de negócio, o Unilever Compass, afirma Alexandre Camiloti, líder de Supply Chain da divisão de cuidados com a casa para as Américas da Unilever.
Com ampla automatização instalada, a nova planta da companhia garante elevados níveis de eficiência ao mesmo tempo que elimina o uso de combustíveis fósseis. Todos os funcionários envolvidos na operação receberam treinamento de cerca de 220 horas, abrangendo os quadros operacional, técnico e administrativo. Realizados pela equipe de engenheiros da fábrica e técnicos da fabricante da fornalha, o desenvolvimento dos times envolveu análises de dados para o uso de inteligência artificial na gestão técnica, o uso de softwares de simulação de processos e análises de dados. A companhia criou uma sala de treinamento digital com computadores para fazer as simulações e maquetes 3D para as análises virtuais da área.
FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL CERTIFICA A FÁBRICA DA UNILEVER – A maior fábrica de produção de detergente em pó do mundo acaba de ser eleita por especialistas independentes para a plataforma do Fórum Econômico Mundial, que integra as melhores práticas globais em indústria avançada, chamada “Advanced Fourth Industrial Revolution (4IR) Lighthouse”. A certificação reconhece o quanto a fábrica lidera a aplicação de tecnologias avançadas para impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a performance nos processos fabris com tecnologias e metodologias da quarta revolução industrial.
Esta é a quinta fábrica da Unilever no mundo a receber a certificação da Lighthouse. Além da planta de Indaiatuba, as outras fábricas são: a de Hefei e a fábrica de sorvetes TaiCang, ambas na China, a fábrica de cuidados pessoais de Dubai nos Emirados Árabes Unidos e a fábrica de cuidados domésticos de Dapada, na Índia.
“Sermos reconhecidos pelo Fórum Econômico Mundial enche toda a Unilever de orgulho. Ainda mais para o time da fábrica, que é uma das líderes mundiais em tecnologias avançadas e inovações da quarta revolução industrial, comprovando o quanto a companhia está preparada digitalmente, rápida, flexível e pronta para o futuro, com a colaboração de um ecossistema diverso e de um time pronto para seguir nesta trajetória. O resultado é fruto do esforço coletivo de todos os funcionários da fábrica de Indaiatuba e de Digital, que mantêm o compromisso e o envolvimento contínuo com resiliência e propósito”, celebra Gerardo Rozanski, head da Unilever Brasil e líder da categoria de Cuidados com a Casa para as Américas.
ADOÇÃO DE BAIXO CARBONO E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – Ao longo dos últimos anos, a Unilever tem avançado em iniciativas para a transição de energia em todas as suas operações e também nos produtos como forma de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Esta já é a terceira fábrica da companhia no país a fazer a transição para energia renovável. A fábrica de Pouso Alegre (MG) também utiliza biomassa de eucalipto certificado e a fábrica de Valinhos (SP) utiliza cavaco de madeira reciclada. Nos produtos, a Unilever tem investido no uso de ingredientes de baixo carbono e em novas fórmulas para oferecer alternativas baseadas em plantas e produtos de limpeza isentos de combustíveis fósseis.
Sistema de limpeza foi desenvolvido para pratos prontos para o armário sem nenhuma etapa extra
A P&G lançou nos Estados Unidos o Cascade Platinum Plus, sua mais nova inovação e fórmula de limpeza patenteada mais poderosa. Todos os dias, milhões de americanos compensam o que sua máquina de lavar louça pode deixar para trás com pré-lavagem, nova lavagem e secagem à mão para pratos limpos e prontos para o armário. Para combater esse desperdício de recursos preciosos de tempo, esforço e água adicionais, a Cascade desenvolveu o Cascade Platinum Plus, um sistema de limpeza que permite que as pessoas pulem todas as etapas extras. Basta raspar qualquer resto de comida, colocar a louça na máquina e pronto. Sem pré-lavagem, sem relavagem ou dinheiro do consumidor de volta.
Para desenvolver sua maior atualização de fórmula em uma década, a Cascade testou 10 formulações de protótipo e 13.000 cápsulas de teste para aperfeiçoar o Cascade Platinum Plus. A fórmula de limpeza de dupla potência é composta por ingredientes de limpeza para hidratar e esfregar alimentos secos, além de enzimas de combate a amido e proteínas para quebrar os alimentos difíceis de limpar melhor do que nunca. A nova fórmula apresenta: 50% mais enzimas de combate a proteínas para quebrar alimentos ricos em proteínas, 2 vezes a quantidade de uma nova enzima patenteada para combater melhor os amidos teimosos, 2 vezes o poder de limpeza para remover gordura, dar mais brilho e ajudar a secar a louça
Para entender melhor a rotina de lavagem de louça quebrada da América e o valor intrínseco de uma máquina de lavar louça fazendo seu trabalho, a Cascade encomendou uma pesquisa com usuários de lava-louças para aprender mais sobre seus hábitos e frustrações. Os resultados provam o quanto são ineficientes e insatisfatórias são as atuais rotinas de lavagem de louça:
• Pelo menos uma vez por semana, as pessoas fazem trabalho extra ao operar a máquina de lavar louça, incluindo lavar novamente (57%) a louça, secar manualmente (68%) ou pré-lavagem/pré-lavagem (86%)
• Quase metade (49%) das pessoas se sente estressada ou sobrecarregada quando os pratos não estão limpos o suficiente para serem guardados imediatamente quando a máquina de lavar louça é lavada
• Ter que corrigir uma falha na máquina de lavar louça faz com que 48% das pessoas percam tempo pessoal
“Durante anos, ouvimos as pessoas debaterem a necessidade de pré-lavar os pratos e expressarem sua frustração por ter que lavar novamente os itens que não saem da máquina de lavar louça perfeitamente limpos na primeira vez. Quando as pessoas lavam a louça, fica claro que a rotina de lavagem da louça é interrompida”, disse Guerin McClure, vice-presidente de cuidados com a louça da América do Norte, Procter & Gamble. “Formulamos o Cascade Platinum Plus para permitir que a louça vá direto da mesa para a lava-louças e para o armário, para que as pessoas possam passar menos tempo na pia e mais tempo fazendo as coisas de que gostam”.
Ligia Pugliesi terá como atribuições, o gerenciamento de campanhas junto às equipes de vendas nos canais on e off-line
Após atuar com marcas como Sadia e Perdigão, a pós-graduada em Marketing, Ligia Pugliesi assume o cargo de nova gerente de Marketing da Kärcher no Brasil, multinacional alemã que trabalha com soluções de limpeza doméstica, profissional e industrial.
Na Kärcher, a profissional será responsável por definir e implementar as estratégias de marketing no país, assegurar a eficiência dos recursos, reforçar o brand awareness, desenvolver o branding nos diversos canais de vendas, liderar os principais projetos de análise de mercado e gerenciar as campanhas locais em coordenação com as equipes de vendas on e off-line.
“Em linha com os desafios do negócio em 2023, chego para contribuir com a defesa do mercado profissional, do desenvolvimento do segmento residencial e da consolidação do atendimento de soluções especializadas para grandes negócios da Kärcher”, destaca Lígia.
A gestora, que tem mais de uma década de experiência no mercado de comunicação, se reportará ao diretor-geral Marco Dutra e tem como desafio aumentar a proximidade da empresa com clientes da indústria e do mercado profissional, além dos consumidores finais da marca.
ANASA está trabalhando em um projeto para desenvolver um robô humanóide que ajudará os humanos a viajar para novos corpos celestes e pode até ajudar a lavar a roupa em casa.
A Apptronik, uma empresa de robótica com sede nos Estados Unidos, está colaborando com a NASA para desenvolver o “Apollo”, um robô humanóide de uso geral de cerca de 72 kg projetado para auxiliar em tarefas no espaço, inclusive lavar a roupa. “Sabe, estou pronto para isso. Estou cansado de lavar a louça e a roupa”, disse Jeff Cardenas, CEO da Apptronik.
O Apollo estará equipado para realizar uma variedade de tarefas em vários ambientes, com a missão de carregar cargas que os humanos não precisam ou não querem carregar, disse o comunicado. “As coisas iniciais que esses robôs farão são coisas muito simples, como mover objetos”, disse Cardenas. “Coisas nas quais estamos investindo muita energia, e acho que o que isso fará é liberar os humanos para fazer coisas que são muito mais dignas de nosso tempo e talento”, acrescentou.
A Apollo fará sua primeira estreia no South by Southwest, um conglomerado anual de filmes paralelos, mídia interativa, festivais e conferências de música organizados em conjunto que acontecem em meados de março nos Estados Unidos.
A Apptronik passará o resto do ano trabalhando em estreita colaboração com clientes selecionados para implantar o robô e observar os casos de uso; no entanto, o lançamento mais amplo não começará até 2024.
A NASA e a Apptronik colaboraram pela primeira vez em 2013, quando construíram o Valkyrie Robot da NASA para o DARPA Robotics Challenge (DRC).
MarketsandMarkets prevê que mercado crescerá 1,9% ao ano até 2027
O mercado de produtos para cuidados com carros está projetado para crescer a uma CAGR de 1,9%, de US$ 4,4 bilhões estimados em 2022 para US$ 4,8 bilhões em 2027, de acordo com um novo relatório da MarketsandMarkets.
Espera-se que o aumento na venda de carros usados e o uso de plataformas de comércio eletrônico pelos principais players para aumentar a base de clientes ofereçam um crescimento futuro promissor do mercado de produtos de cuidado automotivo. A previsão é que a disponibilidade de vários salões de beleza automotivos e centros de serviços de vários provedores de serviços de cuidados automotivos impulsione ainda mais a demanda do mercado de produtos para cuidados automotivos, sendo que o segmento de interiores seja de crescimento mais rápido durante o período de previsão.
O mercado de produtos para cuidados com o carro é dominado por gigantes como Tetrosyl (Reino Unido), Illinois Tool Works (EUA), 3M (EUA), Sonax Gmbh (Alemanha ) e Wurth Group ( Alemanha ). Essas empresas adotaram o desenvolvimento de novos produtos e estratégias de expansão para ganhar força no mercado de produtos para cuidados com o carro.
Esse relatório anual da Euromonitor visa ajudar organizações a ficarem à frente da disrupção, prever motivações de compras e suprir necessidades não atendidas.
Consumidores gastando de forma responsável, porém emocional, o papel da digitalização nos processos de compra, as demandas de igualdade feminina e uma Geração Z disruptiva são alguns dos fatores que definirão as tendências globais de consumo em 2023 de acordo com a Euromonitor.
As 10 tendências que a Euromonitor levantou em seu relatório Principais Tendências Globais de Consumo 2023 são as seguintes:
• Automação Autêntica: Humanos e máquinas precisam estar em sincronia para fornecer soluções significativas. As conexões emocionais não devem ser subestimadas e os benefícios tecnológicos devem superar a necessidade de interações pessoais para criar uma experiência perfeita.
• Compradores Cautelosos: A crise do custo de vida está diminuindo o poder de compra dos consumidores. Economizar é prioridade. Em 2022, 75% dos consumidores não planejavam aumentar os gastos gerais.
• Controlar o Tempo de Tela: As pessoas ainda estão ligadas a seus dispositivos, mas o tempo de tela é mais seletivo. Os consumidores querem uma experiência digital eficiente e filtrada de acordo com seus interesses.
• Eco-Econômicos: Os padrões de consumo são menos de aquisição e mais de redução, o que impacta positivamente o planeta. 43% dos consumidores reduziram o consumo de energia no ano passado.
• Hora do Jogo: Os games se tornaram um líder em entretenimento e transcenderam a divisão geracional. O que antes era um nicho é agora uma oportunidade de mercado em massa.
• Aqui e Agora: Soluções flexíveis expandem o poder de compra e aliviam as pressões de custo para ajudar os consumidores a gastar com felicidade. No curto-prazo, “alegria” é um motivador de compra. Em 2022, o valor de empréstimo do buy now, pay later foi de US$ 156 bilhões.
• Rotinas Revividas: A pós-pandemia está aqui.Os consumidores estão se adaptando a novos horários e navegando em um retorno à realidade. 39% dos consumidores disseram que mais de suas atividades diárias serão presenciais nos próximos cinco anos.
• Ascenção Feminina: Os consumidores se recusam a permanecer em silêncio sobre a desigualdade de gênero. Representação justa, equidade e inclusão estão na vanguarda das decisões de compra das mulheres.
• Os Prósperos: A fadiga está se instalando à medida que os consumidores navegam em tempos caóticos e erráticos; eles estão colocando as necessidades pessoais acima de tudo. 53% dos consumidores estabeleceram um limite estrito entre vida profissional (ou escolar) e pessoal em 2022.
• Jovens e Disruptivos: Os consumidores da Geração Z defendem suas crenças e se expõem. Eles são imunes à publicidade tradicional. Autenticidade e impacto social fazem a diferença.
“Os últimos anos foram tudo menos convencionais e 2023 não será exceção”, de acordo com Alison Angus, Head de Inovação da Euromonitor International. “As empresas devem esperar um comportamento bastante divergente à medida que os consumidores lidam com os desafios contínuos enquanto voltam ao normal”.
Baixe o relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2023 da Euromonitor para descobrir as motivações que irão impactar a fidelidade do consumidor e as decisões de compra este ano. O relatório está disponível em Inglês, Espanhol, Português, Mandarim e Japonês.
Em 2022, a empresa neutralizou as emissões de carbono, criou embalagens com informações em braille e lançou sacos para lixo voltado para a reciclagem e com zero plástico
Líder nacional na categoria de sacos para lixo, a Embalixo finaliza o ano de 2022 comemorando os bons resultados do esforço desempenhado na produção com foco em inovação, inclusão e sustentabilidade. A empresa é a primeira indústria de plástico a neutralizar as emissões de carbono, fundamental para evitar a emissão de gases de efeito-estufa, causadores do aquecimento global. “Hoje, todo produto adquirido do nosso portfólio é neutro de carbono, o que ajuda os varejistas já engajados com a sustentabilidade a cumprirem as metas ambientais e os consumidores a contribuírem com a sustentabilidade”, destaca o Diretor Comercial da marca, Rafael Costa.
Além de se preocupar com novos produtos e ações sustentáveis, a companhia também preza pela inclusão. Por isso, juntamente com a Fundação Dorina, a empresa está fabricando, desde janeiro de 2022, todas as suas embalagens com informações em braille a fim de tornar a comunicação acessível. “A visibilidade da nossa empresa está se tornando cada vez maior por conta das soluções exclusivas ao mercado e o foco nos pilares de inovação, sustentabilidade e inclusão, que agregam ainda mais credibilidade à nossa marca. Consequentemente, isso intensifica o desenvolvimento da companhia e, neste ano, fecharemos com um crescimento de cerca de 18%”, explica.
Dentro dessa visão de evolução, neste ano a companhia também lançou dois produtos inovadores, que são o Economia Circular, primeiro saco para lixo voltado para a reciclagem, e depois o Embalixo Zero Plástico. “Também entramos em uma nova categoria, que são das sacolas alça camiseta para os supermercadistas. Para 2023, temos uma perspectiva de superar o crescimento de 2022, pois iremos expandir os negócios lançando mais produtos diferenciados para o mercado”, conta o diretor.
Com 18 anos, a Embalixo conta com mais de 400 colaboradores, sendo 70% deles mulheres na planta em Hortolândia, no interior de São Paulo. A companhia possui atualmente uma produção por mês de cerca de 1.100 toneladas. “Mesmo com a pandemia, a nossa empresa não parou de crescer, pois se manteve antenada ao crescente interesse das pessoas no cuidado e no bem-estar de suas residências e também dos seus resíduos, principalmente através da reciclagem, a fim de obter menor odor do lixo e praticidade. Com isso, durante o período crítico da Covid-19, criamos, em parceria com a Unicamp, o primeiro plástico antiviral do mundo, o Embalixo Antivírus. Esse produto inativa o vírus quando ele tem contato com o saco plástico, por conta da sua função eletrostática provocada pela ação”, finaliza Rafael Costa.
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