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Mary Help inaugura cinco novas unidades

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Franqueados de 3 estados diferentes apontam vantagens em fazer parte da rede do segmento de limpeza e organização que mais cresce no Brasil

Mary Help, além de criar o modelo de negócio de intermediação de diaristas e mensalistas, até então inédito no país, é uma das redes de franquias que mais crescem no Brasil. Seja pelos motivos que fazem com que os clientes confiem nos seus serviços – qualidade, preço justo, ética, praticidade, segurança e rapidez – seja pela facilidade em se tornar um franqueado – é possível abrir uma unidade a partir de R$32 mil – os números da empresa falam por si: desde 2011, ano da sua fundação, a empresa contabiliza mais de 3 milhões diárias realizadas, 503.169 clientes atendidos e 5.700 profissionais em atuação.

Agora, mostrando força na expansão, a rede comemora a inauguração de mais cinco unidades: uma na cidade de Palhoça, em Santa Catarina; duas no estado de São Paulo (Butantã-USP e Mogi Guaçu) e duas no Rio de Janeiro, nas cidades de Resende e Cabo Frio. Com a novidade, moradores das regiões terão a comodidade de poder contar com toda a gama de serviços ofertada pela empresa.

Mirian Indalecio, ex-executiva de marketing, inaugurou a sua unidade – a segunda na rede – no último dia 2, no bairro do Butantã. Perguntada sobre as vantagens em ser uma franqueada da Mary Help, responde: “A vida inteira eu quis ter o meu negócio, ser patroa de mim mesma, ter mais liberdade, para conseguir cuidar e programar a minha vida”. Já sobre as pretensões para o futuro, é enfática: “Tenho ambição de crescer mais; a minha primeira unidade tem dois anos e faz hoje, em média, 600 diárias por mês. A meta é que a segunda unidade chegue a esse número também. Ser franqueada da Mary Help é ter um trabalho decente e digno, para ter uma vida decente e digna”.

Já Armando de Oliveira, que acaba de inaugurar uma unidade na cidade de Resende – a sua nona da rede – diz que o principal motivo para continuar apostando na Mary Help é o modelo de negócio, que tem baixo investimento e retorno confortável em relações aos demais disponíveis no mercado. Sobre os seus planos futuros como empreendedor, diz, com orgulho: “Quero continuar crescendo e ajudando a marca”.

A rede conta hoje com 155 unidades em todo país e prevê a abertura de mais 15 em 2022, com perspectiva de faturamento de R$ 100 milhões até o final do ano. Um faturamento tão expressivo assim, se deve ao fato de que cada unidade pode chegar a R$200 mil mensais, sendo um negócio bastante rentável, atraindo constantemente novos investidores e multiplicando os franqueados que possuem mais de uma franquia.

Mercado global de limpeza doméstica crescerá 5,8% em 2022

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Previsão da empresa britânica The Business Research Company é de que as vendas superem US$ 105 bilhões

De acordo com o Household Cleaning Products Global Market Report 2022, relatório lançado pela  Business Research, o mercado de produtos de limpeza doméstica deve crescer 5,8% este ano, de US$ 99,89 bilhões em 2021 para US$ 105,68 bilhões em 2022.  A consultoria britânica também prevê que as vendas do setor atingirão US$ 134,63 bilhões em 2026.

Segundo o relatório, a transparência dos ingredientes é uma tendência chave que está ganhando popularidade no mercado de produtos de limpeza doméstica. “Os consumidores estão ansiosos para saber se os produtos que estão comprando são matérias-primas naturais ou à base de plantas e são biodegradáveis ​​e têm substratos de origem sustentável. Portanto, as empresas do mercado estão mudando rapidamente para fornecer transparência de ingredientes aos consumidores”, destaca.

Saiba mais aqui.

 

 

 

 

Fonte: EIN Presswire 06.10.2022

Pioneira no segmento, 5àsec inova e oferece plano de assinatura para clientes da lavanderia

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Sem restrição de peça, o serviço pode ser usado em qualquer um dos mais de 500 pontos de venda espalhados pelo Brasil

Visando proporcionar uma maneira prática, flexível e econômica para lavar as roupas, em 2021 a 5àsec foi pioneira e criou um plano de assinatura para os clientes da marca. O conceito que já é aceito em outros tipos de serviços, como músicas, transporte e filmes, agora chegou de forma inovadora ao segmento de lavanderia. Para ter acesso a esta novidade, o consumidor efetua a compra on-line da assinatura a um valor fixo mensal e livre de restrição de tipo de peças. Em seguida, basta escolher quais itens e em qual loja 5àsec deseja lavar. De forma fácil e sem burocracia, o plano tem cobertura nacional, ou seja, as roupas podem ser lavadas em qualquer um dos mais de 500 pontos de venda em todo território nacional.

A Assinatura 5àsec possui três planos de mensalidade e seus respectivos descontos, sendo R$ 100 com 10%, R$ 300 com 15% ou R$ 500 com 20%. Ao ingressar em um dos planos, o consumidor terá um pagamento recorrente mensal. Por meio deste serviço, a rede francesa visa atingir diferentes perfis de consumidores que fazem parte do público-alvo da marca, especialmente formado por pessoas que estão sempre em deslocamento ou viajam com mais frequência, seja a trabalho ou a passeio. Após pesquisas com consumidores em potencial, a franquia verificou que houve um apontamento para esse tipo de necessidade.

“Essa é uma tendência de mercado que vem ganhando a preferência dos consumidores. Nosso principal objetivo é aumentar a recorrência dos clientes de todos os estados brasileiros. Podemos observar que há assinaturas de diversos tipos de serviços, pois as pessoas não querem mais ter o trabalho ou se preocupar em buscar empresas especializadas em determinado segmento e efetuar a contratação de forma avulsa. Os planos serão voltados para um público que terá debitado todos os meses no seu cartão de crédito o valor da assinatura. Assim, conseguem ter melhor controle dos gastos e podem utilizar os serviços de lavanderia em qualquer tipo de roupa ou acessório. Ou seja, ele contrata um plano de R$ 100, R$ 300 ou R$ 500 e usa seu crédito como quiser dentro do mês em questão. Entre os diferenciais, está a comodidade de poder utilizar em sua loja de preferência ou mais próxima, caso esteja viajando, já que a abrangência é nacional, além da segurança, já que a limpeza das peças será feita por uma empresa líder no mercado. Os consumidores querem o serviço disponível, pois buscam mobilidade e conveniência, e é isso que iremos proporcionar a eles graças a capilaridade que nossa rede tem por estar presente em todos os estados brasileiros. Atualmente, o programa de assinatura já representa 10% do faturamento das lojas, ou seja, é um projeto muito promissor”, finaliza o presidente da 5àsec Brasil, Fábio Roth.

Como funcionam os produtos neutralizadores de odor?

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Poucas coisas são mais desagradáveis do que entrar em um ambiente tomado pelo mau odor.

O cheiro desagradável pode ser proveniente dos cheiros corporais de alguma pessoa ou simplesmente de algum rastro de destruição e de sujeira deixado para trás pelo seu animal de estimação.

Portanto, em vez de esperarmos esse cheiro ir embora por conta própria, a melhor saída tende a ser possuir um produto “neutralizador de odor” por perto. Mas como é que esses sprays funcionam? Eles estão apenas mascarando o cheiro ou de fato conseguem se livrar do cheiro ruim? Entenda nos próximos parágrafos!

Quando compramos um produto neutralizador de odores, não sabemos exatamente como ele está atuando no ar. Porém, a realidade é que a maioria das fórmulas consegue ao mesmo tempo disfarçar o mau cheiro e neutralizá-lo em algum nível de efetividade.

As primeiras fórmulas desses produtos, que chegaram ao mercado por volta de 1999, na verdade operavam como um verdadeiro ataque químico aos cheiros presentes ao seu redor. Para isso, precisamos compreender que todo odor que sentimos é emitido por moléculas no ar que estimulam os nossos receptores no nariz.

Quando um desses sprays é borrifado, ele usa compostos chamados de ciclodextrinas para prender-se a essas moléculas. Embora o cheiro não desapareça por completo, ele passa a ser contido e perde a sua capacidade de impactar suas narinas. Além disso, muitas fórmulas usam citrato de sódio para alterar o pH das moléculas de odor e penetrar profundamente nos tecidos da sua casa.

Agora que você entende como os neutralizadores de odor conseguem frear os efeitos das moléculas de cheiro no ar, como pode esse produto também exalar um aroma agradável simultaneamente? Esse cheiro também não deveria ser neutralizado pela fórmula química, deixando o ambiente sem qualquer tipo de odor? Não necessariamente.

A verdade é que tanto as ciclodextrinas quanto as moléculas de odor são hidrofóbicas, o que significa que repelem água. Por outro lado, o conteúdo de perfume presente nos neutralizadores de odor são completamente hidrofílicos — atraídos pela água. Sendo assim, essas duas partes não se misturam de jeito nenhum.

Por esse motivo, esses sprays conseguem “matar” os odores desagradáveis ao mesmo tempo em que liberam um cheiro próprio sem interferir no seu nível de eficácia. Um fato curioso é que, por mais que esses produtos sejam altamente eficientes, muitas pessoas não os consideraram interessantes quando eles passaram a ser testados pela primeira vez na década de 1990.

Quando convivemos muito tempo em uma residência infestada pelo mau odor, acabamos perdendo a nossa capacidade de sentir o cheiro desagradável. Porém, não se engane: pode ter certeza que as suas visitas inevitavelmente terão motivos para nunca mais pisar na sua casa se você não tomar alguma providência. Portanto, se você tiver a chance de usar um neutralizador de odores em situações urgentes, não titubeie!

 

 

 

Fonte: Megacurioso 01.10.2022

Zoflora lança desinfetante multiuso concentrado profissional no Reino Unido

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A marca de limpeza Zoflora anunciou o lançamento do Zoflora Professional, um desinfetante multiuso concentrado em formato de 1 litro. Zoflora Professional estará disponível em três fragrâncias desenvolvidas por perfumistas: Mandarin & Lime, Linen Fresh e Peony Blush.

O desinfetante multiuso concentrado de 1 litro produz 40 litros de desinfetante de força total que, segundo se afirma, pode matar 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o Covid-19, eliminando odores desagradáveis.

Michelle Chadwick, gerente sênior de marca da Zoflora, disse: “Para empresas que desejam realizar rotinas de limpeza eficientes, escolher o produto certo é fundamental. Com uma grande quantidade de produtos disponíveis, é importante que os proprietários de empresas entendam quais produtos de limpeza podem oferecer valor ao dinheiro e eficácia sem comprometer. “Com o novo Desinfetante Multiuso Concentrado de 1 litro da Zoflora, um pouco faz muito bem.”

 

 

Fonte: Kamcity 03.10.2022

Setor de produtos de limpeza cresce em faturamento, geração de empregos e número de empresas

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Setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e emprega, diretamente, 90 mil pessoas. Previsão de crescimento, para 2022, é de 2%.

A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional lançou, no dia 27 de setembro, o Anuário 2022 da entidade. Com produção estável entre 2019 e 2021, o setor de produtos de limpeza viu a entrada de novas empresas no mercado – o ano de 2021 encerrou com 2.764 companhias pertencentes ao setor, alta de 6,7% em relação a 2020. Houve, ainda, evolução no número de empregos diretos – são quase 90 mil postos de trabalho (+2,6%) nas indústrias de produtos de limpeza – e no faturamento anual (R$ 32 bilhões, alta de 6,7% sobre 2020).

“É interessante notar a chegada de novos entrantes no setor, especialmente, no segmento de sabões e detergentes. Atualmente, as microempresas são maioria entre os fabricantes de produtos de limpeza. São, geralmente, companhias especializadas em determinadas linhas de produtos e que são importantes geradoras de empregos no País”, analisa Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA. 

Tendências identificadas

Para realizar os estudos de mercado, que fazem parte do Anuário, a ABIPLA teve, como parceiras, a NielsenIQ e a Euromonitor International, que também participaram do evento de lançamento da publicação. 

Claudio Czarnobai, head de Pequenas e Médias Empresas da NielsenIQ na América Latina, destacou a alta da participação do e-commerce na comercialização de produtos de limpeza, fruto de uma mudança de comportamento na forma de consumo massivo – dentre eles, também o setor de limpeza –, impulsionada pela CODIV-19 e a necessidade de distanciamento social. Segundo ele, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 182,7 bilhões no ano passado, alta de 27%, com 12,9 milhões de novos consumidores. Ele lembrou, também, de duas tendências de consumo que têm se destacado no setor de saneantes: a procura por embalagens maiores, mais econômicas, e o crescimento de marcas e linhas mais baratas. 

Já Paula Ferolla, analista de pesquisa na Euromonitor International e responsável pelas Indústrias de Home Care no Brasil, lembrou que o País é, atualmente, o 5º maior mercado de saneantes do mundo e que o segmento de desinfecção segue relevante na cesta de compras do brasileiro, já que a casa se tornou o centro das rotinas das pessoas e existe uma tendência de maior adoção de home office nas empresas. Ela enfatizou que os consumidores valorizam a sustentabilidade dos produtos, lembrando que, no e-commerce, saneantes com atributos sustentáveis são 28% mais caros do que produtos de limpeza de forma geral no Brasil.

Crescimento 

Sobre as expectativas de produção de saneantes, para 2022, Paulo Engler afirmou que deve ser um ano de crescimento. “Em 2019, atingimos nosso recorde histórico e mantivemos estabilidade em 2020 e 2021. Neste ano, a expectativa é que a produção cresça 2%”, afirma o Diretor Executivo da ABIPLA.

Segundo ele, parte dessa alta deve ser impulsionada por lançamentos da indústria e, também, pela melhoria do cenário macroeconômico nos últimos meses, em face da redução do preço da energia elétrica e dos combustíveis que impactam fortemente no custo industrial. “Temos associados com projetos em aprovação na ANVISA – Agência nacional de Vigilância Sanitária. Alguns produtos já têm chegado às prateleiras, mas há muitos ainda à espera da liberação da Agência, para comercialização”, diz Engler. “A retomada de toda a atividade econômica, volta das cadeias produtivas de abastecimento, equalização de vários custos industriais que oscilaram muito durante a pandemia, diminuição do desemprego no Brasil, a menor flutuação do dólar, enfim, vários fatores se normalizaram no transcorrer de 2022, fazendo com que a indústria planeje lançar novidades e crescer em produção”, completa. 

Serviço

Anuário ABIPLA 2022

O material é referência em informações sobre a indústria de limpeza, reunindo dados do setor, como faturamento, origem de importações, destino de exportações, empregos, número de empresas em atividade, crescimento de produção industrial e o sobe e desce de diversos produtos da cesta de limpeza nacional. Traz também artigos, entrevistas e comentários de temas relevantes ao setor industrial e à sociedade brasileira. A edição conta ainda com uma versão da cartilha de saneantes da entidade, que esclarece dúvidas e dá informações sobre as principais categorias de produtos de limpeza do Brasil. O Anuário pode ser baixado gratuitamente no site da entidade.

Produto biodegradável para limpeza de joias é lançado pela Connoisseurs

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A especialista em joias Connoisseurs lançou nos EUA um novo produto de limpeza específico para limpeza de joias de ouro e prata, Brush & Dazzle, que é biodegradável, tem baixa pegada de carbono e apresenta redução de plástico.

O produto está disponível em duas versões: Brush & Dazzle Fine e Brush & Dazzle Silver. As fórmulas ultraconcentradas limpam, dão brilho, protegem as joias e oferecem mais de 100 limpezas por frasco.

O limpador de prata é adequado para prata oxidada, pedras preciosas e todos os outros tipos de prata, e é o único de seu tipo no mercado que limpa, lustra e controla manchas, sem ser tóxico. Já o Brush & Dazzle Fine é seguro para uso em ouro, platina, diamantes, pedras preciosas e semipreciosas, incluindo pérolas.

 

 

 

 

Fonte: Professional Jeweller 05.10.2022

Lysol Pro Solutions lança embalagem com 800 wipes desinfetantes nos EUA

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Produto foi criado para empresas que precisam alto volume e e eficácia para desinfecção

A Lysol Pro Solutions, da Reckitt, lançou os lenços desinfetantes Lysol® em um balde com 800 unidades – uma solução de alta capacidade para desinfecção de alto volume. O formato de lenços umedecidos ajudará as equipes de limpeza a oferecer maiores expectativas em relação à higiene, permitir que as empresas obtenham economia de custos e otimizem o uso de recursos e ajudem a reduzir o desperdício de embalagens.

“A Lysol Pro Solutions é uma orgulhosa parceira de empresas em todo o país na luta contra a disseminação de germes”, disse Max Shearwood , gerente geral da Lysol Pro Solutions da Reckitt . “Nossos clientes tentam manter altos padrões de atendimento ao cliente e otimizar custos, enquanto lidam com a escassez de mão de obra em todos os níveis. Esse novo formato maior permite que as equipes de limpeza ampliem suas operações de higiene com eficiência e eficácia”.

Com 10 vezes mais lenços desinfetantes Lysol  em cada balde ou recarga, o formato de 800 unidades oferece às empresas uma solução  mais econômica que gera eficiências operacionais, incluindo a redução no reabastecimento e ocasiões de reabastecimento e melhoria na produtividade. O formato versátil pode ajudar a aumentar a eficiência em setores como hospitalidade, manutenção e reparo, espaços de trabalho e muito mais. Os lenços são adequados para uso em uma ampla variedade de superfícies, como maçanetas, grades, mesas, mesas e até eletrônicos.

O balde e a tampa que envolvem os Lenços Desinfetantes Lysol são feitos de 50% de material reciclado pós-consumo. O balde é recarregável e reutilizável, suportando reutilização e recargas até 25 vezes.

 

 

 

 

Fonte: Release internacional 03.10.2022

Pesquisadores da USP lançam livro sobre microplásticos

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Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) organizou o livro Microplásticos nos ecossistemas: impactos e soluções que apresenta os males da presença de material plástico em rios, mares e mangues.

Os autores pretendem fomentar a discussão sobre essa temática ambiental, porque os plásticos já são um dos mais importantes poluentes mundiais.

Marcelo Pompêo, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP, Teresa Cristina Brazil de Paiva, professora da Escola de Engenharia de Lorena da USP, e Bárbara Rani-Borges, doutoranda no IB-USP, pretenderam suprir uma lacuna na literatura nacional, porque há poucas pesquisas sobre o tema no Brasil, em particular sobre os ecossistemas de água doce.

O livro, em formato PDF, tem 14 capítulos e pode ser acessado gratuitamente, e sem cadastro, no endereço http://ecologia.ib.usp.br/portal/microplastico/.

Cada um dos capítulos reflete as experiências de pesquisadores da USP, reportando experimentos sobre a presença de plásticos nos cursos e reservatórios de água doce ou salgada em estudos em laboratório ou no ambiente natural.

 

 

 

 

Fonte: Agência Fapesp 30.09.2022

Setor de limpeza dos EUA se esforça para reduzir emissões e embalagens e aumentar a transparência

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ACI destaca ações em seu novo relatório de sustentabilidade

Um novo relatório de sustentabilidade da American Cleaning Institute (ACI), associação que reúne as principais indústrias de limpeza dos Estados unidos,  destaca o papel essencial que a indústria de produtos de limpeza desempenhou no combate à pandemia e ressalta os esforços da indústria para aumentar a transparência e reduzir emissões e embalagens. Mais notavelmente, o relatório pede aos formuladores de políticas que implementem padrões mais eficazes e uniformes para transparência de ingredientes em produtos de limpeza nos EUA

A higiene pessoal, limpeza e desinfecção têm sido essenciais para o combate à pandemia de COVID-19. Esses desafios fortaleceram amplamente o compromisso dos membros da ACI – que incluem alguns dos maiores fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica e industrial e seus produtos químicos – para preparar seus negócios para o futuro, abordando questões de sustentabilidade, como mudanças climáticas e poluição por resíduos.

A ACI e seus membros também elaboraram políticas para um padrão nacional de comunicação de ingredientes, que acabará por beneficiar os consumidores. Um padrão nacional garante que as informações sobre produtos de limpeza sejam consistentes, transparentes e acessíveis aos consumidores nos Estados Unidos.

“A indústria de produtos de limpeza acredita que os consumidores não têm apenas o direito de saber o que está em seus produtos de limpeza, mas o direito de entender quais são esses ingredientes”, disse Melissa Hockstad, presidente e CEO da ACI. “Nossa indústria está comprometida em fornecer informações claras e consistentes aos consumidores, capacitando-os a tomar decisões de compra adequadas.”

Entre outros destaques, o Relatório de Sustentabilidade 2022 da ACI divulga que:

♦ 18 empresas associadas se comprometeram com o Desafio de 1,5°C da ACI, alinhando sua estratégia e metas climáticas corporativas com a meta de 1,5°C baseada na ciência e, assim, atingirão emissões líquidas zero até 2050. Outros 20 membros assumiram compromissos públicos para atingir a meta de 1,5°C – zero emissões até 2050 ou antes.

♦ 10% dos membros têm uma meta de atingir zero resíduos para aterros sanitários. O Roteiro de Embalagens Circulares da ACI descreve um amplo conjunto de ambições, incluindo a meta de atingir uma taxa de reciclagem de 75% para resíduos de embalagens de produtos de limpeza até 2030.

♦ A ACI foi novamente nomeada Safer Choice Partner of the Year (2021) pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) por ajudar consumidores e compradores a encontrar produtos mais seguros para a saúde humana e o meio ambiente.

♦ Como parte de seu esforço para melhorar a transparência, a ACI já criou bancos de dados pesquisáveis ​​on-line (como Cleaning Product Ingredient Safety Initiative e Cleaning Product Ingredient Environmental Safety ) para o mercado acessar e entender informações abrangentes sobre a segurança dos ingredientes usados ​​em produtos de limpeza doméstica .

“Mais do que nunca, a cadeia de suprimentos de produtos de limpeza mostrou sua natureza essencial durante a pandemia, aumentando a produção e fornecendo às famílias, comunidades e sociedade em geral produtos e químicos eficazes de limpeza e higiene”, disse Hockstad. “Apesar desses desafios, nunca perdemos de vista a sustentabilidade. De fato, continua sendo uma pedra angular para o futuro de nossa indústria e do mundo ao nosso redor. O Relatório de Sustentabilidade de 2022 da ACI captura como nossas empresas associadas estão demonstrando seus compromissos de operar de forma sustentável e contribuir para um futuro sustentável para o nosso planeta”.

O Relatório de Sustentabilidade da ACI de 2022 pode ser encontrado em https://www.cleaninginstitute.org/sustainability2022.

 

 

 

 

Fonte: ACI 04.10.2022

EUA: consumidores ainda gastam, apesar das preocupações com a inflação e as taxas de juros

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Segundo NRF, crescimento de empregos e salarial mantém o consumo estável

Apesar da preocupação com alta inflação e com a elevação das taxas de juros para tentar controlar a inflação, os consumidores dos Estados Unidos não deixaram de gastar. Essa é a análise do economista-chefe da National Retail Federation (NRF), Jack Kleinhenz.

“Os consumidores se tornaram cautelosos – mas não pararam de gastar. O crescimento não é tão alto quanto no ano passado, mas as famílias continuam gastando todos os meses à medida que mais empregos, crescimento salarial e poupança recuam suas finanças e os ajudam a enfrentar preços mais altos”, afirma.

Segundo Kleinhenz, a situação econômica nos Estados Unidos é preocupante e a confiança do consumidor está baixa. “Economistas e consumidores estão preocupados com a possibilidade de uma recessão, tudo refletindo inflação persistentemente alta e taxas de juros crescentes. No entanto, os gastos continuam a crescer, e muitos economistas dizem que uma recessão – se houver – provavelmente será leve, diz.

As observações de Kleinhenz foram publicadas na edição de outubro da Monthly Economic Review da NRF. Segundo o estudo, em agosto os gastos dos consumidores se mantiveram melhores do que o esperado.

Já o Federal Reserve (Fed), que manteve as taxas de juros baixas nos últimos dois anos para conter o impacto da pandemia, elevou sua taxa atual para entre 3% e 3,25%. O banco central americano planeja continuar aumentando os juros até que a inflação, que estava em 8,3% em agosto, desacelere para cerca de 2%.

Com o aumento das taxas de juros, que elevam o financiamento de uma casa ou carro, e inflação em alta a confiança do consumidor está em seus níveis mais baixos em anos, apesar de uma alta em setembro.

Consumidor mais otimista

“Mas os consumidores estão se tornando mais otimistas, esperando que a inflação fique em apenas 5,7% ao ano a partir de agora, de acordo com uma pesquisa de agosto do Federal Reserve Bank de Nova York, abaixo dos 6,2% esperados um mês antes. Os consumidores esperam que a inflação fique em 2,8% daqui a três anos, em vez de sua expectativa anterior de 3,2%, e 2% em cinco anos”, informa o relatório.

O Produto Interno Bruto caiu 1,6% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre e 0,6% no segundo trimestre. O altamente respeitado painel Blue Chip de indicadores econômicos de economistas de negócios, que inclui Kleinhenz, prevê um crescimento de 1,2% no apenas encerrado terceiro trimestre e 0,6% no quarto trimestre continuando até 2023.

Apenas 38% dos economistas da Blue Chip agora acreditam que o Fed será capaz de controlar a inflação sem desencadear uma recessão. O painel vê 42% de chance de uma recessão começar este ano e 54% de chance de começar em 2023.

 

 

 

 

Fonte: mercado&consumo 04.10.2022

Índia ultrapassará EUA como ‘maior negócio’ da Unilever, diz presidente executivo indiano

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Sanjiv Mehta argumenta que os consumidores estão deixando o passado colonial do país para trás

O presidente-executivo da Hindustan Unilever disse acreditar que a Índia, o maior mercado do grupo de consumidores em volume, ultrapassará os EUA e se tornará o maior em valor.

“Vejo claramente um dia em que a HUL se tornará a maior empresa da Unilever”, disse Sanjiv Mehta, acrescentando que não poderia dar um prazo. A subsidiária indiana atualmente responde por cerca de 10,7% das vendas do grupo Unilever, segundo dados da empresa, e é uma de suas unidades com melhor desempenho.

O portfólio da Unilever está voltado para os mercados emergentes, com apenas os EUA superando o mercado indiano como porcentagem da receita de vendas. Juntamente com a China, os EUA e a Índia foram apontados pela Unilever como mercados críticos para o crescimento.

O preço das ações do maior grupo de consumidores da Índia subiu para 2.692 rúpias (US$ 33), um aumento de 14% este ano, aproximando-se do recorde de 2.800 rúpias durante a alta do país em 2021.

A capitalização de mercado da Hindustan Unilever é agora de US$ 78 bilhões – equivalente a 69% do valor de mercado de US$ 113 bilhões de sua controladora Unilever, que detém mais de 60% dos negócios listados na Índia. Na Índia, a Hindustan concorre com a Nestlé Índia e, antes do final do ano, com a Reliance Retail de Mukesh Ambani pela fidelidade de 1,4 bilhão de clientes.

Os comentários de Mehta chegam em um momento turbulento para a Unilever. O executivo-chefe Alan Jope anunciou que se aposentaria no final de 2023 após uma oferta fracassada pela divisão de saúde do consumidor da GSK e o descontentamento dos investidores com o desempenho medíocre. Os acionistas têm observado atentamente para ver como a inflação afeta o portfólio da Unilever, que é ponderado para os mercados emergentes e abrange o orçamento de produtos de luxo.

A inflação também apertou os compradores da Índia. Para os indianos com renda limitada, a taxa de 7% de inflação “consome em sua carteira muito rapidamente. Então o dinheiro que sobra para eles, mesmo para itens mais essenciais do que discricionários, é um estresse”, disse Mehta.

A subsidiária da Unilever vende produtos de uso diário, de sabão a sopa, na Índia, uma das principais economias que mais crescem no mundo. O produto interno bruto per capita da Índia foi de US$ 2.277 em 2021, logo abaixo do vizinho Bangladesh e bem atrás da China, de US$ 12.556, segundo o Banco Mundial.

Apesar dos consumidores indianos sentirem o aperto, o volume de vendas da Hindustan Unilever aumentou 6% ano a ano nos três meses encerrados em junho, contrariando a tendência do setor. Os volumes de mercado de bens vendidos na Índia encolheram 6% no mesmo período, segundo analistas do banco japonês Nomura.

As vendas não auditadas da Hindustan Unilever nos três meses encerrados em junho foram de 140 bilhões de rupias, um aumento de 19% ano a ano.

A Hindustan Unilever elevou os preços de produtos do chá ao detergente, mas para reter clientes, Mehta disse que a empresa obteve menos lucro em alguns produtos, como sachês de xampu.

“Você pode reduzir o tamanho apenas até certo ponto”, disse Mehta, porque uma quantidade muito pequena não lavará o cabelo do cliente. “Nós não gostaríamos de vê-los indo para outras marcas, então vamos levar o golpe nas margens.”

Por outro lado, consumidores com renda mais alta estão comprando embalagens maiores para obter o melhor valor, disse ele. “Estamos vendo duas tendências acontecendo: consumidores migrando para embalagens menores ou migrando para embalagens muito maiores.”

A Índia representa um ponto brilhante no sul da Ásia, com crises de dívida surgindo no Sri Lanka, Paquistão e, mais recentemente, em Bangladesh. “O maior estresse que vimos foi no Sri Lanka”, disse Mehta, que também é presidente da Unilever South Asia.

Mehta acrescentou que os consumidores indianos estão cada vez mais evitando marcas internacionais em favor de rótulos locais. “Como nação e nesta geração, estamos deixando para trás o passado colonial. Há orgulho na Índia, o que é muito aparente”, disse ele, acrescentando: “Agora as marcas indianas recebem tanto respeito, se não mais respeito, do que as marcas importadas”.

 

 

 

 

Fonte: Financial Times 03.10.2022

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