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Biossurfactantes: alto desempenho aliado à sustentabilidade

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Os biossurfactantes representam um grande avanço em direção aos anseios por mais sustentabilidade no desenvolvimento de produtos de limpeza doméstica e industrial, incluindo tecidos e detergentes lava-roupas e lava-louças.

No último século, a eficiência destas soluções foi obtida por meio de surfactantes derivados de fontes petroquímicas – uma preocupação ambiental que só cresceu nas últimas décadas.

Por isso, o desenvolvimento de surfactantes “verdes” – que são prontamente biodegradáveis, minimizam as emissões de CO2 e não são prejudiciais para a vida aquática ou outros organismos naturais – representa grande potencial para contribuir com um futuro mais sustentável na indústria de limpeza e de cuidados pessoais, reduzindo a pegada de carbono e as emissões dos gases de efeito estufa em produtos que utilizam surfactantes. 

O alto nível de inovação em pesquisa e desenvolvimento da Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, permitiu a criação de um ingrediente ativo que reúne poderosas propriedades de limpeza e solubilização com o REWOFERM® RL 100.

Trata-se de um ingrediente ultrassustentável à base de glicolipídios, mais especificamente um ramnolipídio, que pode atuar como surfactante primário ou secundário nas formulações. Apresenta excelente desempenho de limpeza e alto poder de espumação, umectação e emulsificação, além de ser suave para a pele e não ter sua performance afetada pela dureza da água. Devido às suas propriedades únicas em termos de desempenho, formulabilidade e sustentabilidade, o biossurfactante multifuncional tem o potencial de simplificar formulações complexas.

De origem vegetal, é 100% biodegradável (aeróbico e anaeróbico), atende ao critério internacional Ecolabel, possui toxicidade aquática excepcionalmente baixa, índice de carbono renovável de 100%, não contém óleo de palma, silicone, nanopartículas, microplásticos e Óxido de Etileno.

Daniel Coelho, Coordenador de Marketing da Evonik em Care Solutions América Latina

REWOFERM® RL 100 possui elevadas propriedades de limpeza e solubilização em uma faixa de pH entre 5,5 e 11. Apresenta sinergias com enzimas e outros surfactantes aniônicos, não iônicos e anfotéricos, podendo ser utilizado para criar formulações e concentrados de alto desempenho.

A solução atende os segmentos de limpadores multifuncionais, lavanderia, limpeza veicular, limpeza pesada, industrial e institucional.

A descrição completa deste produto e de outras soluções sustentáveis e inovadoras, bem como informações que auxiliam no desenvolvimento de formulações, estão disponíveis no portal intoCleaning.

Responsável pelas informações:

Daniel Coelho, Coordenador de Marketing da Evonik em Care Solutions América Latina.

 

 

 

 

Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

Conheça o método de limpeza FlyLady

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Se limpar sua casa for uma tarefa difícil, essa tática de 15 minutos pode reduzir o estresse

Uma casa limpa é uma casa tranquila – mas e se o ato de limpá-la também pudesse ser tranquilo? Esse é o princípio orientador por trás do método de limpeza FlyLady, popularizado pela guru organizacional Marla Cilley. O método de Cilley existe há mais de duas décadas, mas encontrou uma nova vida no TikTok, onde influenciadores o trouxeram para as massas digitais.

O objetivo de usar esse método é ficar menos sobrecarregado com a perspectiva da limpeza – e talvez até começar a apreciá-la. Você faz isso mudando completamente a forma como aborda a limpeza. Em seu site, Cilley instrui os possíveis adeptos do método a dividir sua casa em “zonas” e reservar apenas 15 minutos por dia para limpá-las em um horário definido a cada mês. Ela promete que haverá uma diferença perceptível depois de uma semana: “Não ficou sujo em um dia e não vai ficar limpo da noite para o dia”.

Veja como as zonas são divididas: entrada e varanda da frente (1), cozinha (2), Banheiro e outro cômodo, talvez um escritório ou despensa (3), quarto principal e seus armários e banheiro (4), sala de estar (5).

O objetivo principal de Cilley é que os limpadores não se estressem.  Então, então passar 15 minutos por dia na zona designada para aquela semana é suficiente. As rotinas são essenciais para uma limpeza máxima e eficiente, portanto, certifique-se de que seu bloco de 15 minutos esteja agendado e faça-o todos os dias, de preferência no mesmo horário, para que se torne mais um hábito do que uma tarefa total.

 

 

Fonte: Life Hacker 06.12.2022

Marcas de produtos de limpeza também podem se dar bem com o boom do pet care

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Lançamentos podem explorar e reforçar benefícios específicos para casas com animais de estimação

Por Estela Mendonça

Um dos mercados que mais se valorizaram globalmente com a pandemia foi o de cuidados com os animais de estimação, crescimento apoiado pelo isolamento social. Na análise da Euromonitor, os consumidores sentiram conforto na companhia dos pets, levando ao aumento da posse de animais e a demanda por cuidados premium, como uma forma de expressar afeto e fidelidade. Os Estados Unidos lideram o ranking global de vendas desses produtos, em que o Brasil figura no privilegiado terceiro lugar.

O Censo Pet IPB, levantamento anual da população de animais de estimação realizado pelo Instituto Pet Brasil, mostra que o Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, uma elevação de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões. As aves vêm em segundo, com 41 milhões. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões, seguidos de perto pelos peixes (20,8 milhões). E depois vêm os pequenos répteis e mamíferos (2,5 milhões).

A população de pets felinos foi a que registrou maior crescimento no Brasil entre 2020 e 2021, 6%, enquanto que a de cães cresceu 4%. Nos anos anteriores, os gatos já vinham registrando aumento maior em relação aos cães, mas nunca como o do último levantamento (6%). De 2019 para 2020, o índice foi de 3,6%. De 2018 para 2019, 3,4%. Os dados passaram a ser computados somente em 2018, mas uma estimativa do IPB dos últimos dez anos aponta para um crescimento médio anual de 2,5% entre os felinos.

Segundo apuração do Instituto Pet Brasil, a alimentação de animais de estimação representou 55% dos R$ 51,7 bilhões  que os brasileiros gastaram em produtos, serviços e comércio de animais de estimação, uma elevação de 27% em relação ao ano anterior, segundo a apuração do Instituto Pet Brasil.

Oportunidades em limpeza doméstica

Entre as oportunidades que o aumento do número de animais de estimação cria para as marcas de produtos de limpeza, de acordo com a Mintel, é apresentar linhas de household especialmente desenvolvidas para solucionar problemas de limpeza de áreas e superfícies relacionadas a animais de estimação.

Entre as funcionalidades específicas dos produtos de limpeza, a Mintel cita fórmulas adequadas para superfícies duras e têxteis que forneçam ação de limpeza de longa duração, com tecnologia de eliminação de odores e manchas indesejáveis, além de linhas premium especialmente desenvolvidas para melhorar a saúde dos animais de estimação. Embalagens inspiradas nos pets também podem ajudar as marcas a se diferenciarem para chamar de forma rápida e eficaz os tutores.

Confirmando as oportunidades, uma pesquisa realizada pela marca de produtos ecológicos de limpeza Positiva, entre agosto de 2020 e junho de 2021, com mais de 20 mil clientes, para entender o que leva esses consumidores a escolherem produtos de limpeza mais sustentáveis, apontou que 40% optam por esses produtos por terem animais de estimação em casa e estarem preocupados com o bem-estar do animal.

Segurança e bem-estar

“Produtos de limpeza com características de sustentabilidade, segurança, suavidade e eficiência estão ganhando relevância na decisão de compra dos consumidores, principalmente nos mais de 50% dos domicílios brasileiros em que eles dividem seu espaço com cães ou gatos e tendem a levar em conta em suas escolhas a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação”,  reforça Vera Gomes, coordenadora de negócios home care da Dinaco.

Vera Gomes, coordenadora de negócios da Dinaco

Vera ressalta que, na limpeza doméstica dos lares com cães ou gatos, é importante dar uma atenção especial aos pisos, por serem superfícies onde os animais têm contato por mais tempo, e também para eliminação de odores desagradáveis causados por fezes e urina de animais, que costumam atingir os pisos e outras superfícies, como móveis e acessórios.

Focando em tecnologias inovadoras e multifuncionais, que atendam atributos desejados pelos consumidores em formulações minimalistas para cuidados do lar, roupas, utensílios e brinquedos do pet, sempre preservando o bem-estar dos animais, a executiva da Dinaco selecionou algumas especialidades da Evonik: TEGOTENS® SD 100 MB, REWOFERM® SL ONE e TEGO Sorb®.

O TEGOTENS® SD 100 MB, surfactante não iônico de origem 100% a base de vegetais e certificado Ecocert, é um produto multifuncional ideal para aplicação em superfícies e pisos em geral. Alternativa aos álcoois graxos etoxilados, com alta capacidade dispersante e emulsificante, segundo Vera, possui rápida penetração de sujeira, baixa formação de espuma, secagem rápida e sem resíduos. “Sem chance de prejudicar bichos que adoram aquele canto especial da casa e lambem o que ficar no chão”, garante.

Já para produtos que atuam como um reforço de limpeza altamente eficiente e com formulações ecológicas, o ingrediente REWOFERM® SL ONE, de acordo com Vera, é uma excelente alternativa, por ser um biossurfactante ultra sustentável, de fontes renováveis de base biológica para detergentes e com excelente poder de umectação, uma alternativa sem etoxilação e com certificado Ecocert.

Para eliminar odores desagradáveis de forma permanente e irreversível, a sugestão da Dinaco é o TEGO Sorb®, um ingrediente biodegradável para uma ampla variedade de aplicações em todos os tipos de superfícies e materiais. “Possui ação rápida, altamente eficaz e é compatível com a maioria das fragrâncias. Em combinação com as fragrâncias suaves, hipoalergênicas e biodegradáves da Takasago, o olfato e a pele dos pets estarão muito bem cuidados”, completa Vera.

Neutralizadores de odores

“Enquanto o mundo vivia momentos de muita preocupação em relação à saúde e à economia devido à pandemia da Covid-19, o mercado pet só crescia”, pontua Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda, ressaltando que pesquisas comprovam que o relacionamento com os animais melhora a qualidade de vida das pessoas, combatendo depressão, reduzindo estresse, aumentando a imunidade e estabelecendo vínculos afetivos.

Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda

Entretanto, Pugliese destaca que, frente a esse novo cenário e a demanda por novos produtos criada para esses considerados membros da família, a Croda possui tecnologias que são consideradas suaves e anti-irritantes e que poderão suportar os desafios de atingir os critérios de desempenho na criação de formulações, tanto para limpeza de ambientes e superfícies como para cosméticos, sempre considerando a compatibilidade dos ingredientes da formulação e, principalmente, com foco na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente.

Um dos desafios na limpeza doméstica em casas com animais de estimação, segundo o executivo, é a neutralização dos odores, provenientes das urinas, fezes ou até mesmo exalados pelo corpo do animal, deixados em ambientes, em tapetes, caminhas, cobertores e outros objetos e superfícies.  “Para tal desafio, a Croda traz ao mercado a linha de neutralizadores de odores ZinadorTM, com duas versões, Zinador 22L e Zinador 35L, para se adequar da melhor forma nos diversos tipos de formulações e aplicações”.

A linha Zinador é composta de neutralizantes de odores de base biológica (85% a 100%), que provou ser eficaz contra uma ampla gama de odores, em especial o de urinas. Não requerendo emulsificantes ou quelantes para formular, Pugliese destaca que eles são econômicos e muito fáceis de usar.

“Como estamos falando de limpeza doméstica, em alguns tipos de aplicações não temos enxágue (sofás, tapetes, cadeiras e outros), tornando importante observar também se a formulação não deixará resíduos, causando a mancha ‘fantasma’, que aparece após o tecido estar seco. Com a linha ZinadorTM, garantimos que esse tipo de mancha não irá ocorrer”, afirma Pugliese.

De acordo com Pugliese, a Croda realizou vários testes comparativos da eficácia de ZinadorTM com outros produtos comerciais, comprovando seu efeito na neutralização da concentração da amônia (usada para simular o odor de urina), logo após um minuto de ser adicionada, além  de avaliações comparadas de resíduos em tecidos, que mostraram seu atributo antimanchas.

Biocida sinérgico

“O mercado brasileiro de cuidado com os animais de estimação está crescendo. O Brasil já tem a terceira maior população de animais de estimação do mundo e ocupa o sexto lugar entre os 10 países com maior faturamento do mercado pet care”, reforça Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan, lembrando que no auge da pandemia do coronavírus houve um aumento significativo no número de animais de estimação nas casas dos brasileiros.

Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan

Gabriela observa que, enquanto os animais de estimação trouxeram um ambiente vibrante para as casas, especialmente durante as medidas de confinamento, compartilhar o espaço com eles tornou a limpeza doméstica mais desafiadora. “Pensando na facilidade e eficiência, os donos de animais procuram produtos que limpem bem a casa, mas que também não deixem resíduos ou odores indesejados”.

Para atender essa necessidade e pensando em uma limpeza eficiente, a pesquisadora da Stepan recomenda o AMMONYX® LMDO, uma amina óxida ideal para formular detergentes, neutralizadores de odores e outros produtos de limpeza doméstica desenvolvidos para residências com animais de estimação. “Este produto oferece excelente poder de limpeza, além de aumentar a viscosidade e contribuir para a formação de espuma. Também pode ajudar na estabilidade da formulação, agindo como solubilizante de fragrâncias”, descreve.

Já para ajudar a lidar com os odores que os animais de estimação deixam nas superfícies, Gabriela também recomenda incluir um bactericida na formulação, o que ajudará a eliminar os microrganismos causadores de maus odores e a promover uma limpeza segura e eficiente. “O AGENT 2576-65 é um biocida sinérgico de 5ª geração baseado em sais de amônio quaternário. Este produto é concentrado em 80% ativo e requer baixa dosagem na formulação, quando comparado aos quaternários de outras gerações”.

“A combinação do AGENT 2576-65 com outros tensoativos, como o AMMONYX® LMDO, proporciona uma limpeza completa e eficiente da casa, eliminando a sujeira e quaisquer odores”, garante Gabriela, que coloca a equipe técnica da Stepan à disposição dos fabricantes para fornecer mais detalhes desses e outros ingredientes e para auxiliá-los no desenvolvimento de produtos de limpeza destinados para ambientes com animais de estimação.

Marcas embarcam

Muitas grandes marcas de limpeza lançaram produtos para aproveitar a onda de oportunidades. A SC Johnson, por exemplo, lançou no Brasil a linha de produtos desinfetantes Lysoform Pets indicada para desinfetar diversas superfícies da casa, ajudando a proteger os pets.

Os produtos da linha matam 99.9% dos vírus e bactérias presentes nas superfícies, inclusive os que causam a cinomose, a gripe canina  e a calicivirose felina, além de eliminar odores causados por animais domésticos nos ambientes. Os locais sugeridos para uso incluem pisos, local do xixi, coleiras, brinquedos, roupas, sofás, camas, entre outras.

O Extreme Stain & Odor Eliminator, da Rocco & Roxie, comercializado no mercado americano, promete lidar com manchas de urina, fezes e vômito de animais de estimação. A marca adicionou um neutralizador de odores à base de minerais naturais à sua formulação enzimática para eliminar manchas e odores mais rapidamente. O produto funciona em carpetes, estofados, madeira, cerâmica, couro, tecido, entre outras.

A Pet Perennials lançou nos Estados Unidos uma nova linha de purificadores de ar para quem costuma transportar seus pets nos veículos: Pawsitively Fresh, composta por aromatizantes de  carros de longa duração com designs de animais ​​com expressões inteligentes para oferecer um pouco de “inspiração enquanto o consumidor dirige”.

A One Fur All atualizou sua linha de velas Pet House Candle que, além de um design moderno e sustentável, são feitas de cera de soja à mão em corantes, ftalatos, e parabenos. Elas foram desenvolvidas para neutralizar odores de animais de estimação e estão disponíveis em várias fragrâncias.

A marca Vanish, da Reckitt, lançou no Reino Unido, o Vanish Pet Expert Carpet & Upholstery Foam, Spray de espuma para limpeza que promete remover três vezes mais pelos e odores de animais do que apenas aspirar os tapetes e carpetes, ajudando também  a proteger de novas manchas.

O Vamoosh Pet Hair Dissolver, disponível no Reino Unido, é um detergente com oxigênio ativo desenvolvido para dissolver os pelos de animais ao ser adicionado nos ciclos de lavagem das lava-roupas. Além disso, remove odores, manchas e sujeiras, além de eliminar 99,9% das bactérias.

O Clorox Pet Urine Remover, desenvolvido com peróxido de hidrogênio, propõe-se a remover rapidamente manchas e odores desagradáveis. Segundo a Clorox, a fórmula decompõe a urina em vez de mascará-la e funciona em superfícies duras ou macias.

A marca Febreze, da P&G, oferece nos Estados Unidos uma linha para eliminar odores persistentes de animais de estimação, composta por variantes específicas para tecidos, aromatizadores para pequenas áreas e aromatizadores sprays.

Para ajudar na rotina de limpeza dos tutores, a Bettanin lançou no ano passado EsfreBom Sacos para Lixo Pet. Segundo a empresa, possui tecnologia oxiobiodegrádavel, que se decompõem em um período de 1 a 3 anos. Na versão rolo de 6L, com 40 sacos, o produto traz uma solução prática e higiênica na hora de descartar a sujeira do pet sem prejudicar o meio ambiente.

A Skout’s Honor, especializada em produtos para animais de estimação ambientalmente e socialmente responsáveis, no início deste ano lançou dois novos produtos Severe Mess Stain & Odor, um para gatos e outro para cães. Os produtos prometem eficácia na eliminação de odores e são ecologicamente corretos e à base de plantas.

Lançada no Brasil, a linha de produtos Veja Pets, da Reckitt,  é indicada para higienizar e neutralizar os odores que os pets deixam em casa. O limpador de uso diário higieniza todos os ambientes, além de conter fragrâncias exclusivas. Os produtos são ideais para espaços internos, quintais, clínicas veterinárias e pet shops.

A Zoflora anunciou o lançamento no Reino Unido do Biodegradable Antibacterial Floor Wipes, feito de fibras à base de plantas provenientes de florestas geridas de forma responsável, para limpeza de pisos de locais com animais de estimação. Os wipes estão disponíveis na fragrância Mountain Air, especialmente desenvolvida para ser mais bem tolerada pelo olfato sensível de cães, gatos e outros animais de estimação.

A UAU Ingleza, enxergando no amor pelos pets, um mercado de oportunidades, aposta em nova marca UAU AU, que inclui o Limpador Neutralizador de Odores UAU AU, com fórmula que limpa e neutraliza os maus odores do ambiente. “Este é um avanço na diversificação de mix da empresa para um cuidado completo e eficiente, dentro do propósito da marca, que cuida da família brasileira”, afirma a gerente de marketing da UAU Ingleza, Lara Melo.

Riscos de intoxicação

Os dados são dos Estados Unidos, mas servem de referência por aqui sobre os riscos de intoxicação animal. A ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), que mantém uma área de controle de intoxicação animal que opera uma linha direta para orientar donos e veterinários para manter os animais seguros e saudáveis, viu em 2022 as ligações subirem de 22%, totalizando 401.550 atendimentos.

Com base no ano anterior, a associação elabora uma lista das principais toxinas de animais de estimação. Os produtos de household, que incluem produtos de limpeza e tintas, por exemplo, ocupam a sexta posição e só perdem para os medicamentos de venda livre, os medicamentos prescritos, os produtos alimentícios, o chocolate e as plantas. Na sétima posição estão os produtos veterinários, seguidos por raticidas, inseticidas e itens para jardinagem, como fertilizantes.

Estabilidade pós-pandemia

Depois de um boom durante o isolamento social na pandemia de Covid-19 no Brasil, lares com pets tiveram uma redução -2,9% em 2022, segundo o estudo Domestic View 2022, que também mostrou que o gasto médio domiciliar com pets apresentou um salto de 129% entre 2020 e 2021. Enquanto entre os meses de março de 2020 e 2021 os lares com três ou mais cachorros representavam 21,2% do share, entre 2021 e 2022 passaram para 14,5%, e as casas com apenas um cachorro são hoje 10% a mais do que ano passado.

Scott Duramax amplia portfólio com Duramax Antibacteriano

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Com poder antibacteriano, novidade chega ao mercado para suprir necessidade dos consumidores que buscam por uma limpeza ainda mais segura e efetiva

Com uma rotina de higiene que chegou para ficar após o Covid-19, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a limpeza da casa. Todos querem um ambiente limpo e livre de bactérias. Com essa nova realidade, o consumidor está mais atento, informado e comprometido com a limpeza e cuidado do lar. Por isso, com o objetivo de oferecer mais uma opção aos consumidores, Scott Duramax®, marca de panos reutilizáveis da Kimberly-Clark, lança o Duramax Antibacteriano® em todo o território brasileiro, que oferece soluções antibacterianas e garante uma higiene efetiva. 

A novidade, que chega na cor verde, prevê a eliminação de 99,9% das bactérias no pano reutilizável por uma ação que, ao entrar em contato com a superfície, o Duramax Antibacteriano® consegue limpar a sujeira e matar nele as bactérias, fornecendo uma higiene mais segura e completa par todos os ambientes. Ainda, priorizando a funcionalidade durante a limpeza da casa, o produto mantém sua característica reutilizável, lavando e secando facilmente, enquanto preserva o poder antibacteriano. 

“A rotina das pessoas não é mais a mesma, assim como os consumidores mudaram seus hábitos de consumo, que buscam mais eficiência na proteção e cuidado da casa. Por isso, reforçamos nosso portfólio com o Scott Duramax Antibacteriano® que tem como principal objetivo proporcionar mais segurança com a qualidade ímpar de Scott Duramax®, garantindo superfícies ainda mais limpas e livres de bactérias’’, conta Bruno Sparapani, gerente executivo de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.  

O novo Scott Duramax Antibacteriano® pode ser encontrado nos principais pontos de venda do Brasil. Cada rolo do produto conta com 48 panos reutilizáveis de 20,1 cm x 21,5 cm em cada unidade. 

Fábrica de cloro investe R$ 290 milhões em Igarassu para modernização de unidade

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Com investimento de R$ 290 milhões para abrir uma nova unidade, a Cape Igarassu, fábrica de cloro localizada no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, chega também trazendo modernidade e tecnologia para sua unidade já existente.

Para isso, haverá a substituição da sua planta atual, que é à base de mercúrio, por uma nova membrana. De acordo com a Convenção de Minamata, o prazo para desligar a planta de mercúrio é em 2025, mas a empresa afirma que desligará assim que a obra for finalizada.

A única produtora de cloro-álcalis de Pernambuco conta com a parceria da empresa Chlorum Solutions, com o intuito de promover uma solução ambientalmente sustentável, inovadora e segura para o fornecimento de cloro e derivados, que é o que a empresa propõe. Além disso, nesta quinta-feira (1º), os representantes da Cape Igarassu foram recebidos pelo governador Paulo Câmara.

Para Roberto Abreu, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, é necessária a renovação do incentivo do Programa de Desenvolvimentos Estado de Pernambuco (Prodepe), para que os investimentos continuem sendo aplicados. “Estamos renovando o incentivo do Prodepe até 2032 para que a empresa tenha a tranquilidade de utilizar todos os benefícios possíveis no Estado e possa crescer, mantendo os empregos e investindo esse volume de recursos aumentando sua produção e faturamento”, ressaltou.

“A indústria usa uma tecnologia que precisa ser substituída e modernizada nos próximos anos. Então, vamos fazer a atualização tecnológica dessa operação industrial, garantindo a continuidade do fornecimento desses insumos que são básicos e fundamentais”, concluiu Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum Solutions.

A capacidade de produção da planta é de 125 toneladas por dia (tpd) de cloro equivalente, sendo 1/3 (45 tpd) de tecnologia de membrana, a mais limpa e eficiente disponível, e 2/3 (80 tpd) de tecnologia de mercúrio, que deve ser fechada até 2025 de acordo com a Convenção de Minamata.

 

 

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco 02.12.2022

Pesquisa analisa métodos de medição em produtos domésticos

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Um novo estudo de coautoria do American Cleaning Institute (ACI) avalia as metodologias para medir um subproduto de fabricação que está sujeito a regras restritivas em jurisdições como o estado de Nova York.

Os legisladores aprovaram uma lei em 2020 que limita a concentração de 1,4-dioxano a níveis de partes por milhão (ppm) em produtos de limpeza doméstica, cuidados pessoais e cosméticos. A Califórnia está considerando propostas semelhantes.

A pesquisa “Medição precisa da concentração de 1,4 dioxano em produtos de limpeza: uma revisão do estado da arte atual” está agora disponível no Journal of Surfactants and Detergents.

O 1,4 dioxano é um subproduto do processo de fabricação de alguns surfactantes contidos em produtos de limpeza e detergentes e é classificado como um potencial carcinógeno humano, cuja ocorrência em águas superficiais e subterrâneas é particularmente preocupante.

O novo artigo avalia as metodologias usadas para quantificar 1,4-dioxano em águas superficiais e água potável e, em seguida, estende a avaliação a produtos comercialmente disponíveis, que são mais complexos.

Devido à complexidade das formulações de produtos de consumo e às concentrações extremamente baixas de 1,4-dioxano exigidas pela lei de Nova York são avaliadas as condições ideais para medição. Os autores observaram as vantagens e desvantagens de várias metodologias e fazem recomendações técnicas específicas para quais métodos e padrões devem ser usados.

 

 

 

 

Fonte: Cleaning Institute 29.11.2022

Garrafas de papel sem plástico são usadas pela marca ‘eco-mate’ de detergentes no Reino Unido

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A inglesa SUPA Products criou garrafas de papel sem plástico para a  marca ‘eco-mate’ de detergentes sustentáveis.

O negócio foi iniciado em 2019, depois que os proprietários perceberam que ninguém mais havia criado uma garrafa biodegradável resistente o suficiente para reter líquidos de limpeza por tempo suficiente.

“Nós simplesmente não podíamos acreditar que não havia uma garrafa de papel no mercado, tudo era uma tentativa de greenwashing cobrindo uma garrafa de plástico com uma de papel externa ou eles usaram sacolas plásticas dentro das quais é ainda pior para os ecossistemas oceânicos”, diz o cofundador Scott Nicholas.

“Até mesmo grandes empresas estavam promovendo o desenvolvimento de garrafas de papel, mas quando olhamos mais de perto, elas ainda tinham plástico dentro e usavam gargalo e tampas de plástico. Não podíamos acreditar, então fizemos nossa própria garrafa de papel sem nenhum plástico”, conta.

Os detergentes eco-mate da empresa também são fabricados no Reino Unido a partir de ingredientes vegetais de origem ética. O design da garrafa de papel tem um revestimento interno de algas marinhas e látex de plantas naturais para impedir que vaze, além de apodrecer após o uso, como uma folha de árvore. Aceleradores biodegradáveis ​​dentro do papel aceleram e garantem a compostagem natural e as garrafas podem ser cortadas e compostadas em casa, jogadas na reciclagem ou colocadas em uma lixeira de jardim.

A SUPA agora planeja expandir a gama de produtos que oferece para shampoos para animais de estimação e limpadores.

 

 

 

 

Fonte: Business Life  30.11.2022

Coopavel diversifica negócios com fábrica de produtos de limpeza

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Meta da Cooperativa de Cascavel é chegar a 46 itens em dois anos para indústrias e uso doméstico

A verticalização é um dos caminhos empregados pelas cooperativas modernas para melhorar os seus indicadores e o seu desempenho produtivo. A Coopavel, Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (PR), atua em 15 setores agroindustriais diferentes e um dos mais recentes está na área de materiais de higiene e limpeza.

A Coopclean, instalada no parque industrial da cooperativa, nasceu há dois anos como resposta a uma necessidade dos mais diferentes setores que a compõem. “Percebemos que o consumo e a conta com esses materiais eram cada vez maiores e exigia volumes de recursos substanciais mensalmente. Fizemos então um estudo e percebemos a oportunidade de criar um novo negócio, que além de atender a demanda interna poderia, gradualmente, abrir um novo mercado para a Coopavel”, diz o presidente Dilvo Grolli.

A indústria fabrica produtos para limpeza automotiva, detergente para lavar louça, limpa vidros, neutralizador de resíduos alcalinos, desengraxante, sanitizante, desincrustante ácido, água sanitária, alvejante, detergente para lavar roupas e desinfetante. Atualmente, o portfólio da Coopclean tem 18 itens liberados e em produção industrial e oito em processo final de aprovação pela Anvisa.

A meta é chegar a 46 itens em dois anos, desenvolvidos para indústrias e uso doméstico. “O processo é gradual. Hoje, o que fabricamos atende a necessidade interna da cooperativa. O próximo passo é chegar a outras indústrias e então a partir do ano que vem ao varejo”, informa o gerente José Carlos Sales.

A Coopavel, nos seus mais diferentes setores industriais e unidades que integram seu complexo em 23 municípios, consome em média 50 mil litros de produtos de higiene e limpeza por mês. A Coopclean já atende a esse volume, mas em três anos a meta é chegar à produção de 300 mil litros mensais, estima o diretor Rogério Rizzardi.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Coopavel 11.22.2022

Quatro principais impulsionadores dos estados de necessidade do consumidor

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O que são estados de necessidade e por que eles são importantes?

Em sua essência, os estados de necessidade são a expressão de um impulsionador subjacente fundamental do comportamento e da mentalidade do consumidor, que atravessa categorias e formatos pré-existentes. Os consumidores estão cada vez mais preparados para se concentrar no resultado desejado ou na intenção de seu consumo, com nuances, e estão iniciando suas jornadas de compra e consumo voltando a partir desse ponto. Isso representa uma mudança radical na forma como os consumidores refletem sobre suas escolhas de produtos e fornece uma estrutura para o desenvolvimento de produtos em um mundo em que as estruturas estabelecidas perderam ressonância.

Eles são o nexo de dois motivadores muito poderosos: as percepções imediatas do consumidor ou o desejo de se sentir de uma maneira particular e sua identidade e aspirações de longo prazo. Em outras palavras, uma poderosa combinação de necessidades físicas ou mentais próximas e motivadores emocionais mais profundos relacionados ao senso de identidade do indivíduo. Isso torna a estrutura do estado de necessidade para a formulação e posicionamento do produto mais complexa, mas também potencialmente muito mais atraente do ponto de vista do consumidor e geradora de valor do proprietário da marca.

Movendo-se para um mundo mais atomizado de padrões de estilo de vida divergentes, apresentando ocasiões de uso fragmentadas e categorias indistintas, os estados de necessidade fornecem aos proprietários de marcas um meio poderoso de segmentar e direcionar o comportamento do consumidor moderno. Na crescente ausência de consumo controlado e uso tradicional de categorias ou substâncias herdadas (como nicotina, álcool e cafeína), as ofertas de produtos precisam abordar a mentalidade menos estruturada, mas indiscutivelmente mais exigente, dos estados de necessidade. Isso significa tomar decisões holísticas em todo o pipeline de inovação, desde o resultado definido até a formulação, passando pelo formato e mensagem.

Quais são os principais impulsionadores da mentalidade dos estados de necessidade?

Cultura de otimização

Uma cultura de auto-aperfeiçoamento tem vindo cada vez mais à tona, particularmente entre os adultos mais jovens, reforçando o conceito de “hacking de vida” e consolidando a crença no poder coletivo de ganhos marginais, contribuindo assim para a ressonância do posicionamento dos estados de necessidade. Os consumidores estão evitando o consumo desfocado pelo consumo e, em vez disso, estão vendo o uso de produtos e substâncias como parte de um todo holístico e intencional direcionado para alcançar uma série de objetivos, muitas vezes em busca de um fim mais amplo e unificado.

Controlando o relógio

Não obstante a perturbação forçada da pandemia, nas últimas décadas, os estilos de vida tenderam para uma maior complexidade e um ritmo mais acelerado. Para alguns, isso resultou em uma sensação de desenraizamento e estresse, e um desejo resultante de gerenciar rotinas diárias, flutuações de energia e transições de humor de uma maneira mais matizada e fluida do que ocasiões e substâncias herdadas são capazes de alcançar. Isso levou a uma saliência aprimorada para o aumento sutil e o direcionamento de resultados das proposições do estado de necessidade.

Estabilidade de dentro

O mundo vive níveis elevados de instabilidade geopolítica, económica e ambiental, com a vida dos indivíduos despojada das certezas relacionadas com o emprego e a habitação que caracterizaram as gerações anteriores. Com a sociedade aparentemente relutante ou incapaz de impor um senso de estabilidade, os consumidores estão mais empenhados em fornecer estabilidade interna. Engajar-se em estados de necessidade de consumo significativos e orientados para resultados é um elemento dessa abordagem estratégica.

Busca por ativos naturais e ingredientes funcionais

Tradicionalmente, a gama de substâncias acessíveis ao consumidor médio tem sido bastante limitada em muitos dos principais mercados, o que significa que os meios de lidar com questões onipresentes de estilo de vida têm sido grosseiros, com várias das mesmas substâncias fornecidas em grupos relativamente estreitos de formatos sendo usados ​​para gerenciar múltiplas necessidades. Os consumidores modernos estão mais familiarizados com as propriedades e os efeitos de uma gama mais ampla de ativos naturais e funcionais (como canabinóides, cogumelos, guayusa, entre muitos outros), que procuram para melhorar a sensibilidade e a eficácia de seu próprio gerenciamento de problemas.

 

 

 

Fonte: Euromonitor International 15.11.2022

Zara lança detergente que reduz libertação de microfibras

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A marca de moda desenvolveu o produto em parceria com a BASF

O detergente para roupa que diminui até 80% a libertação de microfibras da roupa desenvolvido pela Zara, em parceria com a BASF Home Care e I&I Soluções, vai estar disponível nas lojas físicas e online.

O detergente que reduz emissão de microfibras contém ingredientes de alta eficiência e foi testado em diferentes centros de investigação em vários tipos de tecidos e com distintas condições de lavagem. Os resultados dos testes revelam que o detergente é particularmente eficiente em lavagens a baixa temperatura, o que torna este produto ainda mais sustentável.

“A inovação e a colaboração são determinantes para enfrentar os desafios da indústria têxtil. Este projeto com a BASF é um bom exemplo disso, uma vez que mostra a colaboração de diferentes indústrias permite dar um passo mais à frente, uma vez que a solução pode ser adaptada para ampliar o uso dessa tecnologia na indústria”, disse o diretor de sustentabilidade da Inditex, Javier Losada.

O detergente vai ser comercializado na Zara Home em mais de 25 mercados, sobretudo europeus. A marca quer gradualmente aumentar os mercados de venda.

 

 

Fonte: Welectric 03.12.2022

Mercado global de biocidas atingirá US$ 13,6 bilhões até 2027

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Aplicações incluem tratamento de água, limpeza doméstica, industrial e institucional, tintas e revestimentos

O mercado global de biocidas crescerá para US$ 13,6 bilhões até 2027, em um CAGR de 4,3% de US$ 11,0 bilhões em 2022, segundo a Research and Markets.  Os biocidas são substâncias químicas usadas para matar organismos indesejados e controlar o crescimento de bactérias ou fungos. Os biocidas ajudam a prevenir a degradação das propriedades físicas e sensoriais dos produtos.

Os biocidas são usados ​​principalmente em várias aplicações, como tratamento de água, cuidados domésticos e pessoais, preservação de madeira, tintas e revestimentos e outros (couros e têxteis). Também é usado em aplicações domésticas, como desinfetantes e desinfetantes, bem como em aplicações industriais para evitar incrustações em oleodutos e oleodutos.

Os principais fornecedores de biocidas estão cada vez mais fornecendo seus produtos para os segmento cuidado doméstico devido ao seu uso na prevenção do crescimento de micróbios em produtos de limpeza e cuidados pessoais. Muitos players fabricam grandes porções de biocidas com base nos sais metálicos da molécula de piritiona.

 

 

 

Fonte: Research and Markets 02.12.2022

Setor de produtos de limpeza se mantém confiante, mas com cautela para o futuro

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Dados do ICEI Setorial da CNI indicam que empresários do setor de saneantes se mantêm do lado otimista da indústria.

De acordo com dados do ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial Setorial, de novembro, os fabricantes de produtos de limpeza se mantêm entre os segmentos confiantes da indústria brasileira. No levantamento, realizado pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, o setor de saneantes e de higiene pessoal apareceu com 51,4 pontos (índices acima de 50 indicam otimismo). “As cadeias produtivas estão normalizadas e há espaço para retorno de investimentos para o setor. Embora tenha havido uma queda de quase 10 pontos em relação a outubro, a situação é melhor do que a de novembro de 2021, quando a pandemia ainda impactava muito as projeções”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. 

Nos últimos meses, a confiança do empresário industrial, de todos os setores, registrou baixa, com alguns passando a registrar pessimismo para os próximos meses. A confiança caiu em indústrias de pequeno, médio e grande portes. O maior recuo foi registrado nas empresas de médio porte, cujo ICEI caiu 10 pontos. Nas pequenas e grandes empresas, as quedas foram de 7,4 pontos e 7,7 pontos, respectivamente.

Apesar da cautela para os próximos meses, a expectativa, segundo Engler, é que o setor de saneantes feche 2022 com um crescimento de cerca de 2%, o que significaria um novo recorde nos níveis de produção – o setor atingiu sua máxima histórica em 2019 e manteve a estabilidade em 2020 e 2021. “Parte desse crescimento se deve ao constante fluxo de lançamentos e ao fato de a sociedade ter se conscientizado sobre a importância do uso de saneantes como ferramenta de saúde pública”, analisa o diretor da ABIPLA.

A estabilidade mantida pelo setor durante o período mais crítico da pandemia permitiu que a indústria de produtos de limpeza continuasse a gerar postos de trabalho. Hoje, são mais de 92 mil empregos diretos gerados e saldo positivo no CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados nos últimos anos. “Além da geração de vagas, é importante destacar a possibilidade de ascensão profissional que o setor possibilita. É uma indústria muito desenvolvida, com oportunidades em todos os níveis de trabalho”, diz, lembrando que, em 2021, o número de empregos do setor cresceu 2,6%.

46 anos de fundação da ABIPLA

Em novembro, a ABIPLA completou 46 anos de atuação. A entidade foi criada para promover discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável e tem interagido, de forma permanente, com a ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária, entidades congêneres e autarquias, órgãos e esferas governamentais.

Nos últimos anos, a ABIPLA vem tendo papel de destaque no combate à desinformação e na defesa do uso correto de saneantes como ferramenta de saúde pública. Em março de 2021, por exemplo, a entidade lançou seu Guia de Produtos de Limpeza, publicação que responde às principais dúvidas de consumidores sobre os diferentes tipos de saneantes, suas indicações e cuidados no uso para ambientes domésticos e profissionais. 

Além disso, em parceria com o CFQ – Conselho Federal de Química, tem desenvolvido campanhas informativas sobre produtos de limpeza, como a que visa conscientizar a sociedade do risco de se misturar produtos de limpeza em desacordo com as informações do rótulo dos saneantes, as chamadas misturas caseiras de limpeza que, além de serem ineficazes, podem provocar danos em objetos e superfícies e até levar à formação de gases tóxicos, prejudiciais à saúde humana e de animais de estimação, por exemplo.

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