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Tendências globais de consumo para 2023

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A Mintel, especialista em o que os consumidores querem e por quê, anunciou hoje cinco tendências definidas para impactar os mercados consumidores globais em 2023, nos próximos cinco anos e além. 

Centradas em torno de sete principais impulsionadores do comportamento do consumidor – Identidade, Direitos, Ambiente, Experiências, Tecnologia, Bem-Estar e Valor – as tendências são:

• Me Mentality: os consumidores estarão ansiosos para se concentrar novamente e as marcas podem ajudá-los a ocupar o centro do palco.

• Poder para as pessoas: as marcas precisam abrir espaço para um novo ‘c’ em seu c-suite, pois os consumidores estão investindo, co-criando e votando em mudanças ao lado das marcas.

• Hiper Fadiga: os consumidores tentarão cortar o ruído e se conectar com o que é importante para eles.

• Localismo Internacional: comprar localmente será uma maneira de os consumidores se protegerem financeiramente, ambientalmente e psicologicamente, e sentirem que estão retribuindo.

• Gastos Intencionais: fatores como flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade desempenharão papéis cada vez mais importantes na equação de valor do consumidor.

Simon Moriarty, diretor da Mintel Trends, EMEA, comenta como as tendências afetarão mercados, marcas e consumidores em 2023 e além:

Me Mentalidade

“Nos últimos anos, os consumidores tiveram uma mentalidade comunitária, colocando suas próprias necessidades em segundo plano para priorizar a saúde e a segurança pública. As pessoas agora estão emergindo da pandemia ansiosas para se concentrar novamente em si mesmas.

“À medida que os consumidores procuram construir novas partes de sua identidade, as marcas podem ajudar a preencher as lacunas com ofertas que os ajudam a desenvolver suas habilidades e ganhar domínio em novas áreas. As marcas devem saber que a demanda por produtos focados em saúde mental e bem-estar aumentará à medida que os consumidores procurarem entender seus pontos cegos. Olhando mais adiante, os consumidores usarão o metaverso para desenvolver identidades únicas que correspondam ao ambiente digital. Isso resultará em identidades fragmentadas online. Com isso, haverá um movimento mais forte em direção à privacidade de dados e proteção do consumidor à medida que a pegada digital dos consumidores se tornar mais robusta e em camadas.”

Poder para as pessoas

“As marcas precisam abrir espaço para um novo ‘c’ em seu c-suite: consumidores. Os consumidores estão moldando as marcas com seus dólares e suas vozes. Além de admitir que ‘o cliente tem sempre razão’, esta será uma evolução onde os consumidores estão investindo, cocriando e votando em mudanças ao lado das marcas. Responder a essa demanda exige que as marcas ouçam e reajam, mantendo a inovação do mercado como prioridade.

“ NFTs e comunidades Web3 estão abrindo novos canais para os consumidores investirem, dando-lhes uma forma de possuir uma parte de uma marca e conectar-se diretamente com o sucesso e crescimento geral de uma marca. No futuro, as marcas atenderão cada vez mais às identidades de nicho de investidores leais ao consumidor, fragmentando marcas grandes e herdadas em unidades de negócios menores e mais direcionadas.”

Hiperfadiga

“Passando de crise em crise, os consumidores estão sendo esticados em muitas direções enquanto são bombardeados com histórias da mídia e conteúdo digital. A pandemia, o aumento do custo de vida, a crise energética, a agitação geopolítica e a crise climática estão cobrando seu preço, deixando os consumidores sobrecarregados”. 

Simão continuou. “Os consumidores encontrarão significado e consolo ao se reconectarem com seu entorno, suas comunidades e consigo mesmos. Iniciativas de caridade e comunitárias nascidas de colaborações de marcas inspiradoras desempenharão um papel intrínseco no combate aos níveis de fadiga, capacitando as pessoas a assumir o controle e ajudando-as a construir uma perspectiva positiva em meio a adversidades financeiras. Nos próximos cinco anos, esperamos que as marcas estabeleçam limites para trazer ordem ao fluxo de informações e iniciativas para permitir que os consumidores formem conexões saudáveis ​​com recursos em tecnologia, bem-estar e espaços de lazer.”

Localismo Internacional

“Com tanta incerteza global, haverá um movimento maior para proteger os recursos locais e impulsionar os negócios locais. Esta é uma ressaca da pandemia, mas também um reflexo da mudança de atitude dos consumidores em relação ao que é importante para eles – uma reconexão com o ‘local’ também é uma maneira de os consumidores se protegerem financeiramente, ambientalmente e psicologicamente e sentirem que estão dando volta de alguma forma.

“Os consumidores responderão instintivamente a inovadores e marcas locais que estampam sua autenticidade nos itens que produzem e vendem. ‘Localismo’ significará apoiar comunidades onde o produto é fabricado e não onde o consumidor está localizado. Nos próximos anos, os consumidores exigirão a rastreabilidade das matérias-primas e mais transparência sobre como as marcas estão conservando os recursos locais.”

Gastos Intencionais

“Os consumidores estão se concentrando novamente no que valor significa para eles e gastando mais intencionalmente como resultado. Em um ambiente econômico difícil, os consumidores querem fazer escolhas financeiras inteligentes sem sacrificar sua qualidade de vida. 

“Espere um foco mais forte na durabilidade, flexibilidade e atemporalidade, pois os consumidores procuram comprar menos e possuir produtos que duram mais e atendem a vários propósitos. À medida que o mercado se torna ainda mais saturado com alegações de valor agregado, os consumidores se tornarão mais céticos e perspicazes. Nos próximos cinco anos, esperamos ver as marcas orientadas a propósitos emergirem com inovações que abordam os desafios de longo prazo enfrentados pelas indústrias, nações e comunidades das quais fazem parte”. Conclui Simão.

Seventh Generation compromete-se a descontinuar embalagens grandes até 2030

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Marca de produtos de limpeza ecológicos da Unilever quer reduzir impacto ambiental

Com a intenção de reduzir as emissões e o desperdício de plástico e água, a empresa de produtos domésticos e pioneira em produtos verdes Seventh Generation anunciou no dia 1º de novembro o compromisso de eliminar frascos de detergente líquido para roupas de grande formato de sua linha de produtos até 2030 e fazer a transição de todos os produtos de lavanderia para formatos concentrados.

“Quando você anda pelo corredor de lava-roupas, é evidente que está cheio de plástico desnecessário e precisa muito de interrupção”, disse Alison Whritenour, CEO da Seventh Generation. “Estamos focados em nossa transformação de concentração, priorizando formatos concentrados como nosso detergente para roupas EasyDose, que oferece o mesmo desempenho enquanto cumpre o compromisso de reduzir o impacto e colocar menos plástico no mundo e a indústria como um todo devem fazer melhor”.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente descobriu recentemente que apenas 9% do plástico é reciclado. Enquanto a indústria está alavancando estratégias para reduzir o impacto ambiental, incluindo o aumento de embalagens recicláveis ​​e reutilizáveis, apoiando a infraestrutura de reciclagem e a circularidade e usando menos plástico virgem nas embalagens – todas as etapas na direção certa para enfrentar o problema do plástico – as empresas precisam resolver o problema em a fonte.

“Focar na concentração e eliminar frascos grandes e fórmulas de lavanderia diluídas não é apenas uma vitória para o meio ambiente, mas também para o consumidor”, disse John Moorhead, diretor de Marketing da Seventh Generation. “Ouvimos continuamente que os consumidores adoram a experiência do nosso detergente para roupa EasyDose – menos plástico, menos volume, menos bagunça e mais conveniente de usar”.

“Coletivamente, como indústria, vendemos mais de 680 milhões de frascos de detergente líquido para lavar mais de 40 bilhões de cargas, um desperdício de materiais em excesso a cada ano”, continuou Moorhead. “Nós da Seventh Generation estamos trabalhando para chegar lá, mas não podemos fazer isso sozinhos. As empresas de CPG em todas as categorias têm a oportunidade de gerar impacto real para beneficiar o planeta nas próximas gerações”.

 

 

 

 

Fonte: prnewswire 01.11.2022

Desinfetante vencido produzido durante a pandemia é reciclado nos EUA

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O Estado de Nova York firmou um acordo com a Eastman Kodak para ajudá-la a eliminar um enorme excesso de desinfetante para as mãos fora do vencimento.

O produto foi fabricado por presidiários em três penitenciárias estaduais dos EUA nos primeiros dias da pandemia de Covid-19. Fazia parte de um plano do então governador de Nova York, Andrew Cuomo, para aumentar os suprimentos limitados do estado.

O desinfetante para as mãos NYS Clean foi produzido e distribuído gratuitamente ao consumidor. Mas, após uma superprodução massiva, grande parte já passou da data de validade. Os desinfetantes geralmente duram entre dois e três anos antes do vencimento, porque parte do álcool evapora com o tempo, tornando o produto menos eficaz.

O fato de o desinfetante para as mãos ser altamente inflamável significa que ele deve ser armazenado ao ar livre para atender aos regulamentos do código de incêndio. Cerca de 700 mil galões do produto foram, portanto, alojados sob lona em um antigo aeródromo no estado de Nova York por meses. Ocupa 4 mil pallets que se estendem por três campos de futebol. E isso vem causando uma grande dor de cabeça para os funcionários.

A Eastman Kodak concordou em transportar as 168 cargas de desinfetante para o Eastman Business Park em Rochester, onde será destilada para extrair o álcool isopropílico para reutilização na fabricação. A previsão é de que o processo leve cerca de 10 meses.

Diz-se que o Estado de Nova York pagou US$ 1,4 milhão para a Eastman Kodak pelo álcool isopropílico usado na produção do desinfetante para as mãos NYS Clean. Agora terá que pagar à mesma empresa US$ 2,3 milhões para se desfazer dele.

 

 

 

Fonte: European Cleaning Journal 03.11.2022

Clorox faz recall de limpadores multiuso

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Produtos selecionados Clorox Pine-Sol recolhidos devido ao risco de bactérias

A Clorox está fazendo o recall de vários de seus produtos de limpeza doméstica produzidos entre janeiro de 2021 e setembro de 2022, após testes identificarem bactérias em certos produtos.

Os produtos recolhidos são: Pine-Sol Scented Multi-Surface Cleaners in Lavender Clean, Sparkling Wave, and Lemon Fresh scents, CloroxPro Pine-Sol All Purpose Cleaners, nas variantes Lavender Clean, Sparkling Wave, Lemon Fresh, and Orange Energy, e Clorox Professional Pine-Sol Lemon Fresh Cleaners.

A Clorox produziu aproximadamente 37 milhões de produtos nesse período mencionado. Original Pine-Sol  não está incluído neste recall.

Segundo a empresa, os produtos recolhidos podem conter bactérias, incluindo Pseudomonas aeruginosa, um microrganismo  amplamente encontrado no solo e na água. Consumidores com sistema imunológico enfraquecido ou dispositivos médicos externos expostos a Pseudomonas aeruginosa correm o risco de infecção grave que pode exigir tratamento médico. A bactéria pode entrar no corpo se inalada, através dos olhos ou através de uma ruptura na pele. Pessoas com sistema imunológico saudável geralmente não são afetadas pela bactéria, disse o recall.

 

 

 

Fonte: Happi  26.10.2022

Dover-Roll lança linha exclusiva para o atacarejo

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A linha Dover-Roll Super Econômico tem foco na boa relação custo-benefício ao consumidor e uma estratégia totalmente alinhada ao atacarejo, que se transformou no principal canal de abastecimento do consumidor brasileiro.

Com forte crescimento nos últimos anos e perspectiva de expansão para os próximos, o modelo seguirá sendo protagonista no varejo brasileiro. Com o lançamento, Dover-Roll amplia sua parceria com o canal, que demanda cada vez mais investimentos da indústria que possuam sinergia com proposta de valor do cash & carry.

Toda a linha conta ainda com produtos alinhados à proposta de sustentabilidade da empresa. Todos os itens usam menos matérias-primas, contém plásticos reciclados em sua composição e são fabricados com energia limpa, 100% de origem renovável, além de apoiar causas socioambientais, como a “eureciclo” (reciclagem) e “Bee or not to be” (proteção ambiental das abelhas).

 

 

 

Fonte: Giro News 26.10.2022

Guimarães Produtos de Limpeza se destaca na Feira Casa Pronta

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Empresa catarinense explorou sensação de casa limpa e perfumada em evento de decoração

Mais de 60 mil pessoas visitaram a 19ª edição da Casa Pronta, realizada de 19 a 23 de outubro, em Criciúma (SC) para conhecer os lançamentos e tendências em imóveis, modelos construtivos, mobiliários e decoração para o lar. A Guimarães Produtos de Limpeza destacou no a experiência sensorial de estar em uma casa limpa e cheirosa. A empresa também distribuiu amostras das linhas de produtos do portfólio.

“Não há melhor forma de apresentar nossos produtos do que oferecer formas de contato direto com o consumidor, que vai perceber pelos aromas e no aspecto visual”, pontua a CEO da indústria sediada em Capivari de Baixo, Letícia Guimarães. Os produtos também foram utilizados na higienização, limpeza e aromatização dos banheiros.

Com mais de 35 anos de trajetória, a Guimarães Produtos de Limpeza oferece linhas completas de produtos como detergentes, desinfetantes, amaciantes, aromatizantes, entre outros, destinados a ambientes domésticos, empresas e veículos. “Nosso consumidor procura cada vez mais produtos que sejam multiuso, apropriados para diferentes tipos de limpeza. Temos um trabalho constante de desenvolvimento de novidades que venham a facilitar a vida das pessoas, com matérias-primas de qualidade a fim de garantir o melhor resultado com custo-benefício”, observa Letícia.

 

 

Fonte: Engeplus  25.10.2022

Kantar: Panorama econômico dificulta consumo sustentável na América Latina

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Pandemia, desemprego e inflação são os principais entraves

Os esforços dos consumidores latino-americanos em comprar de forma sustentável vêm sendo desafiados pelos panoramas econômico e social deixados pela pandemia de Covid-19. É o que mostra a 4ª edição do estudo Who Cares, Who Does?, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que correlaciona atitudes em torno da sustentabilidade ao comportamento de compra de alimentos, bebidas, cuidados pessoais e limpeza do lar (FMCG).

O estudo divide os consumidores em três grupos de relação com o meio ambiente: EcoDismissers, que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão fazendo nada para mudar esta postura; EcoConsiderers, que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental; e EcoActives, que trabalham constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o meio ambiente.

De acordo com a mais recente edição do relatório, o número de EcoActives na América Latina caiu 2% em relação a 2021, representando hoje 14% da população consumidora nessa região.  Os EcoDismissers, por sua vez, são hoje 6% mais do que em 2021, totalizando 53% dos consumidores. Ainda que seja uma porcentagem menor, somando os 33% de latinos EcoConsiderers aos EcoActives, chega-se ao cenário de 44% do valor gasto com bens de consumo massivo nas mãos de pessoas que têm interesse pela causa ambiental.

O Brasil sempre esteve abaixo da média da América Latina e hoje essa diferença é maior. Em 2022 são menos brasileiros engajados e mais desinteressados pela questão do meio ambiente do que em 2021. Os actives representam atualmente apenas 5% dos consumidores, 3 pontos percentuais (p.p.) a menos do que em 2021; já os considerers hoje são 16%, -6,4 pontos percentuais (p.p.) do que no ano passado. A marca dos que têm pouco ou nenhum interesse pelo tema chegou a 80% este ano, um salto de +10,5 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2021.

Esses números são reflexo do atual momento da economia. Com a inflação dos preços, agravada por fatores como desemprego, os latinos têm tido que fazer escolhas para equilibrar o orçamento, e acabam deixando de lado as preocupações com produtos sustentáveis, que geralmente são mais caros do que os que não têm esse apelo.

47% dos latinos estão totalmente de acordo com a afirmação de que é mais difícil agir de maneira responsável atualmente.  Mas as empresas que conseguem se destacar têm em comum a linguagem que a população costuma entender: questões relacionadas com a água, embalagens produzidas de forma ecológica, reciclados ou biodegradáveis, assim como os Alimentos e Bebidas de origem vegetal, entre outros.

Além disso, os entrevistados são solicitados a classificar os temas que consideram mais importantes ao planeta. Na América Latina, pela primeira vez, a mudança climática e a água foram os aspectos mais relevantes no mesmo nível de preocupação.

Apesar de existir uma lacuna entre os valores sustentáveis e a compra real de produtos responsáveis, o consumidor de hoje está mais informado e consciente, por isso exige mais das empresas. Na América Latina, 30% dos entrevistados pensam que as empresas têm responsabilidade no cuidado com o meio ambiente.

No Brasil, apesar de a maioria dos consumidores responder que tem preocupação em comprar produtos mais sustentáveis, com embalagens que respeitam o meio ambiente (54,6%), produzidos localmente (43,2%) e com embalagens recicláveis (48,7%), no geral, menos de 30% dos consumidores tomam atitudes efetivas sobre plásticos em suas compras. Cerca de 44% tentam comprar embalagens ecologicamente corretas, mas apenas 9% evitam regularmente embalagens plásticas, por exemplo.

O estudo mostra que as empresas devem seguir com o propósito de cuidar do meio ambiente, já que os consumidores estão cada vez mais interessados em saber como sua marca está agindo. Marcas com históricos bem construídos vêm se destacando. Além disso, deve-se dar mais atenção aos EcoConsiderers, que representam 1/3 da população latina, um público que tem intenção de ser mais comprometido e já é simpático à causa, mas ainda encontra nos preços a principal barreira para consumir de forma sustentável.

Reckitt lança embalagem à base de papel para Finish

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Novo sachê será lançado exclusivamente no Carrefour da França

A Reckitt está lançando novas embalagens à base de papel para sua marca Finish, afirmando ser a primeira para produtos de lavagem automática de louças.

O novo sachê stand up usa 75% menos plástico do que a embalagem anterior. Uma vez totalmente implementado, espera-se que elimine mais de 2 mil toneladas de plástico por ano, o equivalente a 50 milhões de garrafas de 1 litro.

A Reckitt trabalhou com a especialista em embalagens Mondi para desenvolver uma bolsa que fosse selável, durável e resistente à água. O papel usado é todo de origem responsável, enquanto o plástico restante fortalece a estrutura da embalagem, fornece proteção e cria um selo reutilizável.

Além de reduzir o plástico, espera-se que a nova embalagem gere 15% menos emissões de CO2 em todo o ciclo de vida da embalagem em relação às versões anteriores – desde sua fabricação e maior reciclabilidade.

A nova embalagem da Finish será lançada exclusivamente com o Carrefour na França, chegando a mais de 1.200 lojas em meados de novembro. Quaisquer adaptações necessárias após o lançamento inicial no mercado serão incorporadas antes de seu lançamento em outros países nos próximos anos.

Essa inovação faz parte da ambição da Reckitt de reduzir pela metade a quantidade de plástico virgem em suas embalagens até 2030. “Remover o plástico de nossos produtos é uma prioridade em todas as marcas da Reckitt”, disse Angela Naef, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Reckitt. “Estamos sempre procurando maneiras novas e inovadoras de melhorar a sustentabilidade em nossos produtos e estamos comprometidos em ser pioneiros na inovação de embalagens”.

 

 

Fonte: Kamcity 21.10.2022

Diversey ganha World Sustainability Award

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Prêmio reconhece o programa Soap For Home, que evita que sabões sejam enviados para aterros sanitários

A Diversey Holdings saiu vencedora do prêmio “Lucro com Propósito” no World Sustainability Awards 2022 . A empresa I&I foi homenageada por seu programa Soap For Hope.

Lançado em 2013, o programa Soap for Hope da Diversey oferece oportunidades para comunidades carentes ganharem a vida reciclando resíduos de sabão de hotéis em novos produtos que são distribuídos para aqueles que vivem em condições insalubres em risco de infecções com risco de vida. O programa até agora desviou quase 3.000 toneladas de sabão de serem enviados para aterros e foi implementado em mais de 1.000 hotéis em 189 cidades em 45 países ao redor do mundo.

“As pessoas estão no centro do que fazemos, por isso estamos muito animados em ver que as iniciativas de Sustentabilidade da Diversey são impactantes. Ganhar o prêmio Lucro com Propósito é uma prova de nosso compromisso com nossa Estratégia ESG”, comentou Gaetano Redaelli, diretor de estratégia na Diversey.

 

 

 

 

 

Fonte: Release internacional 18.10.2022

Blends aceleram lançamentos no mercado de produtos de limpeza

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Preferência por formulações pré-prontas ou que trazem combinações sinérgicas de ingredientes cresce no setor

Por Estela Mendonça

Com as perspectivas de que as vendas de produtos de limpeza doméstica continuem a crescer nos próximos anos, a adoção de estratégias que acelerem o desenvolvimento e lançamentos de novos produtos, poderão ser decisivas.

De acordo com o Household Cleaning Products Global Market Report 2022, relatório lançado pela  Business Research, o mercado de produtos de limpeza doméstica deverá crescer 5,8% este ano, de US$ 99,89 bilhões em 2021 para US$ 105,68 bilhões em 2022.  A consultoria britânica também prevê que as vendas do setor atingirão US$ 134,63 bilhões em 2026.

Incluindo também os produtos de limpeza profissional, a Euromonitor International espera as vendas mundiais do setor superem os US$ 193 bilhões em 2026. Para o Brasil, que assumiu a quinta posição no ranking global em 2021, a previsão é que até lá totalizem mais de R$ 34 bilhões.

Oportunidades e desafios

Um aspecto importante no cenário de produtos de limpeza e que pode aumentar a concorrência no país é o crescimento do número de empresas.

Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), aponta em seu Anuário 2022, lançado em setembro, que o ano passado 2021 foi encerrado com uma alta de 6,7%, com 2764 companhias atuando no setor.

“É interessante notar a chegada de novos entrantes no setor, especialmente no segmento de sabões e detergentes. Atualmente, as microempresas são maioria entre os fabricantes de produtos de limpeza. São, geralmente, companhias especializadas em determinadas linhas de produtos e que são importantes geradoras de empregos no país”, analisa Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA.

Para 2022, Engler prevê crescimento na produção de 2%, atribuído em parte  por lançamentos da indústria e também pela melhoria do cenário macroeconômico nos últimos meses. “Temos associados com projetos em aprovação na Anvisa. Alguns produtos já têm chegado às prateleiras, mas há muitos ainda à espera da liberação da Agência, para comercialização”, diz Engler.

Carla Polli, diretora de negócios e projetos especiais da Innovation Business Media

Acelerando lançamentos

Carla Polli, diretora de negócios e projetos especiais da Innovation Business Media, que mantém o Portal Household Innovation, com base em sua experiência e interação com fornecedores de matérias-primas para o setor, avalia que, com eficácia e segurança comprovados em testes e estudos conduzidos por essas empresas, os blends são cada vez mais uma escolha acertada para marcas de diversas categorias, principalmente para agilizar o desenvolvimento e o lançamento de produtos de home care no mercado.

“Eles podem combinar ingredientes primários, ativos, aditivos, extratos, óleos e outros ingredientes para se apresentar como uma composição pré-pronta ou para potencializar a ação pretendida ou mesmo para fornecer multifuncionalidade aos produtos”, explica Carla.

Alvejante e matizador

Para Caique Frasson Liskai, especialista técnico de home care da quantiQ Caldic, com o aumento no consumo de produtos de limpeza durante a pandemia e a busca por inovações, os fabricantes encontraram desafios, especialmente para lidar com a necessidade de aumentar a  produção. “Mesmo com melhoras no cenário da Covid-19, a previsão para este mercado é crescer quase 10% até 2026. Para atender a alta demanda, os blends foram e continuarão sendo uma ótima alternativa”.

Caique Frasson Liskai, especialista Técnico Home Care da quantiQ Caldic

Liskai lembra que o termo blend se origina da língua inglesa e se refere a misturas. No mercado de home care, essas soluções prontas podem economizar tempo em testes de eficácia, segurança, processo produtivo e desenvolvimento de novos produtos. “Quando entramos no corredor de produtos de limpeza de um supermercado, por exemplo, além da infinidade de formatos e marcas, vemos que há também diversas variantes de limpadores multiuso, detergentes, amaciantes e outros. Essas variantes normalmente se diferenciam pelas fragrâncias, cores ou até mesmo aplicações”, explica.

Por outro lado, Liskai observa que o processo de fabricação de saneantes possui basicamente uma receita, que deve ser seguida passo a passo para que não haja impacto no produto. Devido às interações químicas, a ordem dos fatores pode alterar o produto, principalmente quando se trata do equilíbrio entre a fase aquosa e oleosa.

Liskai explica que, quando se trabalha com blends, é possível facilitar o processo de formulação de uma indústria, criando-se uma base que possui ingredientes que os produtos têm em comum. Enquanto alguns fabricantes finais criam a sua própria base em suas instalações fabris, outros contam com o auxílio de seus fornecedores, que já disponibilizam os blends prontos. “No mercado de home care, por exemplo, é muito comum encontrarmos clientes que procuram esses blends como base de amaciante e base de detergente”.

Uma indicação de Liskai é o ALVICLEAN ROX, composto por alvejante óptico e matizador, da representada CCI, desenvolvedora de soluções em corantes, pigmentos, alvejantes ópticos e blends. Utilizado para diminuir a tonalidade amarelada em sistemas tensoativos base água, o ALVICLEAN ROX proporciona brilho e clareamento e é indicado para produtos domissanitários de limpeza doméstica, industrial, institucional e automotiva.

A quantiQ Caldic oferece também soluções de valor agregado e conta com especialistas técnicos altamente capacitados que auxiliam os fabricantes e formuladores na escolha das melhores soluções para atender às necessidades específicas da fabricação de seus próprios blends.

Base amaciante

Alpha Química, que atua no mercado de matérias-primas desde 1990, atenta às novas tendências e legislações, tem seu mix de produtos constantemente atualizado com opções mais sustentáveis e focado na otimização do processo produtivo do cliente. Recentemente a empresa atualizou seu portfólio de Cuidados do Lar com o lançamento do AlphaSOFT AF MAX, uma nova geração de componente base para a fabricação de amaciantes têxteis tradicionais.

Composto por ingredientes catiônicos em alta concentração, segundo Juvenil Dias (Neto), presidente da Alpha, trata-se de uma pasta fluida de dispersão extremamente fácil em água fria, que otimiza ainda mais o processo de produção. “O AlphaSOFT AF MAX traz uma nova tecnologia que confere ao amaciante alto desempenho e excelentes propriedades quanto à maciez e suavidade, mesmo em dosagem reduzida. Também é compatível com conservantes, fragrâncias e corantes”, ressalta. Saiba mais neste vídeo.

Juvenil Dias (Neto), presidente da Alpha

Neto explica que o processo de produção a frio de amaciante foi uma grande evolução para os fabricantes de saneantes, mas a Alpha, percebendo que a solidez da base poderia ser aprimorada, empenhou-se para melhorar sua formulação. “Com o AlphaSOFT AF MAX, alcançamos mais mercados, otimizamos ainda mais o processo produtivo e possibilitamos a produção de um amaciante têxtil tradicional de alta performance”, afirma, acrescentando outros atributos da nova base, como alto poder de amaciamento das fibras, camada lubrificante, efeito antiestático, maior durabilidade do produto nas fibras do tecido e sensorial agradável.

A base AlphaSOFT AF MAX foi lançada em julho deste ano e, de acordo com Neto, a aceitação tem sido ótima, principalmente pela significativa otimização do processo produtivo, já que a fluidez da pasta pode reduzir pela metade o tempo de produção do amaciante têxtil tradicional, quando comparado a bases convencionais.  “Estamos sempre em busca de desenvolver soluções com foco em sustentabilidade e inovação e a base para amaciante AlphaSOFT AF MAX representa a união destes pilares. É motivo de orgulho para nós o lançamento de um produto que dá tantas possibilidades aos fabricantes”.

O presidente da Alpha destaca também a capacidade e a flexibilidade da empresa em adaptar os químicos às necessidades dos clientes com foco na flexibilidade e exclusividade de soluções, o que contribui para o nível de diferenciação e valor agregado para as marcas dos clientes.  “Em todos estes mais de 30 anos de operação, sempre mantivemos nosso modo de fazer negócios, cultivando relacionamentos para colher ótimos resultados”, completa.

Para diluir e customizar

Lucineide Bueno, especialista em saneantes da WANA, observa que o desenvolvimento e a fabricação de produtos de limpeza exigem uma série de processos logísticos, regulatórios e gerenciais de grande complexidade, como a aquisição e gestão das matérias-primas e estoques. “Para um único produto finalizado, é necessária a manipulação de diversos ingredientes, que apresentam pequenas variações, de acordo com o lote, demandando pequenos ajustes na fórmula final para garantir a uniformidade do produto ofertado ao consumidor”, explica.

Lucineide Bueno, especialista em saneantes da WANA

Nesse contexto, Lucineide destaca que os produtos concentrados estão cada vez mais em alta, especialmente por se tratar de uma solução inovadora que auxilia na economia de recursos e gera menor complexidade na formulação, destacando que a Wana oferece produtos concentrados que facilitam o manuseio e otimizam os processos, oferecendo também ganhos logísticos.

Para fabricação de produtos de limpeza, a principal linha é a HOUSEWAN®. “Trata-se de uma solução completa que confere ao produto as propriedades desejadas, dependendo da diluição e da customização de forma simples, rápida e segura. É um produto com aplicação versátil, utilizado em formulações de lava-louças, lava-roupas líquido e xampu automotivo”, explica Lucineide.

Um dos destaques da linha é o HOUSEWAN C10®, base tensoativa aniônica que possui efeito sinérgico com eletrólitos como cloreto de sódio. Segundo a especialista, é fácil de usar e permite processamento a frio. “Cada marca pode personalizar as soluções de acordo com o direcionamento que pretende dar ao produto, como adicionar fragrância, corante, conservante e eletrólito”.

Além disso, Lucineide lembra que o HOUSEWAN C10® proporciona para o fabricante de produtos de limpeza uma abordagem sustentável com a redução na geração de resíduos, já que quanto menor o volume de resíduos gerados em longo prazo, maiores serão os benefícios para a população local e, especialmente, para o meio ambiente.

Lucineide ressalta ainda que a WANA é uma empresa nacional em constante evolução, com mais de 20 anos de história, e conta com uma equipe de especialistas em pesquisa e desenvolvimento, microbiologia e assistência técnica. “Trabalhamos para atender as expectativas de cada cliente, garantindo performance dos produtos e uma parceria com foco nos resultados e antes, durante e no pós-venda, uma relação pautada na confiança e qualidade”.

Tensoativos com enzimas

A Oxiteno possui em seu portfólio o ALKONT® 2000, uma solução composta por um blend de tensoativos e enzimas estabilizadas. Segundo Husley Jinnah Morales Guzman, pesquisador sênior da empresa, o produto beneficia a integração de processos. Com seu formato líquido em temperatura ambiente, ele substitui a necessidade de estocagem e manuseio de diversas matérias-primas.

Husley Jinnah Morales Guzman, pesquisador sênior Oxiteno

Já em relação à sustentabilidade e performance, ALKONT® 2000 é derivado de fontes renováveis, com índice de naturalidade de 52%, e é capaz de remover as sujidades mais complexas de forma suave, sem agredir as fibras e com elevada estabilidade enzimática mesmo em formulações com alta concentração de água.

Sua eficácia é explicada através de duas etapas simples, quando se é utilizado um lava-roupas enzimático: “Primeiramente, durante o tempo de molho da lavagem, as enzimas presentes no ALKONT® 2000 são atraídas e depositadas sobre as fibras têxteis. Através do mecanismo de “digestão enzimática”, as sujidades complexas tornam-se outras mais simples. Adicionalmente, o balanceamento único do sistema de tensoativos contidos no ALKONT® 2000 promove a formação de micelas que irão englobar essas sujidades e carrear elas juntamente com a água do enxágue, permitindo assim uma remoção maior e mais suave das manchas”, explica Guzman.

Na Oxiteno, a performance de ALKONT® 2000 foi avaliada por meio de testes de lavagem em tergotômetro, simulando a rotina de limpeza e remoção dos diversos tipos de manchas, incluindo amido de arroz e milho, suco de amora, papinha de banana e morango, sorvete de chocolate, pigmento com óleo e espinafre concentrado (veja no gráfico abaixo). “A versatilidade do ALKONT® 2000 permite uma ação superior em sistemas de detergentes lava-roupas líquidos com baixa ou alta concentração de ativos”, destaca Guzman.

O perfil sustentável também foi colocado à prova através de um estudo de ACV, em comparação com uma formulação referência de mercado. Guzman conta que durante a produção de um lava-roupas contendo ALKONT® 2000, os resultados foram: 50% menos uso de recursos fósseis e 15% menos de eutrofização aquática. Já durante o uso pelo consumidor, houve 36% de redução do consumo de recursos fósseis, além de 7% menos impacto nas mudanças climáticas e 14% menos de toxicidade humana. “Esta inovação traz eficiência para agilizar o desenvolvimento e o lançamento de produtos, com alta performance, sem altos investimentos visando alavancar a competitividade no mercado de laundry care”, completa o pesquisador Guzman.

Crescimento de marcas próprias

Outro fator que pode representar tantos desafios para marcas estabelecidas como oportunidade para fabricantes é o crescimento de marcas próprias. De acordo com a Euromonitor International, entre 2019 e 2021, as linhas de marca própria de home care na América Latina registraram crescimento de valor de varejo de cerca de 25%, com taxas de crescimento de mais de 20% em países como Colômbia, Brasil e Chile. Segundo a empresa de pesquisas, em muitos países da América Latina, várias redes de supermercados e hipermercados expandiram sua oferta de marca própria, o que lhes permite oferecer aos consumidores alternativas acessíveis aos produtos de marca.

Lançamentos e inovação

A Kantar Worldpanel descobriu que 16% dos novos produtos de primeiro ano de maior sucesso acabam mortos ou morrendo no quarto ano. “Muitas falhas no desenvolvimento de novos produtos são resultado de problemas no mercado que não foram identificados e corrigidos antes que as vendas sinalizassem que algo estava errado”, diz o relatório. Um lançamento bem-sucedido depende de uma ampla variedade fatores. A Kantar levantou algumas causas comuns de falha na inovação. Confira:

• Os planos de lançamento originais prometeram demais devido a suposições incorretas
• O posicionamento não era claro e não cumpria a intenção estratégica original
• Os consumidores simplesmente desconheciam o produto ou não sabiam onde encontrá-lo
• O desempenho da inovação não atendeu às expectativas do consumidor
• A inovação é inconsistente com as percepções do consumidor sobre a marca
• Lançamentos competitivos roubaram destaque e participação de mercado
• Não havia uma compreensão precisa do uso do produto ou do público-alvo

Segundo a Kantar, é preciso remediar todas essas desconexões se diagnosticar o problema com antecedência e corretamente. Isso requer monitorar o feedback inicial do consumidor e, se um problema surgir, aprofundar-se para entender o porquê e o que fazer a respeito. “A percepção certa do consumidor pode ter uma grande influência no desempenho de um novo produto, desde que a pesquisa pós-lançamento seja realizada com antecedência suficiente”.

Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

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Grupo consome o formato duas vezes mais que as demais faixas etárias; levantamento faz parte de pesquisa em comemoração ao Dia Nacional do Podcast

O Spotify realizou um estudo sobre os hábitos de consumo de um dos formatos de áudio que mais cresceu nos últimos tempos: o podcast. O Fan Study, apresentado nesta sexta-feira, 21, Dia Nacional do Podcast, analisa o que e como os consumidores estão escutando os produtos.

O relatório constatou que o consumo da Geração Z  em relação a podcasts está crescendo mais que o dobro que os demais grupos. A empresa de streaming de áudio aponta que a Geração tem a característica da curiosidade e está em busca constante por seu podcast favorito.

Por fazerem parte de uma plataforma global, os hábitos dos consumidores de podcasts também têm o poder de alcançar ouvintes em todo o globo. Segundo o Spotify, um podcast que tenha 30 ouvintes, em média, é capaz de atingir usuários em até cinco nações. O Fan Study mostra ainda que, a cada dez novos ouvintes de um podcast, um deles virá de um país diferente do seu de origem.

Em relação ao que os fãs do formato estão ouvindo, a América Latina encontra seu favoritismo nas trilhas de ficção. Já os Estados Unidos e Canadá têm preferência pelos conteúdos com tema familiar, enquanto a região da Ásia-Pacifico busca por aqueles de religião e espiritualidade. Globalmente, o gênero mais popular é a comédia.

Os fãs não tem apenas um gosto. O Spotify aponta que os hábitos de consumo de podcasts variam: 31% dos ouvintes de podcasts de arte também consomem comédia, por exemplo. Apesar disso, o contrário só acontece com 18%.

O estudo mostra que a taxa de conclusão de episódios é diferente de acordo com o gênero. Contudo, os que tratam de temáticas como true crime e tecnologia tendem a registrar maiores índices de finalização. Ainda, a frequência é quatro vezes maior quando o assunto são os criadores preferidos do público. Nesse sentido, o Spotify alerta para a importância de cultivar os ouvintes fiéis.

Quando analisados, os criadores levam em média quatro meses para ver um crescimento vertiginoso dos podcasts. O formato dentro da plataforma, geralmente, encara a maior tração de usuários durante este intervalo de tempo.

 

Fonte: Meio & Mensagem 21.10.2022

Finish desafia consumidores a pular a pré-lavagem da louça por 24 horas

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Marca líder de detergentes para lavar louça da Reckitt convida consumidores a fazer uma lasanha e lavar a louça com Finish Quantum 24 horas

Finish, marca da Reckitt número um do mundo para lava-louças anunciou o Finish 24-Hour Challenge, que desafia os consumidores a cozinhar e desfrutar de um clássico da hora do jantar, lasanha, pular o a pré-lavagem, carregar a máquina de lavar louça e funcionar uma vez cheia, 24 horas depois, para provar que o  Finish Quantum remove as manchas secas de 24 horas.

Considerando que 84% dos consumidores acreditam erroneamente que precisam pré-lavar seus pratos para remover manchas secas, com a percepção de que, se já estiver seco, não sairá, Finish quer refutar esse equívoco por meio do Finish 24-Hour Challenge com o Finish Quantum, que promete oferecer uma limpeza imbatível em manchas de lasanha secas 24 horas em um ciclo de lavagem, cortando até os resíduos mais difíceis sem problemas.

“Queremos ajudar as pessoas a quebrar o hábito de pré-lavar seus pratos, porque não apenas não precisam, mas estão desperdiçando água ao fazê-lo”, diz Tarik Bayar , diretor de marketing da Finish. “A escassez de água continua a evoluir para um problema ainda mais impeditivo que afeta inúmeras comunidades e o meio ambiente, e é por isso que a Finish tornou uma importante missão conservar e educar os consumidores no processo”.

 

 

 

Fonte: Release internacional 18.10.2022

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