Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Luvas para limpeza: saiba as diferenças entre os modelos

  • Written by:

Quando se busca luvas para limpeza doméstica, a diversidade de modelos no mercado pode acabar dificultando a escolha. Com versões modernas e tecnológicas, elas trazem mais opções em relação ao tamanho, modelagem, materiais e design.

Mas o uso nos cuidados com a casa divide opiniões. Enquanto algumas pessoas esquecem ou preferem não usá-las, outras consideram o item essencial, como no caso de Tiago Haka, diarista e influenciador, que desenvolveu irritações na pele por não usar luvas nas limpezas que fazia.

“Bem no início, quando eu comecei a trabalhar como diarista, eu não usava luvas, e tendo contato direto com a sujeira e produtos químicos, acabou me causando alergia. Não é costume das pessoas utilizarem luvas para fazer faxina, mas eu recomendo, porque é uma proteção para a pele, que é sensível”, ele diz.

Na hora da compra, Haka comenta que opta por dois modelos principais. “Para trabalhos mais brutos, minha escolha é baseada em durabilidade, se a luva é resistente para poder proteger minhas mãos e se consegue aguentar o contato com os produtos químicos sem rasgar fácil. Já para serviços mais leves e que não demandam tanto esforço, como lavar louça, uso um modelo com textura menos resistente”, ele relata.

Thabata Lima, gerente de marketing da Bettanin, também recomenda considerar o tipo de limpeza que será feita. “O recomendado é que o consumidor tenha pelo menos dois modelos disponíveis em casa: uma luva multiúso para limpeza da cozinha, do banheiro, da lavanderia, do quintal, etc., e uma luva para higienização delicada, que possui alta sensibilidade, ideal para lavar a louça e objetos delicados”, explica.

A escolha certa

Para te ajudar a escolher entre os diferentes modelos, Thabata explica qual luva é mais indicada para cada limpeza. Confira:

Luvas multiúso: para lavar a cozinha ou o banheiro, são sinônimo de versatilidade, já que podem ser usadas para todos os tipos de limpeza. Com textura antiderrapante, garantem conforto e segurança na manipulação de objetos, podendo ser usadas em tarefas mais pesadas.

Luvas de limpeza pesada: para limpezas que pedem maior esforço e produtos mais fortes, como calhas ou churrasqueiras com sujeiras incrustadas. Nestes casos, luvas mais resistentes são a melhor opção para proteger as mãos, pois trazem os atributos necessários para tornar a hora da faxina mais segura. Com maior espessura, textura reforçada e antiderrapante, apresentam máxima resistência a produtos químicos.

Luvas de cozinha: lavar louças delicadas é algo que merece sempre atenção, já que qualquer deslize pode quebrar ou danificar peças mais delicadas. Existem luvas feitas especialmente para a hora de higienizar as louças que possuem forro interno de algodão, que mantém a pele seca e proporciona melhor encaixe para as mãos. Além disso, com textura antiderrapante, permitem o manuseio de louças delicadas com mais segurança e menos preocupações.

Luvas de microfibra: luvas com tecido 100% de microfibra são ótimas para tirar o pó dos objetos sem deixar arranhões nas superfícies. Além disso, o produto pode ser lavado em máquina de lavar roupas.

Luvas lustradoras de inox: luvas de pano de alta performance, fabricadas com 100% de microfibra, não soltam pelos nas superfícies. São ideais para realçar o brilho e para polir o aço inox: basta umedecer com água um dos lados da luva e com o outro realizar o polimento da peça. Também podem ser usadas sem molhar.

 

 

 

 

 

Fonte: Casa & Jardim  06.09.2022

Novo robô varre, passa pano, esvazia a lixeira e ainda se limpa sozinho

  • Written by:

Novidade apresentada pela chinesa Dreame é capaz de funcionar de forma autônoma durante 60 dias ininterruptos

O DreameBot L10s Ultra é um robô aspirador capaz de varrer a casa, esvaziar a lixeira e ainda se auto limpar sem a necessidade de interação humana. O anúncio foi feito em 01/09 na IFA 2022, um dos maiores eventos de tecnologia da Europa. Por enquanto, o produto será lançado inicialmente no mercado asiático pelo preço sugerido de US$ 1.205, o que dá cerca de R$ 6.242. Ele deve chegar “em breve” a outros países. Segundo a empresa chinesa Dreame, que faz parte do ecossistema da Xiaomi, o robô aspirador é capaz de funcionar sozinho durante 60 dias.

O único trabalho que o dono do dispositivo precisa ter é o de esvaziar a bolsa de lixo de tempos em tempos. Usando um motor de potência de 5.300 Pa, o aparelho consegue aspirar qualquer tipo de sujeira, além de limpar o chão com um mop que gira a uma velocidade de 180 RPM.

O grande diferencial do robô aspirador é que ele funciona praticamente sozinho. Dotado de inteligência artificial e 24 sensores 3D, o DreameBot L10s Ultra consegue se adaptar ao ambiente, detectando tapetes e carpetes, além de objetos que ficam pelo caminho. O usuário ainda pode usar um app próprio para programar a rotina de limpeza do robô, ou então usar comandos de voz por meio do Google Assistente, o Apple Siri ou o Alexa da Amazon.

Terminada a limpeza da casa, ele retorna ao dock, onde a sujeira é aspirada para um compartimento interno com capacidade de três litros. Também é feita a limpeza do mop de forma automática: primeiro ele fica imerso em uma solução com água armazenada no compartimento; e depois é acionado um jato de ar quente durante duas horas para secagem e para evitar proliferação de mofo e bactérias.

De acordo com as especificações técnicas do DreameBot L10s Ultra, ele pesa 3,7 kg e emite um ruído mínimo de 59 decibéis (equivalente ao nível de uma conversa normal). Ele ainda conta com o modo silencioso, que faz a limpeza numa potência mais fraca.

 

 

 

 

Fonte: Tech Tudo 02.09.2022

Samir Jarrouj assume como diretor de negócios da unidade Home Care da Flora

  • Written by:

Executivo irá liderar as estratégias das marcas de cuidados com a casa

A Flora, indústria nacional de bens de consumo detentora de marcas como Minuano, Albany e Assim, acaba de contratar Samir Jarrouj para ser Diretor de Negócios da Unidade Home Care da companhia.  

Com ampla experiência no varejo, Samir construiu sua carreira em empresas como Grupo Pão de Açúcar, Grupo Dia, Cencosud e Carrefour. Na Flora, terá como desafio dar continuidade às agendas de crescimento e inovação das marcas Minuano, Albany, Assim, Brisa e MatInset, como a ampliação da distribuição dos produtos pelo Brasil, por exemplo.

Samir tem formação em Administração, MBA em Vendas, Merchandising e Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e MBA em Varejo pela FIA Business School.

Vendas em shopping centers do Brasil registram alta de 14,1% em julho

  • Written by:

As localidades que mais se destacaram no mês, em relação a julho de 2021, foram o Centro-Oeste e Sul

Os shopping centers de todo o Brasil registraram um crescimento médio de 14,1% nas vendas de julho, na comparação com o mesmo mês de 2021, de acordo com dados do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce). Em relação ao desempenho do período pré-pandemia, as vendas de julho mostraram crescimento de 17%, sendo a terceira elevação consecutiva mensal nessa métrica.

Do ponto de vista regional, as localidades que mais se destacaram no mês, em relação a julho de 2021, foram: Centro-Oeste (15,3%), Sul (15%), Nordeste (14,8%), Sudeste (13,7%) e Norte (9,3%). Mesmo com um cenário macroeconômico, caracterizado por inflação em alta e queda no rendimento das famílias brasileiras, o ticket médio de vendas nos shopping centers ficou em R$ 122,62 em julho, enquanto o das lojas de rua foi de R$ 87,61.

Fluxo

A alta no comércio dos shoppings coincide com uma franca recuperação no fluxo de visitantes do setor. Dados do Mais Fluxo e IPEC indicam que, em julho, foi registrado um acréscimo de 23,4%, em relação ao mesmo período de 2021, mostrando o importante reflexo do número cada vez maior de brasileiros imunizados contra o coronavírus e com a retomada da atividade econômica.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, os índices de confiança do consumidor divulgados recentemente mostram um certo alívio por parte dos frequentadores, o que traz perspectivas otimistas para os empreendimentos.

“O arrefecimento da inflação, melhoras nas vagas de emprego e outras medidas governamentais acabam impactando favoravelmente na intenção de compra do consumidor. Aliado a isso temos a crescente recuperação no fluxo de visitantes, o que colabora para as estimativas positivas em relação ao segundo semestre, marcado por importantes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, essa última a data comercial mais importante para o comércio”, afirma o executivo.

Fonte: Mercado&Consumo 05.09.2022

Ácido glicólico atende crescente demanda global de desinfecção sem amônia quaternária

  • Written by:

Por décadas, o ingrediente ativo predominante em centenas de produtos de limpeza comerciais e domésticos tem sido os compostos de amônia quaternária.

Entretanto, o mundo em que a amônia quaternária passou a ser amplamente utilizada mudou bastante, abrindo a porta para a ciência e a natureza para desafiar o cenário atual com algo melhor. Esse algo melhor é o ácido glicólico.

Atualmente, o impacto ambiental da amônia quaternária é um grande ponto focal. Após o uso do produto, aproximadamente 75% da amônia quaternária que vai “pelo ralo abaixo” termina em esgotos e estações de tratamento de efluentes. No mundo todo, a amônia quaternária tem sido detectada em resíduos líquidos e esgoto descartado. Sua presença pode levar a subprodutos associados a doenças, toxinas que afetam ecossistemas aquáticos e resistência a antibióticos. Além disso, o uso significativo de produtos contendo amônia quaternária durante a pandemia de covid-19 aumentou as preocupações com bioacumulação, criando uma forte possibilidade que uma ação regulatória visará eliminar gradualmente seu uso.

Entretanto, produtos à base de ácido glicólico não trazem essas preocupações. O que faz do ácido glicólico indicado para as exigências de limpeza e desinfecção atuais se resume à química, que é baseada na natureza. O ácido glicólico, um alfa-hidroxiácido encontrado na cana-de-açúcar e em muitas frutas, legumes e verduras, é um conservante e protetor da natureza. Embora suas origens remontem há milênios, a química do ácido glicólico natural o tornou a resposta moderna para um conjunto complexo de exigências sobre produtos de limpeza e desinfecção.

O ácido glicólico é atóxico, não inflamável e inodoro. Não irrita a pele ou os olhos e não é considerado um composto orgânico volátil. Ele também economiza o tempo, proporcionando limpeza e desinfecção superiores em uma única etapa para diversos vírus e bactérias, enquanto diminui drasticamente a resistência microbiana. Por fim, ele é facilmente biodegradável e pode ser produzido de forma muito eficiente.

Há mais de 70 anos, a Chemours sintetiza ácido glicólico que é idêntico ao ácido glicólico natural, ou seja, tem a mesma composição e propriedades químicas e funciona exatamente da mesma maneira – e pode ser produzido com muito mais rapidez e eficiência, sem ter que extraí-lo da natureza. A Chemours utiliza um processo de fabricação de etapa única altamente eficiente, extremamente limpo e exclusivo que apoia a produção contínua de ácido glicólico. Isso significa que, conforme a demanda continua a aumentar, haverá um suprimento pronto.

Jason W. Jones* – Gerente Técnico Global na Chemours

Líder mundial no fornecimento de ácido glicólico, a Chemours disponibiliza o Glyclean™ D, um portfólio de produtos de limpeza e desinfecção aprovados pela EPA e pela UE, para ajudar a atender a lista cada vez mais diversa e complexa de demandas por produtos desinfetantes hoje em dia. Como um ingrediente ativo que oferece um perfil ambiental excelente, vantagens regulatórias, estabilidade de conservação de longo prazo, uso mais seguro e excelentes propriedades de desempenho, além de um suprimento global contínuo, o ácido glicólico está mudando o cenário atual.

Por Jason W. Jones* – Gerente Técnico Global na Chemours

Teste de produtos de limpeza em animais está proibido em MS

  • Written by:

Desde terça-feira (6/09) está proibido em Mato Grosso do Sul a utilização de animais para o desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes, produtos de limpeza e seus componentes, por força da Lei Estadual 5.944/2022, publicada no Diário Oficial do Estado.

A nova lei modifica a Lei Estadual 4.538/2014, que já proibia os experimentos, mas não incluía os produtos de limpeza no rol de itens. Para tanto, a norma agora considerará produtos de limpeza como aqueles “destinados à remoção de sujidade, à desinfecção e à conservação de ambientes domésticos ou coletivos”.

A justificativa da propositura para a nova lei traz recente decisão do Supremo Tribunal Federal, por dez votos a um em julgado no Rio de Janeiro, com o entendimento da proibição de animais em testes com o uso de produtos de limpeza. Leia a publicação na íntegra aqui. Confira abaixo.

 

 

Fonte: Enfoque MS 06.09.2022

Metade das unidades de saúde em todo o mundo carece de serviços básicos de higiene

  • Written by:

Novas estimativas da OMS e da UNICEF revelam que metade de todas as instalações de saúde em todo o mundo carece de serviços básicos de higiene.

Isso significa que cerca de 688 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo atendimento em instalações que não oferecem nenhum serviço de higiene, de acordo com o mais recente Programa Conjunto de Monitoramento sobre higiene.

“As instalações e práticas de higiene em ambientes de saúde não são negociáveis”, disse Maria Neira, diretora da OMS. “Sua melhoria é essencial para a recuperação, prevenção e preparação da pandemia”.

“A higiene nas instalações de saúde não pode ser garantida sem aumentar os investimentos em medidas básicas que incluem água potável, banheiros limpos e resíduos de saúde gerenciados com segurança”, acrescentou.

Nos países menos desenvolvidos, apenas 53% dos estabelecimentos de saúde têm acesso local a uma fonte de água protegida. E, globalmente, 3% das instalações de saúde nas áreas urbanas e 11% nas áreas rurais não têm serviço de água.

Um em cada 10 países com dados disponíveis afirmou não ter serviço de saneamento, com números variando de 3% na América Latina e Caribe a 22% na África Subsaariana.

O relatório foi lançado na Semana Mundial da Água em Estocolmo, Suécia, que aconteceu de 23 de agosto a 1º de setembro. O evento explorou novas formas de enfrentar os maiores desafios do mundo, desde segurança alimentar e saúde até agricultura, tecnologia, biodiversidade e clima.

Os dados de higiene estão agora disponíveis para 40 países que representam 35% da população mundial, acima dos 21 países em 2020 e 14 em 2019.

 

 

 

 

 

Fonte: European Cleaning Journal 09.09.2022

Reckitt Hygiene Comercial anuncia Renata Vieira como nova Diretora de Marketing Brasil

  • Written by:

Eleita como uma das 100 maiores líderes do mercado publicitário, executiva chega para acelerar a transformação digital das categorias de higiene da companhia

A Reckitt Hygiene Comercial, parte do Grupo Reckitt — multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição — dona de marcas como Veja, Vanish e SBP, anuncia a chegada de Renata Vieira como Diretora de Marketing para o Brasil.

Com mais de 21 anos de experiência em empresas multinacionais de bens de consumo, Renata passou por posições locais, regionais e globais, adquirindo expertise em negócio, construção de marca e estratégia, liderando turnaround de categorias e reposicionando grandes marcas das companhias nas quais atuou. Além disso, a executiva também é uma grande aliada da agenda de Diversidade & Inclusão.

Neste novo desafio, Renata busca elevar o papel do Marketing na companhia: “Estou animada para provocar e inspirar a sociedade através das nossas marcas, na busca por um mundo mais limpo e saudável; aprender a dinâmica de novas categorias acelerando a transformação digital e ESG do nosso portfólio”, afirma.

Renata é formada em Administração de Empresas pela PUC-SP, com especialização pela FIA-USP e mãe de dois filhos. Foi eleita pela Exame como um das 100 maiores líderes do mercado publicitário e homenageada pelo Meio & Mensagem no projeto Women to Watch 2021, que destaca mulheres cujo trabalho vem contribuindo para a qualificação da indústria da comunicação.

Household Summit 2022: inscrições abertas para embarcar no futuro da limpeza

  • Written by:

Acontece em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro, o mais completo evento de tendências, insights, inovação, ingredientes e negócios da indústria de produtos de limpeza

Por Estela Mendonça

Geração Z, Metaverso, passar roupa sem ferro, enzimas, ESG, macroeconomia, redução de custos, alvejante em gel. Embora eles pareçam assuntos desconexos entre si, o Household Summit – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins, que será realizado presencialmente em São Paulo, entre os dias 14 e 15, revelará como esses temas se conectam na mais importante plataforma de negócios, inovação e tendências dirigida exclusivamente para os fabricantes e profissionais da indústria de limpeza.

Organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, além de uma programação de palestras das mais relevantes para o setor, o evento contará com mesas de negócios e plantões técnicos, com o objetivo de conectar de forma completa os participantes com os principais fornecedores de ingredientes, serviços e tecnologias para o setor.

Novo normal

Para compreender as recentes dinâmicas dentro da indústria de home care, o comportamento do consumidor atual, seus anseios e hábitos e as perspectivas sobre o futuro do setor no país, Paula Ferolla Correia, analista de pesquisa da Euromonitor, apresentará a palestra “A indústria de home care no Brasil e os desafios no novo normal”. “Os impactos macroeconômicos, cases diferentes e o diverso cenário global nos leva a entender os drivers do desenvolvimento desse mercado e abre espaço para pensarmos no potencial e oportunidades, tomando assim ações mais assertivas”, adianta Paula.

Setor organizado

O olhar da principal entidade que reúne os fabricantes de produtos de limpeza também será destaque na programação. Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA, promete dar um panorama objetivo do mercado de saneantes durante e pós-pandemia, com projeções de produção, novos hábitos de consumo, novos canais de vendas, insumos produtivos e embalagens. “A ABIPLA que como missão apoiar ações que incentivem o crescimento do setor, o aperfeiçoamento técnico-científico, respeitando o meio ambiente, a saúde e a segurança da sociedade, além de defender interesses legítimos de seus associados, com coerência, ética, transparência e qualidade”, enfatiza o dirigente.

Geração Z

Com a palestra “Geração Z – A geração que vai mudar as regras de consumo de produtos para os cuidados com as roupas”, Rosilene Machado, gerente de contas da Chemyunion, destacará estudos e insights que mostram como a empresa poderá apoiar os fabricantes a mergulhar nesse universo de possibilidades. “Esses consumidores são engajados em causas e valores, ressignificando a experiência de consumo”, diz.

Passar roupa sem ferro

Apresentar soluções alinhadas aos custos de uso, performance e economia de tempo e energia, possibilitando a criação de novos e atrativos produtos que agreguem valor ao mercado,  é a proposta da apresentação de Aline de Cassia Belleza, coordenadora de marketing da Univar, que abordará o tema “Como inovar no cuidado com as roupas – a economia de tempo e recursos aliada ao sucesso. “Nesta conversa serão apresentadas soluções e tecnologias que facilitam a vida do consumidor, como passar as roupas sem ferro, controle de maus odores e remoção de manchas difíceis em ciclos mais curtos”, explica.

Caminho natural

“Aos poucos, o consumo consciente vem passando de tendência para um hábito real e mais do que eficiência e higienização por mais tempo, consumidores querem produtos menos tóxicos para sua família e que não prejudiquem o meio ambiente”, observa Luciana Muniz, gerente de contas da Croda, que falará sobre soluções e ingredientes da empresa para desenvolvimento de fórmulas de limpeza mais seguras e sustentáveis, sem perder o foco em desempenho.

Alvejante sem cloro em gel

Vanessa Arruda, gerente técnica da IMCD, apresentará soluções para diversos desafios do mercado e desenvolvimento no mercado de home care, como um potente alvejante sem cloro em gel, um detergente lava-roupas líquido enzimático livre de ácido sulfônico e um amaciante com ativos sustentáveis e antiodor. “Contamos com amplo portfólio da IMCD Brasil e Polyorganic para o desenvolvimento dessas soluções que entregam alta performance”, afirma.

Biossurfactantes

Consumidores ao redor do mundo estão avaliando de perto a responsabilidade ambiental e social das empresas. Cada vez mais atentos à sustentabilidade, eles ainda têm dificuldade para encontrar “produtos verdes” que realmente entregam benefícios funcionais e ambientais. Meris Milek, coordenadora de de inovação em aplicação da Evonik, destacará na palestra “Repensando a natureza dos cuidados com a casa e tecidos” seus biossurfactantes.  “Derivados de matérias-primas renováveis e 100% biodegradáveis, combinam compatibilidade ambiental sem precedentes com limpeza poderosa e, ao mesmo tempo, suave para superfícies, tecidos e também para a pele”.

Sustentabilidade e versatilidade

“Por sua versatilidade, o SupraCare™ 780 Additive,  um dos mais recentes lançamentos da Dow, pode ajudar os formuladores a fazer mais com menos uso de ingredientes, mesmo desempenho a custo reduzido e formulações mais concentradas”, assegura Laércio de Albuquerque, especialista técnico da empresa, que explicará como o novo aditivo derivado de matérias-primas naturais, que possui melhor degradabilidade e pode ser utilizado em diferentes formulações e aplicações, é capaz de acrescentar  benefícios que melhoram também a percepção dos consumidores sobre os produtos para casa, como espuma e limpeza melhoradas.

Valor às formulações

Stephanie Lopes, especialista técnica da Brenntag, promete apresentar inovações que vão além dos apelos convencionais de mercado. “São soluções  inovadoras para limpeza doméstica, lavanderia e até linha automotiva, capazes de agregar valor às formulações, com apelo sustentável, e com a qualidade e a performance esperadas pelos consumidores”, explica a especialista, que abordará em sua palestra o tema “Inovação, performance e custo-benefício: como atender às atuais demandas do mercado de Household”.

Bloco sanitário efervescente

Um novo tensoativo aniônico em pó para formulação de blocos sanitários em sistema de liberação efervescente é a novidade que será apresentada pela Innospec. Juliana Gonçalves de Souza, gerente de vendas da empresa, dará detalhes do Nansa HS80/LSR, solução eco-friendly para prevenção de formação de limo.

Gerenciamento técnico

Levar a reflexão sobre um aspecto importante na indústria de produtos de limpeza, o relacionamento entre o técnico os demais departamentos e funções dentro das empresas, é a proposta de Lucas Micheluzzi, diretor técnico da Macler, que mostrará durante o seminário alguns fatores a ser considerados para que ruídos de comunicação não comprometam a inovação e os negócios das empresas. “Conhecer o que chama atenção da outra parte é o ponto chave para uma comunicação fluida e efetiva, consequentemente trazendo maior sucesso para os projetos e celeridade na tomada de decisões”, observa.

Limpeza no Metaverso

“Oportunidades no Metaverso: uma visão sobre um futuro próximo”, será o tema da palestra de Sérgio Gonçalves, diretor da K4R Consulting. “A quarta revolução industrial está a pleno vapor, mas o que esperar de um futuro próximo, no qual a realidade virtual e aumentada convergem com outras tecnologias para criar o Metaverso?”, provoca o consultor, que explicará o que é a grande plataforma digital e dará alguns insights sobre onde se pode investir e as oportunidades de negócios.

Inscrições abertas

“Isso tudo é apenas uma amostra do que estamos preparando para essa primeira edição presencial depois de dois anos no formato virtual. Nossas expectativas são as melhores em poder reunir fabricantes e profissionais da cadeia produtiva setor, que estavam com saudades dos nossos ricos encontros”, diz Murilo Marques, Diretor da Innovation Business Media, organizadora do Household Summit 2022, que será realizado em novo local, no Ninety Hotel. Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição.

Unilever adota tampas de plástico pós-consumo para impulsionar reciclagem

  • Written by:

O PCR (sigla para designar materiais reciclados pós-consumo, em inglês) é um plástico reciclado feito de itens descartados, como garrafas plásticas de leite e bebidas em geral.

Os plásticos reprocessados ​​de resíduos domésticos ou comerciais são considerados uma solução sustentável para a reutilização de produtos de uso único que, de outra forma, seriam descartados, por exemplo, em aterros sanitários.

A produção do PCR começa com a coleta e triagem de plásticos descartados em programas de reciclagem comercial e residencial. Os materiais selecionados são direcionados para um fornecedor de resina, que aplica as etapas de moagem, lavagem, extração de gases e processamento até chegar ao formato de “pellets” (bolinhas de resina plástica), quando esses produtos ficam prontos para serem usados novamente em fabricação futura. Daí a importância de se promover um ciclo que leve os resíduos plásticos de volta ao processo de fabricação, dentro do escopo da economia circular.

Com esse intuito, a Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, está lançando a primeira tampa do Brasil 100% produzida a partir de plástico flexível reciclado em escala industrial. Feitas com PCR, as tampas começam a ser usadas nas embalagens de cremes de tratamento para cabelos e, gradualmente, serão expandidas, conforme a empresa.

A iniciativa é fundamental para uma empresa com a pegada ambiental da Unilever. Há cinco anos, a empresa anunciou um processo de “reciclagem radical” destinado a combater um enorme problema de resíduos que ajudou a criar: bilhões de sachês descartáveis que poluem aterros sanitários, poluem seus cursos d’água e chegam às praias – especialmente no sudeste asiático, como relata o Guardian.

A iniciativa de adotar tampas em PCR feitas a partir de plástico flexível 100% reciclado não resolve o problema dos sachês da empresa no Brasil. Mas a expectativa da Unilever, com essa novidade – feita em conjunto com a Aptar Beauty + Home, fabricante de embalagens dispensadoras – é de promover uma inovação que mude o panorama na própria companhia, abra portas para outras empresas e ajude a impulsionar o índice de reciclagem e de recuperação do plástico no país.

“O destino do plástico flexível sempre foi uma preocupação quando pensamos na economia circular. Ele tem sido enviado para aterros há muito tempo e, agora, começamos a mudar essa realidade”, afirma Zita Oliveira, gerente de Sustentabilidade da Unilever para a América Latina.

A Unilever aderiu, em março deste ano, ao Tratado Global do Plástico, cuja criação foi aprovada durante a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O tratado contra a poluição plástica em escala global é considerado uma iniciativa histórica da ONU na luta pela conservação do meio ambiente, e tem como base o conceito de economia circular.

 

 

 

 

Fonte: Um só Planeta 01.09.2022

Os 10 eletrodomésticos inteligentes que os brasileiros desejam para as suas casas

  • Written by:

Tendências de eletrodomésticos que facilitam a vida, a limpeza e a organização diária.

Eletrodomésticos e produtos tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. O Cada Casa Um Caso, hub de conteúdo da marca global Reckitt, fez um levantamento com a ajuda do Google Trends, que revela os eletrodomésticos inteligentes mais populares nos últimos meses no Brasil.

• A queridinha do momento, a AirFryer conquistou a 1ª posição, com um aumento de busca de mais de 4000% no Google entre janeiro e julho deste ano.

• Em 2° lugar estão as lâmpadas, interruptores e tomadas inteligentes, que podem ajudar na economia de energia elétrica.

• Em 3° lugar, o robô aspirador de pó. As pessoas estão em busca do melhor modelo robô aspirador para ter uma ajuda extra na limpeza do chão. O termo “melhor robô aspirador 2022” teve um aumento de busca de 2700%.

• Outro item que muitos pais de pet estão buscando, são os alimentadores inteligentes, que ocupam o 6° lugar desta lista. Os alimentadores possuem câmeras, wi-fi, e podem ser controlados pelo celular. Ótima opção para quando os donos viajam ou ficam mais tempo fora de casa.

Fabio Mariano Borges, sociólogo, antropólogo, especialista em tendências de consumo e professor visitante da Universidade de Nottingham (Reino Unido) acredita que o futuro da tecnologia é, justamente, ter eletrodomésticos inteligentes que farão suas tarefas de forma totalmente autônoma.

O especialista afirma que, nos próximos anos, haverá cada vez mais aparelhos inteligentes interligados às residências que serão capazes de mapear o perfil de cada família. “Com o tempo, os eletrodomésticos inteligentes estarão hiperconectados aos dados sobre a casa e, sobretudo, sobre os hábitos de seus moradores”, aponta ele.

Como adotar a ESG no setor de limpeza profissional

  • Written by:

No segundo setor que mais emprega no Brasil, o planejamento estratégico para o cumprimento das metas ESG é indispensável. Confira como implementar a estratégia ESG no setor de limpeza profissional da sua empresa.

O setor de Asseio e Conservação é o segundo setor que mais emprega no Brasil. Somente a indústria da limpeza gera cerca de 800 milhões de empregos e impacta a agenda ESG movimentando a economia por meio de processos, tecnologias e, principalmente pessoas.

Na agenda global e no planejamento estratégico das organizações para o cumprimento das metas ESG – acrônimo em inglês para as boas práticas corporativas em três pilares ambiental, social e governança (ASG) – os profissionais de limpeza – indispensáveis na cadeia produtiva – muitas vezes não são valorizados.

Cientes de que as empresas do setor de limpeza devem estar preparadas para as novas demandas que competem os aspectos da ESG, a Fundação de Asseio e Conservação do Paraná – FACOP, maior escola de capacitação e referência mundial no setor, criou o programa ASG no A.S.G – Gestão para Sustentabilidade Corporativa, em que traz para o setor o olhar estratégico voltado para sustentabilidade empresarial. A sigla A.S.G refere-se ao profissional Auxiliar de Serviços Gerais.

O programa, que foi destaque no maior evento de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina – a Higiexpo 2022, realizado recentemente em São Paulo, não restringe o setor ao aspecto social da ESG, mas abrange também os pilares ambiental e de governança.

Cássia Almeida, superintendente executiva da Fundação, explica que as pessoas são determinantes nos 3 pilares e não apenas no Social. “A base operacional, muitas vezes tão desconsiderada, tem uma importância que necessita urgentemente ser reconhecida. Afinal, muitas vezes é a atuação destes profissionais que define diretamente quem é a empresa. É uma cadeia de valor: da pessoa, da empresa que a emprega e, no caso de terceirização, da empresa cliente”.

No pilar ambiental, a executiva destaca exemplos como economia de água e energia; uso consciente de produtos; utilização de produtos biodegradáveis e renovação constante de processos, entre outros. Já o social vai além do cumprimento das convenções trabalhistas. “A base do Social é o respeito que se inicia no reconhecimento do profissional enquanto ser humano’, afirma. A governança envolve a cultura da empresa. “É importante que a sustentabilidade, que os pilares ESG sejam uma responsabilidade de todos, e não apenas da “gerência de sustentabilidade”.

Confira como implementar a estratégia ESG no setor de limpeza profissional da sua empresa, segundo o programa ASG no A.S.G:

1 – Gestão dos Fatores ESG:

Avaliar o escopo e materialidade – auxilia a liderança a decidir onde ficar esforços, investimentos e melhorias;

Diagnosticar o nível de maturidade – um diagnóstico fidedigno nos aspectos ambiental, social e de governança se fazem essenciais para entender as fragilidades e os pontos fortes da empresa; 

Utilizar Indicadores para mensuração do que já existe e o que precisa ser realizado.

2 – Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

Realizar diagnóstico e obter um parecer técnico integrado com avaliação preventiva e corretiva na gestão de resíduos sólidos com foco na economia circular, logística reversa e desenvolvimento sustentável, alinhados as normativas de gerenciamento de resíduos.

3 – Avaliação de Impacto

Tem como objetivo ajudar as empresas a medir e gerir seus impactos positivos em relação aos colaboradores, à comunidade, consumidores e ao meio ambiente.

4 – Alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Internalizar os ODS com acompanhamento nas fases de mapeamento; seleção de indicadores, prioridades e nível de ambição; integração dos objetivos e preparação para relato e comunicação.

Parceiros 2024