Estudo da Kantar IBOPE Media aponta que brasileiros priorizam preço, entrega rápida e facilidade do modelo online
Quase nove a cada 10 usuários de internet brasileiros procuram informações antes de comprar online. O comportamento visa buscar melhores oportunidades, ofertas e descontos e tende a ser ainda mais forte no último trimestre de 2022. Isso porque o período reúne Copa do Mundo, Black Friday e as tradicionais festas de fim de ano.
Para entender o potencial do comércio eletrônico nesse mercado superaquecido, a Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia – preparou o material “Black Friday e o E-commerce no centro do jogo”. Trata-se da edição de outubro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O material foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelo estudo Target Group Index Digital View.
Consumidor digital
Toda essa movimentação e relação com a busca por informações faz com que muitos brasileiros tenham no e-commerce um hábito frequente em suas vidas. Entre os usuários de internet, 75% costumam adquirir produtos ou serviços online, sendo que 29% afirmam ter o hábito de fazer compras toda semana.
Entre os principais motivos que levam o consumidor a comprar nesse ambiente estão preço (54%), entrega rápida (34%), facilidade de encontrar os produtos desejados (27%), variedade de pagamentos (22%) e taxa de entrega (21%). Em média, os usuários tendem a gastar R$ 717 em produtos online, e 49% pagam com cartão de crédito.
Publicidade em alta
A intensa busca por informações online também contribui para o aumento dos gastos com publicidade. No primeiro semestre de 2022, foram investidos R$ 14,7 bilhões no ambiente online.
É válido destacar que 75% dos usuários de internet brasileiros são favoráveis às propagandas digitais. O interesse pela publicidade se evidencia com as altas taxas de cliques (68%) e a conversão de vendas (41%) entre aqueles que clicaram.
Mais uma marca de personal care aposta em home care. Com a missão de criar produtos que facilitem a vida dos consumidores e tornem o mundo mais bonito, a MyKirei by Kao apresentou seu novo detergente para lavanderia Easy-Spray.
A solução sem bagunça, sem medidas e de origem sustentável para roupas limpas e roupas de cama é uma alternativa compacta e recarregável para garrafas pesadas que consomem espaço e ajudam a eliminar o ‘trabalho’ do trabalho doméstico. A marca MyKirei by Kao está capitalizando o sucesso que conquistou com lançamentos de sucesso de cuidados pessoais como o sabonete líquido Yuzu Flower Foam Hand Wash e agora está entrando na categoria doméstica com o novo detergente para roupas Easy-Spray.
O detergente Easy-Spray é formulado com o inovador Bio-IOS, o surfactante patenteado à base de plantas derivado de restos de palmeiras e livre de fosfato. Preserva e protege as roupas com uma fórmula altamente concentrada que oferece limpeza pesada e poder de eliminação de odores que é seguro para peles sensíveis.
O Detergente para Lavanderia Easy-Spray requer um único enxágue com água fria, uma grande economia de energia. Além disso, o sistema de recarga “Bottle for Life” da marca MyKirei by Kao reduz o plástico em 90%.
Leve, o frasco sem volume tem metade do peso do detergente líquido líder e pode ser dispensado com uma mão e confere uma fragrância limpa, fresca e arejada.
Eduardo Salles ficará responsável pelas marcas do segmento de household care
ECD na MullenLowe Brasil, Eduardo Salles ocupará o cargo de diretor global de criação para a Unilever na MullenLowe, em Londres. Ele ficará responsável pelas marcas do segmento de Household Care e responderá diretamente a José Miguel Sokoloff, presidente do conselho criativo global do Grupo MullenLowe, e Helen Bell, COO de Unilever da MullenLowe.
Com mais de duas décadas de carreira, Eduardo Salles passou pelas agências W/Brasil, Artplan e DPZ. Na Lowe, conquistou prêmios nacionais e internacionais e participou da construção de cases para marcas da Unilever e Bayer, entre outras.
“Eduardo Salles tem uma grande experiência com clientes internacionais e seus muitos talentos enriquecerão tanto a produção londrina, quanto a global. Estamos muito animados com a chegada do Duda em Londres”, ressalta Sokoloff.
Em sua primeira participação na feira, o grupo empresarial apresenta lançamento de portfólio de produtos de higiene e limpeza e quer consolidar sua participação no mercado mineiro
A Gtex, empresa com quase 50 anos de tradição na fabricação de produtos de higiene e limpeza e considerada uma das líderes do setor, participa, pela primeira vez, da 34ª edição da Superminas, feira organizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Com o objetivo de consolidar a sua presença no mercado mineiro, que representa 12% do faturamento nacional do setor, a Gtex apresenta o seu novo posicionamento, identidade visual e as principais novidades do seu portfólio.
Presente em 42,5% dos lares brasileiros, a Gtex também apresenta na Superminas os lançamentos do seu portfólio, que conta com cerca de 230 produtos. Destaque na 18ª edição do Ranking da Nielsen, na categoria amaciantes, a marca Baby Soft traz novidades com o lançamento do amaciante concentrado Baby Soft, a nova linha Baby Soft Care, dedicada aos cuidados com as roupas dos bebês, e o relançamento da linha de amaciantes Baby Soft com a tecnologia Infinity Care. Inspirada na perfumaria, a nova fórmula apresenta uma combinação única de óleos essenciais que combatem os odores e garantem um perfume duradouro.
Outra marca da Gtex que ganhou novas embalagens e produtos foi a Urca. Composta por 12 famílias de produtos desenvolvidos para limpeza pesada até o cuidado com as roupas mais delicadas, Urca apresenta na Superminas os novos frascos do seu amaciante diluído.
Construir uma casa forte e segura com amor
Com mais de 10 marcas (Baby Soft, Urca, UFE Coco, Amazon H2O, Hiper Clean, Ruth Care, Desinfetante UFE, Dipol, Cristal e Rio) e market share de 6,2% no setor de Higiene e Limpeza, segundo o Euromonitor Internacional 2021, a Gtex, em parceria com a consultoria Evolv Soul Strategy, apresenta uma nova identidade visual, que constrói uma relação cada vez mais próxima com seus consumidores.
Baseado no propósito de “Construir uma casa forte e segura com amor”, o novo logotipo traz um design inovador, que transmite acolhimento e representa a busca constante pela inovação, característica que marca a trajetória da Gtex no mercado brasileiro.
“O nosso foco está na humanização das pessoas, afirma a CEO (Chief Operating Officer) do Grupo Gtex, Talita Santos. Com todas as mudanças que acontecem o tempo todo e com tudo que ocorreu – principalmente durante a pandemia – percebemos que o nosso novo propósito é construir uma casa segura e forte com amor. Estamos construindo relações sólidas com todos os nossos públicos, priorizando o fortalecimento de nossa cultura com o desenvolvimento de cada colaborador e incentivando, assim, o sentimento de pertencimento e comunidade”, enfatiza Talita.
Bom Ar, marca de produtos para perfumação de ambientes da Reckitt Hygiene Comercial, lança o Difusor Elétrico Frescor da Mata.
A natureza em sua forma mais pura é traduzida em uma fragrância fresca de notas cítricas brilhantes, verdes e de águas transparentes que transmite o frescor da mata desde a primeira impressão.
O lançamento faz parte da parceria de Bom Ar® com a ONG WWF-Brasil, que se uniram para restaurar áreas prioritárias do Cerrado e da Mata Atlântica, dois biomas brasileiros reconhecidos mundialmente por sua diversidade de espécies. Para isso, estão sendo investidos cerca de R$2 milhões até 2024 para fortalecer as iniciativas de restauração de atores locais, realizar o plantio de pelo menos 100 mil mudas em áreas degradadas, preservar nascentes de água, entre outras ações para promover conscientização e engajamento pela proteção da natureza brasileira.
Alta demanda provocou uma mudança de comportamento das marcas que passaram a ver no país maior potencial de vendas
Na contramão da crise econômica, o mercado de luxo vem crescendo no Brasil. Ao contrário das marcas nacionais e setores que foram impactados durante a pandemia, o segmento vem ganhando destaque, especialmente na categoria de fragrâncias. Segundo levantamento realizado pela empresa de inteligência de mercado The NPD Group, nos últimos quatro anos o mercado de alto luxo vem ganhando importância. Mesmo com distribuição limitada, considerando janeiro a maio de 2019, o segmento era responsável por movimentar R$ 10 milhões em vendas e nos mesmos meses de 2022, representa quase R$ 30 milhões.
A mudança de comportamento se deu quando, por conta da pandemia de COVID 19, as viagens internacionais tornaram-se raras. Dessa forma, parte dos consumidores que compravam seus produtos fora do Brasil e em Duty Frees migraram suas compras para dentro do país. A alta do dólar também influenciou na mudança do perfil, já que os valores dos produtos comprados no Brasil já não são tão diferentes e ainda possuem a possibilidade de compras parceladas. Muitos brasileiros já retomaram as viagens internacionais, porém o número ainda é 50% inferior se comparado ao último trimestre de 2019.
De acordo com levantamento da NPD, a categoria de alto luxo tem apresentado performance acima da média de fragrâncias nos últimos quatro anos, impulsionada não só pelas marcas já presentes no Brasil, mas também pela entrada de novas marcas no país, que duplicaram seu número desde 2019. Além disso, a abertura de lojas especializadas para fragrâncias de nicho, no eixo Rio / São Paulo, são também um forte indicativo do potencial do segmento.
Pesquisas de combinação de probióticos e prebióticos em limpeza hospitalar avançam
Pesquisadores descobriram que o uso de produtos de limpeza simbióticos, que revestem superfícies com probióticos vivos para combater ativamente as bactérias, pode economizar bilhões de euros por ano. Eles descobriram que, onde o produto foi usado, o número de infecções hospitalares, o que significa que o número de pacientes infectados e que precisam de tratamento médico também diminuiu.
A HeiQ Chrisal introduziu detergentes simbióticos para instituições de saúde. Essa tecnologia combina probióticos (bactérias boas) com prebióticos (açúcares bons) para fazer simbióticos. Os produtos de limpeza então deixam um microbioma de superfície para fornecer proteção microbiológica permanente.
A gama de produtos simbióticos da empresa foi testada em ambientes hospitalares na Bélgica, Itália e Alemanha, e agora será lançada no Reino Unido. O desempenho de limpeza da HeiQ contra desinfetantes químicos mostrou uma redução da resistência antimicrobiana de até 99,9% e infecções hospitales em 54%. Também sugere uma redução acentuada dos custos associados às infecções em até 75%.
A pesquisa da HeiQ também observa que a limpeza probiótica pode economizar € 760 milhões por ano em custos médicos devido a infecções hospitalares e € 580 milhões ao reduzir HAIs resistentes a medicamentos.
Ao contrário dos detergentes convencionais, os probióticos e sua atividade enzimática também permanecem por vários dias, deixando um bom microbioma de superfície no qual os probióticos fornecem uma camada protetora.
O crescimento médio de vendas no período é de 50%, segundo a Flora
Nada menos do que 63% das vendas ocorrem entre os meses de outubro e março, o que significa um crescimento médio de 50% na procura em comparação com qualquer outro período do ano, conforme dados compartilhados pela Flora, a terceira maior fabricante de inseticidas do Brasil, que está pronta para auxiliar as redes varejistas na preparação das lojas para a época de alta demanda. A empresa fabrica os inseticidas da marca Mat Inset.
O aumento no consumo é diretamente influenciado pelo clima. Afinal, a combinação de chuvas e temperaturas mais quentes favorece a reprodução de insetos como baratas, moscas, formigas e, principalmente, do mosquito Aedes aegypt, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por essa razão, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, a procura por inseticidas é alta durante todo o ano. Já no Sul e no Sudeste, é neste momento que as vendas disparam.
Na atual temporada, a sazonalidade promete ser forte, pois tem ocorrido no Brasil um aumento expressivo dos casos de dengue, com alta de 195% entre janeiro e julho de 2022, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, segundo o Boletim Epidemiológico. A expectativa é que os consumidores intensifiquem ainda mais as compras de inseticidas a partir do mês de dezembro, com a chegada do verão. Planejar o abastecimento dos pontos de venda com antecedência é fator-chave para garantir grande volume de vendas.
Com base na observação dos dados de comercialização e dos hábitos de compra do brasileiro, a Flora recomenda trabalhar com um mix completo de aerossol, aparelhos elétricos pastilha e líquido, espiral repelente para áreas externas. “Observando o sell-out de clientes, percebemos um aumento de vendas de até quatro vezes quando o PDV possui pelo menos três categorias versus PDVs com apenas aerossol”, explica Roberto Fernandes, Diretor de Vendas e Marketing de Inseticidas na Flora.
Estudo ainda mostra principais diferenças de comportamento de consumo online entre Millennials e Geração Z
A pandemia acelerou o avanço do e-commerce nos últimos anos e estimulou novas formas de consumo nos últimos anos. Esse crescimento continuará em alta nos próximos anos – de acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, o mercado de e-commerce deve crescer mais de 55% até 2025. No Brasil, o estudo aponta que o aumento deverá ser de 95% no mesmo período. E grande parte desse crescimento está associado ao público jovem, que, desde muito cedo, tem familiaridade com as tecnologias digitais.
Pensando nisso, a Americanas encomendou um levantamento, realizado pela agência Conversion entre os dias 18 e 23 de julho, a fim de entender os principais hábitos de consumo online entre jovens de 16 e 30 anos.
A vez dos marketplaces
O levantamento mostra que, entre tantas plataformas e meios disponíveis para as compras online, os marketplaces demonstram ser o meio que atende melhor às necessidades dos mais jovens. De acordo com os dados, a maioria dos entrevistados (83%) disse que prioriza e-commerces de lojas como Americanas, Submarino, entre outros, para comprar na internet.
Ainda segundo o levantamento, outras plataformas de compras citadas pelos jovens consumidores foram aplicativos de compra (75%), sites das próprias marcas (57%) e redes sociais, como Instagram e Facebook (26%).
Google como principal fonte de pesquisa
Para encontrar o produto ideal, os jovens recorrem ao Google. Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados (60%) – Millennials e geração Z – utiliza o buscador como principal forma de consulta de produtos e preços. Em seguida, os meios mais citados foram os próprios sites das marcas preferidas (53%) e os e-commerces (marketplaces) de lojas digitais (51%).
Quando perguntados sobre quais são os fatores predominantes no momento da decisão da compra, a maioria dos entrevistados (35%) mencionou preço, seguido de qualidade do produto (31%) e promoções e descontos (31%). Na hora de pagar, o cartão de crédito liderou como meio preferido, mencionado por 87% dos entrevistados. O pix seguiu na vice-liderança (59%) e o boleto (31%) fechou o TOP 3.
Principais diferenças de comportamento de consumo online entre Millennials e Geração Z
Nem todas as respostas mostraram consenso entre os consumidores da Geração Z (16 a 24 anos) e Millennials (25 a 30). Nesse contexto, um dado que se destacou foi o de produtos preferidos para o consumo online — enquanto a maioria dos respondentes da “geração Tik Tok” mostrou preferência pelos celulares (54%), a maioria das respostas dos Millennials (57%) apontaram para a categoria de vestuário, seguida por calçados (51%), que ficou colada com os telefones móveis (50%). Produtos relacionados à beleza aparecem no TOP 5 de ambas as gerações, mas a quinta posição muda entre as faixas etárias: enquanto os mais velhos citaram os eletrodomésticos, totalizando 47% das respostas, os genZ escolheram os eletroportáteis (28%), segmento que tem como famoso ítem a fritadeira Airfryer.
Quando o assunto é relação com a marca, a maioria das respostas (47%) dos consumidores da Geração Z apontaram para “marcas que mostram responsabilidade socioambiental”, enquanto a maioria (48%) dos millennials afirmou que não têm o hábito, mas pretende realizar compras de marcas que apresentam tal compromisso.
Como fator de influência para a decisão de compra, ambas as gerações disseram que compram de acordo com as próprias motivações, em um primeiro momento. Já quando buscam outros motivadores, Millennials disseram que avaliam a viabilidade da condição financeira para a realização da compra, enquanto os consumidores da Geração Z afirmaram que consideram as recomendações dos amigos e familiares para realizarem o checkout das compras.
Franqueados de 3 estados diferentes apontam vantagens em fazer parte da rede do segmento de limpeza e organização que mais cresce no Brasil
A Mary Help, além de criar o modelo de negócio de intermediação de diaristas e mensalistas, até então inédito no país, é uma das redes de franquias que mais crescem no Brasil. Seja pelos motivos que fazem com que os clientes confiem nos seus serviços – qualidade, preço justo, ética, praticidade, segurança e rapidez – seja pela facilidade em se tornar um franqueado – é possível abrir uma unidade a partir de R$32 mil – os números da empresa falam por si: desde 2011, ano da sua fundação, a empresa contabiliza mais de 3 milhões diárias realizadas, 503.169 clientes atendidos e 5.700 profissionais em atuação.
Agora, mostrando força na expansão, a rede comemora a inauguração de mais cinco unidades: uma na cidade de Palhoça, em Santa Catarina; duas no estado de São Paulo (Butantã-USP e Mogi Guaçu) e duas no Rio de Janeiro, nas cidades de Resende e Cabo Frio. Com a novidade, moradores das regiões terão a comodidade de poder contar com toda a gama de serviços ofertada pela empresa.
Mirian Indalecio, ex-executiva de marketing, inaugurou a sua unidade – a segunda na rede – no último dia 2, no bairro do Butantã. Perguntada sobre as vantagens em ser uma franqueada da Mary Help, responde: “A vida inteira eu quis ter o meu negócio, ser patroa de mim mesma, ter mais liberdade, para conseguir cuidar e programar a minha vida”. Já sobre as pretensões para o futuro, é enfática: “Tenho ambição de crescer mais; a minha primeira unidade tem dois anos e faz hoje, em média, 600 diárias por mês. A meta é que a segunda unidade chegue a esse número também. Ser franqueada da Mary Help é ter um trabalho decente e digno, para ter uma vida decente e digna”.
Já Armando de Oliveira, que acaba de inaugurar uma unidade na cidade de Resende – a sua nona da rede – diz que o principal motivo para continuar apostando na Mary Help é o modelo de negócio, que tem baixo investimento e retorno confortável em relações aos demais disponíveis no mercado. Sobre os seus planos futuros como empreendedor, diz, com orgulho: “Quero continuar crescendo e ajudando a marca”.
A rede conta hoje com 155 unidades em todo país e prevê a abertura de mais 15 em 2022, com perspectiva de faturamento de R$ 100 milhões até o final do ano. Um faturamento tão expressivo assim, se deve ao fato de que cada unidade pode chegar a R$200 mil mensais, sendo um negócio bastante rentável, atraindo constantemente novos investidores e multiplicando os franqueados que possuem mais de uma franquia.
Previsão da empresa britânica The Business Research Company é de que as vendas superem US$ 105 bilhões
De acordo com o Household Cleaning Products Global Market Report 2022, relatório lançado pela Business Research, o mercado de produtos de limpeza doméstica deve crescer 5,8% este ano, de US$ 99,89 bilhões em 2021 para US$ 105,68 bilhões em 2022. A consultoria britânica também prevê que as vendas do setor atingirão US$ 134,63 bilhões em 2026.
Segundo o relatório, a transparência dos ingredientes é uma tendência chave que está ganhando popularidade no mercado de produtos de limpeza doméstica. “Os consumidores estão ansiosos para saber se os produtos que estão comprando são matérias-primas naturais ou à base de plantas e são biodegradáveis e têm substratos de origem sustentável. Portanto, as empresas do mercado estão mudando rapidamente para fornecer transparência de ingredientes aos consumidores”, destaca.
Sem restrição de peça, o serviço pode ser usado em qualquer um dos mais de 500 pontos de venda espalhados pelo Brasil
Visando proporcionar uma maneira prática, flexível e econômica para lavar as roupas, em 2021 a 5àsec foi pioneira e criou um plano de assinatura para os clientes da marca. O conceito que já é aceito em outros tipos de serviços, como músicas, transporte e filmes, agora chegou de forma inovadora ao segmento de lavanderia. Para ter acesso a esta novidade, o consumidor efetua a compra on-line da assinatura a um valor fixo mensal e livre de restrição de tipo de peças. Em seguida, basta escolher quais itens e em qual loja 5àsec deseja lavar. De forma fácil e sem burocracia, o plano tem cobertura nacional, ou seja, as roupas podem ser lavadas em qualquer um dos mais de 500 pontos de venda em todo território nacional.
A Assinatura 5àsec possui três planos de mensalidade e seus respectivos descontos, sendo R$ 100 com 10%, R$ 300 com 15% ou R$ 500 com 20%. Ao ingressar em um dos planos, o consumidor terá um pagamento recorrente mensal. Por meio deste serviço, a rede francesa visa atingir diferentes perfis de consumidores que fazem parte do público-alvo da marca, especialmente formado por pessoas que estão sempre em deslocamento ou viajam com mais frequência, seja a trabalho ou a passeio. Após pesquisas com consumidores em potencial, a franquia verificou que houve um apontamento para esse tipo de necessidade.
“Essa é uma tendência de mercado que vem ganhando a preferência dos consumidores. Nosso principal objetivo é aumentar a recorrência dos clientes de todos os estados brasileiros. Podemos observar que há assinaturas de diversos tipos de serviços, pois as pessoas não querem mais ter o trabalho ou se preocupar em buscar empresas especializadas em determinado segmento e efetuar a contratação de forma avulsa. Os planos serão voltados para um público que terá debitado todos os meses no seu cartão de crédito o valor da assinatura. Assim, conseguem ter melhor controle dos gastos e podem utilizar os serviços de lavanderia em qualquer tipo de roupa ou acessório. Ou seja, ele contrata um plano de R$ 100, R$ 300 ou R$ 500 e usa seu crédito como quiser dentro do mês em questão. Entre os diferenciais, está a comodidade de poder utilizar em sua loja de preferência ou mais próxima, caso esteja viajando, já que a abrangência é nacional, além da segurança, já que a limpeza das peças será feita por uma empresa líder no mercado. Os consumidores querem o serviço disponível, pois buscam mobilidade e conveniência, e é isso que iremos proporcionar a eles graças a capilaridade que nossa rede tem por estar presente em todos os estados brasileiros. Atualmente, o programa de assinatura já representa 10% do faturamento das lojas, ou seja, é um projeto muito promissor”, finaliza o presidente da 5àsec Brasil, Fábio Roth.
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