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As três principais maneiras pelas quais as famílias estão simplificando suas vidas

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As famílias estão cada vez mais procurando maneiras de simplificar suas rotinas.

De acordo com a Euromonitor International Voice of the Consumer: Lifestyles Survey, em 2022, quase sete em cada 10 entrevistados globais procuraram maneiras de simplificar suas vidas. Estilos de vida agitados, maior valorização do equilíbrio entre vida profissional e pessoal e o esforço contínuo para tornar a casa um hub para tudo devem intensificar a busca pela multifuncionalidade e conveniência no curto e médio prazo. Este artigo lista as três principais maneiras pelas quais os consumidores usam eletrodomésticos para facilitar suas vidas.

Gestão eficiente das tarefas domésticas

Os consumidores estão comprando aparelhos de maior capacidade e multifuncionais, que economizam tempo e dinheiro e tornam a execução de recados regularmente mais eficiente. Refrigeradores mais espaçosos, por exemplo, estão crescendo em popularidade à medida que os consumidores reduzem o tempo necessário para fazer compras de supermercado e compram com mais frequência a granel. Nos últimos cinco anos, o volume global de vendas dos maiores refrigeradores (511-595 litros) registrou um CAGR de 3%.

Em termos de tarefas de lavanderia, os consumidores estão se inclinando para aparelhos de lavanderia mais ecológicos e de maior capacidade, permitindo que eles executem menos lavagens e a granel para economizar tempo, água e eletricidade. Gigantes de eletrodomésticos como LG Electronics e Samsung já estão explorando o mercado ecologicamente correto com seus produtos. Por exemplo, a LG Electronics introduziu uma nova tecnologia Coldwash em suas lavadoras/secadoras de grande capacidade, para completar ciclos em 30 minutos, economizar dinheiro aquecido e usar menos água do que as lavadoras/secadoras convencionais.

Em termos de culinária, os consumidores também buscam conveniência por meio da crescente demanda por aparelhos de cozinha não monitorados, principalmente as panelas de pressão elétricas multifuncionais.

Aceitando tecnologia inteligente

Em todo o mundo, as famílias que vivem em grandes residências (cinco ou mais cômodos) continuam a dominar. Habitações grandes muitas vezes significam maior conforto, mas com isso vem mais espaço para limpar. Assim, em seu esforço pela simplicidade, os consumidores estão optando por produtos inteligentes que exigem intervenção humana limitada, como aspiradores de pó robóticos. A tecnologia inteligente de mapeamento de piso e a capacidade desses aspiradores podem ser monitoradas e controladas a partir de um smartphone (mesmo remotamente) e ajudam os consumidores a economizar tempo. Embora ainda seja um nicho, as vendas em volume de varejo de aspiradores de pó robô registraram um CAGR de 17% em 2016-2021, com previsões de um CAGR de 7% durante o período de previsão.

Buscando independência de serviços profissionais

À medida que a privacidade e o individualismo são cada vez mais valorizados, os consumidores procuram ativamente produtos que lhes permitam realizar um maior número de tarefas sem depender de serviços prestados por terceiros. Como consequência, as vendas no varejo de eletrodomésticos de cuidados pessoais registraram um CAGR de 4% no período analisado. Produtos como aparadores de cabelo e barba, secadores de cabelo e aparelhos de cabeleireiro são mais comuns do que nunca nas residências, já que os consumidores buscam o visual de salão de beleza. Entendendo a demanda do consumidor, as marcas estão inovando e lançando produtos mais inovadores.

O uso crescente de eletrodomésticos destaca as três principais maneiras pelas quais os consumidores estão se esforçando para obter maior conveniência em suas vidas. Em consonância com estilos de vida cada vez mais agitados, os consumidores continuarão a buscar soluções que proporcionem qualquer descanso e facilidade. No entanto, a vida simples é uma filosofia que vai além dos ganhos materialistas. As mudanças de perspectiva para alcançar esses objetivos por meio de desaceleração, atenção plena e muito mais podem fornecer uma proposta holística para simplificar a vida de uma pessoa.

 

 

 

 

Fonte: Anjali Jain/Euromonitor 28.09.2022

Kantar: Brasileiros estão menos engajados no consumo sustentável

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Novo estudo Who Cares, Who Does? mostra que 80% dos consumidores estão menos comprometidos com a causa devido ao cenário econômico e que as marcas Natura, Omo e Ypê são as mais lembradas por ações sustentáveis

A inflação nos preços dos bens de consumo massivo no Brasil tem sido uma barreira na adoção de comportamentos de consumo mais sustentáveis. Este ano os consumidores nacionais estão menos engajados na causa do que em anos anteriores, e estão abaixo da média global nesta questão. É o que mostra a 4ª edição do estudo Who Cares, Who Does?, da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que correlaciona atitudes em torno da sustentabilidade ao comportamento de compra de alimentos, bebidas, cuidados pessoais e limpeza do lar (FMCG – Fasting Moving Consumer Goods, ou bens de consumo massivo).

O estudo divide os consumidores em três grupos de relação com o meio ambiente: EcoDismissers, que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão fazendo nada para mudar esta postura; EcoConsiderers, que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental; e EcoActives, que trabalham constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o meio ambiente. 

Até 2021, o engajamento eco estava otimista globalmente, enquanto avançava com menos força na América Latina. Este ano, pela primeira vez, os EcoActives estão em declínio e os EcoDismissers estão aumentando globalmente, e isso acontece em todos os países, sendo a maior queda na Espanha. Entre as maiores preocupações mencionadas estão a guerra, a economia e os impactos da inflação.

O Brasil sempre esteve abaixo dessa média, e hoje a diferença é ainda maior. Em 2022 são menos brasileiros engajados e mais desinteressados pela questão do meio ambiente do que em 2021 e 2019. Os actives representam atualmente apenas 5% dos consumidores, 3 pontos percentuais a menos do que em 2021 e 2,8 a menos do que em 2019; já os considerers hoje são 16%, -6,4 pontos percentuais em relação ao ano passado e -8 a 2019. A marca dos que têm pouco ou nenhum interesse pelo tema chegou a 80% este ano, um salto de +10,5 pontos percentuais em relação a 2021 e +12 pontos percentuais em relação a 2019.

Esses números são reflexo do atual momento da economia. Com a inflação nos preços de alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e de limpeza do lar, os brasileiros têm que fazer escolhas para equilibrar o orçamento e acabam  deixando de lado as preocupações com produtos sustentáveis, que geralmente são mais caros que os que não têm esse apelo. 

Mais da metade dos consumidores brasileiros que são ativos ou consideram ser, concordam que têm tido dificuldades em manter comportamento sustentável por reflexos econômicos. Mais de 50% dos respondentes concordam totalmente com a seguinte afirmação: “Recentemente, achei mais difícil agir de forma sustentável por causa de outras questões sociais ou econômicas”, mostrando o peso da questão econômica para um consumo mais sustentável.

O Who Cares, Who Does? mostra também que produtos produzidos localmente, recarregáveis e com ingredientes naturais são as escolhas mais frequentes quando estão disponíveis, e que o cenário é desafiador para o entendimento de temas mais complexos como biodegradáveis, redução da pegada de carbono e tendências como o veganismo.

Apesar de a maioria dos consumidores alegar ter preocupação em comprar produtos mais sustentáveis, com embalagens que respeitam o meio ambiente (54,6%), produzidos localmente (43,2%) ou com embalagens recicláveis (48,7%), no geral, menos de 30% tomam atitudes efetivas sobre plásticos em suas compras. Cerca de 44% tentam comprar embalagens ecologicamente corretas, mas apenas 9% evitam regularmente embalagens plásticas, por exemplo.

A reciclagem das embalagens ainda é mal compreendida pelo consumidor. Cerca de 40% das pessoas não sabem como descartar seus resíduos em casa por não entender as etiquetas ou não encontrar as informações nas embalagens.

Outro ponto de atenção do estudo é sobre a credibilidade das ações sustentáveis empenhadas pelas marcas. Quase metade dos entrevistados (46%) concorda que empresas só se preocupam com lucro e as ações ecológicas são apenas ferramentas de marketing. Porém existem grandes oportunidades a serem trabalhadas, já que 43,4% dos brasileiros conseguem associar a sustentabilidade a alguma marca. Marcas com históricos bem construídos conseguem se destacar, sustentando a performance de anos anteriores. As mais lembradas pelos consumidores por suas ações sustentáveis foram, nesta ordem: Natura, Omo, Ypê, O Boticario, Nestlé,  Avon, Coca Cola, Johnson & Johnson, Unilever, Brilhante e Sadia.

Informe-se mais sobre esse tema no Green Cosmetics Summit:

Saif amplia mix com soluções para limpeza industrial e institucional

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As soluções da Saif para limpeza estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros.

A empresa registrou crescimento de 20% nas vendas entre janeiro e junho de 2022, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Agora, se prepara para consolidar o mesmo sucesso em outro segmento, o institucional, ampliando as vendas para lojas especializadas.

O principal diferencial são as embalagens de 5 litros, que otimizam a rotina de compra e formulações concentradas, que devem ser diluídos antes da aplicação, com excelente relação custo-benefícios.

Os galões chegam ao mercado com novo design que facilita o acondicionamento, tanto no ponto de venda como nas empresas consumidoras, além de uma mudança visual padronizar a identidade da marca. “Assim, quem visitar as lojas especializadas, vai encontrar e reconhecer facilmente o produto Saif, com o mesmo rótulo, cores e disposição de informação que já caracteriza os produtos da linha, tradicionalmente comercializados nos supermercados”, explica Roni Kussler, sócio-diretor da Saif. Ao todo, são mais de 30 produtos apresentados nessa nova proposta, entre água sanitária, amaciante, desengordurantes, desinfetantes, tira manchas, limpa pisos, entre outros itens que integram o portfólio.

 

 

 

Fonte: ABRE 26.09.2022

Bioz Green cresce 40% com melhorias no e-commerce e vendas por assinatura

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Desde 2004 a família de Bruno Cimino produz produtos de limpeza ecológicos altamente concentrados. Antes o foco era institucional, mesmo em uma época em que a questão da sustentabilidade não tinha o apelo que tem atualmente.

Após alguns anos Bruno decidiu investir em uma linha de produtos para o consumidor final, foi então que surgiu a Bioz Green. Os produtos produzidos pela Bioz carregam os mesmos diferenciais que a família sempre preservou: são feitos de plantas, livres de corantes, hipoalergênicos, veganos, sem petroquímicos, dermatologicamente testados e biodegradáveis.

A opção por uma “linha verde”, produzida com ingredientes naturais, reforçava ainda o propósito da empresa de contribuir para a preservação do planeta, cuidar da casa e da saúde das pessoas.

Em 2020, a Bioz a migração para a plataforma da JET, abrindo novas possibilidades de vendas, viabilizando o ganho de mais escala para o negócio, com opção de compra por assinatura, que estava nos projetos da empresa e que hoje representa uma boa parcela das compras do e-commerce.

Hoje os clientes podem fazer essa programação mensalmente ou bimestralmente, sempre com uma vantagem adicional: 10% de desconto no valor dos itens. A Bioz cresceu 40% desde que implantou as melhorias.

 

 

Fonte: e-commerceBrasil 22.09.2022

Acqua Aroma lança um produto novo por dia

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Perfumaria baiana apresenta campanha até a Black Friday com variedade e qualidade

A marca Acqua Aroma, focada em perfumes para casa, deu início recentemente a uma campanha desafiadora, que consiste em trazer diariamente uma novidade aos seus clientes. A ação estará valendo até o dia 21 de novembro, quando a marca inicia o seu Black Friday e suspende a temporada de lançamentos diários.

Com aromas inovadores que transformam os momentos dos seus clientes, a Acqua oferece produtos que podem ser encontrados em banheiros e lavabos, cozinhas e mesas postas, lavanderias, quartos e closets, além de quartos de bebê. Seguindo os estilos casual, clássico, romântico e moderno, a marca abrange rituais de aromaterapia, banho & banheira, bloquear odores, corpo & massagem, e mãos & pés. Entre os diversos produtos oferecidos estão a água perfumada para roupas, difusores, essência concentrada, perfume para ambientes, renovador de lençóis, vela perfumada, perfume para carros, refis e acessórios.

A marca tem mais de 10 unidades distribuídas pelas principais regiões do Brasil, entre lojas próprias e franquias, além dos mais de 1.000 pontos de venda multimarca parceiros e um centro de distribuição em Atlanta, Georgia (EUA).

Terceirização de serviços cresce no Brasil: saiba por quê

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Melhoria na gestão de pessoas, eficiência nos resultados e menores riscos trabalhistas agradam contratantes

A terceirização de serviços registrou crescimento de 94% nas empresas brasileiras durante a pandemia, segundo levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP). A área de facilities [limpeza, copa, segurança, jardinagem, recepção e portaria] está entre as mais requisitadas pelas organizações que desejam reduzir custos, simplificar a burocracia, qualificar o serviço, melhorar a eficiência e a flexibilidade nas rotinas.

Entre os benefícios dessa transferência de responsabilidades estão a diminuição de erros no controle das documentações, a gestão de pessoas feita de maneira profissionalizada e a liberação de tempo para que o contratante mantenha o foco em outras demandas prioritárias.

“O síndico de um condomínio, por exemplo, tem uma série de obrigações diárias. Quando repassa os serviços de portaria, limpeza ou segurança a quem conhece bem o trabalho e domina a legislação, ele terá a garantia da entrega e mais tranquilidade para se dedicar a outras tarefas”, explica a diretora da Higicorp, Lorena Diniz.

Menores riscos trabalhistas

A utilização dos serviços de facilities tem uma série de vantagens, mas não exime os contratantes de observar alguns requisitos para evitar complicações legais e prejuízos. Os tomadores de serviço – sejam empresas, condomínios, associações – têm responsabilidades trabalhistas.

“Por lei, os profissionais terceirizados têm benefícios trabalhistas como os demais empregados. Entram na lista as férias remuneradas por 30 dias, 13º salário e o pagamento de contribuições ao FGTS e ao INSS. A diferença é que esses encargos não são incumbência da contratante. Cabe à prestadora arcar com as despesas salariais dos colaboradores”, orienta a empresária.

Mesmo assim, em caso de uma ação trabalhista, a Justiça aciona as duas empresas. E os números de ações judiciais no país são grandiosos. Segundo o Anuário da Justiça Brasil 2022 – mantido pelo Conselho Nacional de Justiça – foi contabilizado 80.129.206 processos em tramitação nos tribunais e varas do Brasil no dia 31 de março de 2022. Desse volume, 7,9 milhões envolvem o Direito do Trabalho.

A dica da diretora da Higicorp é tomar cuidado na hora de escolher o prestador do serviço e fiscalizar se a terceirizada está pagando corretamente os encargos trabalhistas e previdenciários.

“É direito do contratante exigir cópias mensais de holerites e dos pagamentos ao FGTS e INSS. Para evitar reclamações trabalhistas, a melhor estratégia é contratar empresas sérias, pois esses erros são comuns no dia a dia”, ressalta.

Dessa forma, quem delega as funções a uma terceirizada que realmente conhece todas as regras e atua dentro da lei, ainda vai ter uma espécie de blindagem que protege o patrimônio, evita prejuízos materiais, fiscais e a vida das pessoas envolvidas, complementa a executiva.

Benefícios da terceirização de serviços

Confira cinco vantagens de terceirizar serviços na área de facilities:

Qualificação: A empresa terceirizada se encarrega da seleção e treinamento dos profissionais. Como é especialista nos serviços de limpeza, zeladoria, portaria, jardinagem, copa e recepção, sabe o que avaliar na hora da contratação e como capacitar as equipes.

Substituição: Um dos motivos para recorrer à terceirização é a rápida substituição dos colaboradores. Se alguém faltar ao trabalho, outro profissional é enviado imediatamente para cobrir o posto, sem prejuízo ao contratante.

Menor risco trabalhista: As boas empresas terceirizadas cumprem as leis trabalhistas, as obrigações previdenciárias e sindicais. Com isso, há garantias do pagamento de todos os direitos dos colaboradores.

Fiscalização: Uma terceirizada está sempre de olho no cumprimento das normas de trabalho e no uso de EPIs. Também conhece e cumpre as boas práticas e as normas da Vigilância Sanitária, políticas de descarte de resíduos etc.

Gestão mais eficiente: Ao delegar funções a um grupo terceirizado, a contratante pode manter o foco naquilo que realmente sabe fazer. Não é preciso se desgastar na contratação e no treinamento de funcionários para a limpeza ou zeladoria, por exemplo.

Publicidade digital movimenta R$ 14,7 bi no 1º semestre de 2022, diz IAB Brasil

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Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil, o investimento em anúncios digitais na primeira metade de 2022 cresceu 12% em comparação ao mesmo período de 2021.

Comércio (25%), serviços (24%), mídia (7%), eletrônicos (7%) e financeiro (6%) são os 5 setores que mais que mais investiram, representando 68% de todo o investimento em publicidade digital no 1S22.

O IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, em parceria com a Kantar IBOPE Media, lança a mais nova edição do Digital AdSpend Brasil, relativo aos investimentos em mídia digital no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho de 2022, a publicidade digital registra um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 14,7 bilhões.

O estudo aponta que mais da metade do total do investimento em publicidade digital no primeiro semestre deste ano se destinou às plataformas de mídias sociais (52%), search (29%) e publishers e verticais (18%). Quanto aos formatos, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).

Sobre a expectativa de investimentos para o ano todo de 2022, 81% das agências e anunciantes questionados pelo IAB Brasil sinalizaram que os aportes devem aumentar neste período, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.

“Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, pontua Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Rankings de setores

O Digital AdSpend 2022 indica também que três setores concentraram mais da metade da verba em publicidade digital no 1S22: comércio (25% do total de investimentos), serviços (24%) e mídia (7%). E no top 5, além dos setores já citados, completam os de eletrônicos (7%) e o financeiro (6%) — este último, que no primeiro semestre de 2021 figurava em terceiro lugar, ainda se mantém entre os cinco principais no ranking.

Juntos, os cinco setores representam 68% dos aportes em digital no período.

Somados, os demais setores representam 32% do total de investimento em publicidade digital no período — entre eles, cultura, lazer, esporte e turismo; imobiliário, higiene pessoal e beleza; alimentos; vestuário e acessórios; bebidas; automotivo; farmacêutico; administração pública e social; minas e energia; casa e decoração; construção e acabamento; higiene doméstica; industrial; pet; agropecuária; brinquedos; escritório e papelaria; jogos e apostas e multissetorial.

Oito dos top 15 setores cresceram dois dígitos no primeiro semestre de 2022 no investimento em publicidade digital, ante o mesmo período no ano passado: bebidas (76%), mídia (62%), alimentos (50%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (23%), beleza (20%), comércio (16%), turismo (14%) e serviços (8%). E destes 15, seis apresentaram um recuo negativo neste tipo de aporte: administração pública (-1%), farmacêutico (-6%), automotivo (-8%), financeiro (-10%), telecomunicações (-24%) e imobiliário (-68%).

Alta participação do digital

No primeiro semestre deste ano, o digital recebeu mais de 50% das verbas totais de mídia de nove setores: brinquedos (91%), escritório e papelaria (80%), agropecuária (78%), bebidas (60%), higiene doméstica (58%), mídia (57%), alimentos (56%), minas e energia (54%) e casa e decoração (53%). Já oito setores que investiram entre 30% e 50% de sua verba total de mídia em digital foram: pet (49%), construção (48%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (37%), beleza (36%), comércio (35%), turismo (35%), bens e serviços industriais (32%) e serviços (30%).

Clique aqui para acessar o estudo completo Digital AdSpend Brasil – Primeiro Semestre de 2022.

Limpeza verde: fabricantes precisam criar credenciais ambientais

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Linhas com claims ambientais, mesmo que não acessíveis a grande parcela dos consumidores reforçam admiração pela marca

Por Estela Mendonça

O recém-publicado  Mintel Consulting Sustainability Barometer 2022 revela que a preocupação dos consumidores com as mudanças climáticas foram as que mais aumentaram no último ano, passando de 39% em 2021 para 46% em 2022, e lidera o ranking de citações, seguida por qualidade do ar (36%). Também aumentaram em relação ao estudo anterior, as preocupações com a escassez de água, que subiu de 27% em 2021 para 31% este ao, e a de alimentos, que variou de 17% para 23%.

Trazendo a constatação para o Brasil, mais especificamente para a indústria de produtos de limpeza, supõe-se que o sucesso é certo para as empresas que investirem em itens com apelos verdes, mas não é bem assim. Embora a cresça a importância das questões ambientais e a higiene dos ambientes e roupas, é preciso levar em conta o cenário econômico.

A Euromonitor International prevê que a América Latina será a região com a maior taxa de inflação em 2022 (15,1%) e avalia que os consumidores tenham comportamentos cada vez mais sensíveis ao preço ao comprar produtos para cuidados com a casa, o que tende a aumentar a participação de  marcas próprias e até dos chamados produtos clandestinos. A empresa de pesquisas cita o Brasil como exemplo, destacando que as classes D e E representam mais de 75% da população.

Em artigo no site do Euromonitor, os analistas Paula Ferolla Correia e Filip Hoffmann-Häußler, apontam que “no longo prazo, os players devem buscar melhorar a percepção dos consumidores sobre seus produtos no que diz respeito à qualidade e à relação custo-benefício, para que as marcas ganhem penetração no maior número possível de lares nesse ambiente desafiador”.

Credenciais verdes

Mesmo diante de aspectos inflacionários e queda de renda, explorar credenciais verdes em parte do portfólio tem sido a estratégia de muitos fabricantes para não apenas oferecer opções para os consumidores eco-conscientes, mas também criar uma referência a todos os consumidores, mesmo que ele não possa adquirir os produtos, que geralmente são mais caros.

Gilson Mazetto, vice-presidente comercial e marketing da Ypê

Um exemplo que ilustra bem isso é a Ypê, que é uma das principais fabricantes de produtos de limpeza e higiene do país e que conta com marcas e linhas voltadas a várias necessidades e orçamentos, lançou sua a nova campanha que ressalta suas ações ambientais e a nova linha Ypê Green. Embora o lançamento não seja acessível a todos os bolsos, reforça no consumidor a referência de empresa preocupada com o meio ambiente.

“Hoje, a escolha do consumidor está condicionada a diversos fatores, entre eles a capacidade das empresas de gerarem valor compartilhado para a sociedade e para o planeta. Ao longo da sua história, a Ypê sempre foi reconhecida pela sua atuação em prol do meio ambiente, alinhada à nossa missão de oferecer produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis aos consumidores. A campanha #YpêNoCaminhoDoBem visa justamente reforçar esse posicionamento ao destacar os projetos desenvolvidos em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a nova linha de produtos Ypê Green, evidenciando que estamos no caminho do bem há mais de 70 anos”, disse Gilson Mazetto, vice-presidente comercial e marketing da Ypê.

A marca traz ao mercado produtos veganos elaborados com ingredientes de fontes renováveis, biodegradáveis, de origem vegetal ou fonte biológica, oferecidos em embalagens recicláveis. A linha conta com lava-louças (em gel concentrado e tradicional), amaciante concentrado, lava-roupas em pó e sabão em barra.

Cápsulas reformuladas

São vários outros exemplos pelo mundo. A marca de lavanderia da Unilever, Dirt Is Good (DIG, também conhecida como Persil, Skip, OMO e Surf Excel) está lançando uma cápsula projetada para fornecer remoção de manchas difíceis, mas com reduções significativas nas emissões de carbono e resíduos de plástico. As cápsulas foram reformuladas e otimizadas para uso em ciclos curtos de lavanderia a frio (20°C e abaixo) e contêm ingredientes ativos biodegradáveis, 65% dos quais são derivados de fontes vegetais. Além disso, serão vendidas em uma caixa de papelão totalmente reciclável e sem plástico.

“Por meio de nossa estratégia Clean Future, nossa ambição é tornar nossas marcas uma escolha atraente para os consumidores, trazendo inovações reais para produtos de mercado de massa”, disse Keith Rutherford, head global de inovação da Unilever Home Care. O produto será lançado primeiro na França e em breve chegará a outras marcas da linha em todo o mundo.

Limpeza probiótica

SC Johnson lançou no primeiro semestre uma nova linha de produtos de limpeza probióticos:  Meyer’s Clean Day Probiotic. Após a limpeza, os probióticos se depositam na superfície e continuam funcionando quando entram em contato com sujeira, limpando microscopicamente por até sete dias.

“O lançamento do Mrs. Meyer’s Probiotics continua nossa história de trazer novas soluções de limpeza e cuidados. Sempre nos esforçamos para criar as melhores soluções que combinam eficácia intransigente com aromas inspirados no jardim, uma tradição que continuamos com o lançamento de limpadores probióticos nas fragrâncias favoritas de nossos consumidores”, afirmou Pam Helms, diretora executiva de P&D global da SC Johnson.

Espaços públicos na mira

Em pesquisa feita pela Clorox este ano com quase 1,2 mil americanos, 81% afirmaram que prefeririam que os espaços públicos visitados usassem produtos de limpeza ecologicamente corretos, citando benefícios ao meio ambiente. Já os executivos que cuidam da gestão das instalações afirmaram que há uma falta de opções ecologicamente conscientes. A pesquisa mostra que a indústria de produtos de limpeza precisa dedicar esforços para suprir essa demanda de novos produtos ecologicamente corretos, mas têm de ser tão eficazes quanto os produtos de limpeza e desinfetantes tradicionais.

Os resultados da pesquisa sustentaram o lançamento no mês passado da linha Clorox EcoClean, da CloroxPro, que conta com limpador desinfetante e limpadores, certificados pela EPA. “Clorox EcoClean foi feito para uma variedade de espaços públicos onde os profissionais de limpeza procuram opções ecologicamente conscientes para incorporar em seus protocolos de limpeza e desinfecção sem sacrificar a eficácia”, justificou  Kyra de St. Paer, diretora sênior de marketing da CloroxPro.

Sensação de bem-estar

Produtos que transmitam sensação de bem-estar estão entre as principais tendências para o mercado de limpeza doméstica, fazendo surgir novas marcas com esse objetivo, como é o caso da estreante no mercado americano Therapy Clean, marca de produtos de limpeza doméstica à base de plantas que promete oferecer uma linha de cuidados domésticos inspirada no bem-estar.

De acordo com a marca, os produtos de limpeza são cientificamente comprovados para melhorar o humor usando fragrâncias naturais projetadas para gerar emoções positivas a partir da aromaterapia. O limpador multiuso e o lava-louças estão disponíveis em três aromas diferentes com benefícios exclusivos: sal marinho e eucalipto, zimbro e raspas de limão e ervas frescas e melão.

Percepção de bem-estar

Para Jamile Trevini, coordenadora de marketing da Kaapi Fragrâncias e Kaapi Ingredients, os desafios de compreender o mercado e as tendências que movem os hábitos de consumo são constantes. “Atualmente, frente a um cenário pós-pandemia, percebe-se que alguns movimentos ganharam ainda mais relevância, especialmente quando se tratam de bem-estar, seja físico ou mental”.

Jamile Trevini, coordenadora de marketing da Kaapi

A profissional comenta que, segundo pesquisas realizadas pela Mintel, o mercado consumidor brasileiro, de forma geral, tem se preocupado mais com a assertividade de suas compras, sendo que dois fatores têm tido maior peso sobre sua decisão: saúde e finanças. “Esse comportamento abre uma interessante brecha às marcas, que passam, então, a incluírem em seu portfólio mais experiência, além de funcionalidade a preços acessíveis”.

Em home care, segundo Jamile, essa oportunidade pode ser potencializada ao relacionar a primordial finalidade de limpeza dos produtos a conceitos de bem-estar e naturalidade, uma tendência que deverá se estender pelos próximos anos, segundo ela. “Diante desse cenário promissor, entende-se que as fragrâncias, quando bem aplicadas, podem ajudar muito na percepção do consumidor, conectando-o aos seus sentidos”, afirma.

Além de rotas olfativas perfeitamente adequadas aos atuais claims, tais como aromaterapia e sustentabilidade, Jamile observa que o uso de óleos essenciais na composição é capaz de aumentar ainda mais a relevância do produto ou linha no mercado. “Alguns óleos, como lavanda, alecrim e bergamota, por exemplo, são facilmente empregáveis na construção de conceitos que permeiam entre bem-estar e produtos mais sustentáveis”.

Jamile complementa que, tanto em fragrâncias quanto em óleos essenciais, a Kaapi, juntamente com sua divisão de ingredientes para o mercado nacional, a Aromach, pode ajudar a construir projetos inovadores, que reforcem movimentos globais. “A companhia acredita muito no olfato como um instrumento que enaltece percepções sensoriais e experiências, contribuindo, assim, com a construção de conceitos sólidos na memória do consumidor”.

Surfactantes 100% de base vegetal

Maior linha de surfactantes renováveis do mercado, a nova linha ECO 100% de Base Vegetal Renovável da Croda é 100 % de origem biológica, vegana, livre de crueldade animal e com baixos níveis de 1,4-Dioxano.

José Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas Latam da Croda do Brasil

“Tudo isso não afeta o seu desempenho, que é idêntico ao de opções baseadas em petróleo. Usando a linha ECO, você gera um menor impacto de carbono do que versões de origem petrolífera”, assegura José Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas Latam da Croda do Brasil, que informa ainda que a linha possui o certificado USDA de produto com base biológica e de cadeia de suprimentos RSPO via Balanço de Massa.

Pugliese explica que a composição dos surfactantes normalmente possui origem petroquímica, mas para a linha ECO, a Croda encontrou uma rota alternativa para os produtos etoxilados com o bioetanol advindo de biomassa, ampliando significativamente o teor de ingredientes de origem biológica e reduzindo a dependência em combustíveis fósseis. Além disso, os ingredientes são produzidos com energia renovável, reduzindo a sua pegada de carbono.

A Croda também oferece outras abordagens para traçar um caminho mais sustentável. Pugliese cita como exemplo o Coltide™ Radiance, um biopolímero inovador com 80% de origem biológica e cadeia modificada, que aumenta a substantividade das fibras de tecido. Essa ação prolonga a vida das roupas e colabora com a redução do consumo, além de reduzir a emissão de microplásticos. “A cada quilo de Coltide™ Radiance utilizado em formulações, evitamos 450 kg de emissão de CO2 e deixamos de consumir 130 mil litros de água”, garante.

Outro destaque de inovação da Croda é uma nova geração de ingredientes de limpeza probióticos, que não são poluentes e não causam danos ambientais. Enquanto o Evogen™ ON 50x foi projetado para neutralizar odores, o Evogen™ GP 50x oferece limpeza profunda de superfícies duras. “São soluções seguras e sustentáveis para a limpeza, deixando a natureza fazer o trabalho”, defende Pugliese. Eles são produzidos por meio de um processo de fermentação biotecnológico de baixo carbono e, de acordo com o executivo, ajudam a prolongar os intervalos de limpeza e a reduzir a necessidade de limpeza pesada, o que permite proteger as superfícies por mais tempo.

Poder do ácido glicólico

“O ácido glicólico está ultrapassando os compostos de amônia quaternária (quats) na escolha de ingrediente para uma variedade de produtos de limpeza e desinfecção, superando-os também na capacidade de matar vírus e limpar com segurança, sustentabilidade e menor impacto ambiental”, afirma Jason W. Jones, químico PhD em polímeros orgânicos, gerente técnico global da Chemours Company, acrescentando que a química do ácido glicólico é ideal, pois é derivada da natureza. Na verdade, ele é fabricado através da carbonilação do formaldeído – um processo contínuo, limpo e eficiente usado pela Chemours para atender à crescente demanda – é idêntico ao ácido glicólico encontrado naturalmente na cana-de-açúcar, frutas e vegetais.

Jason W. Jones, gerente técnico global da Chemours

Jones explica que, conservador e protetor da natureza, o ácido glicólico deriva seu poder de seu pequeno tamanho molecular e da dupla funcionalidade ácido-álcool. Ao desinfetar, o ácido glicólico mata uma ampla gama de bactérias gram-positivas e gram-negativas, bem como vírus grandes, pequenos, envelopados e não envelopados.

O teste dos produtos Glyclean™ D à base de ácido glicólico da Chemours apresenta eficácia contra SARS-CoV-2, Influenza tipo A, Rhinovirus tipo 37, Herpes tipo 1 e outros. Além disso, como o ácido glicólico penetra nas células das bactérias, minimiza drasticamente a resistência microbiana. “Também melhora a eficácia de limpeza e penetração de outros ácidos orgânicos e inorgânicos e oferece facilidade de formulação e compatibilidade com uma ampla variedade de componentes de limpeza”, destaca Jones. Para limpeza institucional, pode melhorar a remoção de incrustações e manchas de ferro, e oferece baixo pKa para facilitar a remoção de resíduos e incrustações minerais.

“O ácido glicólico é extremamente benéfico ao meio ambiente e às pessoas. É inodoro, não tóxico, não inflamável, não irritante, e não é considerado um composto orgânico volátil. Por isso pode ser feito em um processo altamente eficiente e é muito estável, reduz o uso de energia e o desperdício”, defende Jones, que ressalta que o ácido glicólico é completamente biodegradável, atingindo quase 100% de decomposição após 14 dias. “Mais eficaz, eficiente e ecológico, o ácido glicólico é a solução atual para limpar e desinfetar”.

Soluções enzimáticas

A Univar Solutions possui diversas soluções de ingredientes que melhoram a biodegrabilidade e a sustentabilidade dos produtos de limpeza. Aline de Cassia Belleza, coordenadora de mercado, destaca dois deles: o Ecosurf™ EH e as enzimas.

Aline de Cassia Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions

O Ecosurf™ EH, que apresenta ótima performance na substituição do Nonilfenol etoxilado, segundo Aline, apresenta baixa toxicidade aquática e é prontamente biodegradável. Além disso, é fácil de solubilizar, considerando que o tempo de processo é importante na sustentabilidade. “Embora o Nonilfenol etoxilado seja permitido, alternativas mais verdes colaboram com formulações mais modernas e adequadas ecologicamente”.

Outro destaque da Univar Solutions são as enzimas, que agregam muitos benefícios nos produtos de limpeza, pois colaboram para que tanto a formulação em si como seu o uso final sejam mais “verdes’’, mantendo o processo como um todo mais sustentável. Aline explica que elas são sustentáveis desde sua produção como matéria-prima, são biodegradáveis e colaboram com o uso mais consciente, sinérgico e inteligente de outros produtos químicos na formulação dos saneantes. “Com as enzimas, falamos que 1 mais 1 não é simplesmente 2. Podemos chegar em 3, em 4, em 5…”, brinca.

Aline ressalta que, com o uso das enzimas, é possível reduzir produtos químicos mais agressivos ou mesmo cuja obtenção não é tão sustentável para níveis aceitáveis, e manter a mesma performance ou até melhorá-la e, na maioria das vezes, sem impactar negativamente no custo. “Com isto, conseguimos reduzir a pegada ambiental, o impacto na vida subaquática e as emissões de CO2, produzindo alternativas mais verdes, que performem e sejam adequadas ao mercado”, assegura.

Além de todos estes benefícios da formulação em si, Aline lembra que elas também representam um uso final mais consciente, pois agem rapidamente na remoção de manchas complexas, ajudam a limpar com ciclos mais curtos, rápidos e com temperaturas de lavagem mais baixas (sem aquecimento), tornando também o processo do consumidor mais verde e sustentável.

Como sugestão, Aline cita o blend enzimático Medley®Advance 300 L, composto por três enzimas em um único produto, o que torna a logística também mais sustentável. “Este moderno blend enzimático é ideal para formulações líquidas. Mas também existem opções para produtos em pó que trabalham da mesma maneira”, pontua. “A Univar Solutions, está capacitada a prestar todo o suporte nos desenvolvimentos e testes para deixar os produtos de limpeza mais sustentáveis”, completa.

Prateleiras do mundo

Para inspirar, o Household Innovation separou mais alguns exemplos de produtos de limpeza com claims naturais. Novos formatos de produtos lava-roupas são cada vez mais comuns em vários mercados. A empresa americana de vendas diretas Norwex, por exemplo, acaba de lançar Eco-Wash, strips de detergente 100% biodegradável, livres de alvejante, corantes e fragrâncias sintéticas, fosfatos, OGMs.  A fórmula de baixa espuma permite que os strips se dissolvam facilmente em água quente ou fria. O novo produto em aroma natural e sutil de flores frescas.

Lava-louças ecológicos

Muitos fabricantes também têm apostado em lava-louças, como é o caso da francesa L´Arbre Vert, que relançou sua linha lava-louça manual na Europa, com formulações ecológicas e que prometem ser mais eficazes na remoção da gordura da louça, além de hipoalergênicos.

Já nos Estados Unidos, a novidade da marca natural de cuidados pessoais e domésticos JR Watkins é o recente lançamento do Foaming Dish Soap,  primeiro lava-louças em espuma da marca. Formulado com ingredientes à base de plantas e livre de sulfato, formaldeído, fosfatos e corantes, a novidade do produto é o gatilho de spray duplo, permitindo escolher disparo de espuma ou de jato direto.

Dois anos após o lançamento de suas inovadoras folhas de detergente para roupas sem plástico, a ECOS, fabricante de produtos de limpeza domésticos à base de plantas, lançou agora folhas de detergente para lava-louças.  De acordo com a empresa, o lançamento é uma forma de desperdício zero para os consumidores ajudarem a reduzir seu impacto ambiental. A fórmula altamente concentrada é completamente solúvel e vem em uma caixa de papelão 100% reciclável. Formuladas com ingredientes à base de plantas e sem produtos químicos agressivos, as folhas são fáceis de usar. Para usar, os consumidores devem dobrar uma folha para caber no compartimento principal de detergente.

Pasta multiuso

A Astonish acaba de lançar no Reino Unido a The Good One, pasta multiuso de limpeza produzida para resultados de alto desempenho que pode ser usada em tarefas delicadas e difíceis, desde ferrugens difíceis e resíduos de alimentos queimados até tênis delicados, vidro, azulejos e muito mais. Feito com ingredientes 100% naturais, o produto promete ser seguro para toda a família, inclusive animais de estimação e para o meio ambiente. A pasta verde natural suave tem uma consistência maleável para fácil aplicação em toda a casa.

Para refletir

Pensar em um produto de limpeza com menos impacto no meio ambiente é também focar em atributos que conservem as roupas e as superfícies por muito mais tempo e pode ser um caminho de se posicionar e de engajar consumidores. Pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, constataram recentemente que a grande maioria dos microplásticos é descartada durante as primeiras cinco lavagens de roupas. Depois disso, a concentração desses poluentes diminui drasticamente.

Considerando as estimativas de que 35% do plástico que vai para os oceanos é resultado da lavagem de tecidos em lavadoras domésticas e comerciais e que ainda não foram encontradas soluções efetivas que impeçam que os tecidos liberem tanto plástico, uma boa medida é limitar a quantidade de roupa nova comprada e cuidar para aproveitar ao máximo todos os itens já existentes. Produtos que ajudam a conservar as roupas é um grande apelo nesse sentido.

O exemplo serve para refletir sobre como inovação e sustentabilidade devem caminhar juntas. A Kantar, no insight “5 ways to optimise innovation development”, lembra que para qualquer inovação sobreviva ao teste do tempo, ela deve não apenas identificar um problema real do consumidor, mas também ser executada com sucesso e aumentar o valor da marca. “Otimizar o design do produto, embalagem, posicionamento e comunicação é essencial para dar a um novo produto a melhor chance de sucesso no mercado antes que seus concorrentes o superem”.

Britânicos abandonam marcas conhecidas por alternativas mais baratas

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Pesquisa da Forbes revela maior fidelidade dos consumidores a produtos de limpeza

Um novo estudo da  Forbes Advisor  revelou que quatro em cinco (82%) britânicos substituíram seus típicos produtos semanais de mercearia por alternativas mais baratas ou de marca própria de supermercado. A plataforma de comparação de preços e orientação financeira entrevistou 2 mil adultos britânicos para descobrir como o comportamento de compras em supermercados mudou nos últimos seis meses.

Dos britânicos que trocam seus produtos, 58% mudaram a maioria de seus mantimentos para ajudar seu orçamento semanal a se estender ainda mais. Enquanto isso, 42% têm sido mais seletivos sobre quais produtos de supermercado estão mudando, trocando apenas produtos ocasionais em um esforço para economizar. Em mais evidências de cortes, a pesquisa descobriu que 77% dos poupadores de supermercado estão reduzindo a frequência de compras de marcas premium nos supermercados.

Com produtos mais baratos e de marca própria de supermercado crescendo em popularidade, a Forbes Advisor explorou se os consumidores britânicos sentem que estão sacrificando a qualidade: 39% afirmaram que os produtos de marca própria mais baratos ou de supermercado são geralmente tão bons quanto as marcas anteriores das quais eles abandonaram. Um em cada seis afirmou que a qualidade desses mantimentos acessíveis geralmente é melhor.

No entanto, 36% disseram que, embora a qualidade fosse pior, era justificada pelo preço mais barato. Apenas 5% dos entrevistados disseram que o preço mais barato não compensou a redução percebida na qualidade.

A quais produtos as pessoas são mais leais?

O estudo revelou ainda quais das maiores marcas britânicas as  pessoas estão mais relutantes em substituir em sua loja semanal de supermercado. Os consumidores são mais fiéis à famosa marca de detergentes Fairy, com 20% afirmando que nunca considerariam trocar a marca de sua loja semanal.

Além de Fairy, no geral, os britânicos são menos propensos a trocar produtos de limpeza e detergentes, com Dettol (19%), Comfort (18%), Persil (16%) e Ariel (15%) permanecendo como às quais os consumidores são mais fiéis.

Consumidores que não trocariam de marca

Fairy 20%
Dettol 19%
Comfort 18%
Persil 16%
Ariel 15%
Coca Cola 15%
Andrex 15%
Lenor 15%
Pepsi Cola 13%
Plenty 13%
Kleenex 12%
Cadbury 12%
Yorkshire Tea 12%
Heinz 11%
Lucozade 10%
Kelloggs 10%
Ribena 10%
Schweppes 10%
Robinsons 10%
Tropicana 9%

 

 

Fonte: Retail Times 21.09.2022

ISSA lança campanha e pesquisa para repensar o que significa limpeza nos EUA

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A Worldwide Cleaning Industry Association (ISSA) anunciou uma parceria com o popular comediante, ator, apresentador e conhecido germafóbico Howie Mandel, lançando a campanha Rethink What Clean Means.

Juntos, eles estão trabalhando para educar os Estados Unidos sobre a importância fundamental da limpeza e apoiar as empresas na elevação de seu padrão de limpeza.

“Se há uma coisa que todo mundo sabe sobre mim, é que sou uma aberração por limpeza”, disse Howie Mandel. “No entanto, o que limpo significa para uma pessoa, pode significar algo totalmente diferente para outra. Saber que temos especialistas, como a ISSA, para definir o padrão de limpeza me dá tranquilidade quando estou em um hotel, em restaurantes ou me apresentando em grandes locais”.

Visão da América sobre limpeza

Uma nova pesquisa online da YouGov com 2.504 adultos americanos, encomendada pela ISSA, oferece uma visão abrangente do sentimento dos Estados Unidos em relação à limpeza e como ela afeta os negócios em todo o país.

A pesquisa mostrou que 57% dos americanos estão preocupados com a limpeza das empresas frequentam devido à pandemia do Covid-19 e 56% pensaram mais sobre a limpeza de um espaço comercial/público nos últimos dois anos do que nunca.

À beira de um mundo pós-pandemia, 59% estão mais conscientes da limpeza da superfície quando estão em público e 51% dizem que estariam mais propensos a frequentar um negócio se fornecesse evidências de que suas instalações foram devidamente desinfetadas.

A maioria dos entrevistados (82%) faria ou diria algo se uma empresa não fosse limpa de acordo com seus padrões, 54% não visitaria aquele negócio novamente, 33% reclamaria com amigos/família e 29% falaria com um gerente.

 

 

Fonte: Issa 20.09.2022

Bombril posiciona marca e lança nova Campanha de Marketing

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Líder e referência no mercado na categoria Lã de Aço, a marca das 1001 utilidades traz 1001 histórias para voltar a ficar mais próxima e conectada com seu público. Campanha prevê gerar mais de 200 milhões de impressões

Fazer a marca Bombril se conectar novamente com as pessoas e gerar conversas através das redes sociais e embalagens. É a partir dessa premissa que a Bombril chega ao mercado no mês de setembro com uma nova identidade visual, linguagem mais moderna e digital e cheia de histórias para criar conexões.

Queremos estimular conversas sobre as histórias das famílias, suas conexões e relação com o lar onde estamos presentes há mais de 74 anos. Todo relacionamento longo tem histórias incríveis. Com a Bombril e o povo brasileiro não é diferente, então haja história boa para contar”, diz Ronnie Motta CEO da empresa.

Com uma estratégia ousada, o retorno da marca nas redes sociais teve o sumiço de algumas celebridades, dentre elas Babu Santana, Edson Celulari, Marcos Pitombo e Monique Alfradique, que anunciaram sua saída das redes para uma “limpeza/higiene mental”. Depois de alguns dias, eles retornaram relatando que até Bombril ficou longe por um tempo, afinal, momentos de reflexão e pausa são excelentes para seguir se desenvolvendo.

Esse grande buzz vem seguido de muitas novidades com a nova campanha que retoma as #1001 utilidades de forma divertida e atual, além de lançar as #1001histórias, estimulando a conversa com o público. A ação com o sumiço dos influenciadores é a primeira de mais cinco fases que vêm pela frente. A ação contará ainda com convites para que os consumidores compartilhem suas mil e uma histórias com a marca e a realização de filmes com algumas destas situações reais.

A inspiração do público com suas 1001 histórias de Bombril define o novo filme publicitário da marca. A marca, que se tornou icônica com suas campanhas estreladas por Carlinhos Moreno na década de 70 e viu suas vendas explodirem Brasil afora, agora também se inspira nas histórias de seus consumidores. É o um novo momento da Bombril, de cocriar com sua audiência.

“Nada melhor do que as histórias dos consumidores com Bombril para estrelar o retorno da esponja de aço mais conhecida nacionalmente ao mundo da comunicação. A partir dos relatos compartilhados, desenvolveremos todo o roteiro do novo filme de Bombril”, diz Philip Koerner Gerente de Marketing da Bombril. “Acreditamos que quando cuidamos da casa, cuidamos de nós.  E de todos aqueles que transformam esse espaço em um lar. Por isso, trabalhamos todos os dias para tornar esta relação mais simples, fácil e descontraída; seja através de produtos, serviços, experiências, conversas ou histórias”, acrescenta Koerner.

Impacto do aumento da inflação em home care na América Latina

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Por Paula Ferolla Correia e Filip Hoffmann-Häußler, analistas da Euromonitor International 

A Euromonitor International prevê que a América Latina será a região com a maior taxa de inflação em 2022, com 15,1%. Em geral, espera-se que os consumidores exibam um comportamento cada vez mais sensível ao preço ao comprar produtos para cuidados com a casa. Espera-se que comprem a granel e procurem promoções e descontos com mais frequência. Esse cenário inflacionário está afetando os consumidores, independentemente de sua renda, embora certamente o impacto esteja sendo sentido mais profundamente entre a população de baixa e média renda. Por exemplo, no Brasil, as classes sociais D e E representam mais de 75% da população, considerando apenas indivíduos acima de 15 anos.

Marca própria deve se beneficiar da baixa confiança do consumidor

O downtrading para produtos mais acessíveis pode ser observado quando a incerteza econômica representa um desafio para a renda disponível. Entre 2019 e 2021, as linhas de marca própria de home care na América Latina registraram crescimento de valor de varejo de cerca de 25%, com taxas de crescimento de mais de 20%, a preços atuais, em países como Colômbia, Brasil e Chile. Em muitos países da América Latina, várias redes de supermercados e hipermercados expandiram sua oferta de marca própria, o que lhes permite oferecer aos consumidores alternativas acessíveis aos produtos de marca.

Incerteza econômica impulsiona comércio ilícito de produtos para cuidados domiciliares

Nossas fontes do setor sugerem que um número crescente de consumidores também está participando do mercado ilícito de produtos de cuidados domésticos produzidos e distribuídos ilegalmente. Esses tipos de produtos são normalmente vendidos na rua e em feiras livres a preços significativamente mais baixos do que os produtos vendidos nos canais oficiais. No Chile, por exemplo, isso representa uma ameaça real à saúde, e o Centro de Informações Toxicológicas do país relata um aumento alarmante de casos de intoxicação por vinagre e cloro usados ​​nesses produtos falsificados.

Mudanças nos tipos e tamanhos de embalagens esperadas como resultado de pressões inflacionárias

Em muitos mercados latino-americanos, diferentes opções de embalagem são vistas pelos fabricantes como uma forma de cortar custos – com exemplos vistos em produtos como limpadores de janelas, desinfetantes e lava-louças. Os produtos vendidos em sachês geralmente têm preços mais baixos e, portanto, são preferidos pelos consumidores em vez de embalagens de gatilho quando desejam economizar dinheiro. Com relação aos tipos de embalagens disponíveis, as diferenças de preços variam dentro de cada mercado, embora os consumidores latino-americanos como um todo estejam geralmente bem cientes dessas opções para combater os efeitos inflacionários. Por exemplo, alguns produtos no Brasil agora apresentam os dois tipos de embalagem, com os consumidores procurando economizar dinheiro para sachês.

Enquanto os consumidores estão interessados ​​em promoções e descontos, embalagens maiores também estão se tornando cada vez mais populares. No entanto, nem todos os consumidores têm recursos suficientes para comprar embalagens grandes, de modo que os fabricantes também lançaram uma variedade de tamanhos no Brasil nos últimos anos para levar em conta diferentes comportamentos do consumidor no ponto de venda. Enquanto isso, em outros países da América Latina, embalagens grandes são mais comuns em supermercados e hipermercados, como é o caso da HEB no México, por exemplo.

Em termos de canais de distribuição, os consumidores brasileiros que compram em clubes de armazéns costumam preferir compras a granel para ter acesso a descontos, o que será um dos impulsionadores positivos do crescimento no período de previsão. O gráfico abaixo mostra o crescimento dos principais canais de distribuição no Brasil, incluindo clubes de armazém.

Principais Canais de Distribuição Offline de Home Care no Brasil

Para garantir um crescimento sustentado, a indústria deve ajustar-se a uma nova realidade

Atualmente, a situação econômica e política dos países latino-americanos permanece incerta. De acordo com os dados de previsão de Economias e Consumidores da Euromonitor International, as taxas de inflação no Brasil, Argentina, Paraguai e República Dominicana estão entre as que devem se destacar em 2022. As empresas são aconselhadas a focar em adaptações de negócios e decisões baseadas em dados, especialmente relacionadas a comportamento do consumidor no ponto de venda:

Como o mercado informal vem se expandindo na região, será crucial que fabricantes e varejistas desenvolvam estratégias de precificação mais sofisticadas, também baseadas em informações do canal de varejo sobre a demanda do produto.

Como a importância da limpeza ainda é a principal preocupação dos consumidores devido ao COVID-19, a higiene deve continuar sendo um dos principais impulsionadores do crescimento sustentado.

Levando em consideração os problemas decorrentes da desigualdade social em alguns países da América Latina, examinar a estrutura e as razões por trás das decisões de compra dos consumidores será essencial no desenvolvimento de campanhas de conscientização de marca.

No longo prazo, os players devem buscar melhorar a percepção dos consumidores sobre seus produtos no que diz respeito à qualidade e à relação custo-benefício, para que as marcas ganhem penetração no maior número possível de lares nesse ambiente desafiador.

 

 

 

Fonte: Euromonitor 16.09.2022

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