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Indústria de limpeza acredita em melhor desempenho no segundo semestre

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De acordo com a ABIPLA, índice de confiança da indústria de saneantes cresce por dois meses consecutivos, ficando acima da média geral da indústria da transformação e apontando para uma recuperação mais acentuada nos próximos meses.

Setor poderá encerrar o ano com crescimento de 2% na produção e com saldo positivo nos empregos gerados, que hoje estão acima de 85 mil, segundo dados do CAGED.

Após registrar baixos índices nos primeiros levantamentos de 2022 do ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial Setorial, da CNI – Confederação Nacional da Indústria, os fabricantes de produtos de limpeza se mostram otimistas com as perspectivas para o 2º semestre. Na pesquisa de julho, o setor registrou 59,1 pontos, 1,5 acima da confiança média da indústria da transformação, no mesmo período. “Em junho e julho o setor de saneantes se mostrou mais otimista do que a média geral, o que prova que há uma tendência de recuperação da confiança, nos últimos meses”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

Balanço do 1º semestre

O estudo varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 indicam confiança. Em janeiro, o setor de limpeza chegou a registrar 47,9 pontos e, apesar de ter alcançado índices acima de 50, nos meses seguintes, não configurava entre os setores mais otimistas da indústria. “Tivemos um primeiro semestre desafiador, com crescimento na produção de alguns itens, como sabões e detergentes, e quedas em outros segmentos, como produtos de limpeza e polimento. De maneira geral, nosso setor foi bastante impactado pelos aumentos dos custos de produção. O IPP – Índice de Preços ao Produtor, do IBGE, aponta que, em junho, a alta acumulada no setor foi de 16,26%, nos últimos 12 meses – número acima da inflação da cesta de limpeza do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor no mesmo período (14,71%). Alta na energia elétrica, nos combustíveis, refletindo na tabela de frete, e a desvalorização do Real afetaram fortemente o custo de produção”, analisa Engler.

Redução dos preços nas gôndolas deve chegar aos produtos de limpeza

Segundo o diretor da ABIPLA, a estabilização da inflação tem deixado o setor otimista para a segunda metade de 2022. “Os primeiros números, que apontaram redução do ritmo da inflação, surpreenderam, positivamente, o mercado. Acredito que exista a possibilidade de que a diminuição de preços, no varejo, chegue aos nossos produtos, nos próximos levantamentos. Ainda, há a redução do custo da energia elétrica e do óleo diesel, nas últimas semanas, que trazem um alento à indústria. Caso essas tendências se confirmem, podemos alcançar os 2% de crescimento que previmos, inicialmente, para a produção deste ano, na comparação com 2021”, diz.

Lançamentos à vista

Outro fator destacado por Engler, para manter a confiança para o 2º semestre, é a forte probabilidade de o setor receber lançamentos nos próximos meses. “Notamos que muitos de nossos associados estão em longos processos de aprovação, de novos produtos, na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que demonstra que teremos oferta ainda mais diversificada, em breve, o que deve ampliar o mercado em geral”, conta Engler.

Empregos com saldo positivo

O setor também vem apresentando bons resultados na geração de empregos. Segundo informações do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de janeiro a junho deste ano, a indústria de limpeza mantém saldo positivo de contratações. “Temos bons resultados na geração de postos de trabalho já alguns anos. Hoje, empregamos cerca de 85 mil pessoas, diretamente, e a manutenção de empregos, na indústria, é muito relevante para o desenvolvimento econômico do Brasil, ainda mais ao notarmos que a indústria nacional fechou 1 milhão de vagas na última década, segundo o IBGE”, diz.

Bombril diz que não vai entrar com pedido de recuperação judicial

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Companhia informou que continuará com sua estratégia de obter crescimento sustentável de vendas

A Bombril comunicou na segunda-feira (1º) que não vai ingressar com um pedido de recuperação judicial. Segundo a companhia, ela vai manter o “direcionamento estratégico em defesa de suas margens e do crescimento sustentável de seus volumes de vendas”.

O comunicado é uma resposta a uma notícia publicada pelo Estadão, com o título “Com dívida tributária de R$ 5 bi, Bombril pode ter de pedir nova recuperação”.

A empresa respondeu que o valor anunciado no título da matéria em questão encontra-se em discussão judicial e está com a sua exigibilidade suspensa e, portanto, não confirma a dívida tributária.

“Desde a divulgação das últimas demonstrações financeiras, não houve mudanças nas informações já apresentadas ao mercado a esse respeito”, declarou a Bombril.

 

 

 

 

Fonte: CNN 01.08.22

Herdeira da BASF abre mão de quase toda a fortuna de R$ 22 bilhões

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Fonte: Valor Investe 09.08.2022

Fabreze Air entra em novo território com formulação projetada para odores de cozinha

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A marca líder de cuidados com o ar da P&G aborda os aromas únicos e muitas vezes persistentes que vêm de cozinhar em casa

Os jantares podem ser incríveis, mas os ingredientes que tornam essas refeições caseiras tão especiais também podem deixar a cozinha com cheiro de alho e peixe muito tempo depois que os pratos são colocados na máquina de lavar louça.

Esta nova formulação dos especialistas em cuidados com o ar da P&G foi projetada para combater até mesmo o odor mais forte da cozinha. “Os odores de cozinha são alguns dos mais pungentes e persistentes da casa porque o processo de cozimento libera bilhões ou às vezes trilhões de moléculas de odor no ar”, observou o cientista sênior da Febreze Morgan Eberhard.

Para piorar a situação, o cheiro geralmente se expande para além da cozinha. “Além disso, com o surgimento de plantas de conceito aberto, os odores da cozinha são livres para viajar por toda a casa e se estabelecer em superfícies macias – apenas para então reflorescer no ar. Embora saibamos que algumas pessoas amam o cheiro de bacon frito, não é tão agradável quando você ainda pode sentir o cheiro em sua casa dias depois de tudo ter sido comido”, observou Eberhard.

Esta nova formulação da Febreze possui mais ciclodextrina e conversores de odor reativos. Para o Febreze Air Kitchen, a P&G estudou a composição química de alguns dos odores de cozinha mais comuns. “Dobramos então a quantidade de tecnologia de combate a odores em nossa fórmula – como ácido cítrico para neutralizar odores alcalinos de peixe”, disse ela.

“Como o cozimento causa mais moléculas de odor, o Febreze Air Kitchen também contém 2 vezes a quantidade de ciclodextrina e conversores de odor reativos do que o Febreze Air base. Essas tecnologias trabalham juntas para combater os odores da cozinha, como bacon e alho, que de outra forma permaneceriam”, disse ela ao Happi.

Cozinhar em casa tornou-se uma obrigação durante o bloqueio da pandemia. E enquanto os consumidores americanos estão voltando aos restaurantes, a comida caseira não perdeu tanto terreno. De fato, o relatório Future of Dinner da NPD prevê que os jantares em casa permanecerão em um nível elevado até 2024.

 

 

 

 

Fonte: Happi 03.08.2022

Com preços 40% menores, sachês impulsionam vendas da Saif

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Fabricante de Bento Gonçalves encontrou nos refis o caminho para ampliar a presença nos carrinhos

Econômicos e sustentáveis, os sachês estão impulsionando mpulsionam negócios no mercado de produtos de limpeza da fabricante gaúcha Saif, que passou a comercializar seu mix de produtos também na opção de refis econômicos.

“Existe uma redução significativa na quantidade de componentes plásticos que integram a embalagem original dos produtos, especialmente no caso daqueles que têm aplicação por mecanismo do tipo gatilho. Essas embalagens são muito resistentes, e seguem em perfeitas condições de uso, desde que para a mesma finalidade, mesmo quando o conteúdo do produto já tiver acabado. Por isso, optar pela compra do refil é uma escolha que tem sido cada vez mais frequente”, explica Roni Kussler, sócio-diretor da Mackerduz, empresa que opera a marca Saif.

Na gôndola do supermercado, a economia pode chegar a 40% para o consumidor. O ganho também é ambiental. “Há menos consumo de matéria-prima e recursos naturais, bem como ocorre redução na geração de resíduos descartados. Com isso, vamos criando e fortalecendo a cultura do reaproveitamento de materiais, prática que só traz benefícios”, diz o diretor.

Na gôndola do supermercado, a economia pode chegar a 40% para o consumidor. Hoje, a Saif já oferece mais de 10 produtos na opção de refil econômico, que podem ser encontrados nos supermercados, geralmente próximo às embalagens tradicionais.

“É bem comum que ocorra, também, a compra combinada. O cliente adquire o produto com a embalagem original e já aproveita para levar também o refil daquele item. A comercialização desse tipo de kit é, inclusive, uma modalidade que temos ofertado ao mercado justamente como forma de incentivar as pessoas a adquirirem esse hábito”, comenta Kussler.

 

 

 

Fonte: Silvana Toazza 25.07.2022

Vanish lança nova linha de produtos premium em Portugal

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A marca Vanish, da Reckitt, acaba lançar aquela que afirma ser a “sua melhor fórmula com a nova gama de produtos Oxi Advance que soluciona os quatro principais problemas decorrentes da lavagem de roupa.

Com a utilização de apenas meia dose de produto, com o objetivo de cumprir o propósito da marca de prolongar a vida das roupas e mantê-las como novas durante muito mais tempo”

“4 benefícios com apenas meia dose” é o mote da campanha de comunicação de Vanish que está a ser veiculada em televisão, no canal de Youtube da marca e no ponto de venda.

Vanish Oxi Advance é a nova gama premium que, composta pelos produtos Vanish Oxi Advance Pink e Vanish Oxi Advance White, disponíveis em pó e gel, potencializa a lavagem através do poder multiação, com o objetivo de solucionar os quatro principais problemas decorrentes da lavagem da roupa, com apenas meia dose de produto – remove todo o tipo de manchas na primeira lavagem mesmo em água fria, previne a transferência de cores, elimina os maus odores e higieniza profundamente as peças.

 

 

 

Fonte: Hipersuper 01.08.22

Consumo de produtos sustentáveis mais do que dobrou no Brasil desde 2021

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Pesquisa inédita do Mercado Livre mostra que as vendas de produtos de impacto positivo cresceram 123% no País

O Mercado Livre divulgou estudo inédito sobre o consumo online de produtos com impacto positivo, aqueles que promovem a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais.

Realizada a partir de dados da plataforma, colhidos entre abril de 2021 e março deste ano, a pesquisa aponta que dobrou o consumo de produtos sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Chamado de ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, o estudo detalha ainda que cerca de 4,3 milhões de pessoas adquiriram mais de 7,3 milhões de produtos sustentáveis no último ano.

Dados do Brasil
O Brasil corresponde a 40% desse mercado, cujo crescimento das vendas foi duas vezes maior em relação ao levantamento anterior.

O país se destaca mais uma vez e já responde por 53% dos compradores da categoria, crescimento de mais de 123% em relação ao levantamento anterior, indicando a forte tendência de expansão do consumo de produtos que geram benefícios para o planeta e para as pessoas, promovendo um estilo de vida, hábitos e comportamentos mais sustentáveis.

Em relação ao volume de consumidores, o Brasil também se sobressai: 32% mais brasileiros optaram por itens dessa categoria.

Enquanto o crescimento na América Latina foi de 29%, número igualmente expressivo.

Desde 2020, quando esse estudo passou a ser produzido, houve uma recuperação na região, onde o total de vendedores da categoria subiu 37%.

Comportamento do consumidor em relação aos produtos sustentáveis
No Brasil, o crescimento acumulado supera, então, os 45%.

Contudo, ao analisar o comportamento de compra na região, para mais de 380 mil usuários, a primeira compra na plataforma foi de um produto sustentável – 48% deles no Brasil.

Em toda região, o número de empreendedores e, dessa maneira, as marcas que oferecem produtos de impacto positivo atingiu 63 mil, sendo que 38% deles se encontram no Brasil.

“Queremos oferecer em um só lugar o maior número possível de produtos sustentáveis, facilitando o processo de compra dos consumidores e promovendo uma visão mais comprometida e abrangente para o planeta e para as pessoas. Estamos conscientes de que as decisões de hoje irão determinar o amanhã, por isso a nossa seção de produtos sustentáveis procura expandir ainda mais a sua variedade e alcance, ao mesmo tempo que continua impulsionando negócios de impacto”, destaca, então, a gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta.

“Estamos convencidos de que um futuro melhor começa quando trabalhamos em conjunto com empreendedores de triplo impacto e com os nossos usuários”, completa.

Mais vendidos
Casa & Móveis foi a categoria líder em vendas no Brasil e na região, sobretudo composteiras e iluminação à base de LED; assim como a seção de Eletrodomésticos, com produtos de alta eficiência energética.

Fazem parte dessa lista as categorias de Alimentos & Bebidas, principalmente orgânicos ou veganos, além de Esporte & Fitness, Beleza & Cuidado Pessoal.

Já as categorias que mais cresceram no país foram Games (712%) e Celulares (517%) recondicionados, e Alimentos & Bebidas (235%).

No Brasil, os 10 produtos sustentáveis mais vendidos no período foram: lâmpada LED, purificador de água, bicicleta, aparelho de ar condicionado com eficiência energética (A ou mais), máquina de lavar e secadora de roupas com eficiência energética, garrafa reutilizável, micro-ondas com eficiência energética, cápsula de café recarregável, geladeira com eficiência energética e coletor menstrual.

Mais buscados
Já os termos mais procurados na plataforma brasileira foram bicicleta, garrafa térmica, lâmpada solar, copo menstrual, fralda ecológica, carro híbrido, escova de bambu, cápsula reutilizável, composteira doméstica e horta vertical.

A bicicleta liderou as buscas nos seis países pesquisados.

A saber, as categorias buscadas que mais cresceram no país foram purificador de água (82%), garrafa térmica (75%) e fralda ecológica (53%).

Tal como no ano anterior, a composição e qualidade dos produtos estiveram dentre os fatores mais valorizados na hora de escolher um produto sustentável na comparação com um item comum.

Durante essas buscas no Brasil, se destacam os produtos feitos com material reciclado, com embalagem reciclável e durabilidade – no caso das embalagens, o país é o que mais valoriza esse fator.

Perfil do consumidor
Pesquisa adicional com mais de 3.800 usuários da plataforma, realizada em abril deste ano, mostrou que a maior parte (32%) dos consumidores brasileiros da categoria sustentável tem entre 35 e 44 anos – a saber, os consumidores acima de 55 anos também representam 32% dos compradores.

Dentre os países pesquisados, o Brasil representa 25% das respostas dos consumidores da região, sendo que 91% deles concordaram que “a atual situação ambiental é muito preocupante” devido, então, a fatores como o aquecimento global, contaminação e escassez de água.

Produtos sustentáveis
Criada em 2019, como uma evolução da campanha anual voltada para essa categoria, a seção de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre disponibiliza, então, aos consumidores a maior oferta de produtos com impacto positivo da América Latina, com curadoria permanente.

Ao todo, são cerca de 30 categorias e mais de 143 milhões de produtos disponíveis, dentre itens que promovem a redução de resíduos, produzidos de maneira responsável ou com eficiência energética e baixa emissão de CO2.

São itens, portanto, que ainda geram renda para ONGs e instituições, e visibilidade e oportunidade para milhares de empreendedores.

Visão de sustentabilidade produtos sustentáveis
A seção integra a estratégia da plataforma que integra, portanto, um movimento transformador para maximizar, então, os impactos positivos do seu ecossistema.

Para isso, o Mercado Livre trabalha para o desenvolvimento de empreendedores de impacto na região, desenvolvendo diversas parcerias, como aquelas com o Sistema B e com o Movimento Amazônia em Casa Floresta em Pé.

Ações de conscientização apoiam esse trabalho, sensibilizando e apoiando uma transformação de hábitos junto ao consumidor, como por exemplo: campanhas de conscientização e promocionais que aumentam o acesso a produtos mais sustentáveis.

Atuações
Sua estratégia de sustentabilidade tem três focos principais de atuação:

1. O desenvolvimento de empreendedores mirando a inclusão digital, comercial e financeira.
2. Empoderamento das comunidades onde a empresa opera por meio de programas de educação e tecnologia.
3. Redução dos impactos ambientais a partir da medição da pegada de carbono e da regeneração e conservação dos biomas.

 

 

 

 

Fonte: Guia da Farmácia 25.07.2022

P&G apresenta embalagens inovadoras de papelão para Ariel na Europa

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A marca Ariel da P&G lançou na Europa uma nova embalagem de papelão – uma caixa ECOCLIC certificada pelo FSC e feita de fibras recicladas – como parte de seu esforço de redução de plástico.

A nova embalagem de papelão é totalmente reciclável por meio da coleta de lixo doméstico padrão. Alega-se que, se todos os usuários Ariel Pods mudassem para a nova caixa de papelão ECOCLIC, isso poderia economizar até 6.500 toneladas de plástico por ano na Europa. A mudança é um passo fundamental no compromisso da Ariel de ajudar a reduzir o plástico virgem no negócio Fabric Care em 30% na Europa até 2025.

Além de reduzir o plástico, a embalagem recém-projetada é mais ergonômica de usar e tem um alto ‘clique’, que permite ao consumidor saber que a embalagem está fechada após o uso e garante sua resistência a crianças.

Elvan Onal, vice-presidente sênior para a Europa da Fabric Care P&G, comentou: “Esta nova embalagem de papelão é uma das maiores inovações da Ariel. Investimos em pesquisas rigorosas ao longo de 4 anos para aperfeiçoá-lo, colocando o prazer e a satisfação do consumidor no centro de nosso design, enquanto buscamos uma solução sustentável que funcione para muitos, não apenas para poucos”.

A mudança de embalagem acompanha o objetivo mais amplo da P&G de reduzir a pegada de carbono da lavanderia.  Ariel lançou uma campanha para incentivar os consumidores a mudar para temperaturas de lavagem a frio, já que quase 60% da pegada de carbono da lavanderia vem da fase de uso, principalmente devido ao aquecimento da água. Os PODS da Ariel são projetados para limpar roupas em água fria.

Juntamente com a Ariel, a caixa ECOCLIC também estará disponível para as marcas Fairy Non-Bio, Bold e Daz.

 

 

 

Fonte: Kamcity 03.08.2022

Bio-D lança pastilhas compactas para lava-louças zero desperdício

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A marca de limpeza ecológica Bio-D aumentou sua oferta de produtos zero desperdício com o lançamento no Reino Unido de uma nova linha de pastilhas para lava-louças.

O produto Dishwasher Tablets é acondicionado em embalagem de papelão totalmente reciclável. Cada comprimido tem apenas 12g, o que resulta em economia de emissão de carbono tanto na produção quanto no transporte, em comparação com as alternativas tradicionais de 20g.

A Bio-D observou que é capaz de acomodar 40% mais caixas de seu novo produto em caminhões de transporte em comparação com outras ofertas de tamanho médio. O tamanho menor também economiza espaço de prateleira na loja, bem como a embalagem necessária para o envio de pedidos online.

As novas pastilhas para lava-louças são o segundo lançamento da Bio-D em uma série de novos produtos prometidos para este ano. “O desenvolvimento de novos produtos é uma grande prioridade para nós este ano, por isso é com grande entusiasmo que podemos apresentar nossos novos tablets para lava-louças aos nossos clientes”, disse Heather Nixon, gerente de sustentabilidade da Bio-D.

 

 

Fonte: Kamcity 28.07.2022

Startup de biotecnologia recebe investimento de € 2,5 milhões para produtos de limpeza probióticos

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O Probiotic Group, com sede em Luxemburgo, garantiu € 2,5 milhões em novos investimentos.

A startup de biotecnologia está desenvolvendo produtos de limpeza probióticos que limpam de forma eficaz e sustentável. Esses são os primeiros recursos externos captados pela empresa.

Fundado em 2014, o Probiotic Group foi lançado com a visão de adotar uma abordagem biotecnológica para produtos de limpeza. Martin Schoonbroodt, o empresário e ortodontista por trás da empresa, desenvolveu uma linha de produtos baseada na compreensão da importância dos microbiomas.

Falando sobre o objetivo da empresa, o fundador Martin Schoonbroodt comentou: “Queremos nos tornar um player reconhecido na ciência da biotecnologia verde com o objetivo principal de oferecer alternativas aos produtos de consumo tradicionais com os benefícios bióticos, criando ou recriando simbioses, ou seja, um sistema microbiano equilibrado em nossos espaços de vida e trabalho, sem esquecer o cuidado pessoal”.

Os produtos da empresa prometem combater a disbiose microbiana e, ao mesmo tempo, otimizar diferentes ambientes biológicos. Os produtos de limpeza microbianos estão crescendo em popularidade na Europa e nos EUA.

 

 

 

Fonte: EU Startups 22.07.2022

Marca de limpeza natural Therapy Clean promete sensação de bem-estar

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A Therapy Clean, uma nova marca de produtos de limpeza doméstica à base de plantas e livres de crueldade lançada nos Estados Unidos, promete oferecer uma linha de cuidados domésticos inspirada no bem-estar.

De acordo com a marca, os produtos de limpeza são cientificamente comprovados para melhorar o humor usando fragrâncias naturais projetadas para gerar emoções positivas com aromaterapia.

Usando tecnologia de fragrância que foi testada cientificamente, os dois novos produtos veganos, limpador multiuso e  lava-louças estão disponíveis em três aromas diferentes, cada um com  benefícios exclusivos. As fragrâncias incluem sal marinho e eucalipto, zimbro e raspas de limão e ervas frescas e melão.

 

 

 

 

Fonte: Happi 21.07.2022

Cientistas, P&G e Fragrance Creators Association divulgam estudo sobre perfumes em cuidados domésticos

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Um novo estudo revisado por pares liderado por cientistas da Brown University, Boston College e Stockholm University em colaboração com a Procter & Gamble e a Fragrance Creators Association , estabeleceu uma estrutura crítica para entender por que a fragrância é uma parte essencial da experiência humana.

O artigo, intitulado “A Three-Factor Benefits Framework for Understanding Consumer Preference for Scented Household Products: Psychological Interactions and Implications for Future Development”, publicado na Cognitive Research, cita mais de 150 estudos científicos anteriores de todo o mundo e pesquisas de quem usa fragrâncias.

Os autores classificam os benefícios da fragrância em três categorias: funcional, experiência de uso e emocional. O papel do olfato – e a capacidade humana de percebê-lo – teve um foco maior nos últimos anos, devido à incidência aumentada da perda parcial ou completa do olfato, um sintoma comum de cepas anteriores de Covid-19.

Um trecho diz: “Os humanos perfumaram deliberadamente seu ambiente para propósito ou prazer por milênios… Com base em nossa estrutura de três fatores, discutimos o potencial do perfume para influenciar a saúde e levantar questões a serem consideradas…”. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 21.07.2022

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