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Unilver lança cápsula de lavanderia de alto desempenho que reduz carbono e plástico

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As cápsulas reformuladas vão ajudar a descarbonizar a lavanderia no formato que mais cresce na categoria

Quando se trata de lavanderia, as cápsulas são o formato que mais cresce na maioria do mundo desenvolvido. Agora, a maior marca de lavanderia da Unilever, Dirt Is Good (DIG, também conhecida como Persil, Skip, OMO e Surf Excel) está lançando uma cápsula projetada para fornecer remoção de manchas difíceis, bem como reduções significativas nas emissões de carbono e resíduos de plástico.

As cápsulas foram reformuladas e otimizadas para uso em ciclos curtos de lavanderia a frio (20°C e abaixo). Uma medida que reduz as emissões de gases de efeito estufa da fabricação em 16% e ajudará os consumidores a economizar até 60% de energia por uso doméstico e emissões equivalentes de gases de efeito estufa associadas ao uso do produto, sem comprometer o desempenho de limpeza superior do Dirt Is Good.

Ingredientes à base de plantas e embalagens sem plástico

Com base na estratégia Clean Future da Unilever, através da qual a empresa está investindo € 1 bilhão em dez anos para mudar a forma como seus produtos de limpeza são criados, fabricados e embalados, as cápsulas reprojetadas contêm poderosos ingredientes ativos biodegradáveis, 65% dos quais são derivados de fontes vegetais. E a embalagem também é mais gentil com o planeta.

Pela primeira vez, as cápsulas da DIG serão vendidas em uma caixa de papelão totalmente reciclável e sem plástico, um movimento definido para economizar cerca de 6.000 toneladas de plástico por ano, o equivalente em peso a 500 ônibus de dois andares.

Metade do papelão é reciclada, o restante é de florestas certificadas pelo Forest Stewardship Council, em linha com os compromissos de reduzir as embalagens plásticas e alcançar uma cadeia de suprimentos livre de desmatamento. A caixa inovadora, projetada em parceria com a Graphic Packaging International, é construída para bloquear a umidade de forma ainda mais eficaz do que as embalagens plásticas atuais para evitar que as cápsulas grudem umas nas outras. Também é mais fácil de abrir e fechar, é segura para crianças e totalmente reciclável.

Atraente para os consumidores

“Por meio de nossa estratégia Clean Future, nossa ambição é tornar nossas marcas a escolha atraente para os consumidores, trazendo inovações reais para produtos de mercado de massa”, diz o Dr. Keith Rutherford, Head of Global Innovation, Unilever Home Care R&D.

O produto será lançado primeiro na França e em breve chegará a outras marcas da linha em todo o mundo.

 

 

 

 

Fonte: Unilever 27.07.2022

Marca de limpeza da Henkel ajuda reabilitar casas de famílias vulneráveis em Portugal

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Marca de referência da Henkel no mercado português de home care, Sonasol, lançou a campanha solidária “Vamos pôr mãos à obra com a Missão 3 em 1”, em parceria com a associação Just a Change.

Nessa “Missão 3 em 1”, ao comprar o seu produto Sonasol, o consumidor está a ajudaando o projeto Just a Change. A campanha contribui para a reconstrução de lares em estado degradado e engloba também a oferta de produtos de limpeza por cada casa renovada. Além disso, no final do ano a equipe Henkel Portugal vai participar na reabilitação de uma casa, através de uma ação de voluntariado.

Acreditando que reabilitar uma casa é uma oportunidade para reconstruir uma vida, a ação do Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de famílias carenciadas em Portugal, tem também uma enorme importância junto da comunidade e na sociedade no geral, com impacto na redução da pobreza e da criminalidade e contribuindo para a saúde pública e eficiência energética das habitações. Até ao dia de hoje, o Just a Change reabilitou centenas de habitações e instituições, tendo mobilizado milhares de voluntários dentro e fora do país.

 

 

 

 

 

Fonte: Hipersuper 20.07.2022

Mercado de desinfetantes não vai crescer tão cedo. Por que isso não é uma má notícia?

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As vendas da categoria não despencarão depois do boom na pandemia, como se poderia prever

Por Estela Mendonça

Numa primeira análise das previsões da Euromonitor Internacional, que dão conta que tanto o mercado global quanto o brasileiro de desinfetantes deverão registrar queda em torno de 1% nos próximos cinco anos, poderia se falar em estagnação. Só que não. É sim uma boa notícia, levando-se em conta que, por conta da pandemia de covid-19, as vendas desses produtos saltaram 73,1% no mundo e 35,2% no Brasil nos últimos cinco anos.

Ao contrário do que se poderia esperar, passada a crise sanitária, o consumo desses produtos não irá despencar aos níveis de antes da pandemia, como aposta a empresa de pesquisa e especialistas do setor. Isso porque os consumidores aumentaram sua consciência da importância de manter os ambientes mais limpos e livres de patógenos.

Estão contemplados nos dados da Euromonitor todos os produtos comercializados especificamente como desinfetantes, cuja função principal é matar os germes domésticos, incluindo antissépticos e desinfetantes de dupla finalidade também estão incluídos. Já os produtos de limpeza multiuso com propriedades ou agentes germicidas estão fora do estudo, embora representem grandes oportunidades, justamente pelo caráter seu multifuncional.

Entrando no jogo

Com a previsão de estabilidade, a possibilidade de aumentar as vendas, necessariamente, passa por encontrar maneiras de trazer produtos que ofereçam benefícios diferenciados ou apresentar alternativas mais vantajosas em termos de custo, além de promoções para atrair os consumidores.

Valendo-se de sua reputação junto aos consumidores e da posição de liderança no mercado brasileiro de limpadores, a marca Veja, da Reckitt, lançou em março o Veja Power Action Desinfetante. Segundo a empresa, além de ativos que penetram na sujeira e garantem superior performance de limpeza, sua fórmula é capaz de eliminar 99,9% do vírus da COVID-19 e de outros patógenos.

Disponível nas fragrâncias referência do segmento de desinfecção, lavanda e pinho, o produto pode ser utilizado em toda a casa e em diversas superfícies, incluindo paredes, pisos e tecidos. A aposta, de acordo com a marca “levou em consideração que 96% dos consumidores manterão o hábito, adquirido na pandemia, de limpar mais a casa”.

Desinfetante aerossol

Símbolo de desinfecção na pandemia, ao lado do álcool em gel, muitas empresas também resolveram entrar na categoria e, no final do ano passado, a Bettanin também foi buscar sua fatia de mercado, ao lançar o EsfreBom Aerossol Desinfetante. O produto possui uma fragrância suave, contém álcool e é ideal para uma limpeza rápida e prática de diferentes ambientes e superfícies e combate 99.9% das bactérias.

Impulso nas vendas

As promoções também podem alavancar os negócios, como a promoção Ypê do Milhão, realizada há 8 anos e que distribuirá R$ 5 milhões em prêmios com a promoção, nesta edição dará chance em dobro para os consumidores que adquirirem os produtos Ypê Antibac, linha completa de produtos bactericidas para toda a casa, composta por lava-roupas, amaciante, multiuso, desinfetante multissuperfície, lenço umedecido e esponja.

“A Promoção Ypê do Milhão já é muito esperada por nossos consumidores, que frequentemente nos acionam nas redes sociais perguntando sobre a ação. Considerando toda a instabilidade econômica e dificuldades que nossos consumidores estão atravessando, quisemos surpreender e presenteá-los com prêmios que impactem positivamente suas vidas e com a antecipação do início da campanha. Além de ser relevante para o nosso público, a promoção também é de extrema importância para o business da empresa, por isso chegamos à oitava edição de Ypê do Milhão com as melhores expectativas”, conta Gilson Mazetto, vice-presidente do comercial e marketing da Ypê.

Demandas em alta

Aproveitando o aumento da população de animais de estimação, a SC Johnson lançou no Brasil a linha de produtos desinfetantes Lysoform Pets, indicada para desinfetar diversas superfícies da casa, ajudando a proteger os pets. Os produtos da linha matam 99.9% dos vírus e bactérias presentes nas superfícies, inclusive os que causam a cinomose, a gripe canina, tosse canina e calicivirose felina, além de eliminar odores causados por animais domésticos nos ambientes. Os locais sugeridos para uso incluem pisos, local do xixi, coleiras, brinquedos, roupas, sofás, camas, entre outras.

Wipes perfumados

A Zoflora, marca de limpeza desinfetante líder do Reino Unido, apostou em perfumação e sustentabilidade ao lançar o Antibacterial Cleaning Wipes, lenços de limpeza antibacterianos biodegradáveis para limpeza sem esforço, deixando os espaços limpos e perfumados por fragrâncias criadas por perfumistas (Lemon Zing, Midnight Blooms e Rhubarb & Cassis).  Os wipes multi-superfícies matam 99,9% dos vírus e bactérias e são feitos 100% de fibras vegetais, provenientes de florestas certificadas e totalmente isentos de plástico e biodegradáveis. A decisão do lançamento levou em consideração uma pesquisa realizada pela empresa que revelou que quase 50% dos britânicos usam wipes antibacterianos em suas rotinas de limpeza.

Névoa desinfetante

Outro lançamento importante na categoria de desinfetantes é a névoa recarregável por cápsulas, lançada pela Clorox nos Estados Unidos. O novo Clorox Disinfecting Mist é sem aerossol e mata 99,9% das bactérias e vírus em superfícies duras, higieniza superfícies macias e desodoriza e refresca o ar. A fórmula de secagem rápida e sem alvejante é acondicionada em frasco 100% reciclável com pulverizador reutilizável, que pode ser reutilizado com frascos de recarga por dois a três anos, segundo a Clorox.

Ação suave e prolongada

Juliana Salvini Seabra, gerente de field marketing do segmento de HPC da Oxiteno, enfatiza que a  limpeza e a desinfecção são fundamentais para a prevenção de doenças infecciosas tanto no lar como na limpeza institucional. A desinfecção é responsável por matar os germes, enquanto os ingredientes de limpeza são responsáveis pela remoção da sujeira de uma superfície que, apenas com a desinfecção, pode não parecer limpa.

Juliana Seabra, gerente de field marketing de HPC da Oxiteno

“Sendo assim, a melhor maneira de reduzir a propagação de germes é manter as superfícies limpas e combinar os benefícios complementares de ingredientes de limpeza e desinfetantes”, diz Juliana, acrescentando que para a remoção de sujeira de uma superfície são necessários ingredientes eficazes, como tensoativos e solventes.

Além da crescente preocupação e conscientização das pessoas com limpeza e proteção, a executiva observa que os consumidores também estão mais atentos aos ingredientes dos produtos, dando preferência aos mais suaves, que causem menos impacto ao meio ambiente e com ação prolongada.

“Como parte de seu compromisso com o bem-estar da sociedade, a Oxiteno lançou o solvente ALKEST® LV 1400 que possui matéria-prima 100% de origem natural e prontamente biodegradável”, anuncia Juliana, que explica que sua natureza lipofílica permite melhor interação com o solo oleoso levando a um alto desempenho no desengorduramento, o que é especialmente relevante para I&I e aplicações de limpeza doméstica pesada.

Além disso, o produto permite formulações de pH neutro, que são mais seguras para as pessoas, para o meio ambiente e para as superfícies quando comparadas aos limpadores ácidos ou alcalinos. Juliana ressalta que os limpadores de pH neutro formulados com ALKEST® LV 1400 não exigem luvas de proteção para minimizar o contato do produto com a pele, proporcionando uma limpeza mais segura.

A comparação da performance de limpeza ALKEST® LV 1400 com solventes tradicionalmente usados na indústria demonstrou  que, mesmo em pH neutro, é possível obter um poder de limpeza igual ou superior (imagem).

A gerente da Oxiteno, reforçando a valorização do alto desempenho, avalia que, a partir de alguns aspectos do cenário atual, é possível prever o movimento futuro: “O mercado busca o equilíbrio entre sustentabilidade e higiene, com produtos que não sejam apenas funcionais, mas que ofereçam comodidade, proteção e sejam amigáveis ao meio ambiente”.

Combate à recontaminação

Para Alessandra Varella, especialista de produto de Care Specialties da Ashland, embora a necessidade de desinfetar as superfícies tenha voltado à tona nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, além da maior conscientização sobre limpeza e desinfecção que levou a um aumento sem precedentes nas vendas dessa categoria, a higiene dos ambientes sempre foi valorizada pelos consumidores.

Alessandra Varella, especialista de produto da Ashland

Alessandra cita pesquisa do Global Data, que mostrou que, mesmo antes da pandemia começar, mais de 90% dos consumidores consideravam que um ambiente limpo e higienizado é importante para criar uma sensação de conforto e bem-estar. “Isso mostra a força desse mercado mundial de US$ 6,2 bilhões e explica as previsões de crescimento para o futuro”, avalia.

Os produtos desinfetantes atuais são eficazes na desinfecção instantânea, mas a especialista pontua que, com exposição repetida e contato humano, as superfícies são recontaminadas e requerem reaplicações frequentes. “Pensando na necessidade de manter as superfícies limpas e sanitizadas por mais tempo, a Ashland trouxe a linha Surfaguard™, composta por quatro polímeros capazes de formar filmes transparentes e substantivos às superfícies, permitindo a fixação de ativos antimicrobianos e prolongando o poder de desinfecção”, explica.

A linha Surfaguard™, segundo Alessandra, reduz a necessidade de aplicação repetida, melhorando o perfil de sustentabilidade e os custos dos consumidores. Também confere às marcas mais agilidade e segurança no lançamento de novos produtos, facilitando o trabalho de pesquisadores e formuladores, que contam com quatro opções de polímeros que se adequam a diferentes tipos de fórmulas, sejam elas na forma de wipes, sprays ou fórmulas concentradas.

Alessandra também ressalta que todos os polímeros são compatíveis com os diversos ativos antimicrobianos usados no mercado. “A eficácia de longa duração santizante dos polímeros da linha Surfaguard™, em combinação com compostos de amônio quaternário, um dos agentes desinfetantes mais utilizados em aplicações domésticas no mundo, foi demonstrada utilizando o protocolo EPA RSS 01-1ª (imagem).

A multifuncionalidade é outra tendência importante apontada por Alessandra, que indica os agentes umectantes e auxiliares eficazes de dispersão da linha Surfadone™. “Eles possuem ação sinérgica em formulações de desinfetantes com surfactantes aniônicos e não iônicos para aumentar o poder de limpeza e o rendimento dos produtos”.

Booster de limpeza

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow, reforça que, com a pandemia de coronavírus, houve um aumento do nível de preocupação com limpeza e desinfecção, os consumidores adicionaram novas tarefas às suas rotinas para protegerem a si e suas famílias, como desinfetar as sacolas de compras, trocar as roupas assim que retornavam da rua e até criar verdadeiras estações sanitizantes para as mãos dentro de casa.

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow

“Para combater a disseminação do vírus, as marcas de limpeza domésticas responderam rapidamente oferecendo uma ampla variedade de produtos com ação desinfetante”, destaca Laércio, lembrando que fabricantes de produtos domissanitários realizaram mudanças em alguns de seus limpadores de superficies de mercado para a adição de agentes biocidas catiônicos, com o objetivo de limpeza e desinfecção. Como consequência, muitos desses produtos apresentaram perda no seu poder de limpeza, o que passou a ser secundário naquele momento.

O especialista observa que, no mundo pós-pandemia, entretanto, além da desinfecção que continuará com sua relevância, o consumidor não abrirá mão da eficácia na limpeza, conveniência e multifuncionalidade dos produtos domissanitarios.  “Falando em eficácia na limpeza e desinfecção, recomenda-se que as superfícies sejam adequadamente limpas antes de serem desinfetadas. A remoção de vestígios de sujeira, detritos e poeira prepara as superfícies, pois as sujeiras podem abrigar germes e bactérias, tornando o processo desinfecção menos eficaz”, explica.

Para otimizar a eficácia dos limpadores de superfícies com ação antibacteriana, em que a limpeza e desinfecção simultâneas são desejadas, Laércio indica um dos últimos lançamentos da Dow para o mercado de cuidados para casa, o SupraCare™ 780 Additive, um booster de limpeza especialmente indicado para esses limpadores de superfícies. “Além da ação bacteriana, é um produto versátil, derivado de matérias-primas naturais, possui melhor degradabilidade e pode ser utilizado em diferentes formulações e aplicações”.

Estudos experimentais mostraram que a adição de apenas 0,05% do SupracareTM 780 a amostras referência (A e B) de limpadores antibac, promove um aumento entre 60% e 70% na remoção da sujeira padrão (oleosa e particulada) de uma superfície polivinílica (veja quadro de resultados).

“Testes adicionais também indicam que os Éteres Glicolicos mais hidrofóbicos, como o DOWANOL™ PPh Glycol Ether e o DOWANOL™ EPH Glycol Ether, por terem maior poder de acoplamento com a sujeira oleosa, são muito indicados para utilização nos limpadores de superfícies com ação antibac, em sinergia como o SupraCare™ 780 Additive”,  recomenda Laércio.

Desafios regulatórios

A biomédica Georgia Orsi Candido, responsável pela Divisão Saneantes da Vigna Brasil, consultoria em assuntos regulatórios e estratégicos para empresas de diversos setores, reconhecendo que o impacto de surtos infecciosos na saúde pública e na economia é enorme, observa que, com a Covid-19, a Anvisa vem trabalhando com maior foco em produtos de ação antimicrobiana, de maneira que a população possa cada vez ter mais opções de tecnologias e produtos para o combate ao coronavírus.

Georgia Orsi Candido, responsável pela Divisão Saneantes da Vigna Brasil

Além das diversas flexibilizações e adaptações da legislação para que a oferta de produtos pudesse acompanhar a demanda durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, quando os registros e vendas de produtos desinfetantes tiveram alta considerável, Georgia explica que outras ações têm sido tomadas pela agência reguladora, como, por exemplo, o fato de que os artigos com ação antimicrobiana (objetos, superfícies e tecidos com propriedades antimicrobianas) passaram a ser enquadrados como produtos saneantes de Risco 2 e, assim, passíveis de registro junto à Agência, desde junho de 2021, quando foi publicada nota técnica que trata especificamente desses produtos.

“Um dos grandes desafios que temos no setor regulatório é justamente o fato dessa legislação ser genérica e por isso, muitas vezes, não fica claro como o produto deve ser regularizado. Há ainda situações em que não existe uma legislação que abranja o assunto ou produto que as empresas têm interesse em regularizar”, exemplifica Georgia, que avalia que a velocidade de soluções e inovações podem ter como gargalo as questões regulatórias, que são importantes para proteger o consumidor de falsas promessas, tendo a garantia de que os produtos disponíveis no mercado sejam seguros para o uso e eficazes contra esses patógenos.

Georgia lembra que, de acordo com a OMS, nos últimos anos vem sendo registrado um número crescente de patógenos emergentes e reemergentes de alto risco, como H1N1, SARS, MERS-CoV, Ebola, H3N2, Covid-19 e recentemente a varíola do macaco (Monkey Pox). Com isso, é reforçado o fato de que constantemente serão demandados novos produtos e tecnologias para soluções inovadoras, sendo que há um mercado bastante ativo e dinâmico, que é formado por consumidores sensíveis e aptos a absorver essas inovações.

Para a especialista da Vigna, o desafio é constante e envolve toda a cadeia industrial, que procura atender essa demanda, desde pesquisa e desenvolvimento, os laboratórios, que buscam novas metodologias, até o setor regulatório. “Assim, produtos de limpeza com claim de desinfecção são uma aposta do setor, sendo apontados como primeira ação de defesa contra agentes patogênicos e desafiando não só a indústria, mas também os órgãos reguladores de todo o mundo, que deverão se tornar cada vez mais ágeis e dinâmicos para atender essa demanda de regulamentação”, finaliza.

O que preocupa as autoridades

A preocupação com o uso indiscriminado de desinfetantes hospitalares fora dos ambientes de assistência à saúde, como shopping centers, academias, hotéis, condomínios, transportes públicos e outros, levou a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e a Anvisa a, juntas, lançarem em fevereiro um posicionamento a respeito, alertando para os riscos e informando sobre a função e aplicação correta dos produtos de uso geral e hospitalar. “As empresas que vendem e recomendam o uso dos produtos dessa maneira estão cometendo infrações sanitárias, bem como os consumidores finais”, reforça o texto distribuído pelas entidades. Para conferir a posição na íntegra, clique aqui.

AAwipes lança linha de lenços umedecidos sem fiapos nos EUA

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A AAwipes, fornecedora de produtos de controle de contaminação com sede em Michigan, anunciou uma nova linha wipes sem fiapos que são perfeitos para várias necessidades de controle de contaminação.

Os wipes são feitos de materiais de alta qualidade e são certificados para atender aos mais rigorosos padrões de limpeza. Como resultado, eles são perfeitos para uso em ambientes críticos, como salas limpas, hospitais, laboratórios e data centers.

Graças ao seu design sem fiapos, eles podem ser usados ​​para limpar superfícies delicadas sem deixar resíduos. Esta mistura de tecido combina as propriedades altamente absorventes de uma fibra natural com a limpeza e resistência do poliéster sintético. Como resultado, possui baixas contagens articuladas e extraíveis, absorção de óleo superior, abrasão e resistência química. A borda foi tratada por faca fria, lavada e selada em ambiente de sala limpa.

Todos os toalhetes para salas limpas AAwipes são testados e fabricados em instalações compatíveis com ISO sob inspeção AAwipes e controle de processo rigoroso para garantir os padrões de qualidade e especificações do produto AAwipes. Esses produtos podem ser usados também para preparação de pintura automotiva e para eletrônicos.

Recentemente, a AAwipes lançou uma nova série de produtos, que incluem cotonetes de limpeza para salas limpas, impeza são a ferramenta padrão em salas limpas e outras áreas. Eles são fabricados com uma ligação térmica completa, eliminando a impureza do adesivo, e feitos por meio de processos automatizados de alta precisão. Tudo isso resulta em swabs AAwipes de alto padrão, construídos com tolerâncias exatas e consistentes. Atualmente, existem seis tipos diferentes de swabs em nossa coleção, adequados para uma variedade de aplicações.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cleanroom Technology 17.07.2022

Tendência popular de limpeza do TikTok pode representar risco

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Conhecida como “product overload” tem mais de 700 milhões de visualizações

As mídias sociais estão repletas de vídeos para praticamente todos os setores. No TikTok, a tag #cleantok se tornou uma das maiores tendências e especificamente a  “product overload” é uma tendência com mais de 700 milhões de visualizações, onde os limpadores despejam grandes quantidades de vários produtos químicos de limpeza em pias e vasos sanitários para criar vídeos de limpeza visualmente atraentes, mas isso está longe de ser seguro e inofensivo.

De acordo com uma entrevista do Insider com Adam Leech, dono de um varejista de chuveiros com sede no Reino Unido, “produtos químicos prejudiciais deterioram o esmalte encontrado em sua pia, banheira e chuveiros, levando ao aumento dos níveis de bactérias nas superfícies”. Da mesma forma, a especialista em resiliência marinha de Washington DC, Deborah Brosnan, declarou: “Quando despejado na água, o cloro da água sanitária reage com outros produtos químicos e causa a formação de dioxinas que são prejudiciais à saúde humana e à vida selvagem. Estudos indicam que eles contribuem para a redução das populações de aves e peixes”.

Se essas preocupações não fossem ruins o suficiente, limpadores inexperientes que misturam produtos químicos também podem criar acidentalmente misturas nocivas, incluindo gás mostarda, que podem ser mortais para si mesmos e para aqueles ao seu redor.

Para neutralizar os efeitos negativos dessa tendência, os fabricantes de limpeza devem compartilhar ativamente como usar adequadamente os produtos de limpeza e os perigos do uso inadequado de produtos químicos. Como líderes do setor, compartilhar essas informações como uma voz de autoridade pode salvar vidas, reduzir doenças e ajudar o meio ambiente a avançar.

 

 

 

Fonte: CMM Online 19.07.2022

Mercado global de sabões e compostos de limpeza atingirá US$ 242,7 bilhões em 2026

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O relatório “Soap And Cleaning Compounds Global Market Report 2022”, recém lançado pela da ResearchAndMarkets.com prevê que o mercado global de sabão e compostos de limpeza cresça de US$ 157,02 bilhões em 2021 para US$ 172,1 bilhões em 2022 a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,6%, e para US$ 242,7 bilhões em 2026 a um CAGR de 9%.

A Ásia-Pacífico foi a maior região no mercado de sabão e compostos de limpeza em 2021. A Europa Ocidental foi a segunda maior região no mercado de sabão e compostos de limpeza.

A população global é de 7,9 bilhões em 2022, aumentando assim a demanda global por sabões e produtos de limpeza. Esse aumento significativo na demanda da população por produtos de uso final deu um grande impulso ao mercado. Além disso, a rápida urbanização, especialmente nas economias em desenvolvimento, apoiou a demanda por esses compostos por meio do aumento do consumo de produtos de uso final.

O mercado de matérias-primas é altamente volátil, espera-se que isso tenha um impacto negativo no crescimento do mercado de sabão e compostos de limpeza durante o período de previsão. Quando o aumento dos custos das matérias-primas coincide com a diminuição dos preços de venda, as empresas de sabão e limpeza têm que comprometer suas margens de lucro. O aumento das tarifas de caminhões, ferrovias, granéis sólidos e frete aéreo também está impactando negativamente o mercado. Os fabricantes de sabões e produtos de limpeza são extremamente sensíveis à flutuação dos custos das matérias-primas.

 

 

 

 

 

Fonte: Release internacional 15.07.2022

Unilever é a primeira empresa do mundo a utilizar LAB renovável e biodegradável

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A Cepsa Química forneceu à Unilever NextLab alquilbenzeno linear (LAB), o primeiro tensioactivo LAB renovável e biodegradável, como alternativa ao tradicional LAB fóssil, um tensioactivo amplamente utilizado em detergentes biodegradáveis ​​para cuidados pessoais e domésticos.

Em comunicado, a petrolífera sublinhou que se trata de “um marco na química circular”, uma vez que esta nova gama de produtos é fabricada com carbono verde derivado da biomassa, em vez dos combustíveis fósseis que a indústria utilizou até agora para fabricar produtos de limpeza e cuidados com a casa.

A subsidiária química da Cepsa usa uma abordagem de ‘balanço de massa’ para criar o NextLab linear, através do qual as fontes tradicionais de carbono negro são misturadas e coprocessadas com as de origem vegetal, conhecidas como carbono verde. Posteriormente, é monitorado durante todo o processo de produção para garantir que um volume adequado de teor de carbono verde esteja no surfactante LAS final.

Unilever é a primeira

A Unilever torna-se assim a primeira empresa no mundo a utilizar o Linear NextLab (LAB), que incorpora biomassa de origem certificada, resultando em um tensoativo LAB com propriedades e desempenho idênticos aos tensoativos tradicionais. A empresa usará o Linear NextLab (LAB) para fabricar Sulfonato de Alquilbenzeno Linear (LAS), o surfactante sintético de maior volume do mundo e sua principal matéria-prima para marcas como Persil, Cif e Sunlight. Hoje, 85% da demanda global de carbono no setor químico e de materiais derivados ainda é coberta pelo carbono negro, que vem de combustíveis fósseis.

 

 

 

 

Fonte: La Información 20.07.2022

HI Podcast by Dinaco – Desempenho, segurança e sustentabilidade em produtos para Home Care

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Nesta 1ª edição do Conversa com HI, conversamos com Elaine Santos, Gerente de Negócios da Evonik, e Marina Fernandes, Diretora de Marketing Estratégico e Vera Tonon, Head de Life & Personal Care da Dinaco para nos dar insights de como desenvolver produtos que encantam o consumidor.

Neste bate-papo tivemos a oportunidade de abordar diferentes tópicos como: limpeza de superfícies, cuidados com as roupas, blends funcionais, concentrados, tudo isso com economia em processos de fabricação e sustentabilidade, confira!

Ouça nas principais plataformas:

►Spotify – Conversa com HI #1 – Desempenho, segurança e sustentabilidade em produtos para Home Care

►RadioPublic – Conversa com HI #1 – Desempenho, segurança e sustentabilidade em produtos para Home Care

► Outros – Conversa com HI #1 – Desempenho, segurança e sustentabilidade em produtos para Home Care

Lavanderia da família se torna franquia de lojas autônomas e fatura R$ 8,3 milhões

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Desde muito cedo André Belarmino, 39 anos, se preparou para ser um piloto de avião. Ele exerceu a profissão por quase 15 anos e, nos últimos oito, assumiu a direção de uma lavanderia de bairro da família, a Maria Lavadeira.

Hoje, deu uma pausa nos voos e transformou o negócio terrestre em uma rede de 48 franquias que fatura R$ 8,3 milhões. O plano agora é chegar a 500 unidades em 2023 e decolar rumo aos Estados Unidos.

Catarinense, Belarmino se mudou para Curitiba para estudar ciências aeronáuticas. “Eu não tinha carteira de motorista, mas já pilotava avião.” Após se formar, trabalhou com táxi aéreo e voos particulares para ganhar experiência. Em 2006, morou nos EUA para aperfeiçoar os conhecimentos. Foi lá que ele teve um grande contato com o mercado de lavanderias.

Paralelamente à carreira de piloto, o empreendedor passou a pensar em novas fontes de renda, uma vez que não queria depender só da aviação. “É algo muito inseguro, eu dependo completamente da minha condição de saúde para voar.” Seu primeiro projeto empreendedor foi uma empresa de segurança, mas acabou não decolando. Enquanto isso, em 2011, já de volta ao Brasil, o cunhado do empreendedor, Cléber Itamar Rodrigues (hoje sócio de Belarmino), criava uma lavanderia de bairro em Florianópolis, a Maria Lavadeira.

De acordo com Belarmino, o nome é uma homenagem a uma cultura popular local e remete às “trabalhadoras lavadeiras de Florianópolis, que começaram limpando peças de roupas nas fontes da ilha e depois migraram para tanques domésticos.”

O ex-piloto é casado com uma ex-comissária de bordo, Lidia Cassiano Pereira. Quando tiveram o primeiro filho, ela se afastou dos voos, e o casal foi visitar a família do empreendedor em Florianópolis. “Foi quando conhecemos a lavanderia e pensamos em levar uma filial para a nossa cidade. Minha esposa também era muito ativa e estava incomodada de não trabalhar.” À essa altura, em 2014, eles estavam estabelecidos em Jardinópolis, no interior de São Paulo.

Após inaugurarem a filial, Belarmino começou a profissionalizar o negócio, com base no que tinha visto nos EUA. “Foi aí que um cliente entrou na loja e perguntou se era uma franquia. Minha esposa sabia que eu tinha um plano futuro de franquear e disse que estava sendo formatado. Mas não estava.” No mesmo ano, o empreendedor correu para fazer testes, remodelações do negócio e abriu outras unidades como cobaias, até que começou a expandir. “Eu ainda voava, comecei a ocupar cargos de chefe de treinamento, piloto-chefe e depois assumi a parte mais administrativa e conseguia conciliar tempo para aperfeiçoar a franquia.”

Nesse período, inclusive, ele tentou colocar em prática um modelo que já era popular na América do Norte: autoatendimento. Mas a ideia não vingou. “As pessoas desconfiavam de deixar roupa sozinha. Se era para ficar esperando, eles lavavam em casa mesmo. Não tínhamos um público potencial.”

Nos últimos anos, o país ganhou uma gama de novas lavanderias. A 5àSec e a Quality (agora OMO Lavanderia), por exemplo, já estavam na ativa havia bastante tempo. Para diferenciar a Maria Lavadeira do que já existia no mercado, ele resolveu buscar insumos profissionais em outros países. Os produtos biodegradáveis usados pela rede no processo de lavagem, por exemplo, são belgas. “Eu não queria usar o que o cliente pode achar na gôndola do supermercado.”

Ele continuou com essa rotina, se dividindo entre a vida de piloto e de empresário, até meados de 2020, quando a marca entrou para o portfólio da aceleradora 300 Franchising. Nessa época, a empresa tinha cerca de 12 unidades. “Pedi licença não remunerada, pois entendi que a companhia precisaria mais da minha presença.” Foi também nesse período que ele reavaliou muitas das práticas de franqueador: “Achávamos que estava tudo certo, mas estava tudo errado. Tínhamos falhas no suporte operacional, de marketing, jurídico, entre outros”.

Ele reestruturou o negócio e deixou a expansão, retomada agora, na mão da aceleradora. Hoje, além da 300, da esposa e do cunhado, a irmã de Belarmino, Gisele Martins da Silva também se tornou sócia da rede. Ao longo da pandemia, ele conseguiu manter todas as unidades. A meta agora é passar de 100 franquias abertas até o final do ano, com um faturamento de R$ 23 milhões. Para 2023, o objetivo é fechar com 500 contratos negociados e 270 franquias abertas.

Para isso, Belarmino aposta em modelo reduzido de franquia — novamente com autoatendimento, mas agora com um aplicativo próprio, que permite ao cliente desbloquear as portas para o uso. O formato teve uma aceitação melhor e já corresponde a 75% das novas negociações da rede. O objetivo é que o autoatendimento se equipare ao formato tradicional de loja, que atualmente corresponde a 80% das unidades abertas.

A Maria Lavadeira trabalha com seis modelos de negócio. O mais barato é o de autoatendimento, que pode ser instalado em condomínios e demanda um aporte a partir de R$ 120 mil, e o maior é uma lavanderia com um ponto de coleta, que custa a partir de R$ 315 mil. “O franqueado vai trazer opções de ponto e vamos validar as benfeitorias. Essa adequação não está contemplada no investimento inicial”, diz. O tíquete médio pode variar de acordo com a região, mas vai de R$ 15 a R$ 25.

O empreendedor também já tem um escritório aberto nos Estados Unidos, para uma futura internacionalização, prevista para o início do próximo ano, e tem estudado o mercado português. “Estamos olhando tudo com muita calma. Recebemos propostas para trabalhar fora, mas não queremos abraçar o mundo.” Antes de fazer as malas para o voo internacional, o piloto deve aterrissar em mais algumas cidades brasileiras.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista PEGN 20.07.2022

Lava-louças: como funciona o sistema de lavagem inteligente

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As lava-louças mais modernas entregam pratos, copos, talheres e outros utensílios limpos com muita economia de água e de tempo para os usuários.

Alguns equipamentos vão além e prometem um sistema de lavagem inteligente, mas você sabe o que isso tem de diferente?

De forma geral, uma máquina de lavar louças conta com 2 ou 3 prateleiras deslizantes com diversos apoios, onde o usuário posiciona pratos grandes e de sobremesa, copos, taças, cumbucas e outros utensílios, talheres e até panelas, sempre com a abertura voltada para baixo.

O mecanismo interno de uma lava-louças conta com duas ou três hélices posicionadas em diferentes alturas, que soltam jatos pressurizados de água quente (a até 70°C, dependendo do equipamento).

Basicamente, o funcionamento segue os seguintes passos:

– Lava-louças enche sua parte de baixo com água e mistura o detergente

– Máquina aquece a água até a temperatura selecionada

– A água é levada para as hélices, que lançam jatos de água pressurizada para limpar os utensílios, em diferentes ângulos, para atingir todas as superfícies

– A água suja é drenada e mais água limpa com sabão é lançada nos utensílios e louças, o que pode ocorrer várias vezes, dependendo do ciclo escolhido

– Toda a água é drenada

– Máquina aquece o ar interno para secar os pratos, copos e utensílios, caso a opção tenha sido selecionada. O usuário pode acrescentar um líquido secante, que evita manchas em taças e copos nessa fase.

As lava-louças possuem sistemas de controle que monitoram seu funcionamento, entrada e saída de água, excesso de restos de comida no filtro, etc., além de um timer que determina a duração de cada ciclo. Sensores ajudam a regular a temperatura e a drenagem, para evitar acidentes.

O que é a lavagem inteligente?

Algumas lava-louças possuem um sistema de sensores que consegue identificar o nível de sujeira dos pratos, travessas e panelas para adequar o ciclo de lavagem automaticamente. Em máquinas disponíveis por aqui, esse recurso é chamado de Smart Sensor, Auto Sense ou Programa Inteligente.

Em resumo, sensores internos analisam como está a sujeira nas louças ou na água resultante do primeiro enxágue. Em seguida, a própria lava-louças define o melhor ciclo de lavagem, inclusive, adicionando mais enxágues, aumentando a quantidade de água ou regulando a temperatura.

No Exterior, já existem lava-louças inteligentes, que podem ser conectadas à Internet e integradas às smart homes. Em diversos modelos que encontramos, é comum que as marcas reforcem uma proposta ecológica para maior rendimento energético e menor uso de recursos, falando de água e sabão.

Além disso, esses equipamentos smart podem ser monitorados e controlados à distância e também oferecem lavagens inteligentes, com sensores avançados para definir automaticamente o melhor ciclo de higienização para entregar louças totalmente limpas.

A louça sai limpa mesmo?

As lava-louças contam com jatos pressurizados de água quente liberados de hélices giratórias, que atingem os pratos, copos e talheres em diversos ângulos. Além disso, elas utilizam detergente líquido, em pó ou tabletes, próprios para uso em máquinas, que possuem ação muito mais forte do que o detergente líquido de pia. Eles fazem a sujeira e a gordura se diluir.

Ou seja, dificilmente os pratos, copos, taças e panelas não sairão limpos depois de um ciclo de lavagem completo.

Mas, além de ler as dicas do manual de instruções, o usuário acaba entendendo a melhor forma de acomodar os utensílios, para que todos os cantinhos recebam água dos jatos, depois de usar a lava-louças por alguns dias.

Um dos hábitos que os moradores devem manter, para melhorar o desempenho da lava-louças, é raspar os restos de comida de pratos, bowls, refratários e outros utensílios no lixo antes de colocá-los na máquina, da mesma forma que fazemos antes de colocar a louça suja na pia.

Fazendo isso, não é preciso pré-lavar a louça. Se as peças forem ficar na lava-louças da hora do almoço até o jantar, por exemplo, para você colocar a máquina para funcionar apenas uma vez na capacidade máxima, existe a função Acqua Spray ou Pré-lavagem, com jatos que fazem uma limpeza prévia para remover excessos e evitar odores.

 

 

 

 

 

Fonte: Tech Tudo 06.07.2022

P&G investirá US$ 501 milhões em fábrica de cuidados com tecidos em Ohio

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A Procter & Gamble gastará US$ 501 milhões para expandir sua fábrica de produtos para cuidados com tecidos em Lima, Ohio (EUA).

O investimento expandirá o espaço de fabricação e armazenamento para atender à demanda do consumidor por sabão em pó e produtos relacionados. A instalação da nova linha de fabricação e a expansão das instalações começarão neste mês. A conclusão do projeto está prevista para 2026.

“Estamos entusiasmados em explorar o potencial de expansão de nossas operações em Lima, a fim de melhor atender à demanda por nossos produtos e atender nossos consumidores”, disse John Shaver, gerente da fábrica de Lima. “Gratos à comunidade de Lima, um lugar que chamamos de lar desde 1968, por seu apoio contínuo, e esperamos muitos anos de parceria e crescimento.”

A P&G iniciou suas operações no condado de Allen há mais de 50 anos e expandiu várias vezes. Atualmente, possui 749 funcionários em tempo integral e cerca de 600 contratados na operação local.

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 12.07.2022

Kantar: Consumo dentro do lar retrai no Brasil, chegando ao menor nível da pandemia

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Embalagens menores ganham espaço no carrinho de compras, e consumo de lanches e bebidas alcoólicas em casa dispara

No primeiro trimestre de 2022, o consumo dentro do lar chegou ao seu menor patamar desde o começo da pandemia. É o que mostra o mais novo relatório Consumer Insights 2022, da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.  A principal razão é a alta dos preços. Com um aumento médio de 13% no valor de bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza -, o volume comprado para levar para casa retraiu 5% no 1º trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021.

Para driblar a alta dos preços, embalagens menores vêm ganhando espaço no carrinho de compras, permitindo que o consumidor continue com hábitos adquiridos na pandemia, como manter a família reunida (com itens para café da manhã) e optar pela praticidade (com lanches). Um exemplo desse movimento é o aumento do consumo de refrigerantes em lata de até 355 ml (+23% unidades) e queda em embalagens de mais de 1L (-22%) na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do anterior.

No mesmo intervalo, a categoria de hambúrgueres apresentou crescimento de 6% em unidades e retração de 2,6% em volume, enquanto a de margarinas teve aumento de 3,5% em unidades vendidas e queda de 1% em volume, indicando que as embalagens desses itens encolheram, uma estratégia da indústria para não sair do carrinho de compras do brasileiro. Itens de higiene e beleza, por sua vez, seguem tendencia de embalagens maiores, registrando aumento de 4,1% em volume e 0,3% em unidades compradas, com destaque para escova de dente, xampu e maquiagem, reflexo do fim do isolamento social e da volta das pessoas às ruas.

Prazer e praticidade vêm norteando as escolhas do carrinho, levando o consumo de lanches em casa a um salto em frequência de 47,1% no 1º trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020, pré-pandemia. Entre eles, as categorias que mais cresceram em pontos de penetração foram linguiças (+1,7), empanados (+1,4) e leite fermentado (+1,0).

O estudo identificou um grande aumento de ocasiões ligadas ao prazer no mesmo período: pacote salgadinho/pipoca +35%, iogurtes +35% e biscoitos +27%. No consumo por classe social, viu-se um crescimento de momentos de consumo de refrigerante em 17% na classe C, de iogurte em 18% na classe DE e de biscoitos em 9% na classe AB.

Outro destaque positivo dentro do lar foram as bebidas alcoólicas, que conquistaram consumidores este ano, com um aumento de frequência de 21% e de 0,7% de penetração, em comparação ao 1º trimestre de 2020.    

Cestas de limpeza do lar, bazar e OTC (medicamentos livres de prescrição médica) foram as que mais cresceram no primeiro trimestre de 2022, em relação ao ano período do ano anterior. A cesta bazar /OTC registrou incremento de 15% em unidades, com destaque para ração para cães e gatos e analgésicos, e produtos de limpeza tiveram alta de 5,8% em unidades, puxados pelas categorias detergente líquido, amaciante e sabão em pedra.

O relatório trimestral Consumer Insights da Kantar contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil.

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