As localidades que mais se destacaram no mês, em relação a julho de 2021, foram o Centro-Oeste e Sul
Os shopping centers de todo o Brasil registraram um crescimento médio de 14,1% nas vendas de julho, na comparação com o mesmo mês de 2021, de acordo com dados do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce). Em relação ao desempenho do período pré-pandemia, as vendas de julho mostraram crescimento de 17%, sendo a terceira elevação consecutiva mensal nessa métrica.
Do ponto de vista regional, as localidades que mais se destacaram no mês, em relação a julho de 2021, foram: Centro-Oeste (15,3%), Sul (15%), Nordeste (14,8%), Sudeste (13,7%) e Norte (9,3%). Mesmo com um cenário macroeconômico, caracterizado por inflação em alta e queda no rendimento das famílias brasileiras, o ticket médio de vendas nos shopping centers ficou em R$ 122,62 em julho, enquanto o das lojas de rua foi de R$ 87,61.
Fluxo
A alta no comércio dos shoppings coincide com uma franca recuperação no fluxo de visitantes do setor. Dados do Mais Fluxo e IPEC indicam que, em julho, foi registrado um acréscimo de 23,4%, em relação ao mesmo período de 2021, mostrando o importante reflexo do número cada vez maior de brasileiros imunizados contra o coronavírus e com a retomada da atividade econômica.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, os índices de confiança do consumidor divulgados recentemente mostram um certo alívio por parte dos frequentadores, o que traz perspectivas otimistas para os empreendimentos.
“O arrefecimento da inflação, melhoras nas vagas de emprego e outras medidas governamentais acabam impactando favoravelmente na intenção de compra do consumidor. Aliado a isso temos a crescente recuperação no fluxo de visitantes, o que colabora para as estimativas positivas em relação ao segundo semestre, marcado por importantes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, essa última a data comercial mais importante para o comércio”, afirma o executivo.
Por décadas, o ingrediente ativo predominante em centenas de produtos de limpeza comerciais e domésticos tem sido os compostos de amônia quaternária.
Entretanto, o mundo em que a amônia quaternária passou a ser amplamente utilizada mudou bastante, abrindo a porta para a ciência e a natureza para desafiar o cenário atual com algo melhor. Esse algo melhor é o ácido glicólico.
Atualmente, o impacto ambiental da amônia quaternária é um grande ponto focal. Após o uso do produto, aproximadamente 75% da amônia quaternária que vai “pelo ralo abaixo” termina em esgotos e estações de tratamento de efluentes. No mundo todo, a amônia quaternária tem sido detectada em resíduos líquidos e esgoto descartado. Sua presença pode levar a subprodutos associados a doenças, toxinas que afetam ecossistemas aquáticos e resistência a antibióticos. Além disso, o uso significativo de produtos contendo amônia quaternária durante a pandemia de covid-19 aumentou as preocupações com bioacumulação, criando uma forte possibilidade que uma ação regulatória visará eliminar gradualmente seu uso.
Entretanto, produtos à base de ácido glicólico não trazem essas preocupações. O que faz do ácido glicólico indicado para as exigências de limpeza e desinfecção atuais se resume à química, que é baseada na natureza. O ácido glicólico, um alfa-hidroxiácido encontrado na cana-de-açúcar e em muitas frutas, legumes e verduras, é um conservante e protetor da natureza. Embora suas origens remontem há milênios, a química do ácido glicólico natural o tornou a resposta moderna para um conjunto complexo de exigências sobre produtos de limpeza e desinfecção.
O ácido glicólico é atóxico, não inflamável e inodoro. Não irrita a pele ou os olhos e não é considerado um composto orgânico volátil. Ele também economiza o tempo, proporcionando limpeza e desinfecção superiores em uma única etapa para diversos vírus e bactérias, enquanto diminui drasticamente a resistência microbiana. Por fim, ele é facilmente biodegradável e pode ser produzido de forma muito eficiente.
Há mais de 70 anos, a Chemourssintetiza ácido glicólico que é idêntico ao ácido glicólico natural, ou seja, tem a mesma composição e propriedades químicas e funciona exatamente da mesma maneira – e pode ser produzido com muito mais rapidez e eficiência, sem ter que extraí-lo da natureza. A Chemours utiliza um processo de fabricação de etapa única altamente eficiente, extremamente limpo e exclusivo que apoia a produção contínua de ácido glicólico. Isso significa que, conforme a demanda continua a aumentar, haverá um suprimento pronto.
Jason W. Jones* – Gerente Técnico Global na Chemours
Líder mundial no fornecimento de ácido glicólico, a Chemours disponibiliza o Glyclean™ D, um portfólio de produtos de limpeza e desinfecção aprovados pela EPA e pela UE, para ajudar a atender a lista cada vez mais diversa e complexa de demandas por produtos desinfetantes hoje em dia. Como um ingrediente ativo que oferece um perfil ambiental excelente, vantagens regulatórias, estabilidade de conservação de longo prazo, uso mais seguro e excelentes propriedades de desempenho, além de um suprimento global contínuo, o ácido glicólico está mudando o cenário atual.
Desde terça-feira (6/09) está proibido em Mato Grosso do Sul a utilização de animais para o desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes, produtos de limpeza e seus componentes, por força da Lei Estadual 5.944/2022, publicada no Diário Oficial do Estado.
A nova lei modifica a Lei Estadual 4.538/2014, que já proibia os experimentos, mas não incluía os produtos de limpeza no rol de itens. Para tanto, a norma agora considerará produtos de limpeza como aqueles “destinados à remoção de sujidade, à desinfecção e à conservação de ambientes domésticos ou coletivos”.
A justificativa da propositura para a nova lei traz recente decisão do Supremo Tribunal Federal, por dez votos a um em julgado no Rio de Janeiro, com o entendimento da proibição de animais em testes com o uso de produtos de limpeza. Leia a publicação na íntegra aqui. Confira abaixo.
Novas estimativas da OMS e da UNICEF revelam que metade de todas as instalações de saúde em todo o mundo carece de serviços básicos de higiene.
Isso significa que cerca de 688 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo atendimento em instalações que não oferecem nenhum serviço de higiene, de acordo com o mais recente Programa Conjunto de Monitoramento sobre higiene.
“As instalações e práticas de higiene em ambientes de saúde não são negociáveis”, disse Maria Neira, diretora da OMS. “Sua melhoria é essencial para a recuperação, prevenção e preparação da pandemia”.
“A higiene nas instalações de saúde não pode ser garantida sem aumentar os investimentos em medidas básicas que incluem água potável, banheiros limpos e resíduos de saúde gerenciados com segurança”, acrescentou.
Nos países menos desenvolvidos, apenas 53% dos estabelecimentos de saúde têm acesso local a uma fonte de água protegida. E, globalmente, 3% das instalações de saúde nas áreas urbanas e 11% nas áreas rurais não têm serviço de água.
Um em cada 10 países com dados disponíveis afirmou não ter serviço de saneamento, com números variando de 3% na América Latina e Caribe a 22% na África Subsaariana.
O relatório foi lançado na Semana Mundial da Água em Estocolmo, Suécia, que aconteceu de 23 de agosto a 1º de setembro. O evento explorou novas formas de enfrentar os maiores desafios do mundo, desde segurança alimentar e saúde até agricultura, tecnologia, biodiversidade e clima.
Os dados de higiene estão agora disponíveis para 40 países que representam 35% da população mundial, acima dos 21 países em 2020 e 14 em 2019.
Eleita como uma das 100 maiores líderes do mercado publicitário, executiva chega para acelerar a transformação digital das categorias de higiene da companhia
A Reckitt Hygiene Comercial, parte do Grupo Reckitt — multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição — dona de marcas como Veja, Vanish e SBP, anuncia a chegada de Renata Vieira como Diretora de Marketing para o Brasil.
Com mais de 21 anos de experiência em empresas multinacionais de bens de consumo, Renata passou por posições locais, regionais e globais, adquirindo expertise em negócio, construção de marca e estratégia, liderando turnaround de categorias e reposicionando grandes marcas das companhias nas quais atuou. Além disso, a executiva também é uma grande aliada da agenda de Diversidade & Inclusão.
Neste novo desafio, Renata busca elevar o papel do Marketing na companhia: “Estou animada para provocar e inspirar a sociedade através das nossas marcas, na busca por um mundo mais limpo e saudável; aprender a dinâmica de novas categorias acelerando a transformação digital e ESG do nosso portfólio”, afirma.
Renata é formada em Administração de Empresas pela PUC-SP, com especialização pela FIA-USP e mãe de dois filhos. Foi eleita pela Exame como um das 100 maiores líderes do mercado publicitário e homenageada pelo Meio & Mensagem no projeto Women to Watch 2021, que destaca mulheres cujo trabalho vem contribuindo para a qualificação da indústria da comunicação.
Acontece em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro, o mais completo evento de tendências, insights, inovação, ingredientes e negócios da indústria de produtos de limpeza
Geração Z, Metaverso, passar roupa sem ferro, enzimas, ESG, macroeconomia, redução de custos, alvejante em gel. Embora eles pareçam assuntos desconexos entre si, o Household Summit – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins, que será realizado presencialmente em São Paulo, entre os dias 14 e 15, revelará como esses temas se conectam na mais importante plataforma de negócios, inovação e tendências dirigida exclusivamente para os fabricantes e profissionais da indústria de limpeza.
Organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, além de uma programação de palestras das mais relevantes para o setor, o evento contará com mesas de negócios e plantões técnicos, com o objetivo de conectar de forma completa os participantes com os principais fornecedores de ingredientes, serviços e tecnologias para o setor.
Novo normal
Para compreender as recentes dinâmicas dentro da indústria de home care, o comportamento do consumidor atual, seus anseios e hábitos e as perspectivas sobre o futuro do setor no país, Paula Ferolla Correia, analista de pesquisa da Euromonitor, apresentará a palestra “A indústria de home care no Brasil e os desafios no novo normal”. “Os impactos macroeconômicos, cases diferentes e o diverso cenário global nos leva a entender os drivers do desenvolvimento desse mercado e abre espaço para pensarmos no potencial e oportunidades, tomando assim ações mais assertivas”, adianta Paula.
Setor organizado
O olhar da principal entidade que reúne os fabricantes de produtos de limpeza também será destaque na programação. Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA, promete dar um panorama objetivo do mercado de saneantes durante e pós-pandemia, com projeções de produção, novos hábitos de consumo, novos canais de vendas, insumos produtivos e embalagens. “A ABIPLA que como missão apoiar ações que incentivem o crescimento do setor, o aperfeiçoamento técnico-científico, respeitando o meio ambiente, a saúde e a segurança da sociedade, além de defender interesses legítimos de seus associados, com coerência, ética, transparência e qualidade”, enfatiza o dirigente.
Geração Z
Com a palestra “Geração Z – A geração que vai mudar as regras de consumo de produtos para os cuidados com as roupas”, Rosilene Machado, gerente de contas da Chemyunion, destacará estudos e insights que mostram como a empresa poderá apoiar os fabricantes a mergulhar nesse universo de possibilidades. “Esses consumidores são engajados em causas e valores, ressignificando a experiência de consumo”, diz.
Passar roupa sem ferro
Apresentar soluções alinhadas aos custos de uso, performance e economia de tempo e energia, possibilitando a criação de novos e atrativos produtos que agreguem valor ao mercado, é a proposta da apresentação de Aline de Cassia Belleza, coordenadora de marketing da Univar, que abordará o tema “Como inovar no cuidado com as roupas – a economia de tempo e recursos aliada ao sucesso. “Nesta conversa serão apresentadas soluções e tecnologias que facilitam a vida do consumidor, como passar as roupas sem ferro, controle de maus odores e remoção de manchas difíceis em ciclos mais curtos”, explica.
Caminho natural
“Aos poucos, o consumo consciente vem passando de tendência para um hábito real e mais do que eficiência e higienização por mais tempo, consumidores querem produtos menos tóxicos para sua família e que não prejudiquem o meio ambiente”, observa Luciana Muniz, gerente de contas da Croda, que falará sobre soluções e ingredientes da empresa para desenvolvimento de fórmulas de limpeza mais seguras e sustentáveis, sem perder o foco em desempenho.
Alvejante sem cloro em gel
Vanessa Arruda, gerente técnica da IMCD, apresentará soluções para diversos desafios do mercado e desenvolvimento no mercado de home care, como um potente alvejante sem cloro em gel, um detergente lava-roupas líquido enzimático livre de ácido sulfônico e um amaciante com ativos sustentáveis e antiodor. “Contamos com amplo portfólio da IMCD Brasil e Polyorganic para o desenvolvimento dessas soluções que entregam alta performance”, afirma.
Biossurfactantes
Consumidores ao redor do mundo estão avaliando de perto a responsabilidade ambiental e social das empresas. Cada vez mais atentos à sustentabilidade, eles ainda têm dificuldade para encontrar “produtos verdes” que realmente entregam benefícios funcionais e ambientais. Meris Milek, coordenadora de de inovação em aplicação da Evonik, destacará na palestra “Repensando a natureza dos cuidados com a casa e tecidos” seus biossurfactantes. “Derivados de matérias-primas renováveis e 100% biodegradáveis, combinam compatibilidade ambiental sem precedentes com limpeza poderosa e, ao mesmo tempo, suave para superfícies, tecidos e também para a pele”.
Sustentabilidade e versatilidade
“Por sua versatilidade, o SupraCare™ 780 Additive, um dos mais recentes lançamentos da Dow, pode ajudar os formuladores a fazer mais com menos uso de ingredientes, mesmo desempenho a custo reduzido e formulações mais concentradas”, assegura Laércio de Albuquerque, especialista técnico da empresa, que explicará como o novo aditivo derivado de matérias-primas naturais, que possui melhor degradabilidade e pode ser utilizado em diferentes formulações e aplicações, é capaz de acrescentar benefícios que melhoram também a percepção dos consumidores sobre os produtos para casa, como espuma e limpeza melhoradas.
Valor às formulações
Stephanie Lopes, especialista técnica da Brenntag, promete apresentar inovações que vão além dos apelos convencionais de mercado. “São soluções inovadoras para limpeza doméstica, lavanderia e até linha automotiva, capazes de agregar valor às formulações, com apelo sustentável, e com a qualidade e a performance esperadas pelos consumidores”, explica a especialista, que abordará em sua palestra o tema “Inovação, performance e custo-benefício: como atender às atuais demandas do mercado de Household”.
Bloco sanitário efervescente
Um novo tensoativo aniônico em pó para formulação de blocos sanitários em sistema de liberação efervescente é a novidade que será apresentada pela Innospec. Juliana Gonçalves de Souza, gerente de vendas da empresa, dará detalhes do Nansa HS80/LSR, solução eco-friendly para prevenção de formação de limo.
Gerenciamento técnico
Levar a reflexão sobre um aspecto importante na indústria de produtos de limpeza, o relacionamento entre o técnico os demais departamentos e funções dentro das empresas, é a proposta de Lucas Micheluzzi, diretor técnico da Macler, que mostrará durante o seminário alguns fatores a ser considerados para que ruídos de comunicação não comprometam a inovação e os negócios das empresas. “Conhecer o que chama atenção da outra parte é o ponto chave para uma comunicação fluida e efetiva, consequentemente trazendo maior sucesso para os projetos e celeridade na tomada de decisões”, observa.
Limpeza no Metaverso
“Oportunidades no Metaverso: uma visão sobre um futuro próximo”, será o tema da palestra de Sérgio Gonçalves, diretor da K4R Consulting. “A quarta revolução industrial está a pleno vapor, mas o que esperar de um futuro próximo, no qual a realidade virtual e aumentada convergem com outras tecnologias para criar o Metaverso?”, provoca o consultor, que explicará o que é a grande plataforma digital e dará alguns insights sobre onde se pode investir e as oportunidades de negócios.
Inscrições abertas
“Isso tudo é apenas uma amostra do que estamos preparando para essa primeira edição presencial depois de dois anos no formato virtual. Nossas expectativas são as melhores em poder reunir fabricantes e profissionais da cadeia produtiva setor, que estavam com saudades dos nossos ricos encontros”, diz Murilo Marques, Diretor da Innovation Business Media, organizadora do Household Summit 2022, que será realizado em novo local, no Ninety Hotel. Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição.
O PCR (sigla para designar materiais reciclados pós-consumo, em inglês) é um plástico reciclado feito de itens descartados, como garrafas plásticas de leite e bebidas em geral.
Os plásticos reprocessados de resíduos domésticos ou comerciais são considerados uma solução sustentável para a reutilização de produtos de uso único que, de outra forma, seriam descartados, por exemplo, em aterros sanitários.
A produção do PCR começa com a coleta e triagem de plásticos descartados em programas de reciclagem comercial e residencial. Os materiais selecionados são direcionados para um fornecedor de resina, que aplica as etapas de moagem, lavagem, extração de gases e processamento até chegar ao formato de “pellets” (bolinhas de resina plástica), quando esses produtos ficam prontos para serem usados novamente em fabricação futura. Daí a importância de se promover um ciclo que leve os resíduos plásticos de volta ao processo de fabricação, dentro do escopo da economia circular.
Com esse intuito, a Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, está lançando a primeira tampa do Brasil 100% produzida a partir de plástico flexível reciclado em escala industrial. Feitas com PCR, as tampas começam a ser usadas nas embalagens de cremes de tratamento para cabelos e, gradualmente, serão expandidas, conforme a empresa.
A iniciativa é fundamental para uma empresa com a pegada ambiental da Unilever. Há cinco anos, a empresa anunciou um processo de “reciclagem radical” destinado a combater um enorme problema de resíduos que ajudou a criar: bilhões de sachês descartáveis que poluem aterros sanitários, poluem seus cursos d’água e chegam às praias – especialmente no sudeste asiático, como relata o Guardian.
A iniciativa de adotar tampas em PCR feitas a partir de plástico flexível 100% reciclado não resolve o problema dos sachês da empresa no Brasil. Mas a expectativa da Unilever, com essa novidade – feita em conjunto com a Aptar Beauty + Home, fabricante de embalagens dispensadoras – é de promover uma inovação que mude o panorama na própria companhia, abra portas para outras empresas e ajude a impulsionar o índice de reciclagem e de recuperação do plástico no país.
“O destino do plástico flexível sempre foi uma preocupação quando pensamos na economia circular. Ele tem sido enviado para aterros há muito tempo e, agora, começamos a mudar essa realidade”, afirma Zita Oliveira, gerente de Sustentabilidade da Unilever para a América Latina.
A Unilever aderiu, em março deste ano, ao Tratado Global do Plástico, cuja criação foi aprovada durante a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O tratado contra a poluição plástica em escala global é considerado uma iniciativa histórica da ONU na luta pela conservação do meio ambiente, e tem como base o conceito de economia circular.
Tendências de eletrodomésticos que facilitam a vida, a limpeza e a organização diária.
Eletrodomésticos e produtos tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. O Cada Casa Um Caso, hub de conteúdo da marca global Reckitt,fez um levantamento com a ajuda do Google Trends, que revela os eletrodomésticos inteligentes mais populares nos últimos meses no Brasil.
• A queridinha do momento, a AirFryer conquistou a 1ª posição, com um aumento de busca de mais de 4000% no Google entre janeiro e julho deste ano.
• Em 2° lugar estão as lâmpadas, interruptores e tomadas inteligentes, que podem ajudar na economia de energia elétrica.
• Em 3° lugar, o robô aspirador de pó. As pessoas estão em busca do melhor modelo robô aspirador para ter uma ajuda extra na limpeza do chão. O termo “melhor robô aspirador 2022” teve um aumento de busca de 2700%.
• Outro item que muitos pais de pet estão buscando, são os alimentadores inteligentes, que ocupam o 6° lugar desta lista. Os alimentadores possuem câmeras, wi-fi, e podem ser controlados pelo celular. Ótima opção para quando os donos viajam ou ficam mais tempo fora de casa.
Fabio Mariano Borges, sociólogo, antropólogo, especialista em tendências de consumo e professor visitante da Universidade de Nottingham (Reino Unido) acredita que o futuro da tecnologia é, justamente, ter eletrodomésticos inteligentes que farão suas tarefas de forma totalmente autônoma.
O especialista afirma que, nos próximos anos, haverá cada vez mais aparelhos inteligentes interligados às residências que serão capazes de mapear o perfil de cada família. “Com o tempo, os eletrodomésticos inteligentes estarão hiperconectados aos dados sobre a casa e, sobretudo, sobre os hábitos de seus moradores”, aponta ele.
No segundo setor que mais emprega no Brasil, o planejamento estratégico para o cumprimento das metas ESG é indispensável. Confira como implementar a estratégia ESG no setor de limpeza profissional da sua empresa.
O setor de Asseio e Conservação é o segundo setor que mais emprega no Brasil. Somente a indústria da limpeza gera cerca de 800 milhões de empregos e impacta a agenda ESG movimentando a economia por meio de processos, tecnologias e, principalmente pessoas.
Na agenda global e no planejamento estratégico das organizações para o cumprimento das metas ESG – acrônimo em inglês para as boas práticas corporativas em três pilares ambiental, social e governança (ASG) – os profissionais de limpeza – indispensáveis na cadeia produtiva – muitas vezes não são valorizados.
Cientes de que as empresas do setor de limpeza devem estar preparadas para as novas demandas que competem os aspectos da ESG, a Fundação de Asseio e Conservação do Paraná – FACOP, maior escola de capacitação e referência mundial no setor, criou o programa ASG no A.S.G – Gestão para Sustentabilidade Corporativa, em que traz para o setor o olhar estratégico voltado para sustentabilidade empresarial. A sigla A.S.G refere-se ao profissional Auxiliar de Serviços Gerais.
O programa, que foi destaque no maior evento de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina – a Higiexpo 2022, realizado recentemente em São Paulo, não restringe o setor ao aspecto social da ESG, mas abrange também os pilares ambiental e de governança.
Cássia Almeida, superintendente executiva da Fundação, explica que as pessoas são determinantes nos 3 pilares e não apenas no Social. “A base operacional, muitas vezes tão desconsiderada, tem uma importância que necessita urgentemente ser reconhecida. Afinal, muitas vezes é a atuação destes profissionais que define diretamente quem é a empresa. É uma cadeia de valor: da pessoa, da empresa que a emprega e, no caso de terceirização, da empresa cliente”.
No pilar ambiental, a executiva destaca exemplos como economia de água e energia; uso consciente de produtos; utilização de produtos biodegradáveis e renovação constante de processos, entre outros. Já o social vai além do cumprimento das convenções trabalhistas. “A base do Social é o respeito que se inicia no reconhecimento do profissional enquanto ser humano’, afirma. A governança envolve a cultura da empresa. “É importante que a sustentabilidade, que os pilares ESG sejam uma responsabilidade de todos, e não apenas da “gerência de sustentabilidade”.
Confira como implementar a estratégia ESG no setor de limpeza profissional da sua empresa, segundo o programa ASG no A.S.G:
1 – Gestão dos Fatores ESG:
Avaliar o escopo e materialidade – auxilia a liderança a decidir onde ficar esforços, investimentos e melhorias;
Diagnosticar o nível de maturidade – um diagnóstico fidedigno nos aspectos ambiental, social e de governança se fazem essenciais para entender as fragilidades e os pontos fortes da empresa;
Utilizar Indicadores para mensuração do que já existe e o que precisa ser realizado.
2 – Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS
Realizar diagnóstico e obter um parecer técnico integrado com avaliação preventiva e corretiva na gestão de resíduos sólidos com foco na economia circular, logística reversa e desenvolvimento sustentável, alinhados as normativas de gerenciamento de resíduos.
3 – Avaliação de Impacto
Tem como objetivo ajudar as empresas a medir e gerir seus impactos positivos em relação aos colaboradores, à comunidade, consumidores e ao meio ambiente.
4 – Alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Internalizar os ODS com acompanhamento nas fases de mapeamento; seleção de indicadores, prioridades e nível de ambição; integração dos objetivos e preparação para relato e comunicação.
A Surf, marca de produtos para lavanderia da Unilever, está entrando na categoria de limpeza doméstica com um trio de desinfetantes concentrados, baseados em fragrâncias de lavanderia “muito amadas”: Passion Bloom, Coconut Bliss e Tropical Lily.
Os produtos prometem matar 99,9% das bactérias e vírus e ofereceram forte valor aos compradores, pois são concentrados e rendem aproximadamente 10 litros de produto após diluição do conteúdo de uma embalagem de 240 ml, que também são produzidas com materiais reciclados e 100% recicláveis.
Segundo a Unilever, o lançamento atende a demanda de produtos eficazes para matar germes, mas com fragrâncias duradouras. “Há uma oportunidade significativa para um produto de limpeza concentrado e multiuso com uma fragrância muito amada e duradoura”, disse a diretora de marketing de lavanderia da Unilever, Nadine Slyper.
Dirigido a formuladores, químicos, técnicos, profissionais de marketing e gestores que atuam nos segmentos de home care, saneantes, limpadores, detergentes, industrial & institucional, e auto care, e que buscam por atualização tecnológica e networking, o evento possui o formato de mesas de negócios e palestras de cunho técnico-comercial.
“Será a terceira participação da Evonik no evento e estamos ansiosos para esse reencontro presencial. Elevamos a experiência física com protótipos inovadores para inspirar a indústria a repensar a natureza dos cuidados da casa e tecidos com a nova era dos biossurfactantes”, conta Meris Milek, Coordenadora de Applied Innovation Cleaning Solutions para América Central e do Sul.
A Evonik é patrocinadora do evento e será responsável pela palestra “Repensando a natureza dos cuidados da casa e tecidos”, no dia 14, às 14h30. A apresentação abordará como os consumidores ao redor do mundo estão avaliando de perto a responsabilidade ambiental e social das empresas e ainda têm dificuldade para encontrar “produtos verdes” que realmente entregam benefícios funcionais e ambientais. Mostrará também que a indústria tem a oportunidade de inovar com a tecnologia de ativos para limpeza da Evonik, os biossurfactantes, e liderar uma nova era de ingredientes naturais com o desempenho que os consumidores desejam.
Biossurfactante de alta performance
Entre os produtos que serão destacados pela Evonik no evento está o REWOFERM® RL 100, um biossurfactante primário ou secundário ultrassustentável de alta performance, composto de ramnolipídios à base de glicolipídios. O produto possui alto poder de espumação, umectação e emulsificação, além de ser suave para a pele e não ter sua performance afetada pela dureza da água e reduzir a complexidade da fórmula.
De origem vegetal, é 100% biodegradável (aeróbico e anaeróbico), atende ao critério internacional Ecolabel, possui toxicidade aquática excepcionalmente baixa, índice de carbono renovável de 100%, não contém óleo de palma, silicone, nanopartículas, microplásticos e Óxido de Etileno. REWOFERM® RL 100 atende os segmentos de limpadores multifuncionais, lavanderia, limpeza veicular, limpeza pesada, industrial e institucional.
CLEANtain Toolbox
A Evonik oferece um amplo portfólio de ingredientes sustentáveis que podem ser usados em formulações de limpeza projetadas para impactar positivamente tanto o meio ambiente quanto as pessoas. Para tornar a transparência e a sustentabilidade tangíveis para seus clientes, a empresa acaba de lançar a ferramenta CLEANtain, disponível no portal intoCleaning (intoCleaning.evonik.com).
O CLEANtain permite pesquisar por produtos específicos, por categorias e critérios relacionados à sustentabilidade com apenas alguns cliques. Além disso, é possível filtrar o portfólio de acordo com os critérios de sustentabilidade mais relevantes e facilmente exportar os resultados compilados em um documento PDF.
Essa é mais uma contribuição da Evonik para melhorar o perfil de sustentabilidade dos produtos, um desafio fundamental para o século 21 e que impactará as próximas gerações.
Comportamento omnichannel já é maioria entre os consumidores
Quase metade dos consumidores brasileiros (49%) está disposta a fazer compras no metaverso e 51% realizariam mais compras online com o uso de plataformas imersivas. Essas são algumas das conclusões do estudo “Radiografia do Shopper Brasileiro“, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest.
Ainda de acordo com a pesquisa, embora 95% dos entrevistados nunca tenham usado o metaverso, 70% aceitariam entrar usar a ferramenta.
“O desejo de experimentar existe. O desafio é oferecer uma experiência que não seja apenas imersiva, mas que possa fazer parte do dia a dia dos consumidores de uma forma prática e vantajosa para o consumidor”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC. Para 64% dos entrevistados, o metaverso é uma evolução natural da internet.
Consumidor omnichannel
O estudo também mostra que o consumidor já é omnichannel em seu comportamento de consumo. Ao mesmo tempo em que 71% dos entrevistados preferem fazer compras pela internet (para 75%, o preço baixo estimula as compras digitais e 62% valorizam a praticidade), a possibilidade de experimentar produtos nas lojas físicas é a característica mais valorizada nos pontos de venda.
Dois terços dos entrevistados gostam da ideia de lojas tecnológicas, que incorporam recursos digitais para oferecer uma experiência híbrida entre físico e digital. Para 80% dos entrevistados, o principal atributo de uma loja tecnológica é a possibilidade de realizar pagamentos sem fila ou por autoatendimento.
“Nos últimos dois anos, o consumidor brasileiro se acostumou a acessar recursos digitais e fazer pagamentos de maneira rápida e prática. Com isso, passam a esperar que as lojas físicas ofereçam o mesmo tipo de facilidade. Esse será um fator cada vez mais importante na experiência dos clientes”, afirma Terra.
Entre as categorias em evolução no varejo online, vale destacar a satisfação de 86% dos clientes com a experiência de compra em supermercados online. “O varejo de supermercados teve um grande impulso digital nos últimos dois anos, mas os números deixam claro que ainda existe espaço para oferecer mais praticidade e encantamento aos clientes”, analisa.
Tecnologias de autoatendimento
O estudo também procurou identificar as características mais desejadas pelos consumidores em suas compras nas lojas físicas. Atualmente, a maioria dos clientes concentra a maior parte de suas compras em lojas de shopping center, com exceção do público das classes C e D, que compra mais em lojas de rua.
Especialmente na classe A, lojas grandes de marcas conhecidas são mais valorizadas e o atendimento é a característica mais importante de uma loja ideal (item citado por 58% dos consumidores). A seguir vêm o uso de tecnologias (21%) e atributos de sustentabilidade (19%).
Entre os consumidores da classe A, porém, a preferência pelo atendimento por meio de vendedores não é tão intensa (39%, contra 63% do total do estudo). Por outro lado, 61% dos consumidores de maior poder aquisitivo gostam do autoatendimento, contra 37% no total do estudo.
“Esse é um público que adota tendências mais rapidamente. Por isso, é importante aproveitar este momento para aperfeiçoar sistemas de self checkout e outras soluções que levem mais autonomia ao consumidor”, afirma.
Sistemas de pagamento sem fila ou por autoatendimento foram citados por 80% dos entrevistados como tecnologias que gostariam de acessar nas lojas. Já os carrinhos inteligentes de compra foram citados por 62% e aplicativos para escanear produtos, por 59%. “Fica claro que o autoatendimento já é visto como um benefício em todo perfil de público”, completa o presidente da SBVC.
Metodologia
O estudo “Radiografia do Shopper Brasileiro” foi realizado com 650 pessoas no início de junho de 2022, por meio de um painel online, com uma amostra formada por 52% de mulheres e 48% de homens, pertencentes às classes sociais A a D, em cinco grandes regiões metropolitanas do País. A margem de erro do estudo é de 4 pontos percentuais.
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