Unilever anuncia no México sua primeira fábrica com emissões zero na América Latina
Avançando em seu compromisso com a sustentabilidade e em linha com sua agenda de ação climática, a Unilever anunciou que sua planta de produção de aerossóis, localizada no estado de Morelos, no México, deixou de gerar emissões de CO2 ao eliminar totalmente o uso de combustíveis fósseis.
A novidade é um marco para a empresa na América Latina, pois é a primeira fábrica com emissão zero da Unilever na região.
A multinacional detalhou em comunicado que ao adotar um sistema de captação de energia solar, a fábrica conseguiu eliminar a emissão de mais de 330 toneladas de CO2 por ano, gerando simultaneamente economia financeira e aproximando a empresa do seu objetivo de emissões zero em todas as suas operações globais até 2030.
“Na Unilever temos claro que a sustentabilidade é o caminho certo e este grande projeto é um exemplo disso, que representa o enorme trabalho de toda a equipe e marca um marco na forma como desenvolvemos nossos produtos, além de nos aproximar mais um passo em direção ao nosso propósito de tornar a sustentabilidade algo cotidiano”, disse Gustavo Sánchez, vice-presidente de supply chain da Unilever na divisão Norte da América Latina.
Essa redução de combustíveis fósseis também se soma aos esforços da gigante de bens de consumo em 2018, quando conseguiu obter toda a energia elétrica de seus centros produtos a partir de fontes renováveis.
A Unilever México destaca que todas as suas fábricas no país possuem a certificação World Class Manufacturing (WCM), um modelo para identificar áreas de oportunidade e promover a melhoria contínua nos processos produtivos, com foco em questões de sustentabilidade, em fazer mais com menos e manter a segurança de seus colaboradores.
Isso se reflete nas conquistas que a empresa obteve nos últimos anos, como a redução de resíduos por tonelada de produção para 96%, redução de 75% nas emissões de CO2 da energia e redução de 49% no uso de água em seus processos fabris.
“Com esforços como esses, a Unilever continua demonstrando seu compromisso em tornar a sustentabilidade algo cotidiano com objetivos claros para melhorar a saúde do planeta, combatendo as mudanças climáticas, protegendo e regenerando a natureza, conservando recursos para as gerações futuras e alcançando um mundo livre de resíduos”, concluiu a empresa.
Com mais de 60 anos de história no México, a Unilever emprega atualmente cerca de 7.000 pessoas. Sua atuação em nível regional se estende por 4 plantas produtivas, dois centros de distribuição e escritórios corporativos na capital do país, entre outras propriedades. Os dados da Unilever colocam o México como um de seus 10 principais mercados em todo o mundo.
Fonte: Fashion Network 15.07.2022