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Pesquisadores criam primeiro banco de dados nacional de índice glicêmico com o uso de IA

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Usando inteligência artificial, os pesquisadores conseguiram associar quase 10.000 alimentos consumidos pelos participantes do NHANES com seus valores correspondentes de índice glicêmico (IG) e carga glicêmica (GL).

Especialistas da Brigham Young University desenvolveram o primeiro banco de dados nacionalmente representativo sobre o índice glicêmico, analisando o impacto glicêmico dos alimentos frequentemente consumidos pelos americanos. Os resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition.

A partir de dados das Enquetes Nacionais de Saúde e Nutrição, que cobrem o período de 1999 a 2018 e envolvem quase 50.000 participantes, o banco de dados com suporte de IA detalha como as tendências alimentares mudaram ao longo do tempo e como aproximadamente 8.000 alimentos comuns influenciam os níveis de açúcar no sangue.

Este banco de dados visa ajudar os consumidores a avaliar a qualidade dos carboidratos ingeridos e aumentar a consciência sobre a influência do impacto glicêmico na saúde.

“Não houve uma avaliação nacional da qualidade da ingestão de carboidratos, medida pelo índice glicêmico, nos últimos 20 anos nos Estados Unidos,” destacaram os autores.

Depois de reunir os dados do NHANES, um modelo de IA correlacionou os valores de índice glicêmico (IG) de dois bancos de dados de IG com códigos alimentares do Departamento de Agricultura dos EUA, que foram posteriormente verificados manualmente.

Nos dados abrangendo de 1999 a 2018, bebidas carbonatadas e pão branco foram os principais responsáveis pelo IG dietético e pela carga glicêmica (GL), com pão branco, arroz, pizza, suco de frutas e batatas fritas figurando como outros importantes contribuintes para IG e GL.

O IG mede a velocidade com que um alimento eleva o açúcar no sangue, enquanto o GL avalia tanto o IG quanto a quantidade de glicose fornecida por porção de um alimento. Entre os participantes do NHANES, o IG dietético médio foi de 55,7, e o GL ajustado para energia foi de 133.

Durante os 19 anos analisados, o IG e o GL dietético diminuíram em 4,6% e 13,8%, respectivamente. O GL dietético foi mais alto entre as mulheres do que entre os homens e também foi mais elevado entre aqueles com menor nível de escolaridade e que viviam abaixo da linha da pobreza. Diferenças raciais também foram observadas.

Além disso, com o envelhecimento, os valores de IG e GL diminuíram devido à tendência de escolher carboidratos mais saudáveis. “Análises exploratórias mostraram diferenças significativas no IG e GL de acordo com sexo, raça/etnia, nível educacional e faixa de renda, ressaltando a importância da qualidade dos carboidratos para a saúde populacional nos Estados Unidos,” afirmaram os autores.

Pela primeira vez, os dados sobre IG e GL de dois grandes bancos de dados podem agora ser aplicados com sucesso em estudos epidemiológicos de populações diversas, concluíram os pesquisadores.

“A qualidade dos carboidratos e sua classificação nutricional continuam desempenhando um papel importante no desenvolvimento de doenças cardiometabólicas,” concluíram os autores. “Este estudo representa a criação do primeiro banco de dados nacional de IG com valores de IG e GL dietéticos, derivados de 10 ciclos de inquéritos nacionalmente representativos nos Estados Unidos. Nossa abordagem amplia a aplicabilidade do mapeamento descritivo e avança na metodologia para incorporar valores de IG e GL em bancos de dados em larga escala de pesquisas e coortes variadas.”

Dia do Nutricionista: Jasmine oferece 25% de desconto em compras no site durante o mês de agosto

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Para celebrar a data, a marca referência em alimentação saudável traz desconto exclusivo para profissionais e toda a praticidade da plataforma Jasmine PRO

No dia 31 de agosto, é celebrado o Dia Mundial do Nutricionista, data que marca o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Para presentear esses profissionais de todo o Brasil e reforçar a ferramenta Jasmine PRO, feita de nutricionista para nutricionista, Jasmine, marca referência em saudabilidade, oferece brinde de 25% de desconto nas compras do site durante o mês de agosto. Para utilizar o benefício, basta selecionar os produtos de preferência e inserir o CPF. O desconto não é cumulativo. No site, estão disponíveis todos os produtos do portfólio da Jasmine, que são livre de excessos, isto é, sem a lupa frontal no rótulo das embalagens, que indica alto teor de sódio, açúcar e gordura saturada, considerados prejudiciais à saúde.

“Jasmine nasceu de modo artesanal com a missão de ajudar as pessoas a fazerem melhores escolhas por meio da alimentação. Ainda hoje conservamos a mesma vontade. Por isso, trabalhamos lado a lado com os profissionais de nutrição, que são nossa rede de apoio para que a saudabilidade alcance cada vez mais pessoas”, destaca a head de snacks e saudáveis de Jasmine, Ana Laura Guitti Nogueira.

O trabalho próximo aos nutricionistas se dá, dentre outras maneiras, pela ferramenta Jasmine PRO. Direcionada a esses profissionais, a plataforma trabalha a nutrição clínica, esportiva, estética, comportamental e materno infantil em um mesmo local.

Conheça 5 benefícios desse recurso para o dia a dia do profissional de nutrição:

1. Com tendências, artigos comentados e guias alimentares, a plataforma facilita a prática clínica;

2. Contribui para o conhecimento nutricional do paciente, que aprende de maneira prática a incluir novos ingredientes em seu dia a dia, com recursos visuais e diversos materiais de apoio;

3. O portal traz diversas sugestões de receitas pensando na gastronomia funcional e na versatilidade que o paciente busca na rotina. Assim, uma pizza de frigideira, por exemplo, pode ganhar destaque no cardápio, preservando o sabor e valorizando os ingredientes saudáveis;

4. O apoio científico é um dos principais benefícios de Jasmine PRO. Com artigos atualizados, o profissional adquire mais repertório e tem acesso à indicação de especialidades e momentos de consumo, bem como direcionamento de condições clínicas;

5. Além do tempo de preparo, rendimento de receitas e tabela nutricional, a plataforma oferece podcasts diversos e playlist para incentivo à prática de exercícios físicos, contribuindo para a saúde e bem-estar de modo geral.

“A nutrição impacta a saúde como um todo: a qualidade do sono, do humor, a disposição física e até a saúde mental. Por isso, é imprescindível valorizar o trabalho dessas profissionais”, comenta Ana. “São nessas interações entre nutricionistas e pacientes que Jasmine se apresenta. Como resultado, temos visto pessoas com restrições alimentares, baixa disposição e falta de autoestima mudarem completamente suas relações com a comida. Entendemos que juntos somamos forças e todos saem ganhando, no fim das contas”, complementa.

“Não existe gratificação maior do que ouvir de um paciente os relatos do antes e depois do acompanhamento nutricional. Não é sobre uma dieta ao paciente, mas, sim, sobre levar a escuta ativa, a nossa atenção e cuidado em cada atendimento, oferecendo ao paciente as ferramentas necessárias para que a sua evolução pessoal aconteça. É muito bom poder contar com o apoio da Jasmine nessa caminhada”, explica a nutricionista da marca, Karla Maciel.

O portal Jasmine PRO é exclusivo para os nutricionistas. Para conhecer mais sobre suas ferramentas e benefícios, acesse o site.

Que tal uma pequena mudança na rotina?

A marca vivencia um novo momento, com a maior campanha desde o início de sua trajetória de 30 anos. Lançada em maio, a campanha “Um habitinho saudável leva a outro” tem como objetivo inspirar o público a dar início a uma jornada mais leve e equilibrada. Assim, com o auxílio de um quiz personalizado disponível gratuitamente, o consumidor é direcionado a um dos quatro programas nutricionais da Jasmine: Minha Granola, Minhas Regras; Quem é Você Na Fila Do Pão Sem Glúten; Quem Tem Aveia Tem Tudo e Manda Cookies.

Durante 21 dias, período necessário para a mudança de hábito, de acordo com estudos científicos, o participante recebe dicas nutricionais de profissionais e consegue acompanhar seu processo de desenvolvimento dentro da própria plataforma.

Nutrimental lança barrinhas Nutry Whey em nova fórmula

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Atendendo o desejo do consumidor, Nutry investe em um dos mercados de maior crescimento: snacks proteicos, que aliam sabor aos benefícios do consumo de produtos com alta carga de proteínas em pequenas porções

Celebrando 56 anos de mercado e consolidando sua principal marca, a Nutry, criada há 30 anos, a Nutrimental acaba de lançar novas barras proteicas. As novas Nutry Whey chegam para aumentar as opções de snacks práticos e saudáveis para consumir em qualquer momento, seja depois da prática de exercícios, durante o café da manhã, no lanche da tarde ou da noite. Elas já podem ser encontradas em pontos de venda das cinco regiões do país em três sabores: Trufa de Morango, Cookies & Cream e Chocolate Crocante.

“A Nutrimental reforça sua presença no mercado de snacks proteicos, com o lançamento da nova Barra Whey. Cada barra tem 15g de proteína, zero adição de açúcares e um recheio cremoso. Também possui fibras e colágeno hidrolisado e não contém glúten”, explica a diretora executiva de operações, Liciane Schneider.

“O mercado de snacks proteicos reflete o desejo dos consumidores por alimentos que sejam gostosos e funcionais, por isso a Nutry, que é referência em barras, lança uma novidade que tem tudo que uma barra proteica precisa ter: ingredientes para performance com indulgência e cremosidade”, destaca Cristiane Alves dos Santos, analista de marketing da Nutrimental.

 

Snacks saborosos e nutritivos

A nutricionista Marina Piltz, consultora técnica dos produtos Nutry, lembra que as proteínas possuem papel fundamental na recuperação e crescimento muscular e precisam ser consumidas em diferentes refeições. “As barras de proteína Nutry Whey possuem 50g e contêm 15g de proteínas, ou seja, uma porção prática e portátil com a quantidade de proteínas adequada para complementar sua necessidade diária. Por conterem fibras e não possuírem adição de açúcares, se encaixam nos mais variados momentos do dia, promovendo saciedade, sem abrir mão do sabor”, revela.

Por serem fáceis de transportar e consumir, as barras Nutry Whey são aliadas na rotina de quem pratica exercícios físicos e não consegue preparar refeições proteicas para os momentos após o treino. “Nutry Whey é a proteína cheia de sabor para quem quer superar limites, por isso ela faz parte das Barras Oficiais do Time Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024”, revela a analista de marketing Cristiane.

Vale destacar que as fontes de proteína das barras Nutry Whey são: proteína concentrada de leite, whey protein concentrado, whey protein isolado e colágeno hidrolisado, compondo um blend completo e de alto valor biológico.

“Além de atletas e praticantes de atividades físicas, as barras são indicadas para qualquer pessoa que busca aumentar a ingestão de proteínas de forma prática e saborosa, sendo também uma opção de lanche sem adição de açúcares e para maior saciedade ao longo do dia”, completa a nutricionista.

Com isso, a Nutry sobe mais um degrau em um dos mercados em maior crescimento no Brasil, atendendo às novas demandas e expectativas dos consumidores. Outro ponto positivo foca nos lojistas e distribuidores, pois as novas embalagens Nutry Whey colaboram também para a exposição no PDV. As novas barras são oferecidas em boxes display com 12 unidades.

“Experimente colocar a barra por 15 segundos no micro-ondas e você terá uma sobremesa incrível. Mais uma vez, a Nutrimental lança um produto prático, saudável e delicioso”, indica e finaliza a diretora executiva de operações, Liciane. Para mais informações, acesse o site ou siga a marca nas redes sociais (@nutryoficial).

Dr. Peanut amplia linha de snacks e lança Alfajor Doce de Leite

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Marca expande portfólio com alfajor que leva seu sabor mais vendido para o formato de snack

Duas camadas finas e crocantes de biscoito, intercaladas por uma exclusiva pasta de amendoim sabor doce de leite, cobertas por chocolate sem adição de açúcar. O novo lançamento da Dr. Peanut pega carona no sucesso da pasta de amendoim gourmet de Doce de Leite, que se tornou o produto mais vendido da marca apenas três meses após seu lançamento. O Alfajor Doce de Leite chega para ampliar o portfólio de snacks da Dr. Peanut e oferecer mais uma alternativa saudável e saborosa para aqueles pequenos lanches entre as refeições. Com a presença do renomado chef de cozinha e jurado do MasterChef Brasil, Henrique Fogaça, embaixador da marca, o lançamento do novo alfajor aconteceu durante o Expresso MasterChef – evento gastronômico inédito da Serra Verde Express e do MasterChef Brasil, que contou com patrocínio da Dr. Peanut.

Dados do relatório State of Snacking de 2022 apontam que 71% dos consumidores consomem snacks pelo menos duas vezes por dia. É um mercado em ascensão – segundo previsão da Euromonitor, o setor de snacks deve movimentar mais de R$89 bilhões até 2026. “Os hábitos alimentares dos brasileiros estão mudando; até mesmo em produtos de consumo rápido, o público busca opções saborosas e saudáveis”, explica Rodrigo Cardoso, CEO da Dr. Peanut.

A fórmula da pasta de amendoim gourmet de doce de leite levou cerca de dois anos para chegar ao mercado. “Demoramos para atingir a cremosidade pela qual a Dr. Peanut é conhecida, mas conseguimos combinar de forma muito harmoniosa a energia do amendoim com o sabor do doce de leite, então resolvemos levar essa mistura para nossos alfajores, ampliando as opções para quem quer ter uma rotina saudável”, revela Lucas Castro, fundador da marca.

O Alfajor Doce de Leite estará disponível ainda no mês de agosto para compra no e-commerce da marca e também em mais de 10 mil pontos de venda pelo país, além do exterior. Com receita que leva whey protein, o novo sabor une-se aos demais que já constam no portfólio da marca – Cookies & Cream, Brigadeiro de Colher, Avelã, Leite em Pó e Chocolate Branco.

DUX Nutrition Lab se reinventa como DUX Human Health com nova identidade

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Transformação da marca reflete compromisso com saúde e bem-estar

A DUX Company, uma empresa totalmente brasileira, revelou que a renomada DUX Nutrition Lab agora adota o nome DUX Human Health. Esta mudança visa reforçar o compromisso da marca com a promoção de uma saúde robusta e uma vida melhor para o maior número possível de pessoas e para o planeta.

Segundo Lívia Malouf, Chief Marketing Officer da DUX, a mudança é uma resposta aos princípios e compromissos da marca com a saúde holística. A nova abordagem fortalece o portfólio diversificado e abrangente da empresa, que agora inclui categorias de produtos como Esporte & Fitness, Corpo & Mente, Pele & Beleza, Snacks Proteicos e Alta Performance.

“O relançamento da marca reforça nossos valores e nosso compromisso de transformar a saúde de todos, independentemente de seus objetivos. Continuamos expandindo nosso portfólio para atender às necessidades de consumidores que buscam saúde e bem-estar. A influência de nossa marca é ampla, e nossa missão é gerar um impacto positivo tanto nas pessoas quanto no planeta”, afirma Lívia.

Nova identidade nominal e visual da marca

A nova identidade visual traz o logotipo atualizado da DUX Human Health, com novas cores e tipografia exclusiva. O site foi completamente renovado, proporcionando uma experiência de usuário inovadora alinhada à nova identidade. As embalagens de todo o portfólio foram modernizadas, e algumas fórmulas receberam melhorias.

Consumidores entre 18 e 34 anos são leais a websites e aplicativos de compras

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Pesquisa aponta que 86% dos entrevistados compram de maneira omnichannel. A taxa sobe para 90% entre os consumidores com menos de 55 anos

Pesquisa aponta que 86% dos entrevistados compram de maneira omnichannel. A taxa sobe para 90% entre os consumidores com menos de 55 anos

A maioria dos consumidores entre 18 e 34 anos é leal a websites e aplicativos de compras, com a tecnologia ocupando um papel importante nos hábitos de consumo atuais e sendo responsável pela expansão das jornadas de compras. 86% dos entrevistados compram de maneira omnichannel, taxa que sobe para 90% entre os consumidores com menos de 55 anos.

Os dados são do relatório do Boston Consulting Group (BCG), intitulado “Fast-Moving Tech, Fast-Paced Fashion: Weaving the Fabric of the Future”, que destaca o impacto da tecnologia na indústria da moda.

O relatório indica que, para seis em cada 10 compradores, preço é o principal incentivador de compras, seguido por frete grátis e variedade (para compradores on-line) e variedade e localização da loja (para compradores off-line).

Os estudos demonstram também o crescimento do interesse por questões ambientais. Quatro em cada dez consumidores declaram que pagariam mais por produtos sustentáveis, sendo que 32% destes acreditam que valores até 10% superiores são aceitáveis, se o produto for sustentável.

“Recomendação de produtos, personalização de conteúdo e experiência do usuário, assim como a importância da sustentabilidade e a capacidade de rastreamento, são pontos-chave para a indústria. Esses elementos, aliados ao uso de tecnologias avançadas e à unificação de dados, proporcionam uma vantagem competitiva sem precedentes”, comenta Rafael Sa, diretor executivo e sócio do BCG.

Adoção de estratégias baseadas em dados

A utilização de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), pode otimizar operações e aprimorar a experiência do cliente. A pesquisa revelou que recomendações têm um impacto significativo na geração de receita, tanto on-line quanto off-line, com mais de 70% dos compradores se baseando nelas.

“Reconhecer os dados como um ativo fundamental e moldar o modelo de negócios para endereçar os pontos típicos de atrito na jornada do cliente e do produto são cruciais para desbloquear um novo potencial, incluindo o uso de inteligência artificial. Explorar estratégias orientadas por dados pode elevar o negócio ao próximo nível de sucesso e inovação no mercado de moda, que está em constante evolução”, finaliza o executivo.

 

 

 

 

 

Fonte: mercado&consumo 08.08.2024

Nutrimental reformula linha Nutry Nuts

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Em um movimento para ampliar market share em um dos mercados em maior ascensão no Brasil, a marca traz barrinhas de Nuts com calda reformulada, castanhas brasileiras e amêndoas inteiras 

Para atender à necessidade do público, a Nutrimental realizou pesquisas de mercado e entendeu que os consumidores buscam barras mais crocantes. Como resultado, a marca reformulou as receitas de suas Nutry Nuts, reduzindo a quantidade de calda para deixar mais evidente a naturalidade de suas barras, que agora contam com amêndoas inteiras, amendoim e castanhas brasileiras, o que contribui para deixar os produtos ainda mais saborosos e crocantes.

“A redução na quantidade de calda presente nas barras Nuts trouxe melhorias sensoriais importantes, tornando a experiência de consumo muito mais prazerosa. A presença de amêndoas inteiras também é outro diferencial nas novas barras, que agora podem ser identificadas e sentidas com muito mais crocância”, explica a nutricionista Marina Piltz, consultora técnica dos produtos Nutry.

Novidade também nas embalagens da linha Nuts

Outra novidade é que a linha nuts conta agora com novas embalagens transparentes, buscando despertar ainda mais appetite appeal. As novas Nutry Nuts chegam ao mercado em embalagens individuais com “janelas”, permitindo que o consumidor visualize o que está comprando.

Com baixo teor de sódio (outro diferencial da marca), as novas Nutry Nuts contam com castanhas brasileiras em suas receitas. Isso faz com que as barrinhas atuem como fontes de fibras e ômega 9. A nova linha Nutry Nuts conta com cinco sabores, incluindo três novos: Cranberry, Coco e Cacau. Eles se juntam aos sabores Sementes e Clássica que, apesar de tradicionais, contam com nova formulação.

“Estamos muito animados em celebrar uma década de sucesso da Linha Nutry Nuts com essas novidades. A nova formulação, embalagens transparentes e os novos sabores refletem nosso compromisso contínuo com a inovação e a satisfação dos nossos consumidores”, destaca Silvana Coelho, Coordenadora de P&D.

As castanhas e amêndoas – ou Nuts, como também são chamadas – são oleaginosas, alimentos ricos em nutrientes que oferecem diversos benefícios para a saúde. “As gorduras mono e poli-insaturadas nelas presentes são benéficas para a saúde cardiovascular, uma vez que contribuem para a manutenção dos níveis de colesterol bom (HDL) do sangue. Já as vitaminas e minerais, como a vitamina E, magnésio, fósforo e selênio, são importantes para a saúde imunológica e possuem ação antioxidante”, destaca a nutricionista Marina.

As fibras são outro componente de destaque das Nutry Nuts, auxiliando no bom funcionamento intestinal e favorecendo a saciedade. “Por isso, incluir as oleaginosas na dieta pode ser uma boa estratégia para quem busca controlar o apetite entre uma refeição e outra e ter energia prolongada durante esse período”, complementa.

Opção de snacks para os mais diferentes momentos

De acordo com Cristiane Alves dos Santos, analista de marketing da Nutrimental, as novas Nutry Nuts oferecem uma boa opção de nutrição para todos os momentos, proporcionando praticidade e saciedade ao consumidor. “As Barras de Nuts da Nutry são a solução ideal para quem precisa de um impulso de energia ao longo do dia. Elas combinam proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos”, considera.

A reformulação da Linha Nutry Nuts acontece em um momento especial para a marca. Afinal, no ano em que a Nutry celebra 30 anos de sua criação, ela também realiza um substancial investimento junto ao COB para ser uma das marcas licenciadas do Time Brasil ao longo de 2024.

Com o investimento, a Nutrimental amplia suas ações de alto impacto para sociedade, em temas como esporte e qualidade de vida, desenvolvendo novos alimentos nutritivos e práticos para atender os mais diversos públicos.

Grupo Artesanal destaca a importância dos cuidados com a saúde no Dia Nacional da Farmácia

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No dia 5 de agosto, foi celebrado o Dia Nacional da Farmácia, uma data que destaca a importância de todos os profissionais dedicados à promoção da saúde e ao cuidado personalizado.

Em meio à agitação do cotidiano, é essencial reservar momentos para cuidar da saúde e do bem-estar. Adotar pequenos hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o descanso adequado, pode trazer grandes benefícios à qualidade de vida e na prevenção de doenças. As farmácias de manipulação desempenham um papel crucial nessa missão, oferecendo medicamentos e suplementos personalizados, ajustados às necessidades específicas de cada pessoa.

O produto Melatonina Sleep, oferecido pelo Grupo Artesanal, por exemplo, é um suplemento desenvolvido para auxiliar na regulação do sono. A melatonina é um hormônio natural produzido pelo corpo, fundamental para o controle do ciclo sono-vigília. No entanto, fatores como o estresse, a exposição excessiva à luz artificial e alterações na rotina podem prejudicar sua produção natural, levando a dificuldades para adormecer e manter um sono reparador. O suplemento alimentar é formulado com a dose ideal para promover um sono mais tranquilo e de qualidade, ajudando a regular o relógio biológico e melhorar a disposição ao longo do dia. Este suplemento é especialmente útil para quem sofre de insônia, jet lag ou dificuldades para ajustar o sono em turnos de trabalho.

O Grupo Artesanal, fundado há mais de 40 anos pelo farmacêutico Evandro Tokarski, tem como missão transformar vidas por meio da farmácia de manipulação. Seu compromisso é proporcionar uma experiência única e personalizada, garantindo que cada medicamento e produto seja elaborado com o máximo cuidado e atenção à individualidade de nossos clientes.

Recentemente, o Grupo expandiu sua atuação com a aquisição da Drogaderma, uma das marcas mais tradicionais de São Paulo, e da Healthline, uma renomada marca carioca no setor de suplementação alimentar e nutracêuticos. Essa expansão reforça nosso compromisso em oferecer saúde e bem-estar de maneira diferenciada e personalizada. Com 52 anos de história, a Drogaderma é uma referência no mercado magistral, conhecida pelo atendimento especializado e pelo diversificado portfólio de produtos, conquistando o respeito de prescritores e parceiros.

Black Skull é premiada na categoria inovação em sustentabilidade na Food Ingredients

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WHEY GRASS FED é o primeiro suplemento pós-treino que conta com 19g de proteína e 1g de colostro e possui certificação Halal e Kosher; além disso utiliza aromas naturais da Amazônia, auxiliando as cooperativas de produtos locais e contribuindo com a preservação ambiental.

Primeiro suplemento pós-treino da América Latina com 19g de proteína de alto valor biológico e 1g de Colostro Bovino, o WHEY GRASSFED da BLACK SKULL foi o vencedor da Food Ingredientes South America (FiSA), na categoria inovação em sustentabilidade, que premia produtos que fazem bem ao planeta, que “devolvem” à sociedade e agregam à saúde. Por enquanto, o produto está disponível apenas nos EUA, mas, em breve estará no mercado brasileiro.

O WHEY GRASSFED é adoçado com stevia e não possui glúten, açúcar, lactose, hormônios, alergênicos e GMOs. Além disso, possui certificações Halal e Kosher, garantindo a segurança dos alimentos e o respeito às Leis Islâmicas e Judaicas.

O colostro, composto por uma poderosa combinação de bioativos, apoia a saúde imunológica, respiratória e intestinal. Para os esportistas, seu consumo regular pode trazer ganhos relacionados ao rendimento esportivo e hipertrofia. A matéria-prima vem de vacas leiteiras criadas ao ar livre em pastos orgânicos, sem consumo de ração sintética e medicamentos industrializados, contribuindo para a preservação do solo, água e da saúde animal.

“O WHEY GRASS FED vai além da nutrição esportiva. Ao adquirir o produto, o consumidor estará contribuindo com a preservação da Amazônia e a melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos, pois a Black Skull auxilia as cooperativas de produtores de frutas na região, utilizando aromas naturais da Amazônia em seus produtos. Queremos ajudar a preservar a Amazônia e melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região”, afirma Marcelo Bella, CEO Black Skull.

O WHEY GRASS FED está disponível em embalagens sustentáveis de 900 gramas, com aromas naturais liofilizados da Amazônia: Guaraná com Açaí e Chocolate com Cupuaçu.

Probiótica lança promopack exclusivo Decathlon para o principal evento multiesportivo mundial

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Marcas esportivas trazem edição especial temática, destacando os atletas brasileiros do revezamento 4x100m no principal festival esportivo do ano

A Probiótica e a Decathlon se unem para lançar o promopack temático, edição limitada, durante o principal evento internacional multiesportivo do ano. A parceria estratégica agora proporciona que os produtos da marca de suplementos do Grupo Supley sejam encontrados nas mais de 50 lojas da maior varejista de artigos esportivos do mundo espalhadas por todo o Brasil, marcando um importante passo para a expansão da Probiótica no varejo físico nacional.

Para celebrar a novidade, a Probiótica desenvolveu um promopack especial, encontrado exclusivamente na Decathlon: são quatro unidades de diferentes sabores do suplemento Carb Up – o pré-treino e intra-treino ideal para atletas que buscam suporte energético com rapidez e praticidade: Açaí com Guaraná, Morango Silvestre, Baunilha e Laranja.

O time de embaixadores do lançamento é composto pelo quarteto olímpico formado por Paulo André (o PA), Gabriel Garcia, Renan Gallina e Rodrigo Nascimento, atletas da equipe brasileira de atletismo 4x100m e parceiros estratégicos da Probiótica.

Diretor Comercial da Supley, Marcos Oliva destaca que o lançamento oferece uma oportunidade única para os consumidores experimentarem os benefícios dos produtos da Probiótica enquanto desfrutam das experiências proporcionadas pela Decathlon:

“A parceria com a Decathlon representa um marco importante para a Probiótica. Nossas marcas compartilham a mesma paixão por incentivar a prática esportiva e o bem-estar. E esse projeto é essencial para nossa estratégia de tornar nossos produtos mais acessíveis aos consumidores em todo o Brasil. Estamos entusiasmados em nos aproximar ainda mais do nosso público, oferecendo qualidade e inovação em cada experiência”.

A novidade reforça o compromisso da Probiótica em promover a saúde e o bem-estar com suplementos nutricionais de alta qualidade, agora acessíveis na maior varejista de artigos esportivos do mundo.

Playground Decathlon Brasil

Para proporcionar experiências únicas aos consumidores e incentivar a prática de esportes, 12 lojas Decathlon espalhadas pelo país promovem o Playground Decathlon Brasil, onde a marca está com degustação de produtos da Probiótica até o dia 11 de agosto. O projeto conta com diferentes ativações, como workshops e meet & greets com um squad de influenciadores da marca de suplementos.

Lavitan Familhão: Cimed investe R$ 30 milhões em projeto com clube de benefícios de Luciano Huck

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Com a estratégia, a farmacêutica espera impulsionar as vendas da marca de vitaminas em 40% no segundo semestre. 

No próximo domingo estreia a grande aposta da Cimed para a marca de vitaminas Lavitan. A farmacêutica desembolsou R$ 30 milhões para criar o Lavitan Familhão, projeto desenvolvido em parceria com clube de benefícios do apesentador Luciano Huck. A nova campanha será apresentada ao público no final de semana durante o programa Domingão com Huck, da TV Globo.

Ao entrar no clube de benefícios Familhão, a farmacêutica vai oferecer benefícios aos consumidores que adquirirem kits Lavitan em farmácias de todo o Brasil. Consultas com nutricionistas e sorteio de R$ 1 milhão estão entre os principais prêmios. Ao todo serão produzidos 1 milhão de unidades das três edições especiais de kits.

“O Familhão é uma super plataforma de benefícios para o consumidor e para nós, enquanto companhia, uma oportunidade estratégica de nos aproximarmos ainda mais do nosso público. Queremos estabelecer a marca Lavitan nos lares brasileiros”, diz João Adibe, CEO da Cimed.

Com a estratégia, a farmacêutica espera impulsionar as vendas de Lavitan em 40% no segundo semestre, além de ampliar o market share da marca, que atualmente é de 30%, o maior do mercado.

Dos R$ 5 bilhões de receita previstos para o próximo ano, R$ 1,5 bilhão deve vir de Lavitan. Mas já em 2024, o principal produto da Cimed deve alcançar seu primeiro bilhão de reais em sell out.

Com o maior portfólio do mercado e ticket médio baixo, o crescimento de Lavitan é atribuído a consolidação da estratégia de marketing na televisão aberta. Desde o ano passado Lavitan patrocina um quadro no programa de televisão Domingão com Huck.

Em junho, Lavitan faturou R$ 82 milhões em vendas nas farmácias (B2C), alta de 43,1% no mês, com três milhões de unidades comercializadas.

O mercado de vitaminas está crescendo no Brasil. De acordo com dados da Euromonitor, o setor movimentou R$ 10,7 bilhões no ano passado e deve superar R$ 30 bilhões até 2028.

Como vai funcionar

Com a parceria, a Cimed vai produzir 1 milhão de unidades de três edições especiais de kits, cada um com três produtos diferentes da marca Lavitan: um voltado para toda a família, outro com foco em saúde e beleza e um terceiro com nutrientes para o dia e noite.

Para participar, basta adquirir um kit Lavitan Familhão nas principais farmácias do Brasil. Cada kit dá direito a um mês de acesso gratuito ao Familhão, além do dobro de chances de ganhar R$ 1 milhão.

Os participantes também ganham uma consulta com nutricionista parceiro, além de dois cupons especiais com descontos e vantagens em grandes marcas que fazem parte do clube de benefícios.

Os kits também contam com duas figuras colecionáveis que dão direito a créditos extras para trocas por produtos no Lojão do Familhão, o marketplace da plataforma.

Pesquisa desenvolve concentrados proteicos de lentilha e grão-de-bico

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Novos concentrados proteicos de lentilha e grão-de-bico oferecem alternativas vegetais para produtos de origem animal

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, localizada no Rio de Janeiro, introduziu dois novos concentrados proteicos feitos de lentilha e grão-de-bico, com o objetivo de expandir a variedade de ingredientes para alimentos baseados em plantas.

Estes concentrados complementam o concentrado proteico de feijão desenvolvido pela mesma equipe em 2023 e são comparáveis aos concentrados de soja e ervilha já existentes no mercado. O concentrado de lentilha contém cerca de 80 gramas de proteína por 100 gramas de produto, correspondendo a 80% de proteína. O concentrado de grão-de-bico possui aproximadamente 73 gramas de proteína para cada 100 gramas, equivalente a 73% de proteína.

Esses novos ingredientes permitem o aumento do teor proteico em alimentos à base de vegetais, tornando-os comparáveis a produtos de origem animal como hambúrgueres, empanados, salsichas, linguiças, bebidas vegetais e iogurtes. Além disso, podem ser utilizados na panificação, em bebidas proteicas e em suplementos alimentares, embora não sejam projetados para substituir o whey protein.

De acordo com a pesquisadora Janice Lima, o desenvolvimento dos concentrados levou em conta o uso de matérias-primas com bom teor de proteínas, como as pulses. Essas sementes comestíveis, pertencentes à família das leguminosas, têm naturalmente entre 20% e 30% de proteínas e são amplamente cultivadas e consumidas. “Entre as pulses, o concentrado proteico de ervilha, principalmente importado, já é conhecido no mercado, enquanto outras leguminosas são menos estudadas. O grão-de-bico e a lentilha estão se destacando no Brasil devido à sua versatilidade de cultivo”, observa.

Os concentrados também servem como alternativas a ingredientes proteicos à base de soja, bastante conhecidos. “Esses ingredientes podem ser incorporados para melhorar características tecnológicas, como viscosidade, estabilização de espumas e textura, expandindo a oferta de produtos voltados para veganos, vegetarianos e flexitarianos”, afirma Lima. Ela acrescenta que “os métodos para a produção desses ingredientes foram desenvolvidos em laboratório e estão sendo ajustados para equipamentos maiores que imitam o ambiente industrial”.

Elevado teor de proteínas

A pesquisadora Caroline Mellinger destaca que ambos os concentrados proteicos têm elevados níveis de proteínas e contêm quantidades adequadas de alguns aminoácidos essenciais, como lisina, leucina, isoleucina, histidina e treonina, conforme as orientações de órgãos nacionais e internacionais, como Anvisa e FAO.

“As proteínas dos grãos foram extensivamente testadas em experimentos simulando a digestão humana, o que é relevante do ponto de vista nutricional, pois os aminoácidos e peptídeos resultantes podem ser absorvidos pelo intestino e contribuir para a ingestão proteica necessária ao funcionamento do corpo humano”, explica Mellinger.

A funcionalidade das proteínas pode ser avaliada sob aspectos nutricionais, biológicos e tecnológicos. Na avaliação nutricional, o objetivo é obter boas quantidades de aminoácidos essenciais e avaliar a digestibilidade das proteínas pelo trato gastrointestinal. Na perspectiva biológica, avalia-se se as proteínas desempenham funções benéficas para a saúde, como propriedades anti-hipertensivas, imunomoduladoras e antioxidantes. As propriedades tecnológicas analisam o comportamento das proteínas no desenvolvimento de produtos, como alimentos e bebidas, incluindo a solubilização em meio aquoso, absorção de óleo e água, e formação de emulsão ou espuma.

Apesar das proteínas do grão-de-bico e da lentilha não serem altamente solúveis em pHs neutros, elas são eficazes na formação de espuma e emulsão. “Nossos resultados mostraram que, apesar das particularidades de cada matéria-prima, os ingredientes desenvolvidos são comparáveis aos disponíveis no mercado, evidenciando que essas proteínas podem ser usadas ou adicionadas a produtos alimentícios, suplementos e bebidas”, afirma a pesquisadora.

Aceitação sensorial

A equipe de pesquisa conduziu testes sensoriais com voluntários para avaliar a aceitação de alimentos preparados com os novos concentrados, que foram integrados a produtos vegetais semelhantes aos de origem animal. “Não houve diferença na aceitação dos produtos feitos com os concentrados de lentilha e grão-de-bico em comparação com um concentrado proteico comercial. Estamos muito satisfeitas com os resultados, que destacam o potencial dos concentrados”, afirma a pesquisadora Ilana Felberg.

Os testes laboratoriais indicaram que os concentrados de lentilha e grão-de-bico possuem características similares a produtos existentes no mercado com sabor neutro, o que afeta menos o gosto do produto final.

Aproveitamento dos resíduos

O uso dos resíduos gerados durante a extração das proteínas de lentilha e grão-de-bico também foi estudado. Segundo a pesquisadora Melicia Galdeano, responsável pelos estudos, o objetivo foi otimizar o aproveitamento do material por meio de práticas de economia circular. “É importante destacar que essas tecnologias têm menor impacto ambiental e não utilizam reagentes químicos prejudiciais ao meio ambiente”, destaca.

Como resultado, foram produzidos três ingredientes: amidos de lentilha e grão-de-bico com 92% de pureza; ingredientes ricos em fibras alimentares, com 35% para a lentilha e 33% para o grão-de-bico; e ingredientes ricos em carboidratos (amido e fibra), com 20% de fibras para a lentilha e 21% para o grão-de-bico. Esses ingredientes têm potencial para aplicação em vários produtos processados, visando o enriquecimento com fibras ou como agentes de textura.

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