Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Uma combinação de whey protein e alimentos integrais em um novo conceito de barra nutricional

  • Written by:

A Arla Foods Ingredients lançou um novo conceito de barras ricas em proteína com um posicionamento natural

A proteína do soro de leite (whey protein) é uma ausência notável em muitas barras integrais, pois pode reagir com os açúcares naturais das frutas que geralmente são usadas, endurecendo a barra. A Essentials Bar mostra como os fabricantes podem superar esse desafio e satisfazer três das principais necessidades: alto teor de proteína, posicionamento integral e maciez durante toda a vida útil.

Com estreia na SupplySide West, o novo conceito apresenta o Lacprodan® SoftBar. O ingrediente de whey protein possibilita que barras de snack levem um teor elevado de proteína de alta qualidade ao mesmo tempo em que mantêm uma textura macia. Na Essentials Bar, a proteína é combinada com o ingrediente de cálcio do leite Capolac®, além de tâmaras e castanhas, para transformar a barra no melhor snack integral.

Criada para inspirar alternativas mais clean label às listas complexas encontradas em muitas barras, a receita contém apenas dez ingredientes, sem maltitol nem açúcar adicionado. Ela cumpre com os padrões dos EUA e da UE para barras de snack com um posicionamento natural e gera oportunidades para uma variedade de alegações na embalagem, incluindo alto teor de proteína e de fibras.

Sarah Meyer, Head of Sales Development, Performance Nutrition, na Arla Foods Ingredients, disse: “Com a tendência de snacks saudáveis ainda em crescimento, os consumidores querem barras indulgentes que oferecem uma nutrição equilibrada, incluindo proteína, mas também rótulos mais simples. A Essentials Bar combina proteína de alta qualidade com os benefícios naturais das tâmaras e castanhas em uma mistura dos sonhos que era, até então, difícil de conseguir. Ela oferece aos fabricantes de barras oportunidades empolgantes para criar barras otimizadas nutricionalmente e que sejam mais clean label, além de se destacar em uma categoria cada vez mais saturada.”

A “Essentials Bar” é um dos três conceitos que serão apresentados pela Arla Foods Ingredients na exposição SupplySide West (em 30 e 31 de outubro). Expondo no stand #1565, a líder em nutrição também demonstrará como seu Lacprodan® ISO.WaterShake pode ser usado em bebidas abrangentes que combinam hidratação com os benefícios nutricionais da proteína do soro de leite.

Além disso, o conceito “Whey better in seconds” traz 21 g de proteína em um shot de 100 ml. A solução completa apresenta o excelente perfil de aminoácidos do ingrediente de BLG (beta-lactoglobulina) Lacprodan® BLG-100, mostrando seus benefícios para um fornecimento rápido de proteína.

NP Beauty lança linha inspirada no verão

  • Written by:

A marca voltada para beleza, saúde e bem-estar, traz creme termogênico, suplemento alimentar, bronzeador e iluminador corporal

A marca NP Beauty, voltada para saúde, beleza e bem-estar, das empresárias Fernanda Fonseca e Priscila Santana, acaba de lançar uma linha pensando na próxima estação do ano, o verão. Todos os produtos já estão disponíveis para venda no site da marca.

“Pensamos em nós e nas nossas necessidades, para lançar esta nova linha. Queríamos produtos que pudessem atender por dentro e por fora”, comenta a empresária Fernanda.

Para cuidar do corpo e mente, a empresa trouxe o Beauty Power Coffee, que além de trazer energia, proporciona concentração e aumento da imunidade.

Celu Slim é um creme termogênico, multifuncional que ativa a circulação. Uso externo, é indicado para todos os tipos de pele.

Summer Gold, é um bronzeador produzido com semente de cenoura e urucum, que mantém a pele hidratada, permitindo o bronzeado intenso e duradouro.

O iluminador corporal Beauty Glow, é de fácil aplicação, com secagem rápida, sem manchar a roupa. Sua fórmula permite que o brilho permaneça o mesmo por muitas horas, sem a necessidade de reaplicar.

Toda a linha é desenvolvida após muito tempo de dedicação ao estudo dos ativos, com tecnologia de ponta, passando por diversos testes e com comprovação de eficácia, sendo aprovados pela ANVISA

Sócias-fundadoras, as empresárias pretendem ainda este ano expandir a marca trazendo sempre produtos aliados ao bem-estar.

“Eu e a Fernanda, estamos muito ansiosas para os próximos lançamentos! Comecei a empreender com 10 anos de idade e a Nanda também desde nova. Nos inspiramos em muitas mulheres incríveis que hoje ocupam esse lugar como a Bianca Andrade e Virgínia Fonseca, que é prima da Fernanda”, comenta Priscila.

Beauty Power Coffee

Bebida energética natural e com fórmula exclusiva, o Beauty Power Coffee, é um suplemento alimentar sabor café com chocolate, que permite que a energia não oscile, proporcionando foco e fortalecendo a imunidade.

Mais do que um café, ele tem a presença completa de todas as vitaminas do complexo B, e foi pensado em dar energia nos pré-treinos ou ter a função de energético para quem busca disposição, trazendo melhorias para o corpo e mente.

CELU SLIM

Com fórmula inovadora, o creme termogênico multifuncional CELU SLIM, ativa a circulação melhorando visivelmente o aspecto da celulite, além de ter ação hidratante promovendo uma pele macia e saudável.

Com os ativos castanheiro da índia, cafeína, óleo de girassol, ácido linoleico, centella asiática e extrato da folha de ginkgo biloba, o CELU SLIM, foi elaborado para todos os tipos de pele.

Summer Gold 

Enriquecido com semente de cenoura e urucum, o bronzeador elaborado para todos os tipos de pele, proporciona uma cor intensa e duradoura, enquanto cuida da pele. A combinação dos ativos naturais garante hidratação e vitalidade, deixando a pele saudável e radiante.

Beauty Glow

Iluminador corporal, ideal para quem busca um brilho  natural, realçando a beleza sem exageros.

Com uma fórmula leve, pode ser aplicado em pernas e colo, braços e bumbum, ou em qualquer outra parte do corpo, que deseja destacar..

Sua aplicação é fácil, secando rapidamente no corpo, sem manchar as roupas, além de manter por horas o mesmo glow, sem precisar reaplicar.

Coffee superativado é o grande lançamento da collab inédita da Sanavita com a revista Boa Forma

  • Written by:

Em um match perfeito quando se trata de nutrição e boa forma feminina, as duas empresas lançam bebida funcional para promover vitalidade e bem-estar a qualquer hora do dia 

Sanavita e Boa Forma se unem em uma missão de redefinir o que significa bem-estar no dia a dia da mulher. A vida é corrida, mas cuidar de si não precisa ser complicado. É por isso que as duas marcas uniram suas expertises para criar uma linha de bebidas funcionais que facilitam a rotina, nutrem, revitalizam e inspiram. Cada bebida é uma combinação entre a ciência da nutrição e o compromisso com a qualidade de vida, desenvolvida para entregar praticidade sem abrir mão de resultados reais. Com Sanavita e Boa Forma, vitalidade e bem-estar são experiências diárias, acessíveis e deliciosas. Acreditamos que quando você cuida de si, está pronta para conquistar tudo o que deseja. E é assim que queremos ver você: confiante, energizada e preparada para enfrentar qualquer desafio.

Combinando a expertise da Sanavita em nutrição de alta performance, com o olhar atento de Boa Forma para as necessidades da mulher hoje, apresentamos o primeiro produto da linha, o Coffee Superativado, bebida funcional ideal para acompanhar o ritmo acelerado do seu dia a dia. Desenvolvido para oferecer energia, nutrientes e bioativos essenciais, o Coffee Superativado é uma solução prática que promove vitalidade em cada gole, a Melhor Escolha para manter seu bem-estar a qualquer hora do dia.

Novidade para quem ama viver intensamente, com uma rotina ativa

A Sanavita desenvolveu o Coffee Superativado para que as mulheres possam acordar, trabalhar, estudar, treinar e despertar para a vida com mais energia, foco e disposição. Trata-se de um suplemento indicado para quem busca um suporte nutricional, com fórmula inteligente para auxiliar no metabolismo energético e na melhora da concentração. É ideal para momentos em que as pessoas precisam de um impulso extra para enfrentar o dia a dia com mais disposição e vitalidade, de uma forma simples e gostosa.

O Coffee Superativado traz uma sinergia poderosa entre tirosina, coenzima Q10, guaraná e ácido clorogênico, presente no café verde, além de ter ainda cacau e especiarias como canela e gengibre, de forma suave e equilibrada para ativar ainda mais a bebida e nutrir os sentidos e o corpo, proporcionando uma experiência surpreendente e nutritiva, sem perder o aroma e sabor gostoso de café, tão apreciados pelos amantes dessa bebida. O leite de coco, harmoniza essa fusão de sabores e, além de ativar também o café, dá uma textura mais aveludada e deliciosa para a bebida. Para completar, o mix inclui vitamina C, que ajuda na formação do colágeno, vitaminas do complexo B que auxiliam no metabolismo energético e antioxidantes que protegem dos danos causados pelos radicais livres. Cada dose oferece 100mg de cafeína de fontes naturais.

Versátil, o produto pode ser consumido quente ou gelado, proporcionando uma experiência irresistível para inspirar a consumidora no preparo de receitas variadas. O Coffee Superativado tem baixas calorias, não quebra jejum metabólico, além de ser livre de glúten, soja, açúcares, lactose e aromas, corantes e adoçantes artificiais.

GoldKo inova com lançamento de creme de avelã sem açúcar

  • Written by:

A tradição familiar no chocolate se renova com produtos saudáveis e saborosos, garantindo indulgência sem culpa

A GoldKo está prestes a lançar um creme de avelã sem açúcar. A companhia foi criada pela família Kopenhagen, formada por Paulo, Gregory e Chantal Kopenhagen Goldfinger, pai e filhos. Sua entrada no varejo convencional ocorreu em 2016, com a comercialização de seus produtos em supermercados, farmácias e lojas de itens naturais, alcançando mais de 15 mil pontos de venda em todo o Brasil. Atualmente, a empresa conta também com 11 lojas franqueadas.

“Nossa família possui uma tradição de mais de 100 anos no universo do chocolate. A GoldKo surgiu da necessidade de manter essa herança viva e de trazer emoção a cada mordida. Nossos bisavós fundaram uma das marcas mais icônicas de chocolate, que continua ativa até hoje. Após 28 anos desde a venda da empresa original, estamos de volta ao mercado de chocolates ao lado de nosso pai, Paulo Kopenhagen Goldfinger, que é o mestre chocolateiro responsável por todas as nossas receitas”, declara Gregory.

O portfólio da GoldKo abrange chocolates em barra, bombons recheados e doces de colher, todos sem adição de açúcares. “A GoldKo representa um ecossistema de indulgência saudável. Todos os nossos produtos são livres de açúcares adicionados. Temos uma paixão por inovação e estamos constantemente desenvolvendo novidades. Nosso objetivo é eliminar a culpa da escolha e revolucionar o mercado de chocolates e doces com opções saudáveis de alta qualidade que preservem as melhores características dos chocolates tradicionais, como a textura cremosa e um sabor incrível”, comenta Chantal.

Para complementar seu portfólio, a GoldKo está se preparando para lançar um creme de avelã sem açúcar em potes de vidro de 250 gramas. “Esse produto não é apenas uma nova adição à nossa linha; ele é o resultado de meses de pesquisa, inovação e dedicação para criar algo especial que atenda às necessidades de quem deseja opções mais saudáveis sem abrir mão do sabor e da qualidade. O creme de avelã é um de nossos produtos mais versáteis, ideal para acompanhar diversos momentos do dia, desde o café da manhã até o lanche da tarde. E a textura cremosa, com pedaços crocantes e saborosos de avelã torrada, é um destaque”, conclui Gregory.

BHB Festival debate inovação e futuro da alimentação saudável com especialistas do setor

  • Written by:

O BHB Festival – principal fórum de comunicação no Brasil voltado inteiramente para o setor de alimentos, bebidas, suplementos e ingredientes – será realizado de 29 a 30 de outubro, na capital paulista

Entre os dias 29 e 30 de outubro, a cidade de São Paulo recebe um dos maiores encontros sobre alimentos, bebidas e suplementos do país, que irá ajudar a construir o futuro da alimentação. Com a presença de grandes marcas e especialistas da área, o BHB Festival 2024, oferece ao público palestras que refletem seu propósito de unir a ciência com o mercado, realizado pela Francal, referência em ecossistemas para eventos, e a Equilibrium, consultoria especializada em inovação para saúde e nutrição. Em sua 14ª edição, o encontro será realizado em um momento em que o mercado da alimentação saudável avança. Em 2023, faturou mais de 1 trilhão de reais, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

O evento apresentará tendências, cases de sucesso, inovações em ingredientes e produtos, e estudos inéditos. Reunidos, especialistas e marcas promoverão debates sobre o desenvolvimento sustentável da indústria, bem-estar e um estilo de vida saudável. Entre os palestrantes: Ana Paula Seixas (CEO do Mundo Verde), Álvaro Gazola (CEO da Vida Veg), Bruno Busquet (presidente da BRASNUTRI), Carla Negrão (gerente de Assuntos Regulatórios na NutraLíder), David Fiss (diretor da Kantar), Filippo Vidal (sócio-diretor da FutureBrand), Gislane Cardozo (diretora executiva da ABIAD), Juliana Glezer (líder de inovação da Accenture), Dra. Leila Hashimoto (nutricionista e cientista), Mariane Borelli (CEO da Supley), Reginaldo Lima (co-fundador do Investe Favela), Victor Wanderley (CEO dos Sucos Tial).

Uma das idealizadoras do evento, Cynthia Antonaccio, fundadora e CEO da Equilibrium, explica que o encontro contribui para o fortalecimento e o crescimento desse setor, que só avança. “O diferencial do BHB Festival é o conteúdo. Nosso principal objetivo é impulsionar a comunicação e a geração de negócios no setor. Vamos, juntamente com os maiores players da indústria, redefinir o significado de saudável. Não basta ser nutritivo, precisa também ser saboroso, acessível e funcional. Para isso, precisamos pensar nas categorias, nos ingredientes e no que há disponível na ciência hoje para trazermos inovação em alimentos, bebidas e suplementos no Brasil”.

O evento será dividido entre os palcos BHB IN (Inovação e Negócios) e o Summit, em dois dias de programação intensa. Voltado para profissionais do marketing e P&D, empresários e especialistas interessados, o BHB IN terá palestras que prometem moldar as próximas tendências do mercado. Pautas sobre sustentabilidade, futuro da alimentação, ingredientes inovadores, panorama do mercado de alimentos, biotecnologia, crescimento dos suplementos no Brasil, varejo verde, nova era das bebidas, ascensão da snackficação e saúde integrativa terão destaque no palco. Já o Summit, direcionado para profissionais da saúde, médicos e nutricionista, convidados, abordará as descobertas científicas mais recentes, avanços tecnológicos e práticas inovadoras que estão transformando a saúde e o bem-estar.

Já o FoodHub é um espaço destinado a startups que podem expor seus produtos e fazer networking com grandes players da indústria. O destaque fica por conta da Batalha de Startups, em que cinco startups finalistas, escolhidas por um júri criterioso, que levará em conta aspectos como sabor, saúde e sustentabilidade, farão um pitch de três minutos para mais de 500 profissionais de marketing, inovação e P&D das principais indústrias do Brasil. O vencedor será votado e anunciado na hora, no primeiro dia do evento (29 de outubro), a partir da soma dos votos do júri, da plateia e do engajamento nas redes sociais, e ganhará um prêmio estimado em 100 mil reais entre produtos e serviços.

Para encerrar o evento, no dia 30, será realizada a entrega de troféus do Prêmio Top Marcas Categorias Saudáveis 2024 que reconhecerá as marcas de alimentos, bebidas e suplementos mais lembradas e recomendadas pelos nutricionistas em todo o Brasil, a partir de uma pesquisa realizada pela Academia de Nutrição, com mais de mil profissionais de todo o país. Serão dez categorias premiadas, sendo elas suplementos esportivos, vitaminas e minerais, probióticos, snacks, bebidas saudáveis, leites e derivados, pães, massas e biscoitos, comidas prontas e marcas veganas/plant-based.

Sociedade Francal & Equilibrium

Essa edição do BHB Festival marca a consolidação da sociedade entre a Equilibrium e a Francal, anunciada em abril deste ano. Juntas, as empresas prometem revolucionar o mercado, ampliando a colaboração na indústria de alimentos, a fim de incentivar o crescimento do setor, proporcionar maior acesso aos produtos e promover a oportunidade de negócios. De acordo com projeções mais recentes da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis no Brasil deve registrar crescimento de 27% até 2025. O segmento cresceu 33% em cinco anos e faturou R$ 100,2 bilhões em 2020.

Para Valeska Ciré, head de produtos da Francal, a sociedade com a Equilibrium impulsiona a cadeia do setor de nutrição e traz ainda mais credibilidade ao evento. “A combinação da credibilidade e da solidez da Francal aliada à inovação e foco em conteúdo com expertise em B2B da Equilibrium irão atrair um público diversificado e altamente qualificado, resultando em oportunidades de negócios valiosas, alcançando um público decisor na indústria alimentícia e de suplementos wellness, bem-estar e estilo de vida saudável”.

A união dessas duas potências será uma verdadeira alavanca para o segmento de alimentação saudável. “Ao somarmos a experiência da Francal em eventos de renome internacional no setor orgânico e natural – como a Bio Brazil Fair e Naturaltech – com a expertise da Equilibrium em conhecimento da indústria de ingredientes, curadoria e conteúdo e a proposta inovadora do BHB Food, estamos criando um ambiente único para profissionais e empresários do ramo”, completa Cynthia, da Equilibrium.

Impossible Foods expande portfólio com novos produtos Plant Based

  • Written by:

Novas opções práticas de refeição incluem nuggets temáticos da Disney, carne moída pré-temperada e corn dogs, visando atrair famílias e diversificar a oferta no mercado

A Impossible Foods anunciou a chegada de três novos produtos à sua linha plant-based, visando oferecer refeições práticas para famílias. Entre as novidades, destacam-se os Nuggets de Frango Impossible™ Disney O Rei Leão, Impossible™ Meal Makers e Impossible™ Corn Dogs. A empresa, que continua a expandir sua presença no segmento de carnes vegetais, já ocupa a segunda posição no mercado dos Estados Unidos.

Os novos nuggets, inspirados nos personagens de “O Rei Leão”, foram lançados estrategicamente em conjunto com a estreia do filme “Mufasa: O Rei Leão”. Segundo a Impossible Foods, cada porção dos nuggets fornece 10 gramas de proteína e possui 60% menos gordura saturada em comparação aos nuggets de frango convencionais, além de serem livres de colesterol.

Peter McGuinness, presidente e CEO da Impossible Foods, expressou entusiasmo pela parceria com a Disney, afirmando que ampliar essa colaboração para o varejo foi um passo natural. Além dos nuggets, a empresa também introduziu os Impossible Meal Makers e Impossible Corn Dogs.

Os Meal Makers apresentam carne moída vegetal pré-temperada nos sabores Taco e Italiano, com 19 gramas de proteína por porção, sem colesterol e 33% menos gordura saturada que a carne moída tradicional. Os Corn Dogs combinam salsichas vegetais com uma massa de milho, apresentando 40% menos gordura total e saturada que as versões tradicionais, também isentas de colesterol.

Este lançamento de produtos surge após um ano de grande atividade para a Impossible Foods, que tem se esforçado para diversificar parcerias e canais de distribuição.

Recentemente, a empresa lançou seus produtos em cardápios escolares na Flórida, firmou uma colaboração com o Exército dos Estados Unidos e participou da campanha milionária do Whopper do Burger King, além de atualizar suas embalagens. Os produtos da Impossible Foods também foram destaque no MET Gala e a empresa inaugurou seu primeiro conceito de serviço de alimentação em Chicago.

Com esses lançamentos, a Impossible Foods reafirma seu compromisso em oferecer opções saborosas e acessíveis para consumidores de todas as idades.

Revo Foods inaugura maior fábrica de impressão 3D de alimentos do mundo

  • Written by:

A startup austríaca de tecnologia alimentar, Revo Foods, anunciou a inauguração do que a empresa considera ser a maior fábrica de impressão 3D de alimentos do mundo, situada em Viena

Denominada TASTE FACTORY, a instalação utilizará a tecnologia de Estruturação 3D desenvolvida internamente pela Revo Foods. Quando estiver em plena operação, a fábrica terá a capacidade de produzir até 60 toneladas de produtos mensalmente, tornando-se, segundo a empresa, a primeira unidade no mundo a implementar a impressão 3D de alimentos em grande escala.

O processo de Estruturação 3D combina materiais como gordura e proteína para criar formas complexas, possibilitando a fabricação de alimentos com texturas inovadoras, como filés à base de plantas. Um exemplo dessa tecnologia é o salmão alternativo, THE FILET, feito com micoproteína, que apresenta camadas que podem ser separadas durante o cozimento.

Processo de produção flexível

Diferente de muitos métodos industriais que utilizam altas temperaturas e pressão, a tecnologia da Revo Foods opera em condições mais suaves, preservando os micronutrientes das matérias-primas naturais. A tecnologia também proporciona flexibilidade para adaptações nos produtos, já que processos complexos podem ser automatizados, permitindo a produção de diferentes alimentos com a mesma máquina, sem a necessidade de grandes alterações no equipamento.

Grandes produtores de alimentos já manifestaram interesse na tecnologia de Estruturação 3D, e a Revo Foods está colaborando com diversos parceiros para desenvolver novos produtos, que devem ser lançados no início de 2025. A empresa aposta no micélio como ingrediente, devido à sua alta densidade nutricional e capacidade de crescimento rápido, podendo dobrar sua massa em poucas horas.

“Para que haja uma mudança real, acreditamos que sustentabilidade e prazer culinário devem coexistir”, declarou Niccolo Galizzi, chefe de tecnologia alimentar da Revo Foods. “Estamos inovando com micoproteína e, através da Estruturação 3D, podemos criar produtos personalizados para o paladar dos consumidores, focando em sabor, nutrição e na experiência gastronômica que valoriza a textura e a sensação autêntica na boca.”

Nova geração de inovações alimentares

A nova versão do THE FILET será o primeiro produto a ser fabricado na TASTE FACTORY. Esta alternativa ao salmão possui Nutri-Score A, é rica em proteínas, ômega-3, fibras e vitaminas B6, B9 e B12, com lançamento previsto para 3 de outubro em mais de 500 lojas REWE na Áustria, além de estar disponível para consumidores europeus na loja online da Revo Foods.

O lançamento ocorre após a introdução, no início do ano, do THE KRAKEN, uma alternativa à base de micoproteína para tentáculos de polvo, descrito como resultado de uma abordagem inovadora de Estruturação 3D.

“Com a TASTE FACTORY, estamos provando que essa tecnologia pode operar em escala industrial”, afirmou Robin Simsa, CEO da Revo Foods. “Isso abre portas para uma nova geração de inovações alimentares. Com a Estruturação 3D, conseguimos criar texturas inéditas utilizando ingredientes simples, mas ricos em nutrientes, como o micélio, tornando nossos produtos muito mais atraentes.”

Bruno Gagliasso é novo embaixador do Piracanjuba Whey nas redes sociais

  • Written by:

Parceria foi motivada pelo comprometimento do ator com um estilo de vida saudável, em meio a rotina intensa de atividades, além de valores alinhados aos da marca 

A Piracanjuba tem um novo embaixador para sua marca de whey nas redes sociais: o ator Bruno Gagliasso. Conhecido por trabalhos de repercussão nacional em novelas, séries, cinema e teatro, Bruno é fã declarado do Piracanjuba Whey e iniciou nesta semana postagens sobre o uso do produto em sua rotina diária.

“Além da carreira sólida como ator, a escolha se apoia na conexão entre os valores da marca e o estilo de vida do Bruno, que nas diferentes frentes em que atua se propõe a fazer bem, com entregas de qualidade, seja na rotina intensa no trabalho, ou nos momentos dedicados à família”, informa a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos.

Hoje o Piracanjuba Whey ocupa a segunda posição entre as marcas mais vendidas em ranking de bebidas com alto teor de proteína. “Com a nova parceria, teremos a oportunidade de mostrar a praticidade e os diferenciais do Piracanjuba Whey para cada uma das fases do dia a dia de alguém que se preocupa com o bem-estar. Afinal, acreditamos que viver é um esporte, e o Bruno representa muito bem esse movimento”, destaca a diretora.

Portfólio diversificado

A marca já dobrou de volume de 2023 para 2024, e a expectativa é continuar crescendo aceleradamente para os próximos períodos no segmento. Atualmente, a linha Piracanjuba Whey é composta por 13 produtos, entre versões UHT (zero lactose) e em pó, com três opções de gramaturas de proteína por porção, para atender diferentes necessidades de consumo.

São cinco opções prontas para beber com 23g de proteínas, em 250 ml (Frutas Vermelhas, Cacau, Pasta de Amendoim, Baunilha e Banana), e seis com 15g de proteínas, sendo quatro em embalagens de 250 ml (Coco, Chocolate, Morango e o mais novo sabor, o suplemento Café + Energia), e duas em 1L (Coco e Chocolate).

Os suplementos em pó da marca, lançados neste ano, possuem 21g de proteína por porção e estão disponíveis nos sabores Chocolate e Milk, ambos em potes com 450g. Um dos diferenciais é o fato do medidor (scoop) do produto ser o equivalente a uma porção. “O portfólio do Piracanjuba Whey tem sido ampliado justamente para atender a demanda de diferentes públicos por uma rotina de cuidado e bem-estar, que inclui do atleta de alta performance ao praticante de atividades físicas de grau moderado a leve, por exemplo”, cita Lisiane.

O primeiro vídeo de Bruno Gagliasso como embaixador do Piracanjuba Whey foi divulgado no início desta semana, no Instagram. Até dezembro, diversas publicações serão realizadas pelo ator mostrando o consumo dos produtos em meio a sua rotina intensa de tarefas.

Dietas plant based crescem nos EUA, mas carne e peixe permanecem dominantes

  • Written by:

Apesar do aumento do flexitarianismo e do interesse por alternativas vegetais, a carne convencional continua a ser a principal fonte de proteína na alimentação dos americanos

Apesar do aumento do interesse por dietas à base de plantas, carne e peixe ainda dominam as refeições dos consumidores americanos, de acordo com dados recentes. Uma nova pesquisa do Statista Consumer Insights revelou que 14% dos adultos nos EUA, nascidos entre 1995 e 2012, se identificam como veganos ou vegetarianos.

A proporção de indivíduos que seguem dietas baseadas em plantas diminui com a idade. Entre aqueles nascidos entre 1965 e 1979, apenas 3% se consideram vegetarianos e 2% veganos, enquanto apenas 2% dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) se identificam como vegetarianos e 1% como veganos.

Aumento da dieta flexitariana

Embora a quantidade de veganos e vegetarianos estritos seja relativamente baixa, um número crescente de americanos está adotando uma abordagem mais flexível para reduzir o consumo de carne, com 7% a 15% dos entrevistados de diferentes gerações se identificando como flexitarianos.

Isso indica que, apesar de muitos consumidores estarem abertos a reduzir o consumo de produtos de origem animal, a transição completa para dietas à base de plantas ainda é rara. Em resposta a essa tendência, várias empresas estão ajustando suas estratégias, explorando opções como produtos de carne híbridos, que combinam ingredientes de origem vegetal e animal. Um relatório recente revelou que 74% dos consumidores nos EUA demonstram interesse por esses produtos híbridos.

Interseção entre dietas à base de plantas e política

Apesar do crescimento do flexitarianismo, as alternativas de carne à base de plantas representam apenas uma pequena fração do mercado de carne nos EUA. Em 2021, os substitutos de carne geraram vendas de US$ 1,3 bilhão, uma fração dos US$ 160 bilhões em vendas de carne fresca e processada, segundo dados adicionais do Statista. Mesmo com as inovações, o mercado dessas alternativas ainda enfrenta desafios para ganhar uma aceitação significativa após um início promissor.

Vários fatores mencionados no relatório podem explicar por que carne e peixe permanecem centrais nas dietas americanas. Um deles é a diferença de preço entre carne convencional e alternativas à base de plantas, levando muitos consumidores a optarem por opções mais baratas durante períodos de incerteza econômica. Além disso, as carnes à base de plantas se tornaram parte de debates culturais e políticos, onde alguns consumidores as veem como associadas a certas posições ideológicas, posicionando-as como uma alternativa à “verdadeira” carne.

As preocupações com o nível de processamento envolvido na produção de alternativas de carne à base de plantas também diminuíram o entusiasmo por esses produtos. Críticos rotulam muitos desses itens como “ultra-processados”, levantando questões sobre seu valor nutricional. No entanto, o cientista alimentar e autor Anthony Warner sugere que essas preocupações são frequentemente exageradas, enfatizando que o processamento de alimentos desempenha um papel vital na alimentação das sociedades modernas. Warner defende uma visão mais equilibrada do processamento, em vez de classificar todos os alimentos processados como prejudiciais à saúde.

Domínio da carne, mas expectativa de crescimento para produtos à base de plantas

Embora os produtos à base de plantas estejam experimentando algum crescimento, eles ainda representam um mercado de nicho nos EUA em comparação com mercados europeus. Em 2023, os substitutos de carne à base de plantas geraram US$ 1,4 bilhão em vendas, em comparação com quase US$ 124 bilhões para carne fresca e processada. A carne e o peixe continuam sendo fontes de proteína essenciais para a maioria dos consumidores americanos, sem indícios de uma mudança generalizada em relação a esses alimentos no curto prazo.

No entanto, apesar de sua participação de mercado atualmente pequena, as projeções da empresa de pesquisa de mercado Arizton sugerem que o setor de carne à base de plantas continuará a se expandir. Espera-se que o mercado de carne à base de plantas nos EUA cresça para US$ 5,25 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15,18%. Os produtos feitos com proteína de ervilha devem apresentar as maiores taxas de crescimento dentro da categoria de produtos à base de plantas.

McDonald’s França lança Veggie McPlant Nuggets em parceria com Beyond Meat

  • Written by:

Novos nuggets à base de plantas chegam ao cardápio, oferecendo uma opção permanente para consumidores que buscam diversificar suas proteínas

O McDonald’s na França estabeleceu uma parceria com a Beyond Meat para lançar uma nova opção no cardápio: os Veggie McPlant Nuggets, que estarão disponíveis em seus 1.560 restaurantes.

Esses nuggets são feitos com proteína de ervilha e empanados em farinha de trigo e milho. Eles são oferecidos pelo mesmo preço dos Chicken McNuggets e nas mesmas porções (x4, x6, x9 e x20).

De acordo com o jornal Le Figaro, a reação dos consumidores aos nuggets em testes de sabor foi bastante positiva, fazendo comparações favoráveis com os McNuggets tradicionais. A rede de fast food acredita que o produto será um grande sucesso.

Embora o McDonald’s já tenha oferecido opções sem carne na França, essas eram geralmente edições limitadas e não eram adequadas para veganos, por conter laticínios ou ovos. Em contraste, os novos nuggets são totalmente à base de plantas e farão parte permanente do cardápio.

Foco em produtos à base de plantas

Os McPlant Nuggets já demonstraram sucesso após seu lançamento no McDonald’s da Alemanha no ano passado, apesar de algumas controvérsias relacionadas aos métodos de preparo que poderiam torná-los inadequados para vegetarianos ou veganos. A rede também está expandindo o McPlant burger em toda a Europa, onde o produto tem tido bom desempenho, mesmo diante de um suposto fracasso nos EUA.

Em certos mercados europeus, a rede tem oferecido outras opções à base de plantas. Em 2023, quatro novos itens sem carne (alguns em edição limitada) foram lançados no McDonald’s da Holanda, e a empresa anunciou que está promovendo os itens vegetarianos em destaque nos cardápios, a fim de incentivar mais pessoas a experimentá-los. No Reino Unido, o McDonald’s começou a testar sorvete vegano em junho.

Contudo, ainda há relativamente poucas opções à base de plantas no McDonald’s em comparação a outras redes de fast food, como o Burger King, que está se esforçando para ter 50% de seu cardápio baseado em plantas.

“Com os Veggie McPlant Nuggets, estamos atendendo à demanda crescente dos consumidores franceses que desejam diversificar sua ingestão de proteínas sem abrir mão do sabor,” disse Jean-Guillaume Bertola, diretor de marketing do McDonald’s França, ao BFM Business.

Mundo Verde une suas marcas em nova identidade para reforçar seu portfólio

  • Written by:

Com mais de 100 itens em sete categorias, a rede visa atender às tendências de bem-estar e sustentabilidade, incorporando um projeto de descarte consciente nas novas embalagens

A rede Mundo Verde, especializada em produtos para uma alimentação saudável e bem-estar, anunciou a unificação de suas marcas próprias Elixir, Mundo Verde Seleção e Aloha, que agora passarão a adotar o nome da rede. Essa mudança tem como objetivo fortalecer a posição da empresa no setor de wellness e modernizar seu portfólio para acompanhar as tendências do mercado.

Uma pesquisa realizada pela NielsenIQ, divulgada no final de 2022, indicou que um terço das famílias brasileiras prefere produtos com marcas próprias. Além da alteração no nome, as embalagens terão uma nova identidade visual, tornando mais fácil a leitura das informações e promovendo o descarte adequado através do projeto Lupinha.

Ana Paula Seixas, CEO do Mundo Verde, comentou sobre os motivos por trás da mudança. “A alteração na marca própria é fruto de pesquisas realizadas com consumidores em todo o país, visando entender a percepção da marca Mundo Verde. Confirmamos, mais uma vez, que esta é a marca mais lembrada pelos consumidores como a principal loja de produtos naturais, com acesso a itens de qualidade, excelente variedade e preços competitivos para atender a diferentes públicos”, afirmou.

A rede iniciou o desenvolvimento de produtos de marca própria em 2012, começando com snacks e itens para receitas saudáveis, e expandiu sua linha ao longo dos anos, incluindo suplementos e produtos de bem-estar, como colágeno, vitaminas e creatina.

Atualmente, o portfólio de marcas próprias do Mundo Verde abrange mais de 100 itens distribuídos em sete categorias: Alimentos, Bebidas, Bem-Estar, Chás, Doces e Sobremesas, Nutrição Esportiva e Suplementos Alimentares. Nos últimos anos, a marca própria cresceu 15% em relação ao faturamento da empresa.

O portfólio oferece opções para diversos públicos, incluindo alternativas para aqueles com restrições a açúcares, glúten e lactose. Entre as novidades, destaca-se a Pipoca Kettle Corn, que mistura sabores doce e salgado, agora disponível nas lojas e no e-commerce da rede.

Além disso, o projeto Lupinha, criado pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), foi integrado às novas embalagens. Os consumidores poderão acessar um QR Code no verso das embalagens, promovendo a conscientização sobre o descarte correto e contribuindo para a sustentabilidade.

Ativius lança suplemento My Greens com foco em sustentabilidade

  • Written by:

Novo produto combina vitaminas e minerais em embalagens eco-friendly, feitas com resinas pós-consumo e fontes renováveis

A Ativius apresenta no mercado o suplemento alimentar premium My Greens, que combina uma mistura de vitaminas, minerais, antioxidantes, frutas, vegetais e prebióticos, promovendo suporte ao sistema imunológico, alívio de inflamações e saúde digestiva.

As novas embalagens do My Greens, desenvolvidas pela Camargo Embalagens, têm um enfoque sustentável: utilizam materiais com menor impacto ambiental, sendo compostas por resinas pós-consumo (PCR) e resinas de fontes renováveis.

“Essa estrutura reúne características essenciais em termos de sustentabilidade: economia circular, onde resíduos se transformam em insumos para novos materiais; e diminuição do impacto ambiental, pois são empregados materiais provenientes de fontes renováveis. Combinando essas soluções, obtemos uma embalagem final muito mais amigável ao meio ambiente, gerando menos impacto até chegar ao consumidor final”, afirma Felipe Toledo, diretor geral da Camargo Embalagens.

Parceiros 2024